FlatOut!
Image default
Guia de Compra

Ford Focus Mk1: tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu


Houve uma época em que as famílias ainda escolhiam hatches médios como meio de transporte. Não faz muito tempo; foi pouco antes da atual moda dos crossovers. Foi nesta época que a Ford vendeu um dos melhores carros de sua história, o Focus de primeira geração. Lançado em 1998 na Europa e em 2000 no Brasil, ele chegou com a difícil missão de substituir o carismático Escort e, para isso, apostava em um visual ousado, nos motores multiválvulas da família Zetec e naquela que seria seu principal trunfo — e uma característica que acompanha o modelo até hoje: a suspensão traseira independente. Em um tempo no qual os hatches médios ainda usavam a combinação McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, a Ford ousou ao colocar no Focus uma suspensão multibraços. Normalmente preterida em nome do espaço no porta-malas, a Ford desenvolveu um arranjo multilink modificado para ser mais compacto e mais leve que os arranjos multibraços convencionais, ocupando o mesmo espaço que um ei