houve uma epoca em que as familias ainda escolhiam hatches medios como meio de transporte nao faz muito tempo; foi pouco antes da atual moda dos crossovers foi nesta epoca que a ford vendeu um dos melhores carros de sua historia o focus de primeira geraçao lançado em 1998 na europa e em 2000 no brasil ele chegou com a dificil missao de substituir o carismatico escort e para isso apostava em um visual ousado nos motores multivalvulas da familia zetec e naquela que seria seu principal trunfo — e uma caracteristica que acompanha o modelo ate hoje a suspensao traseira independente em um tempo no qual os hatches medios ainda usavam a combinaçao mcpherson na dianteira e eixo de torçao na traseira a ford ousou ao colocar no focus uma suspensao multibraços normalmente preterida em nome do espaço no porta malas a ford desenvolveu um arranjo multilink modificado para ser mais compacto e mais leve que os arranjos multibraços convencionais ocupando o mesmo espaço que um eixo de torçao o negocio tem origem nobre richard parry jones engenheiro britanico considerado um guru da dinamica automotiva fa de rali e e de jackie stewart o que ele fez foi substituir os braços semi arrastados que controlam o movimento lateral das rodas por uma lamina longitudinal que permite o movimento vertical da suspensao sem limitar a variaçao de convergencia e cambagem da roda esses movimentos essenciais para melhor controle dinamico do caro eram controlados por um braço transversal inferior e outros dois braços menores superiores como resultado o focus tem uma suspensao multilink simples e robusta sem um conjunto de braços juntas e pivos que fatalmente acabarao desgastados e causarao ruido e instabilidade o conjunto se tornou a referencia dinamica do segmento e foi tao revolucionario que continuou usado em todas as geraçoes seguintes do focus mas o modelo ainda tinha outras qualidades ate 2004 ele tinha painel emborrachado texturizado e bancos de veludo em todas as versoes alem das rodas de liga leve de 14 e 15 polegadas nas versoes de entrada e na de topo ghia a lista de equipamentos tambem era generosa para a epoca mesmo na versao de entrada ele tinha direçao hidraulica imobilizador conta giros ajuste da coluna de direçao cintos traseiros de tres pontos radio com leitor de cd abertura eletrica do porta malas ar condicionado vidros e travas eletricas o pacote opcional incluia destravamento por telecomando airbag duplo freios a disco nas quatro rodas com abs e rodas de liga leve de 15 polegadas o motor era o zetec 1 8 16v de 115 cv o mesmo usado no escort entre 1996 e 2000 depois havia a versao ghia equipada com o motor zetec 2 0 emprestado do mondeo com 130 cv quando combinado ao cambio automatico de quatro marchas ou 126 cv quando combinado ao cambio manual de cinco marchas [caption id= attachment_260955 align= aligncenter width= 999 ] interior ghia[/caption] justificando o tradicional nome das versoes de topo da ford ela tinha todos os equipamentos da versao de entrada exceto os airbags e abs que eram opcionais alem deles o ghia ainda poderia ter ajuste lombar do banco do motorista computador de bordo comandos do radio no volante farois de neblina controle de traçao retrovisores com ajuste eletrico volante de couro e teto solar em 2003 a ford reestilizou o modelo dando a ele uma nova grade novos para choques novas rodas e calotas alem de um acabamento mais simples que acompanhou a linha toda da marca no brasil o motor 1 8 foi abandonado em favor do 1 6 rocam que passou a equipar as versoes de entrada — que finalmente se tornaram oficialmente identificadas como gl e glx com o motor rocam 1 6 tambem veio uma nova transmissao o ib5 de cinco marchas o gl era o mais basico sendo equipado apenas com ar condicionado vidros e travas eletricas preparaçao para radio ajuste da coluna de direçao e banco traseiro bipartido o glx ganhava abertura eletrica do porta malas rodas de 15 polegadas e acabamento prateado interno como opcionais ele tinha os airbags os freios abs radio com leitor de cd e entrada para telefone e rodas de liga leve de 15 polegadas e ajuste de altura do banco do motorista a versao ghia continuou a usar o motor zetec ate 2005 quando a ford o substituiu pelo novo duratec 2 0 16v de 147 cv combinado ao cambio manual — agora uma versao reforçada do ib5 do 1 6 rebatizada como ib5+ — e 140 cv quando combinado ao automatico de quatro marchas com a chegada do novo motor surgiu tambem a versao glx 2 0 que mantinha o acabamento da versao glx 1 6 porem com o motor mais potente a linha portanto passou a ser composta pelo gl 1 6 glx 1 6 ou 2 0 e pelo ghia 2 0 em 2007 o motor rocam a gasolina foi substituido pelo rocam flex ganhando 11 cv no processo o duratec se manteve unicamente a gasolina ate o fim da produçao do modelo em 2009 por que considerar um focus de primeira geraçao apesar de os modelos mais novos ja terem seus 11 anos de estrada o focus continua sendo uma excelente opçao no mercado de usados para quem procura um carro que ofereça um conjunto bem acertado bem equipado confiavel e principalmente confortavel a ergonomia do modelo e exemplar mesmo na espartana versao gl que dispensa o ajuste de altura do banco do motorista o escalonamento do cambio nunca se rendeu aos modismos e sempre usou as melhores relaçoes para cada tipo de motor e por falar em motor o duratec de 147 cv transforma o focus em um verdadeiro sleeper afinal ele nunca passou dos 1 250 kg na versao glx por exemplo sao 1 232 kg para os 147 cv ou apenas 8 4 kg/cv — como comparaçao o sandero rs tem 1 161 kg para 150 cv ou 7 7 kg cv com ele o focus acelera de zero a 100 km/h na casa dos 9 5 segundos e chega aos 210 km/h dados declarados pela fabricante mesmo o modelo 1 6 rocam e satisfatorio embora pareça insuficiente com seus 104 cv na versao a gasolina e 115 cv na versao flex da a agilidade que se espera de um hatch desse porte alem disso por ter a dianteira baixa ele tem boa penetraçao aerodinamica o que colabora com o consumo rodoviario sobre oficinas especializadas como nao se trata de um modelo exclusivo importado ou com baixa produçao nao ha uma oficina de referencia para tratar do carro entao os proprietarios tendem a levar em seus mecanicos de confiança como foi um carro bem vendido chegando a ocupar a vice liderança do segmento em alguns anos e um carro de facil reparo e manutençao — especialmente com o motor rocam colaboraram para esta materia patrick bailey proprietario @tampa_trick gustavo loeffler proprietario @guswrc henrique almazan proprietario @henriquealmazan e cassio araujo proprietario @cassiorfaraujo as versoes que recomendamos e quase um consenso entre os proprietarios que as versoes mais interessantes do focus sao as mais novas sejam elas equipadas com o motor rocam ou duratec a versao glx tem a melhor relaçao custo/beneficio independentemente da motorizaçao pois quando equipada com o motor rocam tem itens de conveniencia nao disponiveis na versao gl como a abertura eletrica do porta malas telecomando radio original e rodas de liga leve e seu preço e praticamente o mesmo com variaçoes muito sutis quando equipada com o motor 2 0 duratec a versao glx tende a ser significativamente mais barata que a versao ghia pois esta ultima e mais rara e normalmente encontrada com cambio automatico as diferenças fundamentais sao o teto solar e os bancos de couro originais de fabrica alem de detalhes de acabamento e o ar condicionado digital a dica e pegar os modelos dos ultimos anos produzidos entre 2007 e 2009 pois sao menos rodados e menos propensos a problemas o carro tem um custo/beneficio imbativel motor forte e economico ainda se encontra em bom estado e com quilometragem razoavel que vai exigir pouca manutençao conta gustavo loeffler proprietario de um focus xr 2003 e ex proprietario de um glx 2 0 2008 quanto custam a tabela fipe indica que o preço medio do focus rocam varia de r$ 13 000 2003 a r$ 19 000 2008 o valor claro depende do estado do carro ja os modelos glx duratec variam de r$ 17 000 2005 a r$ 21 000 2008 segundo a tabela porem na pratica os preços de mercado sao um pouco maiores devido ao menor numero de unidades disponiveis — o focus duratec 2 0 tanto glx quanto ghia vendeu significativamente menos que os modelos com motor 1 6 glx 2 0 impecavel unico dono ou com baixa quilometragem entre r$ 22 000 e r$ 24 000 glx 1 6 impecavel unico dono ou com baixa quilometragem entre r$ 17 000 e r$ 19 000 glx 2 0 em muito bom estado entre r$ 20 000 e r$ 21 000 glx 1 6 em muito bom estado entre r$ 17 000 e r$ 19 000 glx 2 0 conservado entre r$ 17 000 e r$ 19 000 glx 1 6 conservado entre 16 000 e r$ 17 000 no que ficar de olho perfil do carro nos ultimos anos os modelos de unico dono tem ficado cada vez mais raros no mercado mas nao sao impossiveis de se encontrar com estes durante a negociaçao e possivel saber que tipos de reparos foram feitos e como foram as manutençoes ao longo do periodo de uso do carro o que perguntar e algo que voce sabera assim que terminar de ler este guia atualmente os melhores exemplares estao nas maos de entusiastas do modelo mas nao e dificil encontrar um exemplar em bom estado que tenha passado por mais de um proprietario os exemplares mais antigos contudo ja tem quase 20 anos entao e preciso ser ainda mais criterioso caso esteja pensando em voltar tanto tempo — especialmente se voce pensa nos ghia e xr com o motor zetec 2 0 rocam 1 6 nos modelos rocam nao ha muitos segredos a suspensao e robusta e por nao ter a barra estabilizadora traseira nao ha problemas de folgas em bieletas o motor rocam contudo e conhecido por seu problema cronico da valvula termostatica sua carcaça de plastico trinca e o fluido vaza causando o superaquecimento o proprietario patrick bailey conta que foi facil resolver o problema basta retirar a valvula original da carcaça de plastico e instala la na carcaça de aluminio vendida no mercado paralelo usando adesivo de juntas e a junta original para evitar vazamentos ao avaliar o carro tambem e importante notar se a marcha lenta e estavel e se as paradas em cruzamentos e ao estacionar o motor transaciona da aceleraçao para a lenta sem soluços ou sinais de que ira apagar sao duas caracteristicas que indicam possiveis falhas no sensor de rotaçao e sujeira no corpo de borboleta o sensor original custa cerca de r$ 600 e como conta patrick e a unica opçao os sensores paralelos sao uma roleta russa custam metade do preço mas no mercado livre ha diferentes marcas com diferentes avaliaçoes de peças que duraram um mes zetec 2 0 se sua opçao for o zetec 2 0 o principal e verificar se o proprietario tem alguma comprovaçao da manutençao da correia dentada de sincronizaçao do comando de valvulas o manual recomenda troca aos 120 000 km como nao tem jeito de saber se foi feita ou nao e melhor trocar logo que comprar conta gustavo loeffler proprietario de um focus xr 2003 tem que comprar as peças de marcas de primeira linha principalmente polias e tensores completa outro ponto critico dos focus zetec 2 0 sao os coxins hidraulicos do motor durante o test drive repare se o motor se movimenta ou se ha vibraçao excessiva vinda do motor se estiverem comprometidos negocie um desconto porque a peça e um pouco cara; custa r$ 500 e ja esta ficando dificil de encontrar paralelo custa r$ 250 e dura um mes explica loeffler a embreagem tambem precisa de atençao pois o conjunto completo com atuador hidraulico pode chegar aos r$ 2 000 precisa usar original ou marcas de primeira como sachs valeo ou luk remanufaturada e fria e atuador paralelo nao compensa o risco devido a mao de obra conta duratec 2 0 o modelo com o motor 2 0 duratec tambem exige atençao nos coxins hidraulicos do motor que sao diferentes do zetec mas nao menos caros voce nao acha mais original apenas importando paralelos geralmente sao bem ruins ou ate rigidos ai transmite uma vibraçao legal pro carro atualmente estou usando de uma marca chamada tenacity funcionalmente e perfeito espero que dure como o original conta cassio araujo proprietario de um exemplar ghia 2005/05 alem disso o duratec exige atençao especial porque a menos que voce esteja disposto a importar peças dos eua alguns componentes sao mais dificeis de encontrar devido ao baixo volume de vendas do focus mk1 duratec no brasil proprietarios dessa geraçao sofrem quando necessitam de coxins mangueiras e mais algum item de fixaçao pois sao peças unicas so existem nessa versao e com a carroceria descontinuada em pouco tempo se torna uma tarefa ardua achar alguns itens originais conta outro ponto critico sao as bieletas da barra estabilizadora traseira ela dura pouco e causa ruidos mas felizmente nao e cara de reparar a bieleta usada na antiga chevrolet s 10 e compativel barata e dura mais explica cassio repare tambem se as mangueiras de agua e direçao hidraulica estao integras e nao ha adaptaçoes atençao para o reservatorio de agua porque ele pode ser uma pista apesar do duratec nao ter problemas de arrefecimento as mangueiras sao mais dificeis de se encontrar nas mangueiras de dh tambem e preciso reparar se nao ha vazamentos na mangueira de alimentaçao do reservatorio pois ele fica em cima do alternador e o reparo nao sera barato completa cassio onde e como achar peças infelizmente nao ha um catalogo online onde e possivel encontrar o part number para ajudar na pesquisa das peças por outro lado por ser um modelo relativamente popular no mercado e ter usado um powertrain produzido ate poucos anos atras e facil encontrar componentes nas concessionarias da marca e em lojas de auto peças as concessionarias recomendadas foram as do grupo souza ramos e sonnervig pela internet os proprietarios indicam a memorial peças e a fordetem ambas lojas especializadas em peças da ford ha tambem diversos grupos de entusiastas dos modelos ford nas redes sociais e e possivel encontrar o manual de serviço do modelo no forum da ford hp testemunho dos proprietarios henrique almazan christofoli @henriquealmazan henrique tem 25 anos e designer de produto em sao paulo e comprou seu focus em 2012 e seu primeiro e unico carro com o qual roda desde 2012 embora nao mais diariamente pois ja fez algumas modificaçoes e melhorias no modelo tenho o carro desde dezembro/2012 o carro como um todo e excelente o motor 1 6 atende bem para uso comum; tambem e o motor mais popular da ford o que ajuda um pouco no custo de manutençao o ponto negativo em relaçao aos outros carros que sairam de fabrica com o zetec rocam e o peso do focus a nivel de comparaçao um ka de segunda geraçao tambem flex com 110cv no etanol pesa 942kg o focus por sua vez pesa 1 180kg em termos de suspensao e basicamente identica em todas as versoes desde 2001 porem no modelo 1 6 a barra estabilizadora traseira foi retirada e foram implementadas novas molas mais rigidas por uma questao de custo mesmo com esse downgrade a dinamica caracteristica fortissima do carro continuou muito boa com os anos aprendi que para ser dono de um focus e preciso ter um pouco de sagacidade na manutençao a ford infelizmente cobra valores elevados em peças originais para o carro e muitas vezes e preciso adaptar outra soluçao para manter a manutençao em dia um exemplo rapido e o coxim do motor e exatamente o mesmo com codigo identico para o focus e para o fiesta 1 6 contudo o coxim e vendido ja montado no suporte de metal estampado que e montado na longarina que em termos de quantidade de materia prima e processo de fabricaçao sao muito semelhantes mas o coxim completo do fiesta em 2014 custava r$187 00 enquanto o do focus custava r$1 083 00 sim e isso mesmo a soluçao foi comprar o do fiesta e montar o coxim no suporte original do focus; uma economia de r$896 00 numa visao geral o carro sempre foi confiavel e nunca me deixou na mao por problemas graves a estrutura e conforto sao excelentes e hoje em dia e possivel encontrar focus 1 6 flex com um preço muito atrativo muitas vezes mais barato que um fiesta gustavo loeffler @guswrc gustavo tem 45 anos mora em sao paulo trabalha com carros desde 2001 e com pneus desde 2006 cuidou do departamento de motorsports por seis anos atendendo varias categorias como rally endurance trackday arrancada porsche cup sempre gostou de carros principalmente preparados e o gosto pelos ford vem da ford uk sempre voltada a competiçao e fazendo carros simples se transformarem em pequenos monstros alem do seu focus xr de uso diario tambem e proprietario de um focus preparado o mothafocus um carro que nasceu pra ser um carro de rally ponto isso foi a 1ª coisa que pensei quando planejei comprar meu 1º focus la em 2005 ainda ainda mais por ser fa do wrc e do eterno colin mcrae trabalhei dois anos em concessionaria ford entre 2002 e 2003 e vi chegar ao show room ainda zerinho brilhando o exclusivo focus xr ali botei na cabeça que teria um — nao necessariamente o xr pq era bem caro na epoca mas um focus de 1ª geraçao em 2007 consegui comprar o raro branco que tenho ate hoje o mothafocus que ja rendeu muita historia nesses 13 anos com focus aprendi bastante sobre o carro e pude ver o quao robusto bem construido e bem acabado ele e nada de grampinho de plastico vagabundo e tudo no parafuso ainda encaixes firmes peças feitas para durar bastante materiais de alta qualidade capricho em todos os pontos ja tive quatro e meu irmao max teve um tambem tres dos quatro ainda tenho o gl 2003 branco mothafocus o xr 2003 prata e o novo projeto um glx 2002 o sinister em construçao como todo carro tem seus pontos fracos mas sao tao poucos pertos das inumeras qualidades que isso nem abala e certamente faz dele um dos melhores ford de todos os tempos e um dos melhores carros que ja tivemos em nosso mercado em todos os tempos custo/beneficio imbativel conforto espaço dinamica impecavel nasceu pra fazer curvas e as faz absolutamente bem chega a ser ridiculo quando alguem tenta acompanhar desenho ousado pra epoca e que envelheceu bem nao parece um carro com mais de 20 anos de mercado se parar um focus 2001 ao lado de carros da concorrencia do mesmo ano chega a ser covardia os outros parecem muito mais velhos tive muitos carros trabalhei com carros muito tempo e sem medo de errar posso dizer que hoje nao tem nada no mercado que te entregue tanto custando tao pouco como carro de uso diario e uma otima opçao custo de manutençao ja nao e mais um absurdo como brinquedo para o fim de semana e tambem excelente hoje ja se encontram opçoes de preparaçao aqui mesmo no brasil mas fora daqui eua e uk especialmente o focus e o gol quadrado deles tem tudo que se possa imaginar e pagar aspirado ou turbo ate opçoes de motor v8 e traçao traseira vendida em concessionaria nos eua com a chancela da ford racing hoje ford performance cassio araujo @cassiorfaraujo cassio araujo tem 38 anos e engenheiro mecatronico e tem um ford focus ghia 2005/05 manual ha dez anos usado no dia a dia e em viagens sou um feliz proprietario de um focus focus ghia 2005 2 0 16v duratec sou segundo dono do carro que esta comigo desde setembro de 2010 ja temos quase uma decada de muitas historias e muito chao e e ate bacana salientar que o carro foi adquirido numa troca na qual a medica que me vendeu acabou comprando meu antigo fiesta street para seu pai que se encantou com o fiesta quando trouxe o focus para me mostrar enfim foi um negocio entre fordistas e assim tive meu quarto ford e segundo focus pois na mesma epoca tinha outro focus tambem mk 1 5 mas versao glx 1 6 2004 por que o focus sou apaixonado pelo design deste carro desde que vi pela primeira vez uma foto em revista automotiva em 1999 antes de dirigir antes de o focus vir ao brasil e antes de ser fordista para o dia a dia e um hatch medio premium que faz jus a toda sua historia tem bom espaço interno e confortavel tem boa ergonomia boa dinamica baixo ruido nessa epoca os carros ainda nao tinham que atender tantas exigencias de emissoes logo o acerto original aproveitava bem o desempenho do motor com 10 anos e mais de 150 000 km rodados existe todo o contexto do e caro manter um ford realmente como relatei anteriormente se estragar alguma peça de acabamento e caro alguns itens mecanicos tambem comparados ao fiesta ka e outros da epoca porem existe a questao da durabilidade o kit de embreagem que e igual ao da ecosport durou 120 000 km em uso misto mais barato que do zetec com mtx e nao muito mais caro que o de um fiesta freios tambem nao custam mais caro que os de um fiesta a suspensao e um caso a parte jogo de amortecedores com batentes tambem foram trocados com 120mil km ate hoje o carro possui todas buchas bandejas e demais itens originais porque nao estragam nos utimos anos a idade pesou e carro antigo no brasil sendo um ford de baixo volume a coisa complica ja tive que trocar alternador compressor do ar condicionado servo freio mangueiras de agua foram itens mecanicos chatos pois nao sao compartilhados com outas versoes ate hoje possui o sistema inteiro de escape original e estou falando de um carro que e usado dia a dia inclusive trackday no mais e tranquilo ja abri meu motor para troca de aneis achei os itens de maneira facil e valores razoaveis comparado ao rocam o carro e muito confiavel eu diria que e o corolla da ford aguenta desaforo meu carro tem a manutençao em dia e muito economico na cidade para o porte mantendo medias de 11 a 12km/l no rodoviario em cruzeiro 13 14km/l os itens de acabamento sao robustos e aguentam bem a idade tendo zelo descartando a questao de peças ja citadas cito tres itens ruins desta versao primeiro e o freio mesmo com disco nas quatro rodas e abs os discos de 258 mm sao bem aquem da potencia e tamanho do carro ele para mas assusta a visibilidade do painel de instrumentos apesar de terem melhorado a iluminaçao e grafia dos instrumentos a partir de 2007 em situaçao de sol forte frontal a sombra do para brisa sobre o painel e a iluminaçao verde do painel te deixam desorientando por ultimo a qualidade ruim da cobertura do painel corta fogo tambem chamado de churrasqueira aqui no brasil e raro ver um que nao esteja com ela toda deformada ou com as borrachas laterais inteiras e como custavam uma fortuna na ford ninguem trocava foi com muito custo que ha anos atras consegui achar um par com valor ok para deixar a aparencia nova
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