em seus tempos de porsche hating jeremy clarkson costumava dizer que o problema dos carros da marca era que eles nunca eram o melhor que poderiam ser porque a porsche amarrava os carros para criar nichos qualquer um que olhasse a tabela de preços e versoes do 911 ou do cayman na epoca certamente concordaria com essa afirmaçao essa impressao era reforçada especialmente com a primeira geraçao do cayman gt4 lançada em 2015 afinal apesar do motor 3 8 do 911 carrera s ele nao tinha os mesmos 400 cv do carrera s e mesmo com os 15 cv a menos o gt4 era 0 3 segundo mais rapido para chegar aos 100 km/h e apenas 9 km/h mais lento — graças ao seu conjunto aerodinamico voltado a geraçao de downforce uma boa olhada para a ficha tecnica dos 911 ao lado da ficha tecnica do cayman gt4 levantava a duvida que jamais sera respondida onde o gt4 estaria com aqueles 15 cv que lhe foram tomados ele teria empatado com o 911 gts capaz de chegar aos 100 km/h em 4 segundos cravados teria entrado no territorio do 911r que vai aos 100 km/h em 3 8 segundos jamais saberemos o que posso dizer e que ao menos para a equipe do flatout o gt4 sempre deixou a sensaçao de que nao foi melhor para nao atrapalhar o pessoal do andar de cima mesmo com o atual cayman gt4 que tem um 4 0 aspirado como o gt3 essa sensaçao continuou pairando sobre nossas cabeças afinal o 4 0 nao era um motor da linha porsche gt mas um 3 0 turbo que teve seus turbos removidos e seu deslocamento ampliado com 420 cv ele certamente era um motor potente mas nao tinha a noblesse dos motores 4 0 da linha gt quando o gt4 rs apareceu pela primeira vez no final de outubro com um video mostrando um tempo de volta insano para um cayman gt4 em nurburgring nordschleife contudo essa impressao começou a mudar a porsche pelo jeito havia se livrado da pratica de manter o gt4 a uma distancia segura do 911 gt3 estaria ela finalmente explorando todo o potencial do cayman https //www youtube com/watch v=jjsxwcj2xua a resposta chegou nesta manha de quarta feira 17 de novembro de 2021 sim a porsche finalmente esta explorando todo o potencial do cayman e a maior prova disso e que ela instalou no modelo o mesmissimo motor 4 0 usado pelo 992 gt3 — ou voce acha que aquelas tomadas de ar no lugar das janelas traseiras sao apenas racing style a decisao da porsche em colocar no cayman o mesmo motor do gt3 acabou contradizendo a propria porsche que na epoca do lançamento do gt4 com o motor 4 0 baseado no 9a2evo disse que o cayman nao poderia usar o 4 0 do gt3 porque o sistema de carter seco nao encontraria espaço no cofre central traseiro do cayman mas tudo bem porsche a gente entende que voces precisavam segmentar o gt4 e tambem entende que uma mudança drastica como a que voces fizeram no motor do gt3 para que ele coubesse no gt4 precisaria ser justificada por um preço de venda mais elevado o que interessa de verdade e que o gt4 rs tem todos os ingredientes para se tornar um classico instantaneo como o 911r foi ha alguns anos afinal ele e praticamente um gt3 em uma carroceria mais leve mais compacta e teoricamente mais equilibrada ja que seu motor esta posicionado entre os eixos e nao pendurado na traseira agora note que eu falei praticamente um gt3 porque se voce parar para comparar os dados tecnicos do gt4 rs com os do gt3 e seu tempo de volta vera a materializaçao daquela expressao sobre o diabo estar nos detalhes o cayman gt4 rs tem 500 cv apenas 10 cv a menos que o gt3 os dois equipados com cambio pdk vao de zero a 100 km/h em 3 4 segundos os dois usam pneus michelin pilot sport cup 2 r o gt4 rs pesa 1 463 kg; o gt3 pesa 1 435 kg nos dados a briga e acirrada em nurburgring a diferença chegou aos 10 segundos — o gt3 completou a volta em 6 55 34; o gt4 rs ficou nos 7 04 511 — um tempo insano mas um tanto distante do gt3 ainda que 10 segundos em nurburgring sejam pouca coisa a diferença pode soar estranha para muita gente — eu mesmo fiquei confuso por um instante mas isso aconteceu porque eu estava olhando para as semelhanças e para entender o porque desta diferença razoavel no desempenho em pista voce precisa olhar para as diferenças elas sao pequenas mas cada uma delas contribuiu com um graozinho retirado das areias do tempo o motor começando pelo coraçao pulsante dos gt temos o mesmo flat 6 aspirado de 4 litros nos dois carros o motor e baseado no flat 6 ma1 75 dos porsche carrera 991 porem tem virabrequim e trem de valvulas proprio bielas de titanio e pistoes forjados e o sistema de admissao usa corpos de borboleta individuais a lubrificaçao e feita por um sistema de carter seco a diferença e que no cayman a admissao foi modificada devido ao posicionamento no chassi como e um carro de motor central traseiro o motor e girado 180 graus para ficar a frente do cambio enquanto no 911 o motor fica atras do cambio isso exigiu a modificaçao dos sistemas de escape e admissao alem de uma modificaçao no reservatorio de oleo do sistema de carter seco lembra que o gt4 nao tinha esse motor porque nao havia espaço para o sistema pois aqui o investimento na modificaçao do motor aparentemente se paga com os coletores de admissao e escape diferentes o motor 4 0 no gt4 rs acabou com 10 cv a menos suspensao quando lançou o gt4 a porsche disse que ele usava o eixo dianteiro do gt3 so que isso foi em 2019 quando o gt3 ainda estava na geraçao anterior 991 e usava suspensao mcpherson na dianteira e multi link na traseira por isso o gt4 compartilhava com ele o eixo dianteiro completo manga de eixo braço inferior barra estabilizadora caixa de direçao pinças de seis pistoes e discos de freio — sejam eles de ferro fundido 381 mm ou carbono ceramica 409 mm na traseira a suspensao e a mesma do cayman gts porem com amortecedor invertido so que em 2021 o gt3 ganhou uma nova geraçao 992 e um conjunto completo de suspensao vindo do 911 rsr que usa double wishbone nas quatro rodas como o gt4 rs usa a mesma suspensao do gt4 apenas com carga de molas e barra estabilizadora modificadas sua suspensao e completamente diferente da usada pelo gt3 https //youtu be/8jvmfngupwu outra diferença esta em um detalhe do qual pouca gente lembra mas que afeta significativamente o handling do carro a largura das bitolas a bitola dianteira do gt4 rs e sutilmente mais larga que a do gt4 6 mm a mais chegando a 1 545 mm enquanto a traseira e a mesma do gt4 regular 1 535 mm como comparaçao o 911 gt3 tem bitola dianteira de 1 600 mm e traseira de 1 551 mm se voce assistir ao video acima vera o efeito pratico dessa bitola maior do gt3 a dianteira aponta com muita precisao para encerrar o departamento de suspensao andreas preuninger apontou outros dois detalhes que ajudam com alguns graos do tempo o gt3 tem eixo traseiro esterçante que traz a traseira do carro para dentro da curva e permite carregar mais velocidade para dentro dela resultando em uma maior velocidade de contorno; e o gt3 tem controle eletronico do deslizamento limitado do diferencial enquanto no gt4 ele e eletronico isso porque o gt4 rs nao tem espaço para o conjunto hidraulico do diferencial eletronico projeto aerodinamico [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 302154 301989 ] aqui os dois carros levam essa historia dos detalhes ao extremo os dois tem splitters dutos naca difusores asa traseira suspensa por suportes tipo swan neck e assoalho aerodinamico contudo o 911 tem uma asa maior um splitter mais proeminente que o do gt4 rs seu difusor traseiro tambem e mais largo embora o do gt4 rs seja mais longo por nao ter o motor atrapalhando na traseira [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 302152 302153 ] a porsche nao divulgou exatamente quanta downforce o gt4 rs e capaz de produzir limitando se a dizer que ele produz 25% mais downforce que o gt4 como o gt4 produz ate 122 kg de downforce um aumento de 25% significa 152 5 kg o gt3 por sua vez produz ate 385 kg de downforce — uma diferença brutal em um circuito como nurburgring pneus [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 301990 302155 ] por ultimo nao podemos esquecer dos pneus alem das bitolas mais largas no gt3 ele tambem usa pneus mais largos o modelo e o mesmo nos dois carros michelin pilot sport cup 2 r mas no gt3 eles medem 255/35 20 polegadas na dianteira e 315/30 21 polegadas na traseira no cayman gt4 rs ha menos espaço para pneus e rodas maiores entao eles medem 245/35 na dianteira e 295/30 na traseira ambos com 20 polegadas concluindo e resumindo para encerrar nao podemos esquecer que a porsche nao esta fazendo uma competiçao de configuraçoes mecanicas nao se trata de uma briga de layout central traseiro versus traseiro o cayman foi concebido para ser o esportivo de entrada da porsche e ele cumpre este papel ate hoje ainda que tenha sido transformado em um legitimo porsche gt com versao rs sua propria natureza o torna um carro tecnicamente mais simples que um 911 e seu porte mais compacto nao permite que ele tenha soluçoes como as do 911 conforme vimos ao longo desta materia a porsche ja tem o 911 gt3 para ser tudo o que o cayman gt4 nao pode ser alem disso a porsche ja mostrou o potencial de um 911 gt3 com motor central traseiro quando inverteu o motor do 911 rsr para abrir espaço para um difusor maior ha cerca de cinco anos qual o sentido de fazer um cayman melhor que um 911 afinal
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.