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Edições anteriores

FlatOut Edição 148: um Fiesta Duratec de track day, o fim do Antonov An-225, a história da Alpina e mais!

Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.


 

FlatOut Classics & Street

“É uma ferramenta de velocidade, claro. Mas não uma normal e corriqueira: uma que é profundamente diferente e interessante. Afinal de contas, por que cargas d’água alguém começaria um carro de corrida baseando-se num hatchback pequeno e barato de tração dianteira? Simples, por ser diferente e original, e com algumas vantagens técnicas potenciais que podem ser aproveitadas de forma matadora. Para fazer não apenas tempo bom; tempo bom com um carro improvável. Para fazer queixos caírem embasbacados.”

O Fiesta Duratec de Track-day | FlatOut Street


 

O Substituto

Tá difícil achar um Miata? E quando acha, ele custa caro demais? Por que você não pensa nessa dupla alemã da mesma época? Os dois têm quatro cilindros, os dois têm câmbio manual, tração traseira e são mais rápidos e confortáveis que o Miata. E você consegue encontrá-los por praticamente o mesmo preço de um Miata hoje em dia.

Pensando em um Miata? Que tal um Mercedes SLK ou um BMW Z3?


 

Car Culture

Quatro rodas, cinco marchas, quatro cilindros e 1,6 litros: pouquíssima coisa o Chevette 1976 e o Virtus 2019 do nosso editor Marco Antônio Oliveira tem em comum. Mas ambos, quando novos, tinham a mesma missão: um sedã familiar de preço mais em conta.

Nesta pensata, o MAO observa o quanto evoluimos em 40 anos de desenvolvimento automobilístico. Mas nos explica que não é nostalgia que o faz ainda ter um Chevette na garagem; são motivos bem reais.

Virtus vs. Chevette: 40 anos de evolução do sedã familiar


 

Parece que foi ontem, mas faz 20 anos que o Golf R32 apareceu. E quando o fez, mudou o mundo: era o primeiro carro de produção seriada com um câmbio de dupla embreagem.

Embreagem dupla para as massas: os 20 anos do Golf R32


 

Que ferramentas você leva no carro? Como escolher o que levar no “Kit de sobrevivência”?
@leocontesini fala sobre isso nesta matéria — e conta como montou o seu kit.

Kit de sobrevivência sobre rodas: que ferramentas/acessórios manter no carro?


 

Motos

“Por definição, um homologation special é “um veículo legal para uso nas ruas, produzido em série limitada, apenas no volume necessário para atender a um requisito de uma categoria de competição”. São, obviamente, coisas muito especiais, que não se vê normalmente. Para começo de conversa, sucesso de vendas e lucro não são importantes; se se pagar já está bom. São veículos de competição, onde a velocidade em retas e curvas é só o que interessa. Mesmo: nem prazer ao dirigir importa, pois os pilotos são funcionários pagos não para se divertir, mas para trabalhar. Um trabalho diferente do seu e do meu, mas trabalho de qualquer forma.”

Moto de corrida na rua: 10 especiais de homologação


 

História

Como uma fábrica de máquinas de escrever se tornou uma divisão da BMW?


 

Enzo Ferrari não é importante só pela empresa que criou: seus desafetos são tão importantes para a história do automóvel quanto ele, e a forma como aconteceram, parte integrante de sua lenda pessoal. Uma pessoa difícil, o velho, mas ainda assim, ou talvez exatamente por isso, importantíssima.

Os desafetos de Enzo Ferrari: três histórias


 

Aviação

Ele nasceu como fruto de uma antiga guerra — e agora morreu por causa de outra. O Antonov An-225, o maior avião feito pela humanidade, morreu pelas mãos dela — ou pela falta dela na Guerra. O FlatOut conta a história da origem deste que foi o maior de todos os aviões — e até veio ao Brasil algumas vezes.

O nascimento e o triste fim do maior avião do mundo, destruído na guerra da Ucrânia


 

FlatOut Clubsport

O nosso editor Marco Antônio Oliveira (MAO) e seu amigo Guilherme Murad tem garagens muito parecidas no geral, mas, ao mesmo tempo, muito diferentes no detalhe. O que, obviamente, leva à uma interminável e acalorada discussão sobre quem fez as melhores escolhas em cada categoria de carro.

Num esforço para finalmente decidir quem é a pessoa melhor (tá, quem tem a melhor garagem), os dois amigos resolveram finalmente colocar em pratos limpos esta história, analisar detalhadamente cada carro, e decidir qual é o melhor. No fim desta série, apenas um vencedor!

MAO vs Murad: O desafio do SUV japonês


 

Técnica

Os diferentes Duratec que tivemos (e que não tivemos) no Brasil