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FlatOut Classics & Street
“É uma ferramenta de velocidade, claro. Mas não uma normal e corriqueira: uma que é profundamente diferente e interessante. Afinal de contas, por que cargas d’água alguém começaria um carro de corrida baseando-se num hatchback pequeno e barato de tração dianteira? Simples, por ser diferente e original, e com algumas vantagens técnicas potenciais que podem ser aproveitadas de forma matadora. Para fazer não apenas tempo bom; tempo bom com um carro improvável. Para fazer queixos caírem embasbacados.”
O Substituto
Tá difícil achar um Miata? E quando acha, ele custa caro demais? Por que você não pensa nessa dupla alemã da mesma época? Os dois têm quatro cilindros, os dois têm câmbio manual, tração traseira e são mais rápidos e confortáveis que o Miata. E você consegue encontrá-los por praticamente o mesmo preço de um Miata hoje em dia.
Car Culture
Quatro rodas, cinco marchas, quatro cilindros e 1,6 litros: pouquíssima coisa o Chevette 1976 e o Virtus 2019 do nosso editor Marco Antônio Oliveira tem em comum. Mas ambos, quando novos, tinham a mesma missão: um sedã familiar de preço mais em conta.
Nesta pensata, o MAO observa o quanto evoluimos em 40 anos de desenvolvimento automobilístico. Mas nos explica que não é nostalgia que o faz ainda ter um Chevette na garagem; são motivos bem reais.
Parece que foi ontem, mas faz 20 anos que o Golf R32 apareceu. E quando o fez, mudou o mundo: era o primeiro carro de produção seriada com um câmbio de dupla embreagem.
Que ferramentas você leva no carro? Como escolher o que levar no “Kit de sobrevivência”?
O @leocontesini fala sobre isso nesta matéria — e conta como montou o seu kit.
Kit de sobrevivência sobre rodas: que ferramentas/acessórios manter no carro?
Motos
“Por definição, um homologation special é “um veículo legal para uso nas ruas, produzido em série limitada, apenas no volume necessário para atender a um requisito de uma categoria de competição”. São, obviamente, coisas muito especiais, que não se vê normalmente. Para começo de conversa, sucesso de vendas e lucro não são importantes; se se pagar já está bom. São veículos de competição, onde a velocidade em retas e curvas é só o que interessa. Mesmo: nem prazer ao dirigir importa, pois os pilotos são funcionários pagos não para se divertir, mas para trabalhar. Um trabalho diferente do seu e do meu, mas trabalho de qualquer forma.”
História
Como uma fábrica de máquinas de escrever se tornou uma divisão da BMW?
Enzo Ferrari não é importante só pela empresa que criou: seus desafetos são tão importantes para a história do automóvel quanto ele, e a forma como aconteceram, parte integrante de sua lenda pessoal. Uma pessoa difícil, o velho, mas ainda assim, ou talvez exatamente por isso, importantíssima.
Aviação
Ele nasceu como fruto de uma antiga guerra — e agora morreu por causa de outra. O Antonov An-225, o maior avião feito pela humanidade, morreu pelas mãos dela — ou pela falta dela na Guerra. O FlatOut conta a história da origem deste que foi o maior de todos os aviões — e até veio ao Brasil algumas vezes.
O nascimento e o triste fim do maior avião do mundo, destruído na guerra da Ucrânia
FlatOut Clubsport
O nosso editor Marco Antônio Oliveira (MAO) e seu amigo Guilherme Murad tem garagens muito parecidas no geral, mas, ao mesmo tempo, muito diferentes no detalhe. O que, obviamente, leva à uma interminável e acalorada discussão sobre quem fez as melhores escolhas em cada categoria de carro.
Num esforço para finalmente decidir quem é a pessoa melhor (tá, quem tem a melhor garagem), os dois amigos resolveram finalmente colocar em pratos limpos esta história, analisar detalhadamente cada carro, e decidir qual é o melhor. No fim desta série, apenas um vencedor!
Técnica
Os diferentes Duratec que tivemos (e que não tivemos) no Brasil