a nobreza e uma qualidade dificilmente alcançada na industria automotiva e possivel herda la mas a historia da industria nao e tao longa assim de forma que nos permita esquecer como tal distinçao foi conquistada originalmente no caso da mercedes benz cujo direito a um lugar no mais alto escalao dos fabricantes de automoveis deve ser indiscutivel o testemunho do passado se apoia em evidencias do presente pois continuam a travar a dupla campanha que lutaram desde o inicio por um lado estar na vanguarda do progresso cientifico e tecnologico por outro lado para lutar na retaguarda contra as tentaçoes sociais e comerciais que introduziram a malicia e o compromisso que frequentemente corrompem os padroes de outros fabricantes por cem anos eles perseguiram esses ideais ninguem poderia ter feito isso por mais tempo os proprietarios da mercedes benz sao a empresa daimler benz ag um amalgama das duas empresas que criaram o automovel e a industria que acabou crescendo em torno dele ljk setright 1986 [caption id= attachment_285756 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro sl de 1955 supercarro[/caption] o mercedes benz sl tem hoje uma solida tradiçao de quase 50 anos e um pesado luxuoso e complexo carro de luxo conversivel de dois lugares o que faz sua origem ser ate estranha e incompreensivel originalmente e um carro de corridas de primeira linha adaptado para o uso nas ruas sim voce ouviu corretamente o primeiro sl era um carro esporte mais que isso um supercarro era a versao de rua do carro que venceu le mans em 1952 a sigla sl significava esporte leve em alemao; faz alguns anos que nao e nem um nem outro de uma olhadinha no toyota ts050 que venceu as tres ultimas ediçoes da prova francesa e veja como e diferente em conceito um sl moderno em relaçao ao original e mais o sl esporte nao e uma tradiçao e um mito todo mundo ate hoje pede para a volta do sl para sua tradiçao de carro esporte mas na verdade fora o evento passageiro de seu nascimento uma explosao momentanea de poeira gloria e barulho nas pistas ser um carro esporte nunca foi o negocio dos sl de rua o primeiro o cupe fugitivo das pistas conhecido pela alcunha de asa de gaivota durou apenas tres anos e 1 400 carros em produçao o roadster que veio depois ja era amansado em varios detalhes mais luxuoso e chique mas tambem durou apenas 1 858 carros e morreu em 1963 [caption id= attachment_285757 align= aligncenter width= 999 ] o roadster de 1957 em diante [/caption] nao o futuro do sl aparecia ja em paralelo ao amado supercarro injetado ao mesmo tempo em que vendia o furioso 300sl existia tambem o 190sl um roadster de luxo muito parecido a um 300sl mais barato tao chique quanto ele mas com desempenho de karmann ghia obviamente vendeu dez vezes mais que o sl de verdade ambos os sl sao substituidos em 1963 pelo w113 pagoda 230sl depois evoluindo para 250 e 280sl um carro mais esportivo e veloz que o antigo 190sl mas ainda assim e apesar de seu tamanho contido era mais luxo que esporte terno e gravata nao bermuda e tenis era um seis em linha injetado como o 300sl mas tinha espirito e tamanho de 190sl [caption id= attachment_285755 align= aligncenter width= 999 ] 190sl 1955 1963 a sl fake [/caption] este carro e substituido em 1971 pelo maior sucesso de vendas entre todos os sl o r107 aqui conhecido como o sl casal 20 em alusao a uma serie de tv de mesmo nome onde o casal protagonista usava um deles o r107 deixava de lado toda e qualquer pretensao esportiva era um roadster de luxo grande pesado solido potente veloz sim mas nao de uma forma excitante nao nunca um mercedes benz era entao um carro serio para pessoas serias podia dar bucha em um monte de gente mais esportiva em retas ou curvas mas nunca divertir ou cansar fisicamente o seu patrao fazendo isso um carro para gente que queria o melhor inclusive em desempenho e segurança mas nao era necessariamente um entusiasta da direçao [caption id= attachment_285743 align= aligncenter width= 999 ] a pagoda w113 1963 1971[/caption] o r107 e a definiçao do que e um sl e o mais vendido o que ficou mais tempo a venda ate 1989 quase 20 anos chique caro o melhor roadster que o dinheiro podia comprar os que reclamaram que era meio sem gosto meio como um picole de chuchu foram sumariamente ignorados no vacuo do seu grande sucesso de vendas o r107 era mais vendido nas versoes de topo com uma serie de novos v8 da marca acoplados a cambio automatico naquele tempo esta proposta clara diferente e independente da mercedes benz fazia muito sucesso era um carro nao para o entusiasta mas sim para quem queria o melhor tecnologia de ponta durabilidade confiabilidade e solidez total desempenho impecavel e forte mas entregado com suavidade e conforto segurança total em curvas limites altos freios fortes mas sem muita diversao sim era possivel andar muito rapido com eles; mas poucos realmente o faziam sem precisar chegar a algum lugar rapido [caption id= attachment_285773 align= aligncenter width= 999 ] o r107 de 1971 uma nova tradiçao começa [/caption] esta descriçao acima pode ser usada para todo sl que veio depois dele apenas os padroes de segurança e desempenho sao atualizados a cada geraçao na verdade a maior tradiçao do sl e esta e nao a de esportividade tradiçao afinal de contas e comunicaçao de fatos lendas ritos usos costumes etc de geraçao para geraçao segundo o nosso amigo aurelio e nao foi esportividade que foi passada de geraçao para geraçao nos sl um novo sl para os anos 1990 mas por mais que o r107 fosse um sucesso da segunda metade dos anos 1980 em diante ja era um anacronismo tecnologico sua suspensao traseira por exemplo apesar de independente ainda era por braços arrastados coisa que a mercedes estava abandonado desde o 190e de 1983 todo mercedes novo tinha um sofisticado multi link atras as exigencias de mercado tambem evoluiam o r107 tinha motores grandes mas pouco potentes para atender legislaçoes de emissao com motores criados antes delas existirem as novas tecnologias de abs e controle de traçao bem como melhora da segurança passiva so eram possiveis com extenso redesenho era hora de um novo carro um novo carro na mercedes de 1986 era algo muito serio a empresa completava 100 anos talvez no apice de seu orgulho interno um novo mercedes deveria ser mais uma tentativa de superar todos os outros em engenharia de forma clara e limpida custo nao me faça rir complexidade e exageros tecnologicos eram um meio de vida ninguem dentro da companhia seria repreendido por ultrapassar o objetivo de custo de uma peça ou subconjunto mas se a performance nao fosse superior ao carro anterior e tudo a venda la fora o pau ia comer goste ou nao de um mercedes da epoca e o autor tem que confessar que nao fazem seu estilo tem que se admirar algo claro era uma empresa com imensa integridade em seus principios de engenharia era algo unico e inimitavel nada era igual a um mercedes benz ainda bem diriam alguns mas ainda assim nao e possivel deixar de admirar sua independencia de pensamento os clientes do r107 nao pediam para mudar nada nele; estavam felizes entao os objetivos de engenharia do novo carro apenas visavam levar o desempenho do carro mais adiante resolvendo apenas seu atraso tecnologico e mais nada guntram huber o engenheiro responsavel pelo novo carro denominado internamente r129 listou as melhorias esperadas aerodinamica conforto de rodagem segurança passiva e ativa e compatibilidade ambiental traduzindo nova carroceria mais moderna e aerodinamica motores mais modernos mais potentes e menos poluentes pneus e rodas mais modernos suspensao multi link atras projetado tambem para sofrer acidentes como seria a norma dali em diante a base seria a do novo w124 o classe e lançado em 1984 o w124 era avançadissimo mesmo assim o r129 seria muito diferente mantendo apenas a base dele ganhava do classe e a suspensao multi link traseira uma estrutura basica deformavel pronta para os impactos de 54km/h em barreira offsetada entao em voga e as novas central de abs multitarefa da bosch que podia operar sistema de controle de traçao ou estabilidade o desenho externo estaria a cargo de bruno sacco como seu antecessor paul braqc sacco era o guardiao de tradiçoes profundas da marca um mercedes entao tinha que sim ser altamente otimizado aerodinamicamente mas nao a custa das tradiçoes da marca o carro era feito para durar para sempre entao o estilo nao devia envelhecer de preferencia nunca ficaria velho nem em 100anos por isso nada de decoraçoes externas e modismos deveria tambem ser facilmente reconhecido como um mercedes sacco se superou no r129 o carro e hoje considerado uma de suas obras primas tinha um coeficiente de penetraçao aerodinamico otimo 0 32 mas nao so isso o carro foi estudado para mesmo de teto aberto nao mandar agua e sujeira ao habitaculo uma rede defletora de vento rebativel traseira por exemplo foi adotada para acalmar o vento dentro do carro alem de proteger seus ocupantes aerodinamicamente e em impactos frontais a mercedes decidiu atacar uma area dos conversiveis ainda pouco estudada a segurança dos ocupantes em capotamento para isso alem da moldura do para brisa reforçada inova com um sistema de segurança original para nao fazer uma alça visivel externamente em forma de um santantonio transversal o que arruinaria o desenho classico de roadster a mercedes faz uma barra retratil hoje parece algo normal mas imaginar que um carro poderia sentir o iminente capotamento e agir para proteger seus ocupantes era novidade a barra abria por meio de atuadores de mola e amortecedor em 0 3 segundos depois de comandada pelo computador este pegava dados de varios sensores um deles inclusive um switch fisico na suspensao traseira que detectava descarregamento total da mesma pode se imaginar a complexidade o tamanho e o peso dessa barra feita pelos alemaes da mercedes mas nao era o fim das novidades deste tipo os bancos eram tambem enormes sofisticadissimos complexos pesados e incriveis talvez mais esforço de engenharia ali que em um fusca inteiro o banco alem de eletrico e com memoria com varias regulagens milimetricas tambem tinha dentro de si o cinto de segurança e os pretensionadores pirotecnicos assim ficavam sempre na posiçao perfeita em relaçao ao ocupante tranquilamente o melhor posicionamento do cinto mas um sistema que nunca seria adotado universalmente para o cinto ser ancorado nele sao incrivelmente parrudos e pesados a estrutura e de magnesio para reduzir peso sim mas ajudou a ficar menos pesado apenas e a um custo que nem e bom imaginar o teto conversivel era eletrico e um teto rigido de aço de inverno era oferecido tambem o carro nao era pequeno medindo quatro metros e meio num entre eixos de dois e meio mesmo assim era um paquiderme o mais leve deles pesava 1800kg e o mais pesado passava das duas toneladas para carregar duas pessoas apenas hoje isso nao espanta mais tanto mas em 1989 era realmente algo de outro mundo tanta integridade de principios filosoficos de engenharia tem um preço mecanicamente a grande novidade era a nova geraçao de motores os seis em linha inicialmente de 3 0 litros 300sl tinha agora cabeçote dohc e quatro valvulas por cilindro fazendo uma unidade melhor em tudo mais economica menos poluente e bem mais potente com nada menos que 231cv a 6300 rpm quando equipado com cambio manual de cinco marchas opcional sem custo extra basico automatico zf de 4 marchas este 300sl 24 era capaz de 0 100km/h em 8 segundos e quase 240 km/h o segundo motor era ainda melhor um novo v8 de aluminio com cinco litros tambem dohc e multivalvula para 326cv a 5500rpm acoplado exclusivamente a caixa automatica em breve receberia mais duas versoes primeiro o poderoso 600sl equipado com o lendario v12 m120 de zonda efetivamente dois seis em linha do 300sl juntos que dava 394cv a 5 200 rpm e 0 100km/h abaixo dos seis segundos mesmo pesando duas toneladas e um basico 300sl sem o 24 seis em linha sohc 12 valvulas de 190cv [caption id= attachment_285767 align= aligncenter width= 999 ] sl73 amg motor de zonda [/caption] com o tempo e a compra da amg pela mercedes benz o r129 receberia motores realmente potentes o sl 60 amg de 1993 fazia o v8 chegar a seis litros e 381cv; o sl 72 amg fazia o v12 chegar a 7 1 litros e 510cv mas o apice e o sl 73 amg de 1997 nada menos que 7 3 litros e 525cv 5 500 rpm e 76 5 mkgf a 4 000 rpm este sim e o motor que mais tarde foi usado por pagani no zonda permitia desempenho superlativo 0 a 100 km/h em nao mais do que 4 5 segundos e velocidade maxima de 320 km/h apenas 85 carros foram fabricados e hoje considerado o ultimo sl de sucesso nenhuma geraçao posterior menos complexa e criadas por uma empresa muito diferente fez tanto sucesso ou fama mercado que nao liga mais para este tipo de carro desenho menos inspirado nunca vamos saber o r129 sobreviveu ate 2001 menos que seu antecessor mas ainda assim por muito tempo chegou a receber motores de seis cilindros e v8 de uma geraçao posterior com v6 no lugar dos seis em linha e um sl55 amg com uma nova geraçao de v8 mas engana se quem acredita que desempenho e o mote aqui o r129 e um carro extremamente veloz mas da maneira tradicional mercedes somente se precisar com eficiencia e pouco esforço nao prazer o acelerador nao e direto os kickdowns da transmissao sao preguiçosos e o carro parece sonolento e isolado do exterior direçao era por esferas recirculantes e o freio de estacionamento era o tradicional pedal extra a esquerda da embreagem como em caminhonetes e na verdade um gt capaz de cruzar continentes a velocidades inacreditaveis sem cansar ou estressar seus ocupantes num conforto superlativo mas nao quer dizer que nao ande rapido use a alavanca de cambio com base serrilhada para reduzir uma marcha rapidamente ao inves de esperar kickdown e crave o pe que vera como se move de forma inacreditavelmente agil como todo mercedes de verdade e uma senhora de respeito mas uma que quando levanta a saia com as maos corre mais rapido que usain bolt e no minimo interessante o fim de uma era e o produto de uma filosofia automobilistica que nao existe mais o fim da dupla campanha que setright tanto admirava quando a produçao do r129 termina em 2001 a empresa era muito diferente abandonando sua antiga maneira de fazer automoveis para ficar mais palatavel as novas audiencias mundiais inevitavel mas triste mesmo assim mesmo para quem nao ligava para elas gostar ou nao do mercedes tradicional e irrelevante e uma coisa do passado e o r129 por isso mesmo e importante e unico foi o ultimo deles
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