sempre considerei o automovel como todo completo sem separaçao pelo menos no que diz respeito ao seu processo de design entre mecanica e estilo tanto em termos de funçao como de estetica a configuraçao mecanica original do miura condicionou a sua forma enquanto no countach aconteceu o contrario a forma condicionou a mecanica ambos foram o resultado de uma colaboraçao e de uma forma de pensar semelhante entre mim e os responsaveis pela mecanica como sempre tive um bom conhecimento tecnico do automovel na sua totalidade a estreita colaboraçao com os engenheiros sempre foi uma parte fundamental da minha forma de trabalhar desde a folha em branco ate a realizaçao do prototipo em funcionamento marcello gandini nao ha nem nunca havera mais um automovel como o miura seu chassi seu desenho externo e seu desenvolvimento foi todo realizado por um bando de jovens com pouca experiencia mas muito talento e uma vontade incrivel de mudar o mundo e mudar o mundo foi o que fizeram o mais incrivel do miura foi que nao foi criado por uma necessidade empresarial pesquisa de mercado ou business plan os jovens o criaram a revelia de seus chefes que reconhecendo genialidade aprovaram tudo sem reclamar ou dar pitaco e portanto um produto industrial por acidente e em seu amago arte em forma de automovel https //flatout com br/dez motivos para amar o lamborghini miura/ olhe para ele e masculino serio bravo indubitavelmente algo que nao se deve perturbar a toa chamamos ele de o miura nunca a ferrari como e tao comum ainda assim se toda mulher do mundo tivesse as ancas as curvas os cilios e a beleza de um miura a populaçao mundial pararia sua tendencia de diminuiçao imediatamente o miura e absolutamente impossivel de nao ser desejado o carro mais belo ja criado de alguma forma so carro era pouco para ele; foi o primeiro chamado de supercarro nao e a toa entao que sua autoria seja disputada nuccio bertone marcello gandini e giorgietto giugiaro em algum ponto da historia ja reivindicaram a autoria para si hoje para homenagear gandini no momento de sua passagem faleceu ontem 13 de março de 2024 aos 85 anos resolvemos esclarecer isso de uma vez por todas e nossa maneira de com fatos e respeito a todos os envolvidos homenagear gandini gandini giugiaro e bertone antes de entrarmos na famosa celeuma vale falar um pouco de gandini e sua relaçao com os envolvidos tudo voce vai ver esta interligado [caption id= attachment_359655 align= aligncenter width= 999 ] bertone e o jovem gandini anos 1970[/caption] marcello gandini nasceu no mesmo ano de giugiaro e de fioravanti da pininfarina; juntos mudariam o design e a profissao de designers mas e giugiaro que sempre foi seu nemesis seu rival o unico que podia criar buracos na muralha da cuidadosamente construida fama de maior do mundo de giugiaro https //flatout com br/giorgetto giugiaro uma historia em dez carros/ eram pessoas muito diferentes os dois apesar de semelhantes no talento giugiaro sempre construiu sua imagem e era uma pessoa ambiciosa um empresario latente alem de um designer tanto que acabou industrial criando sua ital design uma empresa gigante maior em seu auge que as tradicionais pininfarina ghia zagato ou bertone giugiaro e uma estrela um politico um empresario e mais famoso por mais tempo [caption id= attachment_359656 align= aligncenter width= 999 ] giugiaro e o golf[/caption] ja gandini queria ser um engenheiro um mecanico; gostava de automoveis e de competiçao e era um entusiasta mas seu talento para o desenho acaba fazendo ele enveredar por esta profissao segundo ele porque pagava melhor e nenhum outro motivo especifico sua vida toda porem disse que criava carros como uma coisa so dependente do que seria mecanicamente como disse na citaçao de abertura de uma entrevista para a forbes em 2021 [caption id= attachment_359654 align= aligncenter width= 999 ] na parede um desenho seu do miura[/caption] era tambem educado polido recluso timido gostava de trabalhar sozinho e quase recusou a proposta para vir a bertone em 1965 so por la nao poder mais fazer isso trabalhar sozinho graças a deus aceitou porem o que nos leva a giuseppe nuccio bertone bertone nao desenhava nada ele mesmo tinha uma funçao como a de um chefe de estudio dava direçao recusava conceitos e aprovava outros mas era um chefe de estudio diferente ao inves de varios designers brigando por aprovaçao metodo da industria inaugurado nos anos 1950 pela gm nuccio tinha somente um designer debaixo de si como na ordem dos cavaleiros jedi um mestre e um aprendiz apenas o designer de nuccio era sempre de extremo talento escolhido a dedo por ele; nao precisava ser peneirado de milhares como em estudios mundo afora; por isso este designer tambem trabalhava com mais liberdade [caption id= attachment_359657 align= aligncenter width= 999 ] bertone e o carabo o desenho era de gandini mas na epoca ele era o desenhista [/caption] e facil diminuir a figura de bertone nessa historia mas nao podemos esquecer que e o logotipo da carrozzeria bertone que esta na lateral do miura; ele foi o contratado para desenhar e fabricar a carroceria simplesmente nao haveria miura sem ele na epoca os desenhos eram de bertone da casa bertone e nuccio era a figura publica dela giugiaro começou a quebrar isso todo mundo o conhecia e sabia que era o homem por tras dos desenhos bertone relevava isso na epoca um crime e uma insubordinaçao por causa do talento dele obvio e conhecido mas quando chega gandini tudo volta ao normal por decadas ninguem fora da industria conhecia seu nome para marcello gandini sabemos isso nao era exatamente um problema [caption id= attachment_359659 align= aligncenter width= 912 ] bertone e seu miura[/caption] era para ter ido trabalhar na bertone antes em 1963 nosso amigo gandini nuccio sempre com olho bom para talento o convidou em 1963 o motivo de nao efetivar a contrataçao segundo a lenda e que giugiaro nao aceitava outro designer para competir consigo e vetou gandini diz que nunca chegou a compartilhou um ambiente de trabalho com o rival e talvez ai tenha começado a famosa rivalidade no segundo semestre de 1965 giugiaro sai da bertone para a ghia e bertone chama gandini para seu lugar em novembro de 1965 no salao de turim o mundo era apresentado ao projeto secreto de dallara e stanzani na lamborghini o chassi de motor central traseiro v12 que viria a ser o miura bertone consegue o contrato para a carroceria que aparece um ano depois [caption id= attachment_359660 align= aligncenter width= 999 ] o chassi secreto da lamborghini miura [/caption] o desenho era da casa bertone criado por marcello gandini e pronto por anos e anos nao havia controversia foi so depois da morte de nuccio em 1997 que a duvida começou muita gente começou a dizer que gandini teria adaptado um desenho de giugiaro para o novo projeto que era o mestre giorgietto o real genio e embora muita gente ainda discuta o assunto e agora definitivamente resolvido como de que jeito e quando calma; e isso que vim explicar quem desenhou o miura consumindo literatura automotiva de todo tipo nos anos 1990 e 2000 confesso que cheguei a estar no time giugiaro em certo ponto mas na verdade ja sabia ali que todos os fatos neste imbroglio inda nao eram conhecidos na primeira vez que escrevi sobre o assunto talvez 15 anos atras disse que nao importa quem o desenhou e sim que miura existe uma verdade olhando o problema bem de cima claro mas estava fugindo de uma historia ainda nao confirmada e sinceramente bem pantanosa que eu nao entendia direito mas ha de se respeitar a historia e conta la da forma correta algo dificil por anos evidencias aqui e ali faziam o pendulo ir para um lado e para o outro ate que em junho de 2013 a revista classic & sportscar inglesa publicou uma materia que finalmente esclareceu tudo de forma definitiva a historia e a seguinte em 1997 bertone morre e joe sackey autor de um livro sobre o miura escreve que giugiaro lhe mostrou os desenhos preliminares do miura que seriam dele giugiaro mostrou esses mesmos desenhos em seguida ao famoso autor peter robinson e disse a ele que quando sai da bertone nao tive oportunidade de acompanhar a construçao do carro mas os originais destes desenhos ficaram para tras gandini pegou meus esboços e terminou o carro 70% dele e meu [caption id= attachment_359664 align= aligncenter width= 999 ] o chassi como chegou na bertone em 1966[/caption] muito tempo depois entra nesse jogo o jornalista italiano luca ciferri na ediçao de 29 de setembro de 2008 da automotive news europe ane diz ciferri que para comemorar o 70º aniversario do pai fabrizio giugiaro fez um modelo em tamanho real do carro que se tornaria o lamborghini miura a partir desses esboços mostrados a sackey e robinson a reportagem implica a mesma coisa o miura foi desenhado por giugiaro antes de sair supostamente para a bizzarrini; depois chegou a lamborghini e o seu sucessor gandini o terminou implicava que gandini tomou credito por algo que nao era seu [caption id= attachment_359668 align= aligncenter width= 999 ] giugiaro o miura e 70% meu [/caption] mas dessa vez o tempo fechou para os giugiaro desta vez a materia saiu em italiano na italia e gandini nao gostou nada dela os advogados de gandini ao que parece enviaram uma notificaçao legal a publicaçao e posteriormente ciferri se retratou escreveu que giugiaro disse que gandini desenhou o miura e eu nunca disse nada diferente entao nao tenho nada para negar devia ser suficiente mas conseguiu colocar para sempre a duvida na mente de todos e nao parou por ai em 2012 giugiaro novamente mostra seus desenhos a jornalistas da revista inglesa car dando a entender que gandini devia ter copiado o seu desenho como deixei uns desenhos la talvez ele os tenha visto nao sei mas nao parou ai e ofendeu de verdade o rival antes do miura o que gandini desenhou voce e influenciado pelo que ve mas cada pessoa tem sua personalidade voce aprende e cria seu proprio estilo gandini e um excelente designer mas infelizmente nao seguiu em frente e desenvolveu ainda mais sua profissao ouch debaixo da linha de cintura essa e foi esta reportagem da revista car que desencadeou a pesquisa e publicaçao da revista c&sc em 2013 uma coisa fica clara toda esta controversia tem so uma fonte giugiaro e infelizmente os fatos mostram que ele diz nao e verdade nao ha evidencia deste projeto bizzarrini anterior na bertone ou mesmo na ital design; e ha evidencias de todos os seus projetos fora este [caption id= attachment_359663 align= aligncenter width= 999 ] o esboço inicial de gandini [/caption] mas a principal evidencia de que o miura e de gandini alem do depoimento de bertone de dallara e stanzani na lamborghini e de ate ferruccio lamborghini himself e de alguem muito menos importante o assistente dos designers da bertone piero stroppa [caption id= attachment_359667 align= aligncenter width= 999 ] outro desenho de gandini[/caption] stroppa trabalhou pouco tempo em 1965 com giugiaro ate ele ir embora; em abril chegava gandini ele diz que antes do salao de turim em novembro ninguem nem nuccio sabia da existencia do chassi do miura e que nao lembra de nenhum projeto para bizzarrini deixado por giugiaro mas diz mais diz que ajudou pessoalmente gandini colocar os desenhos do chassi do miura em 1 1 na parede e depois observou maravilhado o jovem de 27 anos fazer um ou dois sketches do que pretendia e imediatamente em cima do desenho do chassi na parede traçar o carro que se tornaria o miura saido do nada de sua cabeça para o mundo real e ponto final gandini disse que fez o primeiro prototipo em 3 meses apenas paolo stanzani um dos engenheiros da lamborghini diz que o primeiro desenho de gandini foi entusiasticamente aprovado por todos inclusive ferruccio perfeito de cara e perfeitamente integrado a sua mecanica missao e personalidade um todo coeso como sempre e com marcello gandini [caption id= attachment_359671 align= aligncenter width= 999 ] o miura e meu desenho [/caption] e por que motivo giugiaro insiste em tentar diminuir seu eterno rival um designer consultado pela classic & sportscar para a reportagem termina dizendo algo que parece ter o peso da verdade o designer do seculo parece nao conseguir se conformar que o design do seculo nao e seu nao ha duvida o miura e de marcello gandini e giugiaro nao tem absolutamente nada a ver com ele amem
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.