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FlatOut Edição 195: todo carro é igual, tudo sobre offset e mais!

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Fórmula 1

“Leclerc não só se deu mal na disputa com Verstappen, como também involuntariamente prejudicou Sainz e o expôs à belíssima ultrapassagem de Alonso. Na relargada, Leclerc tracionou mal na curva 1, o deixando exposto para uma disputa lado a lado com Verstappen na aproximação da curva 2. Tendo de assumir um traçado pior e ainda brigando com o tracionamento, Charles é superado por Max na frenagem da curva 3.

Mas ao disputar esta freada, Leclerc ficou com o lado sujo da pista e um traçado desvantajoso, forçando-o a uma velocidade mínima de curva abaixo dos demais. Com isso, Sainz fica encaixotado atrás do SF-23 do monegasco, ficando exposto para uma das manobras mais bonitas do dia: o mergulho de Alonso invertendo de lado com Sainz, num local totalmente atípico de ultrapassagem.” Confira  a análise completa do GP de Baku pelo Juliano Barata!

Azar não, incompetência estratégica: o inusitado GP de Baku de Fórmula 1


 

Clássicos

Quão rico era o Xá da Pérsia? Rico o suficiente para se dedicar a uma paixão comum conosco: os automóveis. O último monarca do Irã teria um fim trágico, e um histórico político não muito feliz em sua vida. Mas quando se fala em viver a vida ideal de um dono de Lamborghinis, é o mais emblemático de todos.

Veja agora no FlatOut os incríveis Miuras do monarca, e um monte de outros carros sensacionais. Uma história de reis, e de rainhas jovens e bonitas; de Maseratis e Lamborghinis sensacionais; e de intriga e tragédia também.

Os Lamborghini Miura do Xá do Irã


 

Quer entender como o Corvette se tornou o matador de supercarros europeus que ele é hoje? Então você precisa dar uma olhada nas séries especiais da quarta geração.

Foi ali, a partir do final dos anos 1980, que o Corvette começou a mirar suas armas para os esportivos europeus de rua — e não mais apenas nas pistas — e viu nascer suas principais versões de alto desempenho que conhecemos hoje.

O guia de versões especiais do Corvette – a quarta geração


 

Pensata

Em 1983, tínhamos carros baratos de motor traseiro e dianteiro, tração traseira e dianteira, arrefecidos a ar ou a água. Sim, o carro moderno é tecnicamente muito superior, claro, mas ainda assim há algo errado: todos são exatamente iguais. Pelo menos, variedade tínhamos. Precisa ser assim? Deve ser assim?

Cadê a diferença? Carro moderno é tudo igual.


 

Técnica

Você sabia que a modificação do offset da roda pode afetar a geometria da suspensão e mudar completamente o comportamento do carro nas curvas?

Tudo sobre offset – e como ele pode afetar a geometria da suspensão


 

Car Culture

Você conhece o teste do alce: o carro vem a 60 km/h e faz uma manobra de desvio emergencial e volta para a pista onde estava. Se ele derrapar ou capotar, reprovado. O Mercedes Classe A e a Toyota Hilux sabem muito bem como é.

Mas há um outro teste do alce, menos conhecido, feito para quando você não consegue desviar. É o teste do alce no qual você precisa acertar o alce para ver o que acontece. E foi usado pela Saab por muito tempo para testar a resistência de seus carros. Isso, depois de eles decidirem parar de jogar o carro do alto virado de cabeça para baixo.

O outro “teste do alce”: quando o objetivo é não desviar


 

Desde 1989, parece que ninguém conseguiu superar o Mazda Miata; vende muito bem, obrigado, e parece que todo mundo desistiu de fazer um concorrente. A Toyota e a Subaru quando projetaram algo na categoria, fizeram ele um cupê 2+2, para ser diferente, não diretamente a mesma coisa. Se até a maior empresa do mundo teve medo de bater de frente, o negócio é difícil mesmo.

Mas certa vez, a GM, empoderada pela vontade de Bob Lutz, tentou. E o seu concorrente foi bem convincente: o Pontiac Solstice de 2007. Como ele se compara, como nasceu, o que é e o que deu errado?

Pontiac Solstice: quando a GM fez um Miata


 

Do AC Cobra ao Jensen FF, do Bizarrini 5300 GT ao De Tomaso Pantera, carro esporte europeu com V8 americano é algo relativamente comum na história do automóvel. Eram chamados de “Híbridos”, e juntavam o melhor das duas escolas de projeto. Sedãs com chassi europeu e motor V8 americano são mais raros. Mas existem também, claro.

Dez sedãs europeus com V8 americano


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