sempre que nos perguntam qual carro antigo e divertido de dirigir e facil de comprar e manter a resposta e a mesma chevette se nos perguntam qual carro e ideal para entrar no universo da traçao traseira a resposta e a mesma chevette se voce quer um antigo para um projeto facil mas nao quer um volkswagen a resposta tambem e o chevette sabe aquele papo americano de que o miata e sempre a resposta no brasil e o chevette pena que ele nao e um roadster isso porque ha diversas receitas bem resolvidas para o chevette nos modelos mais antigos a preparaçao classica com coletor 4x1 um comando de valvulas mais esperto e uma carburaçao mais generosa dao conta de deixa lo mais agil e com uma pegada bem classica nao e dificil dar ao 1 4 um folego extra com esta receita basica ou voce ainda pode instalar o motor 1 6 — se e que ja nao o tem no carro — e ampliar as possibilidades que incluem o aumento da cilindrada para 1 7 litro ou voce pode ir alem e colocar algo bem maior algo como o motor 151 do opala — a primeira receita de swap criada para o chevette no brasil ou entao o familia ii do monza — que depois seria tambem do kadett do vectra e do astra ou ainda o valente familia 1 que chegou por aqui no corsa e ainda esta por ai no cofre do onix e prisma joy ha quem recomende o v6 vortec mas eu o considero um motor inadequado por sua natureza utilitaria e por exigir uma adaptaçao mais complexa o comprimento do bloco e ok mas estamos falando de um v6 feito originalmente para picapes que tem suas bancadas separadas por 90 graus torque maximo em 2 000 rpm e que pesa 190 kg nao e o tipo de motor que eu gostaria em um seda compacto bem acertado — mas e uma questao de gosto caso queira ver a adaptaçao o alexandre garcia relatou detalhes no project cars #263 se voce faz questao de um v6 ha tambem opçoes menos ortodoxas como o v6 ecotec oferecido no chevrolet captiva e os 3 8 e 3 6 oferecidos no omega australiano mas novamente eu diria que e potencia e peso demais para um carro bem equilibrado e acertado como o chevette e originalmente com seus quatro cilindros alinhados por isso neste guia della lasagna vamos nos concentrar nas preparaçoes mais populares com os motores quatro cilindros da chevrolet chepala o chevette com o motor 2 5 do opala [caption id= attachment_248849 align= aligncenter width= 999 ] chepala do mestre josias silveira[/caption] esta e uma receita classica criada logo que o chevette chegou as ruas como o chevette vortec tambem nao acho essa receita muito equilibrada ja que o 2 5 do opala e cerca de 40 kg mais pesado que o motor original contudo diferentemente do vortec ele tem torque maximo acima de 4 000 rpm o que resulta em um comportamento mais progressivo e controlavel tambem e preciso contextualizar no final dos anos 1970 a chevrolet do brasil so oferecia utilitarios o opala e o chevette entao o motor 151 nao era uma opçao mas a unica opçao esse quadro se manteve ate 1984 quando a chevrolet aumentou o motor do monza hatch de 1 6 litro para 1 8 litro mesmo assim eram motores novos que dificilmente voce encontraria ilesos em um monza batido largado em um ferro velho entao por muito tempo o chepala foi a unica receita confiavel para o chevette a receita e razoavelmente simples troca se a capa seca do cambio do chevette pela do opala — essa estrutura e separada da carcaça do cambio nos dois modelos o que facilita a instalaçao os suportes de motor devem ser fabricados ou modificados e como o motor e pouca coisa mais longo que o motor original do chevette o radiador precisa ser reposicionado ainda e preciso desbastar uma aba na parte inferior direita do bloco do motor para nao atrapalhar a caixa de direçao outro detalhe o motor original do chevette tem fluxo cruzado a admissao fica no lado direito e o escape em seu lado esquerdo de onde segue por baixo do carro para seu lugar demarcado na traseira o motor 151 do opala tem fluxo lateral e tudo fica no lado direito do motor como a capa seca do opala ocupa todo o espaço na parte posterior do motor o jeito e fazer uma tubulaçao de escape que passa por baixo do cambio quanto a embreagem usa se o rolamento e o conjunto de plato e disco originais do opala porem com o cubo estriado do chevette para encaixar no eixo piloto do cambio original ainda sera preciso usar molas mais firmes na dianteira devido ao aumento de peso do motor e revisar os freios traseiros devido a redistribuiçao de peso sobre os eixos esse e o basico mas tambem recomenda se que o cambio de quatro marchas seja trocado pelo cambio de cinco marchas dos chevette mais novos — o que exigira o recuo do cambio e uma pequena adaptaçao no garfo da embreagem tambem e recomendavel o uso de um radiador sob medida com ventilador eletrico para liberar espaço no cofre familia ii ou chevectra enquanto o motor 151 do opala e uma derivaçao do motor seis em linha que a gm lançou ainda nos anos 1940 o familia ii e um motor bem mais moderno ja dotado de cabeçote de aluminio e comando de valvulas no cabeçote no brasil ele foi lançado em 1982 com a chegada do monza hatch ainda com 1 6 litro de deslocamento mais tarde vieram as versoes 1 8 2 0 2 2 e 2 4 — os tres ultimos com variaçoes de 8 e 16 valvulas incluindo o classico c20xe usado no vectra gsi e no calibra — e nao demorou para que ele se tornasse uma das opçoes para o chevette https //youtu be/x9ipxc8pcho era apenas uma questao logica o 2 5 do opala nunca produziu mais de 115 cv e pesava 170 kg o familia ii na versao 2 0 chegou ja com 110 cv e pouca coisa mais leve que o motor original do chevette o que faz dele uma opçao muito mais adequada que o 151 como disse alguns paragrafos acima o chepala era uma receita de sua epoca — uma epoca em que havia poucas opçoes de motores e de preparaçao e os entusiastas se viravam com o que havia por ai pensando bem sempre fomos assim nao a receita para o familia ii e mais simples e conversando com proprietarios que fizeram esse tipo de conversao como o leitor gabriel ferrazzo requer pouquissimas adaptaçoes se voce aproveitar o conjunto completo de um carro baixado — motor alternador bombas coletor de admissao e ecu do motor/carburaçao dependendo do tipo de alimentaçao novamente o swap aproveita a versatilidade do cambio ter a capa seca separada sendo preciso apenas a flange compativel com a furaçao do bloco do familia ii como na preparaçao do opala tambem e recomendado o uso do cambio de cinco marchas do chevette mas aqui ele nao precisa ser recuado pois o bloco e mais compacto e a capa seca do cambio nao e tao grande como a do opala alem disso algumas empresas fabricam o suporte do motor familia ii apropriado para o chevette entao voce nao tera que fabrica lo dependendo do ano do seu chevette ele ainda tera o ventilador do radiador movido por correia entao voce tera que instalar um ventilador eletrico a dica e comprar o ventilador com embreagem eletromagnetica usada nos chevette dos anos 1990 para a embreagem e o mesmo arranjo do opala porem com peças do carro doador atuador plato e disco originais do familia ii com o cubo estriado do chevette duas adaptaçoes necessarias sao o escape que tambem precisa cruzar por baixo do cambio para chegar ao lado certo na traseira — o familia ii tem admissao na esquerda e escape na direita enquanto o ohc do chevette e ao contrario — e tambem o carter que precisa ser ligeiramente remodelado para nao ficar apoiado na caixa de direçao familia 1 cheprisma a instalaçao do motor familia 1 no chevette e uma receita mais recente — vi pela primeira vez ha pouco mais de dez anos quando a gm começou a vender o motor 1 4 do celta e do prisma diretamente da fabrica como eu disse mais acima seria minha opçao para uso pessoal porem usando o motor 1 6 do corsa em vez do atual 1 4 o 1 6 e menos potente originalmente porem sua faixa util de potencia e mais baixa que a do 1 4 o motor do corsa produz 92 cv a 5 200 rpm enquanto o motor do onix produz 99 cv a 6 000 rpm considerando que o 1 6 receberia uma preparaçao leve ele chegaria facilmente alem dos 110 cv — sem contar que existe a versao 16v mas nao estou aqui para convencer ninguem da minha escolha e sim explicar o basico desta receita a principal vantagem do familia 1 e que embora seja menos potente que os familia ii ele e cerca de 20 a 30 kg mais leve — o que no fim das contas ajudaria ate a reduzir o peso do chevette visto que o familia ii e mais leve que o ohc original estamos falando de algo em torno de 100 110 kg e essa diferença de peso se deve a outra vantagem do familia 1 o tamanho de seu bloco que e mais compacto e acaba ficando mais recuado no cofre ja que o cambio fica na posiçao original novamente a adaptaçao e feita trocando a flange/capa seca do cambio pela peça compativel com a furaçao do bloco do familia 1 como nas outras preparaçoes e recomendavel usar o cambio de cinco marchas dos chevette mais novos e a embreagem usa o conjunto de plato e disco do familia 1 com o cubo estriado do chevette tambem e possivel encontrar suportes do motor prontos e kits completos de adaptaçao o que facilita o serviço aqui tambem e preciso modificar sutilmente o carter e trabalhar o escape para cruza lo por baixo do cambio visto que o familia 1 tem o fluxo invertido em relaçao ao ohc admissao na esquerda escape na direita a dica de comprar o motor completo com acessorios agregados e sistema de injeçao continua valida por aqui pois voce nao precisara fazer adaptaçoes nem fabricar suportes — e ainda ha espaço para compressor do ar condicionado e bomba de direçao hidraulica se desejado mao na graxa para encerrar uma observaçao estas receitas sao apenas uma apresentaçao geral do que e preciso para fazer estas instalaçoes no seu chevette e importante considerar que o mais novo dos chevette ja tem mais de 25 anos e como todo carro com essa idade os exemplares terao suas particularidades depois de tanto tempo de uso alguns ja terao sido modificados outros terao adaptaçoes desfeitas etc por isso nao entrei nos detalhes da instalaçao e adaptaçao — quando se trata de swap de motor existe a receita basica mas cada caso tera seus processos estamos tratando de uma montagem que nao saiu de fabrica e usa peças feitas sob medida e comum encontrar furaçoes que nao se alinham e medidas que nao batem entao nao e algo que voce deve tentar fazer como mecanico amador de primeira viagem ou sem a supervisao de alguem experiente que tenha um conhecimento minimo de mecanica e experiencia em soluçoes para adaptaçao
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