em 1987 a volkswagen realizou a primeira grande reestilizaçao do volkswagen gol o modelo enfim perdia os para choques de metal e ganhava peças envolventes de plastico; as setas agora se integram aos para lamas dianteiros e as lanternas traseiras eram mais largas inspiradas na entao recente nova leva dos vw europeus junto com a mudança o esportivo da familia tambem mudou de gol gt passou a se chamar gts o motor era o mesmo ap de 1 8 litro o motor s com carburador brosol 2e e comando 49g com tuchos mecanicos tinha exatos 1 781 cm³ de deslocamento 99 cv a 5 600 rpm potencia declarada para fins de tributaçao pois na pratica ficava na casa dos 105 cv a 110 cv e 14 9 kgfm de torque a 3 600 rpm o cambio tinha relaçoes encurtadas 1— ª 3 45 1 2ª 1 94 1 3ª 1 29 1 4ª 0 97 1 5ª 0 80 1 re 3 17 1 diferencial 4 11 1 o mesmo que viria a ser usado no gti era o bastante para ir de zero a 100 km/h em 10 8 segundos o acabamento destacava se ainda mais das outras versoes com pintura em dois tons spoiler na traseira e novos desenhos de rodas e a partir de 1988 mesmo ano de lançamento do mitico gti o interior passava a trazer um desenho muito mais sofisticado com o emblematico painel satelite novos revestimentos e equipamentos ate entao ineditos no gt embora ficasse abaixo do gti na hierarquia da familia e custasse menos o gol gts ainda era um carro caro e foi objeto de desejo de uma legiao de entusiastas brasileiros tanto que hoje em dia ha quem prefira o gts ao gti por razoes como o motor carburado a facilidade para encontrar exemplares a venda ou simplesmente por gostar mais do visual se voce se identifica e se por acaso esta pensando em comprar um gol gts veio ao lugar certo este e mais um guia de compra do flatout feito apos uma pesquisa minusciosa sobre as caracteristicas do carro os pontos fortes e fracos e um panorama geral das diferenças entre os anos modelo este guia de compra foi elaborado com a ajuda de ricardo pereira luciano gonzalez giovanni giordani henrique fagundes e anderson geraldo obrigado pessoal por que considerar um gol gts [caption id= attachment_269673 align= aligncenter width= 2560 ] foto michel silva[/caption] como ocorre com outros esportivos classicos brasileiros nao so da volkswagen quem procura um gol gts geralmente o faz porque sempre quis ter um alguns podem ter visto o lançamento do carro mas na epoca nao tinham condiçoes de compra los outros sequer tinham idade para gostar de carros em 1987 ou nem tinham nascido mas pelo fato de a car culture brasileira valorizar estes modelos acabaram ficando fas para alguns o gol gts pode ser uma alternativa mais alcançavel ao gol gts pois foi produzido em maior quantidade alem disso na epoca custava bem menos que um gti e oferecia um pacote quase tao interessante quanto em termos de acabamento visual e equipamentos [caption id= attachment_269669 align= aligncenter width= 1300 ] foto acervo quatro rodas[/caption] ha mais um bom motivo segundo o colecionador e entusiasta luciano gonzalez o motor carburado o sistema de injeçao eletronica do gti foi o primeiro a ser vendido no brasil e sua manutençao pode ser cara e trabalhosa e preciso encontrar um bom profissional especializado no sistema bosch le jetronic ou partir para um sistema programavel que oferece mais possibilidades de acerto mas custa caro e compromete a originalidade do conjunto um carburador 2e para o gol gts tambem nao e barato um brosol novo fica na faixa dos r$ 1 500 atualmente mas a instalaçao e o acerto sao consideravelmente menos complexos e o motor em si e interessantissimo no mais o que foi dito sobre o gti vale tambem para o gts quem quer comprar um nao precisa ser convencido e mais dificil tentar convencer alguem a nao comprar um caracteristicas e mudanças ano a ano o gol gts foi vendido entre 1987 e 1994 e possui tres combinaçoes diferentes de interior e carroceria os exemplares fabricados em 1987 como qualquer outro gol produzido naquele ano combinam a chamada frente alta e os para choques envolventes com o primeiro desenho do painel que estreou em 1980 os carros produzidos entre 1988 e 1990 tem a frente alta combinada ao painel satelite mais moderno como o do gol gti e os carros produzidos entre 1991 e 1994 tem a frente baixa chinesinho e painel satelite o proprietario giovanni giordani que tem um gol gts 1993 forneceu uma relaçao bem abrangente das diferenças entre os modelos do gol gts ano a ano rodas entre 1987 e 1990 eram as rodas de liga leve de 14 modelo silverstone conhecidas como pingo d agua entre 1991 e 1994 as rodas eram as orbital tambem conhecidas como futura de 14 com as bbs rs de 14 como opcional os pneus eram sempre 185/60 para choques e borrachoes laterais entre 1987 e 1992 eram pretos com friso vermelho entre 1993 1994 eram cinza com friso vermelho ambos na cor do plastico sem pintura sempre com farois de neblina retrovisores sempre pretos sem pintura na cor natural do plastico spoiler traseiro sempre preto sem pintura na cor natural do plastico volante sempre o modelo quatro bolas igual ao do gol gti [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 269679 269678 ] lanternas traseiras entre 1987 e 1992 tinham tres cores com setas ambar e luz de re transparente em 1993 e 1994 eram fume com lentes escurecidas bancos no modelo 1987 eram os recaro cinza como no gol gt com tecido tear degrade entre 1988 e 1990 eram recaro com revestimento preto e cinza ou preto e vermelho em tecido tear degrade como no santana sport entre 1991 e 1994 eram recaro com tecido tear xadrez ipanema direçao hidraulica somente como opcional no modelo 1994 ar condicionado disponivel como opcional a partir de 1988 farois auxiliares de serie circulares entre 1987 eram da marca rossi com lente lisa e carcaça de metal entre 1991 e 1994 eram da lucas com lente estriada e carcaça de plastico [caption id= attachment_269671 align= aligncenter width= 2560 ] foto michel silva[/caption] cores externas branco star preto especial preto universal preto classico preto onix vermelho montana vermelho colorado vermelho tornado vermelho styllus vermelho fenix vermelho daytona vermelho monarca vermelho sport verde pinus verde jade verde canteira azul riviera azul indico azul celeste prata cristal prata lunar cinza quartzo cinza andino e cinza spectrus no que ficar de olho os pontos de atençao do gol gts sao em grande parte os mesmos do gol gti estrutura e acabamentos na parte estrutural como o carro e identico ao gti as mesmas dicas valem para o gts como luciano gonzalez que trabalha no departamento de prototipos da vw ja disse alguns dizem que nao mas e um problema que realmente existe e uma deficiencia inerente ao projeto ate mesmo devido a epoca em que o gol de primeira geraçao foi feito mas a soluçao e simples segundo ele existem barras de reforço que podem ser instaladas usando os mesmos pontos de fixaçao do subchassi voce prende elas na parte debaixo do carro e previne trincas de forma eficaz ele ainda acrescenta ha quem tambem instale mais uma barra na parte de cima entre as torres da suspensao mas eu tenho minhas reservas para instalar estas barras e preciso furar a lata e os furos podem se tornar pontos de trincas se nao forem feitos corretamente ele tambem observa que um carro com o tunel trincado nao e um caso perdido a maior parte dos proprietarios — diria que 99% — solda o tunel de transmissao existe uma soluçao alternativa encontrar um carro doador e fazer a troca do tunel mas o custo da mao de obra sobe bastante por outro lado como mencionado a mecanica do gts e mais tranquila o motor ap de 1 8 litro e alimentado por um carburador o que evita as dores de cabeça da antiga injeçao eletronica bosch e consequentemente abre o leque de opçoes de oficinas para revisoes e eventuais reparos e claro facilita a vida de quem gosta de fazer tudo sozinho agora o fato de existirem mais exemplares do gol gts nao significa que peças de acabamento sao mais faceis de encontrar o incomodo e praticamente o mesmo entao preste atençao aos acabamentos para choques revestimentos dos bancos e portas spoiler traseiro e rodas devem estar em seus devidos lugares exceto se a intençao for uma restauraçao completa a boa noticia e que diferentemente do que ocorre no gti os tecidos revestimentos dos bancos e portas sao mais comuns e existem boas reproduçoes henrique fagundes dono de um exemplar 1987 do gol gts diz que a jb tecidos automotivos em sao caetano do sul oferece um catalogo bem completo de tecidos para restauraçao alem disso a antena do gol gts ficava no para lama dianteiro do lado do motorista como nos demais membros da familia apenas o gol gti tinha o para lama sem furo pois a antena ficava no teto onde encontrar peças e mao de obra mais uma vez boa parte do que vale para o gol gti tambem se aplica ao gol gts como disse ricardo pereira dono de tres exemplares do gol gti e mais alguns volkswagen colecionaveis da epoca ainda e possivel encontrar alguns componentes de acabamento em concessionarias do interior que tem menos movimento e um estoque que nao gira tao rapido com bastante paciencia e dedicaçao no garimpo da para achar algumas preciosidades de estoque antigo em especial peças de iluminaçao e um ou outro componente de acabamento uma coisa boa peças como farois setas e lanternas nao seguem um padrao quanto a marca em um mesmo ano modelo encontra se peças arteb ou cibie contudo dificilmente acha se emblemas frisos para choques e para choques; para quem faz questao de originalidade a opçao mais garantida e negociar em grupos e foruns na internet existem reproduçoes mas a qualidade destas varia bastante ainda quanto as peças de acabamento a dica de luciano gonzalez para o gti tambem vale para o gts existem empresas como a the volks shop em atibaia sp que foi pioneira nesse segmento compro deles ha mais de 10 anos pela internet tem a oem folks que vai varrendo estoques antigos de lojas autopeças e concessionarias para fornecer componentes originais quanto a mao de obra vale reforçar como o gol gts nao tem o sistema de injeçao eletronica de longe o aspecto mais complicado do gti na hora de realizar a revisao mecanica basta escolher uma oficina de confiança considerando que a manutençao do gol gts e igual a de qualquer outro volkswagen com motor ap de 1 8 litro um dos mais populares do pais em termos de funilaria e pintura mais equivalencias entre o gol gts e o gti a tonalidade original pode ser reproduzida por uma boa casa de tintas a partir do codigo original ou caso este nao esteja disponivel atraves de uma amostra depoimentos dos proprietarios anderson geraldo @uageral26 gol gts 1992 eu ja tive alguns gol gts mas vou resumir a historia do ultimo e um carro que eu sempre quis ter na cor vermelho colorado 1992 um gosto pessoal meu por causa do interior cinza adquiri este veiculo de um colega um amigo bem proximo ele era o segundo dono do carro que estava bem novo bem integro e sem restauraçao depois de muito namorar o carro e xavecar o dono eu consegui adquirir o gts ja conheço este exemplar ha quase vinte anos e ele esta comigo ha cerca de quatro anos desde 2015 2016 e um carro bem conservado bem novinho esses carros hoje em dia tem muita gente mascarando carros antigos em geral na verdade e facil levar gato por lebre e so depois descobrir que foi enganado minha dica e breve pesquise muito procure conhecer bem o carro e pesquise bastante sobre o modelo um erro que muitos cometem e querer ter o carro e simplesmente comprar o primeiro que aparece sem saber onde estao se metendo henrique fagundes gol gts 1987 a minha relaçao com o gol gts e simples sonho de infancia na epoca que a gente era moleque com 12 13 anos de idade viamos aqueles esportivos na rua na concessionaria e pirava e era muito caro muito caro mesmo lembro como se fosse hoje o preço de um gts era quase o valor de dois gl era so para quem tinha condiçoes mesmo entao voce vai crescendo com aquele sonho passam os anos os compromissos aparecem e uma hora voce fala eu preciso correr atras do meu sonho se nao daqui a pouco eu nao compro mais foi ai que eu comecei a procurar e achei este carro um 1987 na epoca ele era considerado o patinho feio porque todo mundo queria o 1988 com painel satelite e tudo eu tambem gostava mais dos carros fabricados depois de 1988 especialmente os chinesinhos mas o 1987 estava muito novo era setembro de 2016 o carro ja estava prestes a completar trinta anos e poderia receber a placa preta no ano seguinte por isso acabei decidindo ficar com o patinho feio mesmo era um carro muito integro muito novo com apenas um retoque no para lama e hoje o pessoal ja olha com outros olhos ele e considerado o mais raro por ser de um ano de transiçao com todo o interior do gt e uma relaçao de sonho realizado nos carros de 1987 e preciso prestar atençao especialmente no interior o console central o mesmo do gol gt 1986 e uma peça dificil de encontrar e precisa estar presente o tecido dos bancos agora pode ser encontrado existem boas reproduçoes mas ate poucos anos atras isto nao existia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.