neste fim de semana a formula 1 desembarca em mogyorod para o grande premio da hungria que chega a sua 35ª ediçao em 2019 a prova acontece desde 1986 em hungaroring porem aquela ediçao nao foi a primeira cinquenta anos antes os hungaros organizaram um grande premio em um circuito de rua de 5 000 metros traçado no famoso parque nepliget em budapeste a corrida reuniu todas as lendas daquele periodo pre guerra e foi vencida por tazio nuvolari em seu alfa romeo 8c da scuderia ferrari mas nos anos seguintes os conflitos politicos e a segunda guerra impediram a realizaçao de uma nova ediçao depois o pais ficou isolado pela cortina de ferro e so voltou a receber uma corrida quando bernie ecclestone convenceu o governo local a construir um autodromo para receber a f1 https //www youtube com/watch v=emi3p4x8cxm no inicio dos anos 1980 o governo hungaro decidiu promover o turismo no pais e viu no automobilismo uma oportunidade de se destacar inicialmente a proposta era retornar ao parque nepliget e fazer um circuito nos moldes de monaco a ideia acabou rejeitada em favor de um projeto mais moderno e permanente batizado hungaroring o local escolhido foi a cidade de mogyorod a cerca de 18 km da capital budapeste e as margens da principal rodovia da hungria alem disso o relevo do terreno favoreceria a visibilidade da pista pelo publico e pelas cameras de tv [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 235784 235785 235786 235787 235788 235789 235790 235791 235792 235793 235794 235795 ] com tudo acertado a construçao do circuito começou em 1º de outubro de 1985 e foi concluida em março de 1986 naquele mesmo mes foi realizada a corrida de inauguraçao apenas com participantes locais e em agosto a formula 1 realizou seu primeiro gp na hungria [caption id= attachment_235799 align= aligncenter width= 999 ] podio de 1987[/caption] quase 200 000 espectadores foram ao novo circuito e viram a vitoria de nelson piquet entao bicampeao do mundo os brasileiros alias escreveram boa parte da historia do gp da hungria piquet voltou a vencer em 1987 senna venceu em 1988 1991 e 1992 e rubens barrichello venceu em 2002 ate 2011 quando barrichello correu pela ultima vez no circuito o brasil era o pais com o maior numero de vencedores do gp ao lado do reino unido https //www youtube com/watch v=6azpyilkkra alem disso foi o circuito em que nelson piquet fez sua lendaria ultrapassagem sobre ayrton senna onde felipe massa sofreu o acidente mais grave de sua carreira quando uma mola do brawn de rubens barrichello atingiu sua cabeça e onde barrichello ultrapassou schumacher enquanto era espremido pelo alemao contra o pit wall o traçado como foi construido para a f1 moderna hungaroring passou por pouquissimas modificaçoes em seus 33 anos o traçado original foi projetado por computador e a construçao fico a cargo da aszfaltutepitő vallalat a empresa estatal responsavel pela construçao de ruas e estradas da hungria durante a construçao o layout teve que ser sutilmente alterado devido a instabilidade do solo em parte do terreno o que resultou na sequencia de dobras entre as curvas 12 e 13 e a propria curva 13 da primeira versao do traçado usada entre 1986 e 2001 com isso o circuito foi inaugurado com 14 curvas e 4 014 metros de extensao era um traçado compacto estreito e com dois setores de alta — e pista quase sempre empoeirada devido ao relevo ao clima e a sub utilizaçao do autodromo https //www youtube com/watch v=40fynjsyhby na primeira ediçao do gp da hungria em hungaroring a pole position ficou com ayrton senna que cravou 1 29 450 com o lotus 98t enquanto a volta mais rapida foi de nelson piquet com 1 31 001 na volta 73 com seu williams fw11 em 1987 a pole foi ainda mais rapida nigel mansell fez 1 28 047 a volta mais rapida mais uma vez foi de nelson piquet com 1 31 149 no 65º giro — ambos com o fw11b em 1988 a pole foi de senna com 1 27 635 agora com o mclaren mp4/4 enquanto a volta mais rapida foi de alain prost com 1 30 639 no ano seguinte a curva 3 foi modificada passando de um esse para uma dobra rapida a direita que encurtou o traçado para 3 968 metros e reduziu significativamente os tempos de volta no gp de 1989 a pole ficou com riccardo patrese com 1 19 726 enquanto a volta mais rapida foi de nigel mansell com 1 22 637 https //www youtube com/watch v=efmbg94zb1s o traçado voltou a mudar em 2003 quando a sequencia de variaçoes entre as curvas 12 e 13 foram eliminadas e o traçado passou a usar o terreno estabilizado no final dos anos 1980 atras dos boxes a unica alteraçao realizada nesse periodo entre 1989 e 2002 foi a retificaçao da pit lane em 1996 no ultimo gp com o traçado modificado rubens barrichello cravou a pole position com 1 13 333 e michael schumacher fez a volta mais rapida com 1 16 207 o novo layout aproveitou o terreno estabilizado para alongar a reta entre as curvas 11 e 12 modificou a geometria desta ultima que passou a ser uma curva de baixa ligada a curva 13 por uma variaçao leve a esquerda alem disso a reta principal tambem foi alongada e a curva 1 passou a ser um hairpin com uma curva longa a direita 1a na ligaçao com a curva 2 com as mudanças o comprimento da volta passou de 3 968 metros para 4 381 metros — um aumento de 413 metros que tambem aumentou o tempo de volta https //www youtube com/watch v=qgdmyqz3kdo este traçado foi inaugurado em 2003 e e usado ate hoje na primeira prova fernando alonso fez a pole com 1 21 688 e juan pablo montoya fez a volta mais rapida com 1 22 095 no 27º giro o recorde atualmente e de michael schumacher que fez 1 19 071 no gp de 2004 na ultima ediçao em 2018 a volta mais rapida foi de daniel ricciardo com 1 20 012 perdeu os capitulos anteriores 1 circuito da catalunha 2 zandvoort 3 circuito de monaco 4 circuit gilles villeneuve 5 circuit de la sarthe 6 — circuit paul ricard 7 — red bull ring 8 — silverstone 9 — hockenheimring 10 — hungaroring 11 — spa francorchamps 12 — monza 13 — fuji speedway 14 — suzuka 15 — autodromo hermanos rodriguez 16 — interlagos
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