hannu mikkola morreu no ultimo dia 26 de fevereiro de 2021 tres meses antes de completar 79 anos de idade em decorrencia de um cancer seus filhos vesa e juha mikkola confirmaram a morte dos pais nas redes sociais e foram recebidos com muito apoio de fas e amigos hannu mikkola era um nome muito querido no meio dos ralis um homem carismatico acessivel e sorridente indo contra o estereotipo frio e antissocial dos finlandeses sempre aparecia nos eventos de macacao e capacete pronto para acelerar um classico em algum evento historico e tinha muito orgulho de sua bem sucedida carreira ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] nao e para menos hannu mikkola foi ao lado de timo makinen um dos flying finns finlandeses voadores originais do rali conforme mostrado pelo documentario the flying finns que mostrava a rivalidade entre os dois pilotos na ediçao de 1968 do rali dos 1000 lagos na finlandia ambos tornaram se lendas do wrc por seus proprios meritos mas apenas mikkola veio a se sagrar campeao ainda que so muito tempo depois quando ja era um veterano nascido em joensuu finlandia em 24 de maio de 1942 hannu mikkola começou a correr profissionalmente em 1963 quando ainda era praticamente um garoto seu carro era o volvo pv544 um improvavel seda dois volumes lançado no fim dos anos 1950 pode nao ser o primeiro carro que vem a mente quando se pensa em rali mas um deles ate venceu o safari rally de 1965 a volvo continuou sendo a marca favorita de hannu mikkola nos anos seguintes mas isto mudou na decada de 1970 quando o piloto passou a usar com mais frequencia ford escort em suas diversas encarnaçoes com o escort twin cam ele venceu o rali dos 1000 lagos tres vezes seguidas em 1968 1969 e 1970; e tambem foi o primeiro piloto estrangeiro a vencer o safari rally em 1972 com o rs1600 ele conquistou sua primeira vitoria no recem criado wrc novamente vencendo o rali dos 1000 lagos na epoca mikkola mostrava imenso talento classificando se com frequencia entre os primeiros colocados e vencendo ocasionalmente como em 1975 quando venceu o rali do marrocos com o peugeot 504 com ninguem menos que jean todt como navegador e o rali dos 1000 lagos com o toyota corolla mas foi so em 1977 quando juntou se ao navegador arne hertz que mikkola conseguiu vencer campeonatos primeiro foi o campeonato britanico de rali de 1978 depois em 1979 a dupla foi vice campea no wrc ficando atras de stig blomqvist e seu saab 99 turbo por apenas um ponto por mais que a experiencia com a ford fosse boa hannu mikkola nunca havia sido totalmente fiel a uma unica marca ao longo dos anos ele correu com outros volvo como o 122 e o 142 com o toyota celica e ate com fiat 124 abarth e opel kadett alem do proprio escort mas aquilo mudaria em breve a decada seguinte trouxe consigo a revoluçao na forma do audi quattro o monstro com turbo e traçao integral que elevou a barra e obrigou todas as equipes que disputavam o wrc a adotar tambem a força nas quatro rodas depois de ficar com o segundo lugar mais uma vez em 1980 desta vez atras de walter rohrl no fiat 131 abarth mikkola foi um dos pilotos contratados pela audi para estrear a novidade logo de cara ficava evidente que aquela era uma combinaçao explosiva o finlandes so nao venceu a primeira prova que disputou com o audi quattro porque sofreu um acidente mas liderou a maior parte do tempo a vitoria veio logo em seguida porem no rali da suecia segunda prova da temporada de 1981 naquele ano mikkola ainda venceu o rac rally do reino unido e foi o terceiro colocado no rali dos 1000 lagos o que lhe garantiu a terceira posiçao no campeonato no ano seguinte seu desempenho ajudou a audi a chegar ao segundo lugar no campeonato de construtores hannu mikkola venceu o rali dos 1000 lagos mais uma vez conseguiu mais uma vitoria no rac rally porem ainda nao estava no lugar mais alto do podio o vencedor foi walter rohrl da opel seguido de michele mouton colega de equipe de hannu mikkola na segunda posiçao o proprio mikkola ficou em terceiro mais uma vez apenas em 1983 as coisas mudariam walter rohl mudou se para a lancia onde ficou encarregado de domar o selvagem lancia 037 era um carro absurdo mas ainda tinha traçao traseira e nao era exatamente confiavel vencia quando tudo ia bem mas nem sempre tudo ia bem e o italiano acabou deixando rohrl na mao mais vezes do que ele gostaria por sua vez mikkola havia tido bastante tempo para dominar o audi quattro e deixou isto bem claro quatro vitorias argentina portugal suecia e finlandia garantiram a ele o titulo dos pilotos aquela altura ele ja tinha 41 anos de idade com isto tornou se o piloto mais velho a conquistar um titulo no wrc e ainda nao foi superado no ano seguinte mikkola ainda conseguiu o vice campeonato com uma vitoria em portugal e podios em todas as outras etapas de que participou com exceçao do rali dos 1000 lagos em casa no qual um acidente o forçou a abandonar a prova seus anos na audi fizeram de hannu mikkola uma verdadeira lenda e renderam alguns dos mais iconicos registros fotograficos do quattro como a foto abaixo utilizada pela audi na decada de 1980 para a publicidade do sistema de traçao integral nos carros de rua nao se sabe exatamente onde ela foi tirada nem quando mikkola chegou a dizer que pode ter sido no rali da finlandia de 1983 mas ele mesmo nao tinha certeza o que se sabe e que a foto se tornou famosa ficou gravada para sempre no subconsciente coletivo e ajudou a fomentar a imagem de alta performance dos audi de traçao integral mesmo os que nao tinham inclinaçao esportiva curiosamente porem hannu mikkola nao curtia muito o quattro ele dizia que o carro se comportava como um traçao dianteira em determinados momentos como se o carro estivesse querendo leva lo para esta ou aquela direçao e nao o oposto ele gostava muito mais do ford que conduziu nos anos 1970 acho que o escort foi o melhor ele combinava mais com meu estilo de pilotar e era tao divertido disse mikkola em entrevista a john davenport navegador que dividiu com ele o cockpit do escort rs1600 em sua primeira vitoria la em 1974 o audi quattro sempre saia um pouco de frente quando faltava aderencia e o carro parecia mesmo ter traçao dianteira em certos momentos nunca me senti a vontade com ele especialmente na neve com o fim do grupo b em 1986 e a saida da audi do wrc hannu mikkola decidiu diminuir o ritmo e competir por prazer correu com o mazda 323 por alguns anos e em 1993 juntou se a subaru para dividir um pouco de sua experiencia com o jovem e promissor colin mcrae https //www youtube com/watch v=tgjsys1nlv8 a verdade e que hannu mikkola nunca se aposentou de verdade ate seus ultimos anos ele participou de eventos muitas vezes ao lado do filho vesa pilotando carros de rali classicos do jeito que eles merecem ser pilotados veja o homem aqui em 2017 ao volante de um escort rs1800 de 1980 arrepiando com vesa mikkola de navegador vendo de fora voce diria que ao volante estava um senhor de 74 anos https //www youtube com/watch v=acjqse1j3rq leia mais https //flatout com br/a veneravel carreira de walter rohrl o meister dos ralis parte 1 lendas do wrc/ https //flatout com br/a veneravel carreira de walter rohrl o meister dos ralis parte 2 lendas do wrc/ https //flatout com br/markku alen o primeiro finlandes a se tornar campeao mundial de rali lendas do wrc/
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