ola galera do flatout hoje estou aqui para falar da segunda parte do meu projeto percebi um pouco de frustraçao do pessoal no meu primeiro post por ter sido apenas uma introduçao mas hoje vamos falar de tecnica e detalhar um pouco mais alguns assuntos tambem gostaria de deixar claro que o meu carro nao esta pronto ou seja a cada post eu conto um pouco do que eu realizei nos ultimos meses e mostro as dificuldades e desafios do meu projeto gostaria de aproveitar a introduçao do segundo post para agradecer algumas pessoas ao meu amigo gabriel amabile que que me escoltou ate sao paulo quando comprei o fusca ao meu amigo marcelo bosnich que me deu ideias e me inspirou a comprar o motor do wrx ele anda meio sumido da oficina mas ta valendo ao carlao que trabalha comigo e esta cedendo um espaço na sua oficina particular para que eu possa fazer meu motor ao rafael da street solution que importa peças de subaru e me ajudou na aquisiçao das peças ao henrique da oficina nihon especialista em subaru que sempre tem paciencia em me ouvir e tirar algumas duvidas que surgem sobre o meu motor e ao teco caliento que me recebeu na sua oficina e me deu muitas ideias sobre como montar meu fusca pronto parei de agradecer apenas fiz questao de citar o nome dessas pessoas pq e muito mas muito dificil mesmo construir um carro sozinho e essas pessoas que me ajudaram e me receberam foram muito importantes para a formataçao do meu projeto muitas oficinas me receberam com ma vontade nao querendo compartilhar conhecimento e e justamente por esse motivo que resolvi escrever como se faz tudo para adaptar esse motor e dividir conhecimento como tudo começou como comentei no meu primeiro post a ideia inicial para esse fusca era montar motor turbo com dois solex 32 e uma turbina pequena que ja tinha em casa algo como na foto abaixo aos poucos fui conversando com pessoas entendidas do assunto e como estava indo para a california decidi que iria montar um motor a ar turbo zero km e comecei a pesquisar carcaça nova da autolinea cabeçotes scatt kit interno do motor scatt bomba de oleo schadek radiador de oleo alternador distribuidor bobina etc fui fazendo a soma de tudo isso e percebi que o valor para montar um motor a ar de qualidade sai muito caro fora a chance de eu ser parado com todas essas peças na alfandega e ter elas apreendidas pela receita ai sim o projeto se tornaria inviavel eis que entao o marcelao disse por que voce nao monta um motor de subaru nessa m**** velha comecei a pesquisar vi que varias pessoas de fora do brasil ja haviam montado e algumas poucas aqui no brasil tambem fiz uma pesquisa rapida no mercado livre mas so encontrei motores ej18 1 8 litro — fora de questao para mim pois a essa altura eu ja queria montar algo fodastico na faixa de 230 cv quando ja estava desanimado e com dificuldade de achar o motor certo apareceu um anuncio no mercado livre de um motor de subaru wrx 2 5 dohc de um veiculo 2007 show na mesma semana fui ver o motor no desmanche ele ainda estava montado no carro que havia batido o para lama direito e arrancado a roda olhei bem o carro com ajuda do marcelao e deu para perceber que o carro havia ficado parado em um patio por um bom tempo e tambem havia tido principio de incendio na regiao da roda que foi arrancada e a polia do comando de baixo estava quebrada dando a possibilidade das valvulas terem sido atropeladas fui para casa liguei para o pessoal da nihon e para street solution verifiquei o preço das peças polia valvulas e kit de junta e decidi topar essa empreitada pedi um belo desconto baseado nas peças que poderiam estar danificadas e fechamos negocio ficha tecnica do meu projeto motor quatro cilindros boxer 2 5 dohc double overhead camshaft 16v alimentaçao bomba de combustivel original gasolina potencia 300 cv aproximadamente transmissao manual 4 marchas traçao traseira suspensao dianteira suspensao dianteira do tipo duplo a suspensao traseira suspensao irs de variant ii com amortecedores do tipo coil over freios a disco na dianteira e traseira rodas a definir dividindo o projeto todos que vao montar um fuscabaru ou fubaru gostei desse nome que alguem jogou no comentarios do meu primeiro post tem que saber que o grande projeto tem que ser divido em varios outros pequenos projetos e que isso demanda tempo dedicaçao e dinheiro por isso dividi o projeto em cinco partes motor transmissao chassi carroceria e eletrica motor o motor estava bem feio por fora entao logo comecei a desmontagem para limpeza do bloco e definiçao das peças que eu deveria comprar para deixa lo novo comprei todos os rolamentos da correia dentada quatro velas novas capas de correias novas e os parafusos de fixaçao das polias dos comandos nos demais componentes eu apenas fiz limpeza e pintei alguns deles de preto conforme o meu gosto nessa primeira avaliaçao o teste de vazao de cilindros se mostrou satisfatorio nao acusando empeno nas valvulas porem algumas duvidas surgiram pois as valvulas apresentavam carbonizaçao decidi entao que vou montar todo o motor abastecer de oleo etc para entao fazer o teste final e ter a certeza de que nada aconteceu ao motor apos a quebra da polia este teste sera feito nos proximos meses durante a desmontagem do motor tive dificuldade para remover a polia quebrada do comando ela estava tao dificil de sair que tive que remover o comando e levar para o pessoal da nihon me ajudar a solta la do comando com o auxilio de uma ferramenta especial da subaru na parte de desempenho do motor nesse primeiro momento fiz pequenas modificaçoes que foram remoçao dos tgv tumble generator valve que possuem borboletas que acabam restingindo o fluxo de ar de admissao e tambem removi a bomba de ar secundaria pois ambos sao apenas utilizados na faze fria do motor e nao sao itens necessarios em um carro de performance para remover o tgv e necessario soltar as borboletas externas para depois puxar o eixo pela extremidade apos remover o eixo e necessario preencher os seus furos com solda ou massa epoxi para que nao ocorra entrada de ar falso na admissao eu optei por preencher com solda [youtube id= hkgszlflb5y width= 620 height= 350 ] ja para remover a bomba de ar secundaria o trabalho e um pouco menor basta remover a bomba e fazer duas tampas para tamparem as entradas do bloco assim que montar as minhas eu posto fotos em paralelo a tudo isso comecei fazer pesquisas para saber como ia colocar esse motor dentro do fusca entre minhas pesquisas achei essa foto abaixo que faz uma comparaçao das dimensoes do motor do fusca e e ideal para saber o tamanho da encrenca a imagem sobrepoe o motor do subaru wrx sobre o motor do fusca nos proximos posts irei detalhar as modificaçoes de carroceria necessarias para que esse motor entre no cofre do fusca junto com as pesquisas do motor decobri a necessidade de fazer uma flange + um volante de motor para ser possivel a ligaçao do cambio original vw com o motor subaru pesquisei na internet e encontrei alguns fabricantes nacionais e estrangeiros que ja possuiam esse kit a venda o melhor que encontrei foi o da marca kennedy produzido nos eua que tinha referencia de pessoas que ja usaram no mundo todo sobre a qualidade dele porem ao consultar o preço de importaçao oficial pois um componente como esse pesa cerca de 5 kg com certeza seria parado na alfandega e percebi que nao era viavel importa la flange e volante do motor marca kennedy procurei as marcas nacionais mas elas nao me inspiraram confiança ainda mais quando fiquei sabendo de um volante de motor quebrado quando um volante de motor quebra em alta rotaçao e um estrago muito grande fora a possibilidade dele cortar o carro inteiro e ainda atingir alguem por causa disso decidi fazer minha propria flange e volante do motor as peças estao em processo de produçao pelo meu torneiro de confiança e assim que ficarem prontas posto as fotos para que conheçam ufa por enquanto e isso ai pessoa espero que tenham gostado no proximo post pretendo colocar a foto do motor totalmente montado e começar a detalhar os aspectos das outras partes do projeto transmissao chassi suspensao e eletrica abraços e ate la por fabio purgailis project cars #85
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