uma das verdades absolutas das pessoas totalmente desprovidas de paixao verdadeira paixao de verdade aquela que nos faz largar tudo enfiar o pe na jaca e acordar em lugar desconhecido sem saber como isso foi acontecer dois dias depois de nossa ultima lembrança coesa ela diz tudo e motivado por dinheiro o dinheiro realmente e uma senhora motivaçao seja para acordar naquela manha fria de segunda feira ou para arrumar o suficiente dela para comprar aquele maravilhoso citroen xm abandonado na rua a dez anos com o qual sua mente doente sonha todo dia ao passar por ele mas nao e a unica ninguem entendia mais isso que ernest shackleton o famoso explorador antartico ingles sua fama vem nao de sucessos e descobertas mas da sua inacreditavel resiliencia ao enfrentar verdadeiras tragedias aparentemente intransponiveis em suas viagens a expediçao com o navio endurance e a mais famosa; um fracasso epico hoje mais famoso do que as tentativas vitoriosas de chegar ao polo sul mas divago; o que interessa aqui neste assunto e o anuncio que colocou no jornal para recrutar a tripulaçao do endurance dizia procuram se homens para uma viagem perigosa salarios baixos frio terrivel longas horas de escuridao total retorno seguro duvidoso honra e reconhecimento em caso de sucesso o anuncio ate hoje e famoso e citado; um fragmento de entendimento da alma humana como nenhum outro honra e reconhecimento em caso de sucesso e o que move a humanidade adiante a industria do automovel na maioria das vezes ignora isso desde tempos imemoriais e nao recentemente como se imagina como qualquer industria de massa se deixada a seus proprios designios vai mover sua burocracia como uma maquina humana para reproduzir ad infinitum so o passado; o que ja fez sucesso incorporando progresso tecnologico sim mas sem inovar dos americanos full size ate 1970 passando pelas as picapes full size de hoje; do fiat 128 e seus clones ate o suv moderno a repetiçao e o tedio se prolongam e um tedio necessario sem o fluxo tranquilo de caixa que ele gera nada se mantem nenhuma empresa sobrevive mas tambem e necessario andar adiante inovar arriscar de vez em quando sem isso a industria nao evolui nem descobre novos caminhos; nao cria entusiasmo para compra e ai que entram os apaixonados iconoclastas e impacientes ernest shackleton do mundo do automovel gente movida pela honra e reconhecimento entre os seus semelhantes; os entusiastas do automovel se voce ama o automovel nao quer repetir sempre mais do mesmo; quer fazer algo tao legal que seus amigos digam nossa gente como a equipe da renault que fez o sandero r s um sucesso imenso nessa conta se nao muito no lado financeiro gente como issigonis giacosa lutz e piech gente que quer primeiro criar algo incrivel e so depois tambem ganhar muito dinheiro com isso que quer fazer algo novo andar para frente gerar entusiasmo pelo produto na nossa historia de hoje duas pessoas embarcando nessa viagem perigosa cheia de frio escuridao e baixa renda apenas por fazer o que acham que devem fazer e ambos criando o que e no frigir dos ovos o mesmo carro renault espace o primeiro inovador impulsionado por uma vontade criativa impossivel de calar de hoje e o designer grego antonis volanis volanis liderava nos anos 1970 o estudio de design da simca em breve chrysler europa em paris ora esta empresa nao era exatamente um exemplo de pujança sempre balançando e em risco de acabar volanis e sua equipe viviam tentando reverter isso com a melhor arma a criatividade [caption id= attachment_299075 align= aligncenter width= 999 ] bagheera um original esportivo de 3 lugares [/caption] uma grande arma para isso um verdadeiro laboratorio de criatividade e ideias novas era a matra nascidas nas pistas como db esta fabrica de baixo volume depois foi comprada pelo gigante tecnologico frances matra e produzia automoveis de rua e competiçao em parceria com a chrysler europa os matra simca depois talbot matra volanis e seu time eram os criadores do carro esporte de tres lugares bagheera e murena; mas tambem do extremamente criativo e influente matra simca rancho um suv baseado em furgao simca 1100 de traçao dianteira [caption id= attachment_299066 align= aligncenter width= 868 ] o talbot matra rancho[/caption] o rancho era um carro sensacional repetido em formula basica com muito sucesso em berlingos doblos kangoos e outros mundo afora um carro super logico em seu uso de espaço divertido com capacidade de carga de caminhao e dirigibilidade de carro pequeno volanis e sua equipe adoravam o carro e queriam expandir o conceito mover adiante a ideia de furgao de passageiros baseado em carro de passeio pequeno e moderno o resultado bolado e desenhado pelo ingles fergus pollock no estudio da chrysler simca era portanto para ser um talbot matra produzido na matra usando carroceria de plastico temofixo e estrutura de aço como todo carro da marca nao seria um monobloco modificado como o rancho algo muito intensivo em mao de obra seria um carro novo uma carroceria de fibra de vidro montado em um monobloco de aço galvanizado usando a mesma tecnica e linha de montagem do talbot matra murena chamado de matra p18 chegou a ser mostrado como tal antes da chrysler em aguda crise financeira parar tudo e vender sua subsidiaria europeia para a psa esta nao tem interesse no acordo com a matra que logo acaba e com ela o p18 a matra entao vende o projeto para a renault que inteligentemente o lança no mercado como renault espace em 1984 seis anos depois do ano de lançamento previsto originalmente 1978 ema revoluçao começava ali hoje ninguem mais liga para minivan de passageiro a nao ser que tenha alargadores de paralama pretos pneus enormes e um estepe para fora da tampa traseira mas a praticidade e simples inteligencia do conceito de levar mais passageiros e/ou carga num mesmo tamanho total de um carro pequeno teve incrivel sucesso de 1984 ate os anos 2000 a renault gostou tanto dele que em certo ponto do pequeno twingo ate o cupe avantime pretendia ser uma empresa de monovolumes a amc planejava importar o espace para os eua na epoca que a renault era dona dela mas bob lutz na chrysler em paralelo a renault tinha retomado a ideia de sua divisao europeia e a lançaria tambem em 1984 a sua versao americana da mesma coisa a primeira minivan chrysler seria um sucesso estrondoso fazendo absolutamente todo mundo correr para fazer copias arriscar pode dar errado as vezes mas quando se acerta a chrysler nunca ganhou tanto dinheiro como na epoca do primeiro minivan o primeiro espace como nao podia deixar de ser parecia um simca e nao um renault mas renault ele era apesar de produzido na matra com processo e materiais de matra o atraso do lançamento se deve a transformaçao do carro antes de motor transversal e traçao dianteira para um com esquema renault 18 motor longitudinal e traçao dianteira o renault 18 sabemos e a evoluçao do renault 12 lançada em 1978 o renault 12 com outra carroceria e o carro que conhecemos como ford corcel em 1984 o corcel ja tinha virado corcel ii e del rey muito modificados renault 18 e del rey sao carros diferentes portanto mas com muito em comum geneticamente tem a mesma origem o que nos leva ao brasil de 1989 e outra mente inquieta de incrivel habilidade e criatividade chamada toni bianco o grancar futura um italiano radicado no brasil toni bianco e um dos maiores criadores de automoveis independentes de nosso pais com grande inteligencia nata de engenheiro mas sem formaçao ou tino para negocios toni tambem sempre deu mais que recebeu para esta atividade; certamente suas criaçoes nunca lhe trouxeram fortuna mas criou um sem fim de carros nacionais hoje famosos bino furia bianco e dardo para ficar nos mais conhecidos uma lenda nacional ainda viva [caption id= attachment_299040 align= aligncenter width= 999 ] toni e seu bianco em casa hoje [/caption] em 1989 com o fim da fabrica de carros esporte corona criada por toni e bruno caloi para fazer replicas nacionais do fiat x1/9 o dardo toni trabalhava para eugenio andrade martins o famoso ex piloto cuidando de seus carros e os preparando a oficina era sempre visitada por armando george neto dono da concessionaria ford grancar na lapa toni acaba por trabalhar arrumando os carros dele tambem e participar das conversas dos dois empresarios [caption id= attachment_299043 align= aligncenter width= 999 ] o dardo[/caption] os tres acabam por entrar numa empreitada juntos numa viagem a europa os dois empresarios decidem que poderiam fazer uma copia do renault espace que alugaram aqui no brasil usando componentes nacionais e tinham um cara perfeito para fazer este trabalho herculeo toni bianco claro uma empresa e criada a grancar design veiculos especiais ltda e uma fabrica de 5 mil metros e preparada importam temporariamente uma perua renault espace e a deixam com toni para copiar a mecanica claro seria de del rey ali equipado ja com motor e cambio vw 1 8 litros grande parte do painel de instrumentos e outras peças pequenas viriam do ford tambem o tanque de combustivel por exemplo vinha do escort maior com 65 litros peças eram sempre ford quando possivel ou de fabricaçao propria; lembrem que o fabricante era tambem concessionario o trabalho foi realmente grande porque o chassi estampado do carro original nao foi copiado por necessitar de ferramentais caros ao inves disso toni cria um spaceframe em aço tubular onde toda mecanica seria montada mas o chassi fica dentro do monobloco de fibra de vidro do carro explica o toni o chassi era embutido dentro da fibra virava se o molde da carroceria e se colocava o chassi ai laminava se por cima dele criando um monobloco rigido era um sanduiche de fibra com aço as colunas eram todas em fibra mas tinha um chassi de aço por baixo ainda assim muitas peças em fibra expecialmente paralamas e peças externas eram moldadas em smc em prensas e nao laminadas a mao copiando exatamente o design frances de qualidade superior como no caso do fiat x1/9 que virou dardo artesanalmente toni chegava a um carro praticamente igual ao original por meios alternativos usando nada menos que pura criatividade o resultado se chamava grancar futura e era um carro altamente profissional em execuçao que podia concorrer com minivans importadas segundo toni publicaçoes de epoca diziam que o carro seria fraco sem potencia para o tamanho com o 1 8 litro do del rey e pesando 1300kg o que era um carro pesado para 1990 mas hoje parece terrivelmente leve para seu tamanho 4360mm em um entre eixos de 2580mm era bem alto tambem claro com 1770mm de altura e e claro com quase toda a area de planta era ocupada por espaço para passageiros e carga tinha sete lugares com porta malas decente e os bancos sem uso podiam ser rebatidos ou removidos para ainda mais espaço de carga como o espace o banco do passageiro da primeira fileira girava para tras o que com a fileira do meio rebatida fazendo uma mesa criava uma verdadeira sala de estar movel eram oferecidos a custo extra motores preparados de ate 2100cm3 que segundo seu criador fazia uma van extremamente veloz como o espace era um carro com distribuiçao de peso bem dianteira 62% do peso estava sobre as rodas da frente para esta aplicaçao de traçao dianteira e carga desejavel quando totalmente carregado ainda tinha peso suficiente na frente para traçao decente eventualmente o motor de dois litros vw original do santana passou a ser oferecido por insistencia de toni bianco que se chateava com pessoas dizendo que o carro era lerdo frente as v6 importadas a revista quatro rodas faz um comparativo da grancar com uma van importada dos eua em setembro de 1991 era a chevrolet lumina apv com um v6 de 3 1 litros e cambio automatico para a surpresa dos criticos o desempenho das duas eras praticamente igual tanto em aceleraçoes quanto em velocidade final mas a futura era mais economica e com uma versatilidade de interior melhor e nao vamos esquecer de outra coisa importante custava 2/3 do preço da lumina [caption id= attachment_299053 align= aligncenter width= 720 ] foto quatro rodas [/caption] mas o problema basico estava ai se tivesse vindo em 1984 com o mercado fechado a historia poderia ser outra mas em 1990 enfrentava a concorrencia importada que depois de decadas ausente era a novidade interessante que todos queriam um grancar feito no paesano bairro paulistano da lapa nao era o mesmo que chiques chevrolets chryslers e mercedes benz fabricados em paises estrangeiros em pouco tempo acabava a produçao com 159 futuras produzidos a renault começava a vender carros aqui tambem e sem duvida existia o risco de ela entrar na justiça contra a copia nao autorizada brasilena com a presença dela aqui o futuro de qualquer forma era dubio nao importava a qualidade do produto mesmo a versao furgao de carga que nao existia la fora mas foi desenvolvida aqui por toni foi abandonada [caption id= attachment_299038 align= aligncenter width= 999 ] o prototipo da versao de carga duas portas [/caption] o futura era no minimo interessante um clone uma copia sim mas uma feita de forma diferente artesanal e de baixo investimento e usando uma base de mesma origem genetica ancestral o renault 12 mas que nesse ponto aqui no brasil era um ford com motor vw ap um caso de estudo de clonagem genetica automotiva avançada certamente toni bianco diz que seu pagamento nesse projeto nao seria salario e sim 2% do valor de venda de cada carro o preço de venda era na media trinta mil dolares cada fazendo as contas daria u$95 400 00 para ele o que e o equivalente hoje a mais de meio milhao de reais mas diz que nunca viu um centavo sequer o tal armando george neto segundo ele fugindo para o paraguai para nunca mais ser visto de qualquer maneira este dinheiro apesar potencialmente lhe dar mais tranquilidade e folga na aposentadoria nao faria de toni bianco alguem propriamente rico como todos que perseguem a sua vocaçao a riqueza dele nao esta no que tem e sim no que fez e e claro na honra e reconhecimento que hoje recebe uma prova de que pelo menos na definiçao de um certo explorador antartico destemido do passado ele atingiu o tao procurado e reverenciado sucesso
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