todos os dias temos provas e mais provas de que as coisas estao bem diferentes em relaçao a dez ou 15 anos atras quer dizer e obvio que tudo muda quando se da tempo suficiente para que a mudança ocorra mas no momento nos referimos a uma reviravolta curiosissima que esta prestes a acontecer o retorno da hummer nao como uma marca mas como uma picape eletrica da gmc na verdade e uma situaçao curiosa claro mas tambem e a unica forma pela qual a hummer que ao longo dos anos 1990 e 2000 foi sinonimo de excesso em tamanho peso e consumo de combustivel principalmente nos estados unidos poderia voltar ao mercado e inusitado mas tambem faz todo sentido agora que os eletricos fazem parte da industria automobilistica de forma irreversivel no teaser divulgado ontem a general motors falou de potencia 1 000 hp torque 159 kgfm e dados de aceleraçao pouco mais de tres segundos em um hummer nao houve mençao de tempos de recarga autonomia ou outros dados mais entediantes porem importantissimos o que importa para a gm no momento e mostrar que o hummer voltou pronto para o seculo 21 e considerando o pouco que se ve apenas a dianteira com a caracteristica grade segmentada dos hummer antigos e que a nova picape tera a mesma presença que os modelos da hummer sempre tiveram e esta e uma boa hora para afinal revisitar a historia da hummer e assim compreender seu apelo origem militar o hummer que deixou de existir como um reconhecidamente desnecessario exagero sobre rodas começou sua vida servindo a patria norte americana sua origem esta no high mobility multipurpose wheeled vehicle veiculo terrestre multiuso de alta mobilidade em traduçao livre cujo acronimo hmmwv deu origem ao nome humvee o humvee começou a ser fabricado pela am general empresa americana cuja origem remonta a amc mais precisamente a seu periodo como dona da jeep a am general surgiu em 1971 da divisao de equipamentos militares da propria jeep e sim e um pouco confuso porque o humvee foi concebido essencialmente como o substituto do jeep cj como veiculo de reconhecimento e suporte usado pelo exercito norte americano a intençao do corpo militar dos eua nunca foi usar o humvee como veiculo de combate no front mas de fato ele era maior e mais resistente o que reduziu nao apenas o numero de soldados mortos ou feridos mas tambem a perda de veiculos em açao por isso a porçao multipurpose de seu nome ele acabou se mostrando mais versatil apesar de mais pesado e consequentemente menos agil https //www youtube com/watch v=kwzd rid7m4 nao e por acidente entao que o hmmwv continua sendo produzido pela am general ate hoje ao contrario do que houve com o hummer de rua ainda nao inventaram nada que possa substitui lo rapidamente e com a mesma eficacia alem disso consumo de combustivel e emissao de gases ficam em segundo plano no campo de batalha a questao e que a seguinte voce ate pode ser o tipo de cara que prefere carros compactos e eficientes esportivos leves e potentes ou praticas e charmosas peruas nao da para negar que o humvee tinha um visual muito bacana e nao demorou tanto assim para que a am general percebesse o potencial mercadologico de seu utilitario militar a versao de rua original foi o bom desempenho do humvee na guerra do golfo que estourou apos a invasao do kuwait pelo iraque que deu o empurrao que faltava para que a am general transformasse o humvee em hummer ideia que ja estava cozinhando desde meados dos anos 1980 ate mesmo arnold schwarzenegger teve um dedo na historia enquanto filmava um tira no jardim de infancia kindergargen cop 1990 ele viu um comboio de humvees e pouco depois iniciou uma campanha publica para que a am general lançasse uma versao civil nao foi tao dificil assim adaptar o projeto chassi e mecanica eram praticamente os mesmos e em essencia so seria preciso remover os equipamentos militares e acrescentar itens de conforto e conveniencia como isolamento acustico ar condicionado sistema de som e assentos mais confortaveis alem e claro de pintura brilhante e em cores mais variadas alem de areia e verde militar a primeira variaçao a chegar ao mercado foi o hummer h1 que inicialmente era vendido apenas como hummer ele era realmente um humvee modificado diversos componentes eram compartilhados com a versao militar incluindo freios eixos do tipo portal chassi e varios paineis da carroceria capo tampa do porta malas e para lamas desta forma ate a linha de montagem era a mesma mas os hummer eram levados para outro setor para serem pintados e finalizados ele era oferecido como picape de cabine dupla com teto fixo ou removivel e suv sempre com quatro portas e ainda havia versoes comerciais de cabine simples [gallery type= grid link= file size= medium ids= 249738 249740 249741 ] como o humvee o hummer era enorme tinha 4 686 mm de comprimento 2 197 mm de largura 3 302 mm de entreixos e pesava 3 428 kg e ele tinha real capacidade off road vao livre do solo de 41 cm capacidade de atravessar alagamentos de 76 cm angulo de ataque de 72° e angulo de saida de 37 5° e um sistema que permitia variar a pressao dos pneus aumentando para o asfalto e diminuindo para terrenos acidentados https //www youtube com/watch v=kljzkwzfaca mecanicamente as opçoes ficavam entre motores v8 detroit diesel 6 2 e 6 5 litros sempre acoplados a um cambio automatico e a um sistema de traçao 4x4 com reduzida a potencia ficava entre 130 cv e 215 cv com torque variando entre 39 3 kgfm e 47 kgfm o cambio podia ter tres ou quatro marchas dependendo da aplicaçao os irmaos menores em 1992 o hummer h1 teve 316 unidades fabricadas mas as vendas aumentaram bastante com o passar dos anos em 1993 foram feitos 612 exemplares em 1994 foram fabricadas 718 unidades e em 1995 o numero passou a 1 412 percebendo este sucesso e aproveitando que ja fornecia os componentes mecanicos para a am general a gm decidiu comprar a marca hummer em 1998 em 1999 ja como parte da gm o hummer recebeu o nome h1 e simples de entender a gm ja estava planejando a expansao da linha que começou em 2002 com o lançamento do hummer h2 como nao daria certo o visual robusto do h1 foi ligeiramente amaciado e aplicado sobre uma plataforma ja bem estabelecida o chassi da chevrolet silverado/gmc sierra gmt820 para simplificar as coisas o motor era sempre um v8 a gasolina primeiro de seis litros e 329 cv entre 2002 e 2007 e depois de 6 2 litros e 398 cv 2008 e 2009 o motor era sempre acoplado a um cambio automatico de quatro marchas ate 2007 e de seis marchas a partir de 2008 o hummer h2 era uma opçao para quem nao queria um suv tao largo e buscava algo mais luxuoso suas medidas 2 065 mm de largura 5 169 mm de comprimento 3 119 mm de entre eixos e 2 900 kg na balança o interior vinha com ar condicionado de tres zonas bancos aquecidos revestidos de couro sendo que os bancos da frente tinham oito ajustes diferentes som bose com disqueteira para seis discos e reprodutor de dvd controles do radio nos bancos traseiros e ate mesmo um controle remoto universal para portoes de garagem somados a suspensao independente com barra de torçao na dianteira e eixo five link na traseira algo que nao era compartilhado com os outros modelos feitos sobre a mesma plataforma o hummer h2 dava o que o publico queria um veiculo para usar na cidade porem com o estilo e o porte de um utilitario militar como resultado o hummer h2 foi um grande sucesso vendendo 18 861 unidades so no primeiro ano no total a gm vendeu 153 026 exemplars do h2 entre 2002 e 2009 sendo que o recorde de vendas veio em 2003 quando mais de 34 000 exemplares foram emplacados uma coisa leva a outra e em 2005 a gm trouxe a vida o terceiro membro da familia o hummer h3 que compartilhava sua plataforma com a chevrolet colorado picape de porte equivalente ao da nossa s10 o menor de todos os hummer parecia mesmo uma versao encolhida do h2 mas ainda tinha seus 4 778 mm de comprimento ou 5 403 mm no caso da picape 1 872 mm de largura e 2 200 kg ele nao era pequeno nem de longe os motores eram sempre a gasolina de cinco cilindros em linha 3 5 de 223 cv em 2005 e 2006 e 3 7 de 245 cv a partir de 2007 ; ou v8 de 5 3 litros e 304 cv o h3 era o unico hummer que oferecia a opçao por um cambio manual de cinco marchas mas a maioria dos exemplares era vendida com a caixa automatica de quatro marchas da gm [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 249751 249754 ] o h3 foi o mais vendido de todos os hummer estreando com mais de 33 000 exemplares comercializados em 2006 este numero passou dos 54 000 e em 2007 43 000 unidades foram vendidas e entao em 2008 o cenario começou a mudar [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 249744 249745 ] o hummer h1 original deixou de ser fabricado em 2006 ano em que a ediçao especial alpha com um v8 turbodiesel duramax de 6 6 litros e 304 cv foi lançada a general motors achou melhor investir no h2 e no h3 que estavam mais alinhados com a vontade do publico mas a crise economica que começou em 2008 e se consolidou no ano seguinte teve resultados catastroficos no desempenho da marca hummer em 2008 foram vendidos pouco mais de 6 000 exemplares do h2 e 20 000 exemplares do h3 uma queda de cerca de 50% nos dois modelos de repente de repente mesmo a marca hummer deixou de ser lucrativa para se tornar um engodo criticas a futilidade dos suvs gigantes se espalhavam e as vendas despencaram em 2009 pouco mais de 1 500 exemplares do h2 e 5 400 exemplares do h3 sairam das concessionarias o golpe veio em junho de 2009 quando a gm anunciou que venderia a marca hummer para um grupo chines de investidores a negociaçao arrastou se por meses ate que em fevereiro de 2010 as partes anunciaram que nao haveria mais acordo e a hummer foi enterrada e facil lembrar da hummer pelas criticas suvs beberroes dificeis de estacionar ou mesmo de conduzir no transito pesado das grandes cidades mas e fato que o hummer foi um fenomeno apropriado a cultura americana do carro por metro e e quase surreal saber que foi justamente a ascensao dos eletricos que possibilitou sua volta
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