ha alguns dias começamos a contar aqui no flatout a historia da husqvarna fabricante sueca de motocicletas que começou as atividades ha muito muito tempo no fim do seculo 17 fabricando armas de fogo recapitulando foi assim por cerca de 200 anos ate que por volta de 1890 a husqvarna começou a fabricar bicicletas depois das bicicletas vieram as motos em 1903 para ser mais exato no inicio elas eram pouco mais que bicicletas motorizadas mas tal qual foi com a evoluçao dos carros nao demorou para que as motocicletas ficassem mais sofisticadas potentes e velozes [gt40 content search= anos 70 widget= 1 ] a partir dali as coisas começaram a deslanchar ja na decada de 1920 as husky começaram a disputar corridas de grand prix incluindo provas extremamente desafiadoras como o tourist trophy de isle of man como a suecia permaneceu neutra durante as duas guerras mundiais a husqvarna nao precisou interromper suas atividades para fabricar equipamentos belicos como ocorreu com as fabricantes norte americanas britanicas e alemas por exemplo e com isto suas motocicletas continuaram sendo aperfeiçoadas durante os anos de conflito ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] desta forma se nos anos 30 a husqvarna fabricava motos grandes pesadas e torcudas com motores v twin de mais de 500 cm³ nao muito diferente do que era feito nos eua e em boa parte da europa ate entao no final da decada de 1940 a fabricante partiu em busca de uma nova identidade e foi assim que poucos anos apos a segunda guerra mundia a husqvarna passou a fazer motos menores e mais leves com motores monocilindricos dois tempos elas eram mais ageis e tinham manutençao mais simples e no inicio da decada de 1950 passaram a dominar uma forma recem criada de motociclismo o motocross as provas realizadas em circuitos off road fechados eram o forte das husky que foram simplesmente imbativeis nos anos 50 e 60 as motos da bmw e da zundapp por exemplo nao eram pareo para as husqvarna mesmo que estas tivessem motores menores e menos potentes era uma questao de durabilidade e manejo nao de força bruta e foi isto o que levou um homem chamado edison dye a se tornar importador oficial da husqvarna nos eua naquela epoca steve mcqueen era sem duvida uma das maiores celebridades dos estados unidos seus filmes de açao eram na verdade ainda sao os favoritos dos entusiastas automotivos o que nao e dificil de compreender bullitt de 1968 e as 24 horas de le mans le mans de 1971 sao dois classicos praticamente obrigatorios no acervo de fas de carros que tambem curtem cinema no entanto como contamos neste post o filme que consagrou mcqueen em hollywood foi fugindo do inferno the great escape lançado em 1963 no qual o ator contracenava nao com um carro mas com uma moto uma triumph mcqueen tambem era apreciador das duas rodas e sua primeira moto foi justamente uma triumph certamente havia sido influencia de bud ekins que foi o mentor de steve mcqueen no motociclismo e o ensinou suas primeiras tecnicas de pilotages e o serviço foi tao bem feito que mcqueen conseguiu pagar por aulas de atuaçao usando os premios das competiçoes [youtube id= _ccvu992cye width= 620 height= 350 ] os dois eram amigos muito proximos e trabalharam juntos por anos a fio ekins foi o duble de mcqueen em bullitt por exemplo e foi graças a ele que steve mcqueen tornou se assiduo frequentador de competiçoes de motocross incluindo como dissemos neste post o international six day trial principal evento de motociclismo off road da fim federaçao internacional de motociclismo mcqueen era um bom piloto e nas competiçoes conseguia ser so mais um dos caras e nao era tratado como uma celebridade das telonas talvez ele ate gostasse mais ainda de correr por conta disto foi em meados dos anos 60 que edison dye trouxe algumas motos da husqvarna direto da suecia para competir em provas nos eua ele contratou o piloto malcolm smith para ajuda lo na empreitada e o resultado foi um sucesso estrondoso das motos suecas nos eua em 1969 a husqvarna lançou a 400 cross que era essencialmente uma evoluçao da 360 cross de tres anos antes a unica diferença realmente notavel era o motor que tinha 400 cm³ em vez de 360 cm³ e entregava 40 cv que parecem pouco em comparaçao aos mais de 50 cv das motos de mais de 500 cm³ da epoca mas a 400 cross pesava apenas 105 kg alem de leve a moto tinha uma estrutura bastante rigida amortecedores de curso relativamente longo e com isto se dava bem em terrenos irregulares a mecanica simples tambem contribuia para a sua usabilidade em competiçoes fora de estrada steve mcqueen comprou uma 400 cross entre 1969 e 1970 no break entre bullitt e as 24 horas de le mans aproveitando para participar de competiçoes pelos eua no caminho nao foi preciso mais do que isto umas poucas apariçoes em publico montado na husky para que o trabalho de edison dye fosse recompensado repentinamente a husqvarna tornou se a moto mais quente do momento para ajudar malcolm smith estava fazendo sua parte nas competiçoes pela equipe de fabrica vencendo no domingo e vendendo na segunda feira entra em cena entao bruce brown em meados da decada de 1960 brown foi um dos pioneiros do surf film genero do cinema que ficou bastante popular naquela epoca que consistia em documentarios filmados de forma artistica retratando o universo do surfe em especial na california [youtube id= 4tshf020 1k width= 620 height= 350 ] seu filme mais famoso e the endless summer de 1966 o documentario mostra os surfistas californianos mike hynson e robert august que dao a volta ao mundo de norte a sul enquanto acompanham o verao tornando a estaçao mais quente do ano infinita ao menos de seu ponto de vista e dando origem ao titulo do filme the endless summer ganhou diversos premios na epoca e e considerado o mais influente surf film ja feito pois em 1970 brown decidiu aplicar suas tecnicas utilizadas nos surf films para filmar algo diferente um documentario sobre motociclismo a ideia de brown era abordar as diferentes caracteristicas que sao necessarias para praticar diferentes modalidades do motociclismo e as diferentes personalidades associadas a cada tipo de motociclista [youtube id= cn7tutncbze width= 620 height= 350 ] no que tocava ao motocross steve mcqueen seria o nome perfeito para ter em um filme como este brown decidiu arriscar e marcou uma reuniao com mcqueen para propor a ele o papel principal e tambem conseguir apoio financeiro ele explicou o conceito do filme a mcqueen e o ganhou logo de cara quando o ator perguntou a ele o que queria que fizesse no filme brown respondeu quero que voce banque o filme mcqueen riu e disse que nao pois nao financiava filmes apenas atuava neles no que brown revidou em tom de brincadeira entao voce nao vai aparecer no filme no dia seguinte brown recebeu um telefonema de steve mcqueen aceitando ser um dos patrocinadores do filme ele tambem foi produtor e recebeu um credito especial nos minutos finais a cena mais famosa do filme e justamente a ultima que e retratada no poster de on any sunday e traz mcqueen malcolm smith e outros motociclistas com suas motos nas dunas da base da marinha de camp pendleton na costa oeste dos eua [youtube id= 9xekqohh1ho width= 620 height= 350 ] on any sunday era o que faltava para sacramentar a popularidade do motocross nos estados unidos e automaticamente da husqvarna foi uma verdadeira sensaçao as salas de cinema lotaram e havia casos de moleques escondidos no banheiro para conseguir assistir o filme de graça na sessao seguinte duas ou tres vezes as motos da husqvarna eram reconheciveis pelo ronco do motor dois tempos e pela cor do tanque vermelho porem com a parte que toca os joelhos do piloto em metal escovado uma forma de evitar danos a pintura por causa do atrito [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] steve mcqueen colocou a husqvarna nas capas de revistas e na lista de desejos de todo jovem descolado e o filme contribuiu ate mesmo para a mudar a imagem dos motociclistas junto ao publico todos eles eram vistos como os bad guys da sociedade como se todos eles formassem em gangues para cometer delitos e fazer arruaça malcolm smith tambem foi beneficiado com sua participaçao e ja disse em mais de uma ocasiao que a projeçao mundial que conseguiu foi crucial para seu sucesso no meio do motocross apos a aposentadoria como piloto nos anos seguintes steve mcqueen nao permaneceu cliente exclusivo da husqvarna ha fotos dele mais velho andando de indian e ele tambem teve motos da bsa e da nimbus alem da propria triumph mas a husky jamais deixou se apagar a associaçao com o king of cool embora em algo que nos parece equivocado nao utilize mais a cor vermelha como era na epoca de mcqueen a husqvarna foi consolidada nos eua enfim mesmo apos a aquisiçao pela mv agusta em 1987 que ocasionou uma transferencia de produçao da suecia para a italia a fabricante permaneceu competitiva e conquistou mais de 22 titulos mundiais de motocross entre 1959 e 2017 a fabricante permaneceu sob o guarda chuva da mv agusta ate 2007 quando foi adquirida pela bmw em 2013 trocou de maos novamente e foi comprada pela ktm a quem pertence ate hoje apesar das trocas de proprietarios a husqvarna de manteve fiel as origens e ate hoje fabrica motos de competiçao com motores dois tempos de 125 a 300 cm³ equipados com injeçao eletronica e cuidadosamente calibrados para respeitar os limites de emissoes as husqvarna de rua atuais sao motos street de visual bastante caracteristico com proporçoes musculosas elementos estruturais a mostra e motores monocilindricos de 400 e 700 cm³ e estao entre as mais bonitas motos urbanas feitas atualmente com visual retro e minimalista mas tanto a husqvarna vitpilen 401 quanto a vitpilen 701 sao apenas uma pequena parte da gama de modelos atuais da husky sendo que a maioria e de motocicletas de competiçao
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