as apostas eram realmente altas e muito estava em jogo se ford perdesse ele poderia ser forçado a fechar o seu negocio mas ele lutou de uma forma unica que apelou aos mais profundos e mais reverenciados valores americanos ganhando um incrivel apoio da opiniao publica o processo judicial da patente de george selden transformou henry ford definitivamente em um heroi popular steven watts na sua biografia de henry ford the people s tycoon historia existe como uma ciencia um campo de estudo formal da humanidade nao por saudosismo e sim para se entender os eventos do passado e assim nao se repetir os erros mais obvios repetir erro diz o ditado e burrice e ninguem quer ser esse cara afinal de contas saber o que veio antes traz tambem um conforto espiritual interessante otimo para cultivar saude psicologica quanto mais se estuda o passado mas se percebe que tudo sempre muda e nos ensina estar prontos para esta mudança mas tambem como dizem os franceses a torta e a direita paradoxalmente nos faz ver claramente que plus çachange plus c est la meme chose hoje parece ate pecado lembrar que o novo nao e realmente novo porque ninguem acredita; estamos num futuro eletronico e antenado aparentemente totalmente inedito e sem par onde tudo e diferente e qualquer comparaçao deste tipo e encarada como coisa de velho encorujado e resmungao mas correndo o risco iminente de ser jogado neste balaio infame nao posso deixar de contar esta historia hoje estamos numa epoca onde a ford e a desistente mais horrorosa de nosso mercado pegando o seu banquinho e saindo de mansinho ao declarar pura incompetencia mas inferir a desculpa mais comum hoje pandemia assim algo me impele a lembrar de batalhas bem mais dificeis ja travadas pela companhia no passado ainda que por outro lado esquecer o passado tambem esteja em seu dna foi henry ford que famosamente disse history is bunk deve estar orgulhoso do mundo moderno mas o fato e que investidores de capital de risco apostando todas as suas fichas em empresas de carros eletricos uma febre hoje em dia nao e algo inexistente antes de 2010 na verdade nossa historia começa exatamente com isso com um investidor nova iorquino olhando pela janela de sua mansao na quinta avenida em um dia de fevereiro de 1899 la fora podia ver do quentinho aconchegante de sua sala iluminada por sua lareira a segunda pior nevasca da historia da cidade ate hoje dificultando terrivelmente o transito la fora entao basicamente formado por veiculos de traçao animal e se voce ficou curioso a unica nevasca pior que esta aconteceu em 1888 e nao nao vou entrar no assunto de clima deus me livre o assunto sim e o carro eletrico william collins whitney o investidor em questao podia ver que os novos taxis eletricos se saiam muito melhor naquelas condiçoes climaticas que as carruagens e os poucos carros a gasolina que existiam com alto torque desde zero rpm negociavam facilmente a neve espessa o carro eletrico na verdade parecia a melhor soluçao para o automovel entao se comparado ao com motor a combustao interna e o a vapor seus competidores nao precisava de cambio nem de manivela para se dar a partida e estava sempre pronto para funcionar; tentar colocar os primeiros automoveis a gasolina em funcionamento no frio era tarefa terrivel ettore bugatti dizia quando reclamavam disso se o sr tem dinheiro para ter um bugatti certamente tem dinheiro para uma garagem aquecida o carro a vapor era pior ainda mesmo em clima bom liga lo requeria esquentar a caldeira por uns 20 min apenas a demora para o reabastecimento e a relativamente baixa autonomia impediam mais sucesso do carro eletrico; problemas que existem ate hoje mas estao prestes a serem resolvidos com canetas politicas a mais potente ferramenta de alteraçao da realidade ja criada naquela epoca o carro eletrico morreria ao redor de 1922 ironicamente quando os carros a gasolina passavam a ficar faceis de ligar com adoçao de motor eletrico e bateria pequenos somente para se ligar a maquina mas enfim ali em 1899 olhando eles negociarem a neve sem problemas bill whitney imediatamente resolve que investiria ali; imaginou uma nova iorque com milhares de taxis eletricos operados e fabricados por uma empresa sua o automovel era entao promessa de melhoria de vida na cidade grande qualquer que fosse seu metodo de propulsao ate ali as ruas eram inundadas todo santo dia por milhares de toneladas de estrume de cavalo quando chovia aquilo virava uma lama verde fetida que emplastrava o chao quando secava virava uma poeira que invadia tudo ratos e moscas superavam a populaçao humana e o fedor era incrivelmente pior que o do rio tiete o automovel era definitivamente um futuro melhor [caption id= attachment_279951 align= aligncenter width= 470 ] sim bosta de cavalo ny 1890 [/caption] whitney imediatamente compra a empresa que operava os taxis em ny a lusitanamente nomeada eletric car company mas a empresa era pequena para as ambiçoes e a escala que pretendia entao começa a procurar um parceiro tecnologico um produtor de automoveis para tornar real seu sonho encontra este parceiro em hartford connecticutt a pope manufacturing company a historia do coronel pope e uma das historias mais coloridas e variadas do inicio do automovel mas para hoje nos basta saber que era um grande fabricante de bicicletas com a marca columbia que entao entrava de cabeça no automovel experimentando produzindo e vendendo de tudo carros a gasolina eletricos e a vapor pope e whitney compartilhavam o desprezo pelo carro a gasolina e a certeza que o veiculo eletrico seria o futuro rapidamente entram num acordo para que juntos usando a eletric car co fornecessem mais de 12 mil taxis eletricos operados por eles mesmos para todas as metropoles americanas uma startup antes do nome ser inventado mas durante as investigaçoes necessarias para fechar o negocio formalmente solicitadas por whitney estava uma pesquisa sobre patentes como ja tinha tido problemas no passado agora o investidor so entrava em algum negocio se tivesse certeza que o tapete nao seria puxado de debaixo de seus pes por alguma patente anterior a patente de george selden o funcionario da pope encarregado desta pesquisa era um cara detalhista e obstinado herman f cuntz quando chega a reuniao de verificaçao cuntz apresenta o resultado de um mes de trabalho diligente tres paginas listando todas as patentes referentes a automoveis fossem eles eletricos a gasolina ou a vapor a boa noticia era que nenhuma delas atrapalharia o negocio em questao mas diz cuntz aproveitando o ouvido dos presidente da empresa e para o desespero visivel de seu chefe os carros a gasolina que estamos testando para entrar em produçao estao em clara infraçao da patente 549 160 emitida em 5 de novembro de 1895 em nome de um certo george selden [caption id= attachment_279958 align= aligncenter width= 564 ] george b selden 1846 1922 [/caption] o pau come feio na reuniao o chefe da engenharia hiran percy maxim diz que cuntz esta louco e a patente nao e valida pois o motor descrito nela nao funcionaria pope fica fulo com maxim porque obviamente conhecia a patente e nunca levou ao chefe um quiproco danado cuntz a meses tentava falar sobre isso mas ninguem queria ouvir; agora nao havia como ignora lo apesar do assunto literalmente nao lhe dizer respeito whitney fica encafifado e pede detalhes parece que esta patente entao largamente ignorada por toda a nascente industria realmente englobava todo veiculo movido a queima de hidrocarbonetos liquidos essencialmente todo mundo que fazia carros a gasolina george selden na verdade era um inventor amador e um advogado de patentes por profissao que em 1877 tinha percebido que ninguem patenteara o automovel a gasolina apesar de seus componentes e desenho estarem obviamente disponiveis e centenas de pessoas estivessem dedicadas a faze lo funcionar selden nao faz um carro mas desenha um e o patenteia como conhecia o processo de patente usa todos os prazos de resposta a seu favor e consegue protelar o inicio da vigencia da patente ate 1895; entao dezessete anos era o prazo para um desenho ficar publico entao interessava colocar adiante o começo desses 17 anos mas ninguem presta atençao nela e mesmo selden nao se preocupa em cobrar royalties de ninguem quatro anos depois de efetiva ainda era ignorada maxim fica horrorizado se cuntz estiver certo todo mundo esta infringindo patente algo segundo ele horrivel demais para ser verdade mas era verdade e bill whitney brilha os olhinhos em forma de cifroes um detalhe interessante uma das testemunhas que assinam a patente e o amigo de selden george eastman entao um bancario desconhecido muito antes de ficar mundialmente famoso fundando a kodak [caption id= attachment_279961 align= aligncenter width= 432 ] selden e um carro feito segundo sua patente em 1910[/caption] pope e whitney vao visitar george selden e saem de la em novembro de 1899 com um contrato para explorar sua patente ironia das ironias a eletric car company detinha agora a patente do carro a gasolina whitney inicialmente nao faz nada com ela; meramente usando a como seguro se o carro eletrico nao decolasse e desde cedo indicios existiam da superioridade da gasolina ele ganharia algum de qualquer forma a guerra da patente noticias da patente e de seu novo dono começam a vazar causando panico nos fabricantes de carros a gasolina a imprensa começa a especular sobre um complo da empresa de taxi contra o carro particular nem bem tinha nascido o automovel ja enfrentava dificuldades que nada tinham a ver com a tecnica e a ciencia de seu funcionamento em 1900 o medo se mostra real os advogados de whitney partem para o ataque e um ataque coordenado por advogados muito bem feito procurando cobrir todo tipo de infrator da patente primeiro a buffalo gasolene motor co um fornecedor de motores e peças depois o maior fabricante de automoveis dos eua entao a winton motor carriage company de cleveland um importador a smith & mabley importadora de renault panhard fiat e mercedes depois o maior requinte de crueldade uma pequena empresa ainda em seu inicio colocada ali para dar uma primeira vitoria facil pois nao tinha dinheiro para defesa a ranlet de vermont era pouco mais de dois jovens fazendo automoveis em casa deste esse inicio o publico via com desconfiança esta iniciativa com toda pinta de tentativas predatorias de monopolio e controle de uma industria que nascia mas deu certo logo que viu quanto custaria a batalha legal alexander winton capitula e entra em acordo para pagar royalties em suas vendas mas em detroit henry joy da packard conversa com ranson olds da oldsmobile e os dois resolvem que a melhor forma de lidar com a situaçao e em grupo em março de 1903 whitney recebe um grupo de empresas que mais tarde seria chamado a l a m association of licensed automobile manufacturers oferecem meio porcento por carro ou iam batalhar na justiça juntos inclusive ajudando winton vencido whitney aceita [caption id= attachment_279963 align= aligncenter width= 611 ] alexander winton[/caption] a alam e inicialmente inundada de pedidos de associaçao e parece que os poucos que ainda se mantinham independentes acabariam se juntando a ela mas nao contavam com um certo cabeça dura de dearborn henry ford como ja contamos aqui em 1903 henry ford era um veterano da industria que acabara de fundar sua terceira empresa esta finalmente destinada a se tornar a ford motor company que conhecemos vai ate a recem formada alam para tentar comprar uma licença mas e inicialmente ignorado produza carros em real quantidade para depois vir falar conosco alem disso ford diz que a alam tenta inferir nos seus negocios preço do seus carros eram baixos demais outros associados nao gostavam e o bastante para o altamente independente ford estourar a capa do radiador [caption id= attachment_279950 align= aligncenter width= 1000 ] ford em seu carro de corrida de 1899 nos anos 1930[/caption] começa uma longa batalha judicial o sucesso de sua nova companhia em produzir carros cada vez mais baratos que culminaria com o modelo t em 1908 e a dominaçao mundial o faz ter o dinheiro e a fama necessarios para travar uma batalha judicial e de opiniao publica outros notadamente a rambler de kenosha se juntam a ele na batalha ford apela para a opiniao publica com anuncios denunciando um complo um ataque a liberdade empresarial americana o publico responde favoravelmente e logo a alam ganha a imagem de um titere de wall street uma organizaçao nefasta de controle e impostos particulares e monopolio a patente de selden mostrava um carro que nao poderia funcionar dizia ford por isso a alam cria um carro de acordo com a patente de selden mas obviamente bem modificado e que roda com sua propria força mais acusaçoes e brigas se sucedem com anuncios dos dois lados nos jornais e revistas da epoca a alam da um tiro no pe quando exige um logotipo externo para identificar carros licenciados ford denuncia tal coisa como uma afronta um primeiro passo para impedir alguem de ter um ford se assim desejasse [caption id= attachment_279952 align= aligncenter width= 881 ] a carruagem de selden hoje no henry ford museum [/caption] a briga se arrasta por anos com vitorias dos dois lados em tribunais ate que finalmente em 1911 um ultimo tribunal de apelo decide a patente vale para apenas o motor descrito um dois tempos brayton como todo mundo usava otto quatro tempos problema resolvido henry ford emerge como um heroi do povo o davi que corajosamente enfrentou e derrubou o gigante de wall street a alam logo e desfeita mas nao morre totalmente o seu braço de normalizaçao tecnica e anexado a a nascente sae a sociedade de engenharia automobilistica que existe ate hoje como sae internacional um capitulo bizarro e esquecido mas que ajuda a impulsionar a lenda de ford que em seguida com o sucesso do t e a motorizaçao da populaçao americana atingiria seu ponto mais alto depois claro como sempre nesses casos ele cairia deste pedestal mas isso e historia para outro dia
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