suzuka 3 de maio de 1964 lotus mg datsuns e porsches estao alinhados para a largada do segundo grande premio do japao uma corrida que havia estreado no ano anterior e era disputada pelos maiores gt registrados no pais em meio a essa concorrencia uma fabricante local chamada prince decide entrar na briga com um seda familiar os carros eram preparados evidentemente originalmente equipados com um motor de quatro cilindros e 1 5 litro; a prince instalou neles um novo seis em linha de dois litros e 125 cv um numero que embora estivesse na media da epoca ficava bem atras dos 180 cv do porsche 904 gts por exemplo o 904 gts era o carro mais temido do grid sucessor dos ja reconhecidos 550 spyder e 718 rsk aquele porsche era uma maquina construida do zero para fazer uma unica coisa vencer corridas e por isso que apesar do motor de quatro cilindros e 180 cv ele era capaz de chegar aos 250 km/h o esportivo alemao inscrito por um piloto japones independente largou na pole e dominou a prova quase completa por uma unica volta ele foi ultrapassado e teve de recuperar sua posiçao e quem lhe roubou a liderança foi justamente um daqueles sedas familiares tunados foi apenas uma volta pouco antes do hairpin o seda #41 pilotado pelo jovem tetsu ikuzawa de apenas 19 anos ultrapassou o 904 gts e se manteve a frente pelo restante daquele giro o publico incredulo comemorava como se fosse uma vitoria — e a corrida estava apenas na metade das 16 voltas previstas ao final da volta seguinte o porsche ultrapassou ikuzawa mas a noticia de que um seda japones foi o unico a superar o esportivo alemao correu o pais e mais a fabricante havia inscrito seis carros que terminaram a corrida em segundo terceiro quarto quinto sexto e oitavo a frente de lotus elan mgb triumph tr4 e datsun fairlady https //youtu be/6tanl5zs_iw no dia seguinte a noticia correu o pais aquele seda familiar chamado skyline gt b podia ser tao rapido quanto um porsche em suzuka ali nascia um mito prince skyline sim prince skyline a prince foi uma das fabricantes de automoveis japonesas surgidas apos a segunda guerra fundada em 1952 ela lançou seu seda medio skyline em 1957 e logo conseguiu um grande sucesso vendendo mais de 33 000 unidades da primeira geraçao que foi produzida ate 1964 naquele mesmo ano a prince lançou a segunda geraçao do skyline e com ela decidiu fazer uma versao esportiva mais potente que a anterior para isso foi desenvolvido um motor seis em linha de dois litros conhecido como g7 alimentado por tres carburadores weber 40 dcoe 18 que ajudavam a produzir 125 cv para dar ao carro um aspecto mais europeu ele foi batizado como skyline gt b de gran turismo berlinetta [gallery type= grid size= medium ids= 306548 306549 306550 ] foram feitas apenas 100 unidades deste esportivo o principal motivo e que a base do skyline era inadequada para o motor seis em linha por ter a dianteira curta demais o carro precisou ser alongado em 20 cm a frente da parede corta fogo para que ele pudesse comportar o motor maior como resultado o skyline gt b acabou desequilibrado dinamicamente de forma que o unico modo de contornar as curvas com agilidade era soltando a traseira para que ele as contornasse em uma derrapagem controlada e foi assim que os seis gt b disputaram aquele gp do japao de 1964 o skyline gt b alem do motor seis em linha com a tripla weber recebia ainda volante nardi freios a disco dianteiros diferencial de deslizamento limitado cambio de cinco marchas tipo close ratio e suspensao recalibrada para desempenho esportivo com essas credenciais — e o status adquirido no gp do japao a prince conseguiu atrair ainda mais compradores para o skyline mesmo nas versoes mais brandas que a limitadissima gt b e seu principal rival era o nissan bluebird em 1965 a prince percebendo que nao teria chance de vencer a porsche com um seda familiar tunado decidiu ousar comprou um brabham bt8 e fez uma nova carroceria para ele o motor seria o mesmo do skyline gt b mas em uma especificaçao de corrida que foi batizada como gr 8 para completar o pacote eles mandaram um telegrama a hewland solicitando um cambio manual de cinco marchas ele foi batizado como r380 o carro ficou pronto naquele mesmo ano a tempo do gp do japao que acabou cancelado sem funçao imediata o r380 acabou usado para testes aerodinamicos de alta velocidade ate 1966 quando o gp do japao foi retomado e ele finalmente foi colocado a prova contra os porsche — desta vez um trio de 906 com o novo motor gr 8 de 200 cv e o chassi brabham o r380 conseguiu superar os estrangeiros e fez uma dobradinha na corrida agora e quando a pergunta que voce esta se fazendo e respondida e quando a nissan entra nessa historia entra agora em 1966 quando ocorre a fusao da prince com a nissan na epoca a nissan comprava projetos de outros fabricantes e em vez de comprar o skyline ela comprou a empresa inteira e foi assim que o prince skyline passou a ser nissan skyline — e o prince r380 passou a ser nissan r380 sai gt b entra gt r ainda em 1966 a prince ja planejava uma atualizaçao para o skyline um projeto que so foi executado apos a compra da marca pela nissan em 1968 veio a terceira geraçao do modelo agora rebatizado como nissan skyline juntamente da terceira geraçao veio aguardada versao esportiva que passou a usar uma variaçao do motor prince gr 8 desenvolvida pela nissan e batizada l20s o nome gt b deixou de ser usado e em seu lugar a nissan batizou o esportivo como 2000gt x no ano seguinte 1969 o x foi trocado pelo r e o motor l20s deu lugar a uma versao mais agressiva batizada s20 nascia o primeiro nissan skyline gt r [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 306556 306557 ] o 2000gt r de codigo pgc10 era um seda de visual mais agressivo mas ainda civilizado e tinha suspensao independente nas quatro rodas — mcpherson na dianteira braços semi arrastados na traseira o interior trazia bancos individuais alavanca de cambio no chao e um volante de tres raios de metal — elementos sempre associados aos esportivos da epoca o motor seis em linha s20 embora nao pareça ter relaçao com o gt b foi desenvolvido pela nissan com base no gr 8 — que por sua vez era derivado do g 7 do gt b o que no fim das contas estabelece a genealogia do skyline no gt r ele deslocava 1 996 cm³ e era regido pelo comando dublo no cabeçote a antiga carburaçao tripla da weber foi substituida por uma japonesa da mikuni ajudando a produzir 160 cv a 7 000 rpm e 17 7 kgfm a 5 600 rpm assim o skyline gt r chegava aos 195 km/h em 1970 a nissan apresentou a versao cupe do 2000gt r que chegou as ruas em 1971 e estabeleceu as proporçoes classicas do gt r entre eixos mais curto uma pequena janela traseira e para lamas com molduras pretas e rebites aparentes foi o movimento que faltava para transformar o skyline em um icone e um objeto de desejo [gallery type= grid link= file size= medium columns= 2 ids= 306561 306558 ] com o tempo ele viria ate mesmo a receber um apelido — algo que somente os carros mais carismaticos conseguem com inspiraçao no visual retilineo do carro nasceu o apelido hakosuka que uniu a palavra japonesa hako que pode ser traduzida como caixote e suka que sao as primeiras silabas de skyline na pronuncia japonesa sukairain; japoneses adoram usar nomes que nao conseguem pronunciar como seu ancestral o prince gt b o 2000gt r foi fazer carreira nas pistas para isso ele era aliviado ao maximo possivel e era equipado com o cambio close ratio e diferencial de deslizamento limitado dois opcionais do modelo de rua alem claro da suspensao esportiva mais adequada para competiçao em 1970 e 1971 o gt r seda venceu 33 corridas enquanto seu irmao cupe venceu outras 17 em 1972 foi nessa incursao do gt r nas pistas que ele conheceu seu primeiro grande rival japones o mazda rx 3 depois de superar toyota 1600gt isuzu bellet gtr e ate alguns porsche no final de 1972 o mazda rx 3 entrou em cena e começou a dividir as vitorias com o gt r a chegada de um rival a sua altura aconteceu justamente quando a nissan encerrou a produçao do gt r para lançar a quarta geraçao do modelo que viria em 1973 — e nao seria tao bem sucedida quanto estes gt r seminais mas esta e uma historia para a proxima parte desta minisserie
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