gran turismo sport ou gran turismo spider embora existam variaçoes estes sao os dois significados mais comuns para a sigla gts que como gtr e gti tambem foi utilizada por diversas fabricantes em seus carros ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] no brasil a percepçao da sigla gts provavelmente e muito influenciada pelo volkswagen gol gts na hierarquia da marca nas decadas de 1980 e 1990 o gts ficava abaixo do gti e talvez por isso seja considerado uma versao esportiva mais mansa ou menos desejavel mas nem sempre e este o caso ao longo das decadas as fabricantes de automoveis empregaram a sigla gts sob diversos pontos de vista como serie especial como topo de linha ou simplesmente como variaçao de carroceria em alguns casos a versao gts era a mais extrema de todas foi pensando nisto que elaboramos esta lista com alguns dos gts mais iconicos e interessantes ja feitos de todas as epocas e paises de origem vw gts a volkswagen tem uma longa tradiçao com o nome gts na decada de 1980 tivemos o passat gts pointer e o gol gts e hoje polo e virtus gts buscam reviver a gloria de seus antecessores o passat gts nasceu em 1983 substituindo o passat ts na linha e adotando uma nova dianteira com farois duplos nao durou muito tempo porem ja em 1984 o gts foi substituido pelo gts pointer que trazia como principal novidade o motor ap de 1 8 litro do vw santana que na epoca rendia 85 cv com gasolina ou 92 cv com alcool em 1985 foram adotados para choques envolventes arrematando o estilo que o gts pointer manteve ate o fim da primeira geraçao em dezembro de 1988 o gol gts por sua vez foi lançado em 1987 como substituto do gol gt seu lançamento marcava a primeira grande reestilizaçao do modelo conhecida como frente alta com novos farois grade lanternas e para choques o gol gts foi a versao esportiva do hatchback ate a chegada do gti em 1988 e era equipado com um motor ap de 1 8 litro que tinha o famoso comando de valvulas 49g emprestado do golf gti a potencia declarada era de 99 cv por questoes tributarias mas na pratica ficava em torno dos 105 cv [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 267353 267350 ] por dentro o gol gts vinha com bancos recaro e painel satelite que tinha melhor acabamento e desenho mais sofisticado por fora havia farois auxiliares aerofolio traseiro de borracha e apliques pretos nas laterais como era bem mais acessivel que o gol gti e quase tao estiloso quanto o gts foi mantido em linha ao lado do irmao mais potente acompanhando o na reestilizaçao de 1991 e descontinuado com a chegada da segunda geraçao https //www youtube com/watch v=xulzmimo7dm polo e virtus gts naturalmente buscam reviver a denominaçao classica para isto a dupla aposta no motor 1 4 turbo da linha calibrado para render 150 cv e acoplado a uma caixa automatica de seis marchas ambos estao no topo da gama e sao os unicos com este conjunto mecanico destacando se tambem pelo visual em especial o para choque dianteiro identico ao do polo gti europeu agora uma suspensao mais firme e um cambio com calibragem mais agressiva nao fariam mal puma gts [caption id= attachment_267380 align= aligncenter width= 1200 ] foto blotta garagem[/caption] os vw gts porem nao foram os primeiros gts nacionais antes deles veio o puma gts nome que a versao conversivel do fora de serie nacional adotou em 1973 e foi mantido ate 1981 quando o carro passou a se chamar puma gtc em contrapartida a versao cupe se chamava puma gte com 7 077 exemplares fabricados em oito anos o puma gts sempre usou o motor 1600 da vw capaz de entregar 70 cv a plataforma porem mudou ao longo dos anos inicialmente era a base do fusca adotando se em 1977 a plataforma da brasilia acompanhada de uma reestilizaçao na traseira que ficou mais alta e recebeu as lanternas da kombi esta foi a versao mais vendida do puma gts sendo mais comum de ver rodando e a venda bmw m3 gts apesar de nao soar tao glamourosa como gti ou gtr a sigla gts foi utilizada em alguns automoveis bem especiais ao longo dos anos um dos melhores exemplos e o bmw m3 gts que foi lançado em 2010 na geraçao e92 e na epoca era considerado o bmw de rua mais rapido de todos pela propria fabricante zero a 100 km/h em 4 2 segundos com maxima de 305 km/h [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 213813 213808 ] estamos falando de um carro claramente voltado para uso em pista repare na gaiola parcial na parte traseira do cockpit que deixa bem claras as intençoes do carro o lado de dentro tinha acabamento de alcantara no painel revestimento das portas e bancos concha os cintos eram de competiçao e o radio era opcional o ideal era deixa lo de lado para reduzir peso https //www youtube com/watch v=uvy 70icub4 o m3 gts tinha o motor v8 preprado passando de quatro para 4 3 litros graças a um aumento no curso dos pistoes com isto foi de 420 cv e 40 7 kgfm para 450 cv e 44 8 kgfm moderados sempre por uma caixa de dupla embreagem m dct de sete marchas com software exclusivo para a versao as modificaçoes no motor eram acompanhadas de uma nova suspensao com molas e amortecedores do tipo coilover ajuste de retorno e compressao e buchas solidas no eixo traseiro resultando em suspensao 16 mm mais baixa na dianteira e 12 mm mais baixa na traseira os freios usavam discos maiores abrigados sob rodas exclusivas de 19x9 polegadas na frente e 19x10 polegadas atras foram feitos 138 exemplares do m3 gts sendo 113 com o volante a esquerda e os 25 restantes de mao inglesa e as modificaçoes em relaçao ao m3 normal eram feitas na fabrica da bmw m a maior parte deles ficou na alemanha e no reino unido mas alguns escapuliram para outros paises dodge viper gts lançado em 1996 o dodge viper gts foi a primeira variante com carroceria fechada do classico esportivo americano com motor v10 antes dele so havia o viper rt/10 que tinha teto targa e carroceria de tres volumes o motor era um v10 de 7 990 cm³ oito litros capaz de entregar 456 cv e 67 7 kgfm de torque sempre acoplado a uma caixa manual de seis marchas o viper gts foi o primeiro a receber airbags ar condicionado vidros eletricos e travas eletricas como equipamento de serie e foi tambem o ultimo a receber esta nomenclatura a partir de 2002 tanto o cupe quanto a versao conversivel passaram a se chamar dodge viper srt 10 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 267356 267357 ] o viper voltou a usar a sigla gts com o lançamento da ultima geraçao em 2012 como modelo 2013 o viper gts era a versao mais cara e melhor equipada com bancos sabelt de kevlar e fibra de vidro com revestimento de couro capo de fibra de carbono aluminio nas portas teto e tampa do porta malas rodas venom forjadas e acabamento cinza gunmetal na cabine dodge dart gts a dodge tem um precedente para o uso da sigla gts o dart gts 440 versao com swap de fabrica para o motor v8 magnum 440 algo que os donos do carro estavam fazendo por conta propria ate entao ja que a propria dodge havia falhado em dar um big block a seu cupe de entrada criado para ser um carro de arrancada de fabrica o dart gts 440 era convertido sob encomenda pela hurst e perdiam a garantia algo com que os donos nao se importavam muito isto porque a ideia era que eles fossem da concessionaria direto para a pista ajudando o modelo a ficar reconhecido como monstro dos quartos de milha dizem que a potencia de 380 cv era uma estimativa conservadora sendo na pratica ainda mais proxima dos 400 cv com transmissao automatica de tres marchas torqueflite 727 o dart gts era capaz de cumprir o quarto de milha em menos de 14 segundos a 173 km/h sem qualquer modificaçao de tomaso pantera gts lançado em 1971 o de tomaso pantera era um supercarro diferente concebido por um argentino fabricado na italia e equipado com um v8 americano para conquistar o publico nos estados unidos ele era como uma alternativa um pouco mais acessivel e muito mais confiavel ao lamborghini countach fora a produçao regular entre 1971 e 1975 periodo durante o qual foram vendidos cerca de 5 500 exemplares o pantera ainda foi fabricado em baixo volume ate 1992 a versao gts foi introduzida em 1971 como modelo 1972 ele diferenciava se do pantera normal pelos para lamas de fibra de vidro ligeiramente mais largos e nos estados unidos pela inclusao de nada discretos letreiros nas laterais que eram opcionais na europa o pantera gts usava um v8 cleveland de 351 pol³ e 321 cv mas o modelo norte americano tinha uma versao com taxa de compressao mais baixa 8 1 1 contra 11 1 e por isso tinha apenas 270 cv o mais bacana do pantera gts porem nao e sua versao de rua e o fato de a de tomaso te lo usado como base para as versoes de competiçao do grupo 3 e do grupo 4 da fia https //www youtube com/watch v=2fvatujfaky o pantera gts do grupo 3 foi o que se deu melhor nas pistas com suspensao ajustavel koni componentes de aluminio na carroceria e motor preparado para beliscar os 340 cv ele deu bastante trabalho para o porsche 911 nas competiçoes de turismo na europa e ate motivou os alemaes a acelerar o desenvolvimento das versoes carrera rs e rsr para as pistas ja a versao do grupo 4 equipada com uma versao de 480 cv do motor cleveland teve uma trajetoria mais apagada sua participaçao nas 24 horas de le mans de 1972 foi prejudicada por problemas mecanicos e por uma penalizaçao com lastro que a de tomaso alegou ser encomendada pela porsche hsv commodore gts a holden special vehicles antiga divisao esportiva da australiana holden reservou a sigla gts para as versoes mais potentes do commodore por quase tres decadas o primeiro deles foi o holden commodore gts de 1992 na geraçao vp que dividia sua plataforma com o primeiro opel/chevrolet omega fora feitos apenas 130 exemplares todos equipados com motor v8 de cinco litros 272 cv e 41 8 kgfm de torque com cambio automatico de quatro marchas e diferencial de deslizamento limitado o hsv gts era capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 2 segundos com velocidade maxima de 236 km/h o carro ainda tinha rodas de 17 polegadas com pneus pirelli p zero e freios com discos de 327 mm na dianteira e 280 mm na traseira a partir dai toda atualizaçao do holden commodore contava com uma nova versao gts que quase sempre era limitada as centenas a ultima delas foi a vf descontinuada em 2017 pouco antes do anuncio do fim das atividades da holden chamado hsv gts r o carro era como um seda de quatro portas do chevrolet camaro zl1 usando o mesmo motor v8 de 6 2 litros com supercharger e 588 cv e equipado ate mesmo com os amortecedores com controle magnetico o visual bem agressivo incluia para choques exclusivos splitter frontal asa traseira e exclusivas rodas de 20 polegadas calçadas com pneus continental sportcontact de medidas 275/35 os freios eram da ap racing com pinças de seis pistoes na frente https //www youtube com/watch v=kw0u4a2q3yc com cambio manual de seis marchas o hsv gts vf ia de zero a 100 km/h em 4 4 segundos sendo o mais rapido automovel produzido em serie na australia e ele ganhou uma versao ute a gts maloo que tinha exatamente o mesmo conjunto mecanico exceto pelos amortecedores magneticos com o fim da holden a esperança de um novo hsv gts foi morta e enterrada o que e verdadeiramente triste para os entusiastas ferrari gts a ferrari utiliza a sigla gts ha decadas de forma esporadica quase sempre para referir se a um modelo de carroceria aberta em 1964 foi lançada a 275 gts versao spider da 275 gtb que seguindo a nomenclatura usada pela ferrari na epoca era batizada com o deslocamento individual dos cilindros do motor v12 que no caso tinha 3 3 litros era assim tambem com a 330 gts de 1966 que usava o mesmo chassi da 275 gts porem com carroceria propria e um v12 de quatro litros em 1968 a 330 gts deu lugar a 365 gts que tinha como principal diferença a adoçao de uma versao de 4 4 litros do v12 colombo na decada de 1970 foi a vez da ferrari 365 daytona ganhar sua versao gts a gts/4 que tambem usava o v12 de 4 4 litros mas tinha uma carroceria mais moderna com linhas retas e na versao fechada caimento fastback no teto depois em 1977 a ferrari 308 gts foi lançada como opçao conversivel a 308 gtb inicialmente com motor v8 carburado de 2 9 litros em 1980 a 308 passou a ser equipada com injeçao mecanica bosch k jetronic adotando assim o sobrenome gtbi/gtsi a ferrari tornou a usar a sigla gts para um conversivel com motor v12 em setembro do ano passado quando apresentou a 812 gts mais de cinco decadas depois da 365 gts versao aberta da 812 superfast a 812 gts e equipada com o mesmo v12 de 6 5 litros e 800 cv mesmo pesando 75 kg a mais por conta da capota removivel ela entrega exatamente o mesmo desempenho da 812 cupe vai de zero a 100 km/h em 2 9 segundos com maxima de 340 km/h porsche gts a porsche foi outra fabricante que adotou a sigla gts para uma serie de modelos especificos o porsche 911 gts por exemplo e um belo compromisso entre a praticidade de um carrera e o desempenho de um gt3 como o juliano barata disse em sua avaliaçao uma conta dificil de fechar mas que a engenharia de stuttgart conseguiu com louvor https //youtu be/v71hcoiqk4q no caso do 911 gts o segredo esta em uma serie de modificaçoes importantes uma turbina maior que da ao flat six de tres litros 30 cv a mais e torque 10% maior que o carrera s totalizando 450 cv e 56 kgfm; suspensao 10 mm mais baixa e com mais carga nos amortecedores; e para choques e spoilers redesenhados para reduzir arrasto e aumentar o downforce ele tambem vem com rodas de 20 polegadas com fixaçao por cubo rapido e pacote sport chrono de serie quando se trata do porsche 718 boxster/cayman gts o trunfo e o motor flat six de quatro litros adotado no começo deste ano o mesmo motor do boxster spyder e do cayman gt4 exceto que calibrado para render so 400 cv na dupla mais potente sao 420 cv ate entao boxster e cayman gts usavam uma versao de 385 cv do motor flat four turbo encontrado nas variantes menos potentes um motor competente mas que nao proporcionava a mesma experiencia sonora e de performance que um seis cilindros de aspiraçao natural fora o motor mais potente o porsche 718 gts tambem tem suspensao 20 mm mais baixa vetorizaçao de torque e diferencial com autoblocante mecanico alem disso cupe e roadster vem com discos de freio de 350 mm na dianteira e 330 mm na traseira opcionalmente de carbono ceramica abrigados sob rodas de 20 polegadas pintadas de preto acetinado [gallery type= grid link= file size= medium ids= 267371 267372 267373 ] alem dos esportivos tradicionais porsche panamera macan e cayenne tambem possuem versoes gts no panamera e no cayenne gts o motor e um v8 biturbo de quatro litros e 460 cv ja o macan gts tem um v6 biturbo de 2 9 litros e 380 cv em comum todas as versoes gts tem pegada mais esportiva com acabamento externo escurecido e sistema pasm de suspensao ativa de serie
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