Pilotar em um autódromo é uma atividade muito mais física do que um novato de pista tende a acreditar. Se hoje não há mais carros novos com direção sem assistência, se os engates de câmbio são macios (isso quando não é uma operação por aletas atrás do volante) e os bancos abraçam o corpo muito melhor do que um banco de Fusca de courvin, o que muitos não fazem ideia é a força que é exercida no nosso corpo com a aceleração lateral no autódromo, com pista emborrachada, compensada em ângulo e asfalto perfeito.
Aquela posição de direção marromeno, ligeiramente esparramada, que (falsamente) lhe servia bem pro dia a dia vira uma faca contra o seu pescoço na primeira curva veloz que você contornar. Pior: numa situação de desequilíbrio dinâmico, como uma escapada de traseira, você não vai conseguir reagir com a mesma agilidade e controle que alguém que está com a posição de pilotagem perfeita. É por isso que a posição de pilotagem perfeita é a mesma tanto no autódromo quanto na rua: situações emergenciais que precisam de reações rápidas e precisas podem acontecer na rua da sua casa. E de quebra, ainda vai cansar muito menos em viagens, por fazer uso inteligente da musculatura e articulações. Ei, você está operando uma máquina, não está no sofá da sua casa assistindo Netflix.
No episódio de hoje do FlatOut Driving Academy, nós iremos ensinar cada passo para você regular a sua posição de pilotagem (ou direção na rua) com perfeição. E mais do que isso, iremos explicar o por quê de cada acerto e passar alguns macetes pouco conhecidos pela massa. Pegue um café quentinho e acelere conosco!
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Renault | Sandero RS
FlatOut Official Gear | A loja oficial do FlatOut: adesivos e camisetas!
Juliano Barata vestiu neste vídeo – Camiseta Gas & Rubber: Uma arte de atitude, com pegada de disco de rock, agora na versão branca! O híbrido que todo entusiasta sonha ter na garagem. Fotografia do Barata registrada no Dodges & Cia de 2016, um belíssimo Dart preparado. Clique aqui para acessar o produto.
Episódios anteriores
EP 01 – Apresentação do FlatOut Driving Academy e do projeto do nosso Sandero RS
EP 02 – Como é um dia de track day: da inscrição ao fim do dia!