no mesmo dia em que a petrobras confirmou o aumento do preço da gasolina devido a volta do cide o inmetro prestou um serviço de utilidade publica meio sem querer e publicou a lista com os carros mais economicos — e tambem os mais beberroes do brasil sao 583 modelos de todos os portes e preços e versoes de 36 marcas — do volkswagen up ao lamborghini huracan passando por hibridos como toyota prius e fusion hybrid — que foram testados e classificados pelo programa de etiquetagem do inmetro de acordo com sua eficiencia no consumo de combustivel os carros mais eficientes recebem a nota a enquanto os menos eficientes recebem a nota e os criterios contudo sao um pouco confusos as categorias sao divididas sem muita precisao tecnica e a mediçao parece nao levar em consideraçao a eficiencia com base no deslocamento do motor por exemplo o mercedes benz c180 com motor 1 6 turbo esta na mesma categoria que o mercedes benz s63 amg 4motion que usa um v8 biturbo o inmetro se limita a divulgar que a mediçao segue a norma nbr 7024 que dispoe somente sobre os metodos de laboratorio e nao os criterios de classificaçao dessa forma um carro com motor de grande deslocamento tem poucas chances de receber uma nota elevada ainda que seu consumo seja excepcionalmente baixo em relaçao ao rivais do mesmo porte e motorizaçao subcompactos com um criterio que privilegia motores menores e carros leves o segmento dos compactos tem os modelos mais economicos em termos absolutos o campeao aqui e o volkswagen up com cambio manual e o motor 1 0 de tres cilindros — que tambem obteve o melhor resultado na pontuaçao geral segundo o inmetro ele roda 9 2 km/l com etanol em percurso urbano e 10 2 km/l em percurso rodoviario com gasolina os numeros sobem para 13 5 km/l e 14 6 km/l respectivamente logo atras do mini volks ficou o renault clio com seu motor 1 0 16v de quatro cilindros ele e capaz de rodar 9 1 km/l urbano e 9 6 km/l rodoviario queimando etanol ou 13 1 km/l e 14 3 km/l com gasolina nada mau para um motor sem grandes novidades em terceiro ficou o smart fortwo que tambem usa um motor de tres cilindros e chegou a 13 2 km/l urbano e 14 2 km/l rodoviario na versao de 71 cv e 14 4 km/l na versao de 84 cv compactos nessa categoria os melhores foram o toyota etios 1 5 o ford ka 1 0 nissan new march honda fit com cambio cvt e volkswage fox bluemotion — todos com nota aa a na categoria e a na classificaçao geral deles o mais economico e o ford ka que tem a seu favor o baixo peso e o motor 1 0 de tres cilindros com ele o modelo roda 8 9 km/l em percurso urbano e 10 4 km/l em rodoviario usando etanol com gasolina o ka 1 0 roda 13 km/l na cidade e 15 1 km/l na estrada outro modelo que teve o motor 1 0 de tres cilindros a seu favor foi o fox bluemotion ele roda 8 8 km/l na cidade e 9 9 km/l na estrada se queimar etanol ou 12 7 e 14 1 km/l se usar gasolina o nissan new march com motor 1 0 vem em terceiro lugar mas diferentemente dos anteriores ele usa um motor mais convencional de quatro cilindros e 16 valvulas com ele e possivel rodar 8 7 km/l na cidade e 10 4 km/l usando etanol com gasolina a autonomia sobe para 12 5 km/l e 14 8 km/l respectivamente se o motor escolhido for o 1 6 os numeros caem ligeiramente para 8 1 km/l e 10 km/l com etanol e 12 1 e 14 5 km/l com gasolina lembra quando os carros automaticos bebiam mais gasolina que os manuais pois este aqui joga a ultima pa de cal nesse mito o honda fit 1 5 cvt pode rodar 8 3 km/l na cidade e 9 9 km/l na estrada usando o combustivel vegetal ou 12 3 e 14 1 km/l queimando suco de dinossauro — medias comparaveis as do fox bluemotion que usa pneus de baixa resistencia a rolagem e uma calibragem mais conservadora do acelerador e mapeamento de combustivel logo atras vem o toyota etios que compensa sua falta de beleza com boas medias de consumo com o motor 1 5 e cambio manual ele chega a 8 5 km/l na cidade e 9 5 km/l na estrada com etanol com gasolina ele se sai melhor que o new march na cidade rodando 12 2 km/l na estrada contudo ele e o pior dos melhores com 13 8 km/l medios na categoria dos veiculos medios — que bizarramente inclui hatches como o mercedes a45 amg e o bmw m135i mas nao golf gti ou focus hatch nem audi a3 — os mais economicos foram ford ka+ 1 0 que e na pratica um compacto honda city 1 5 cvt nissan versa 1 0 e 1 6 lexus ct200h toyota prius etios seda e hyundai hb20s em primeiro lugar vem um fruto desse criterio maluco do inmetro dois hibridos que combinam um motor eletrico a um motor 1 8 e cambio cvt o toyota prius e seu primo rico o lexus ct200h como o teste e feito em dinamometro de chassi e o powertrain e exatamente o mesmo os dois conseguiram as mesmas marcas 14 3 km/l na cidade e 15 7 km/l na estrada — com gasolina uma vez que sao importados o ka+ 1 0 conseguiu exatamente os mesmos numeros de consumo que seu irmao de traseira cortada sao 8 9 km/l em percurso urbano e 10 4 km/l em rodoviario usando etanol e 13 km/l na cidade e 15 1 km/l na estrada com gasolina em terceiro lugar veio o honda city que usa o mesmo powertrain do fit 1 5 cvt mas conseguiu medias melhores que o hatch rodando 8 5 km/l na cidade e 10 3 km/l na estrada com etanol e 12 3 km/l e 14 5 km/l com gasolina logo atras vem o nissan versa com suas duas motorizaçoes o novo modelo que ainda sera lançado no brasil conseguiu 8 5 km/l e 10 4 km/l com etanol e 12 6 km/l e 15 2 km/l com gasolina no motor 1 6 com o 1 0 provavelmente o motor tres cilindros os numeros sao 8 6 km/l e 10 2 km/l com etanol e 12 4 km/l e 14 8 km/l com gasolina os numeros mostram sempre o consumo urbano seguido pelo rodoviario o hyundai hb20s e mais um que se beneficiou dos criterios e cravou uma nota alta com seu motor 1 0 de tres cilindros ele roda 8 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol ou 12 3 km/l e 14 4 km/l com gasolina outro seda que foi separado de seu irmao hatch por criterios desconhecidos e o toyota etios com a mesma motorizaçao e o mesmo cambio os numeros nao poderiam ser diferentes do hatch 8 5 km/l e 9 5 km/l com etanol; 12 2 km/l e 13 8 km/l com gasolina grandes entre os modelos considerados grandes nenhum conseguiu nota aa ou um a na classificaçao geral — reflexo dos criterios do inmetro contudo o civic lxs 1 8 16v o kia cerato 1 6 16v o nissan sentra 2 0 16v o toyota corolla em suas duas motorizaçoes o ford focus 1 6 16v e o bmw 335h active hybrid conseguiram as melhores marcas da categoria extra grandes aqui novamente o resultado foi influenciado pela falta de criterios mais objetivos o unico carro considerado nota aa foi o fusion hybrid que tecnicamente concorre com prius e lexus ct200h ele roda 16 6 km/l na cidade e 15 9 km/l na estrada nao invertemos a ordem nao ele e mais economico na cidade por usar mais o motor eletrico outro modelo da categoria que conseguiu uma nota maxima foi o nissan altima porem apenas em sua classe na media geral ele obteve apenas um b o seda japones fabricado no mexico roda 10 1 km/l na cidade e 13 1 km/l na estrada somente com gasolina o ultimo dos extra grandes a obter uma boa nota foi o mercedes benz c180 equipado com um motor 1 6 turbo de 156 cv ele faz 9 2 km/l na cidade e 13 6 km/l na estrada tambem somente com gasolina os mais beberroes como ja se esperava as piores medias ficaram com os esportivos todos eles ganharam nota e geral embora devessem ter sua propria categoria para melhor referencia ferrari f12 berlinetta maserati ghibli quattroporte e granturismo s lamborghini aventador e huracan mercedes benz s63 amg porsche 911 turbo s e bmw m4 foram os agraciados com a pior nota do programa
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.