Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.
Clássicos
Este ano será o último do Audi TT. Sim, isso mesmo, é o fim do cupê baseado no Golf que está entre nós desde 1998. Um bom momento de rever o início: os motivos de aparecer, seus criadores, a história e o significado da primeira geração deste carro tão simpático e divertido.
Pensatas
Ele já está há 15 anos entre nós. Ele chegou como um carro de outro planeta, mas hoje está quase esquecido e não impressiona muita gente. Será que ele tem cacife pra ser um clássico no futuro, ou jamais chegará ao status de seus antecessores?
Será que é o desempenho? A leveza? o conjunto? O que faz, exatamente o Alpine A110 continuar sendo o exemplo preferido de todo especialista para um carro esporte moderno bem feito? O que tem o A110 de tão especial? Com ajuda de seu engenheiro chefe, o Marco Antônio Oliveira tenta desvendar nesta matéria.
Car Culture
O Corvette se transformou em um supercarro em um momento tão claro e tão marcante que ele mereceu até uma edição especial. Uma não. Duas. Elas são as principais versões especiais que o Vette teve na sua quinta geração — cultuada por alguns, detestada por outros, mas inegavelmente especial na história do supercarro americano.
Por que o Porsche 992 foi lançado depois do 991, mas quase 30 anos depois do 993? Por que depois do 964 não tivemos um Porsche 965? A culpa é da lógica do sistema numérico da Porsche… que desvendamos nesta matéria.
Cigarros hoje são coisa vista de lado, banidos que são para os cantos da sociedade como algo indesejável e não aceitável. Propagandas proibidas, fora da F1, e só se pode fumá-los no meio de um campo de futebol vazio. Mas não muito tempo atrás era quase impossível um adulto que não fumava; eram algo desejável e que todo mundo queria para parecer sofisticado. E existiram também carros com nome de cigarro.
Um carro de 70 anos atrás não tem quase nada parecido com um carro de hoje. Mas se você pegar as velas de ignição do Maserati 250 de Fangio e compará-las às velas do Red Bull RB19 de Max Verstappen, verá que não há tanta diferença assim entre elas. Por que as velas mudaram tão pouco? Dá para substituir esse elemento tão simples e eficiente por algo melhor? Existe algo melhor?
Em 2003 era um Lamborghini todo novo, e o primeiro V10. Projetado todinho já debaixo da Audi, era uma grande novidade, e a volta do Lambo “pequeno”, abandonado desde 1988 com o fim do Jalpa. Quanto de Audi há nele? Ainda é um Lamborghini?
História
Como (e por que) a Porsche levou 45 anos para chegar ao câmbio PDK
A Coventry-Climax, marca de empilhadeiras e outros implementos industriais que se aventurou em competições de Fórmula 1 nos anos 1950 e 1960, realmente foi para a Fórmula 1 com um motor de bomba d’água militar portátil? A história oficial é esta, e segundo ela, não há dúvida que sim. Mas será?
Motor de bomba d’água? A verdadeira história dos Coventry-Climax
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!