nao me canso de rir o esporte preferido da maioria da imprensa americana desde seu lançamento em 2012 e dizer que a dupla subaru brz/ toyota gt86 e uma delicia de dirigir mas que poderia ficar ainda melhor com mais potencia o que mostra bem o quao e admiravel o esforço das duas empresas em manter seu conceito inalterado mesmo na nova geraçao recentemente anunciada como a mazda com seu mx 5 miata os japoneses sabem que se cairem na armadilha de aumentar a potencia sempre que pedem em pouco tempo acabarao com um monstro de 600cv pesando 3 toneladas simplesmente porque power palavra em ingles que significa tanto potencia quanto poder alem de ser um bordao famoso de jeremy clarkson e uma droga extremamente viciante uma vez experimentada todos querem mais porque a dose anterior menor ja nao da mais barato os japoneses conhecem mais a fundo culturalmente como segurar instintos animais para aprimoramento pessoal e entendem tambem que a perfeiçao e a verdade absoluta nao sao os melhores objetivos a perseguir que o equilibrio entre perfeiçao e imperfeiçao entre sabedoria e duvida e o dominio do homem podemos ter sido feitos a sua imagem podemos ter a chama divina no coraçao mas moramos na terra nao no alem e por isso temos que aprender a viver com o incerto com a imperfeiçao mais conhecedores deste fato os japoneses se mantem firmes com sua formula de carros esporte dando diversao e preço baixo em coisas comuns mais simples e ponderadas sem nenhum traço de obsessao compulsiva algo claramente em ultima instancia autodestrutivo o que nao quer dizer que a potencia deles nao tenha crescido o miata de 1989 tinha 115 hp e hoje tem 181 em um carro que nao cresceu muito em tamanho e peso o tao lerdo toyobaru tem 200 cv e pesa ao redor de 1200 kg o que nos leva finalmente ao cerne deste nosso assunto de hoje a primeira geraçao do porsche boxster codigo interno 986 em seu lançamento em 1996 tinha exatamente 204 cv em um carro que pesava 1250 kg a porsche porem como a vasta maioria dos cidadaos alemaes acredita apenas em numeros e dados para eles o subjetivo e algo idiota sem logica desprezado balançando se a palma da mao aberta em frente da face ato que simboliza a cegueira que o mundo sem numeros significa para eles a versao atual do boxster nao cresceu muito em tamanho ganhou apenas 150 kg de peso mas tem 300 hp em um motor mais economico que o de 1996 e claramente e indiscutivelmente um carro melhor com certeza objetivamente eles tem razao mas um boxster original e um carro totalmente diferente do carro atual o que era antes um seis cilindros aspirado de baixo deslocamento agora e um ainda menor quatro cilindros turbo antes era suave e seu berro era baixo sofisticado hoje e aquela patada de torque turbocomprimido desde cedo acompanhado de barulho apenas e alto como se volume compensasse falta de virtuosismo musical o comportamento antes preciso e delicado se tornou uma montanha intransponivel de aderencia pura o que era um delicado e preciso bisturi cirurgico hoje se tornou uma marreta nada contra voce que como nosso amigo jeeza acredita que a marreta e a ferramenta mais util do mundo cada um na sua e potencia e aderencia alta nao sao ruins em si mas o ponto aqui e outro importante aqui e notar que a porsche como muito entusiasta por ai nao entende que criou outra coisa diferente olham os numeros e dizem e melhor sim objetivamente melhor mas se voce gostava do carro original sifu nao existe mais mesmo com dimensoes nome objetivo e desenho externo iguais e outra coisa totalmente diferente este e um problema que os donos de miata desconhecem ao continuar comprando carros novos iguais melhorados a doses homeopaticas a 30 anos a porsche nao deveria entender o entusiasta para quem vende carros desde 1948 devia profundamente mas parece que nao o miata prova que nao e um problema de legislaçao mundo moderno ou qualquer outro fator externo e apenas falta de conhecimento do que desejam seus clientes algo muito mais triste e outro dado importante aqui e o lento movimento para cima em preço da porsche o boxster era uma tentativa dedicada de se fazer um porsche mais acessivel vendido a quantidades maiores algo que parece nao ser mais o interesse da empresa a dedicaçao recente aos porsche rs prova isso outro erro nao e necessario volumes menores e preços maiores para que os rs tenham sucesso; eles so sao o que todo porsche deveria ser e nada mais que isso e numeros sinceramente nao tem nada a ver com o que um porsche deveria significar sao carros vendidos por paixao nao dados entao hoje voltaremos um pouco no tempo para lembrar disso de uma epoca em que a empresa voltou a vida e ao progresso em cima de carros esporte apenas um pouco antes de se tornar um fabricante de suv que a contragosto tem que manter uma linha de carros esporte para validar sua proposta de venda diferente o porsche 986 no inicio dos anos 1990 a porsche estava em situaçao perigosa mantinha tres linhas diferentes de automoveis todos carros esporte 2+2 que compartilhavam praticamente nada entre eles o mais antigo o 911 de motor traseiro refrigerado a ar era uma reliquia dos anos 1960 que deveria ter sido descontinuado mas era o que vendia melhor o mais barato 944 tinha uma queda vertiginosa de vendas e sua evoluçao o 968 de 1991 nao reverteu esta queda o 928 teoricamente o topo de linha e substituto do 911 continuaria a venda ate 1995 mas em quantidades ridiculamente pequenas o 924/944/968 era derivado de um projeto vw o 911 uma reliquia refrigerada a ar de 1965 o 928 caro pesado e complexo demais para ser um carro esporte o 968 era do mesmo tamanho do 911 o 928 era 200mm maior todos eram 2+2 e tinham desempenho igual mas voce nao podia encontrar 3 carros mais diferentes entre si como a empresa tinha se enfiado nessa simples a formula do 911 em si uma evoluçao clara do 356 anterior era a formula que vendia porsche ao criar carros totalmente diferentes foi obrigada a reconsiderar a estrategia e se dedicar novamente a esta formula original mas as coisas se movem em ciclos de pelo menos 5 anos na industria; 1990 era o ponto de inflexao aqui em breve deveria existir uma linha totalmente nova na empresa e o 911 968 e 928 estariam mortos sim o nome 911 permaneceria por puro medo de outra reaçao negativa mas seria um carro totalmente novo como o 911 original em relaçao ao 356 evoluçao do tema mas outro carro na verdade a permanencia do nome 911 eternamente mostra que a porsche nao entendeu a reaçao do publico acreditou que era nostalgia algo muito em voga nos anos 1990 na verdade o publico aceitaria algo com nome diferente e ate motores diferentes fossem eles traseiros e o carro ainda meio imperfeito como eram o 356 e o 911 originais mas imperfeito e algo incompreensivel aos alemaes e o 911 nunca mais foi assim seis cilindros contrapostos traseiros desenho familiar mas agora comportamento seguro e perfeito sem sustos inesperados um carro moderno com cara de 911 [caption id= attachment_275925 align= aligncenter width= 946 ] o spoiler subia a 110 km/h[/caption] mas a empresa nao poderia ter um so produto tambem no inicio dos anos 1990 morre a primeira ideia de segunda linha o 4 portas 989 um projeto para rivalizar sedas alemaes de luxo/esporte tao em voga na epoca com a marca bmw mas o 989 era equivocado em tamanho e preço um competidor para bmw serie 7 e nao 3 ou 5 que seriam mais logicos para a marca de estugarda felizmente perceberam o equivoco e o cancelaram ou adiaram o panamera e a mesma ideia o que prova que ideias na porsche sao realmente dificeis de morrer mas voltando a 1990 resolvem finalmente pensar diferente a empresa estava muito mal financeiramente e precisava mudar isto era claro em manufatura wendelin wiedeking estava em meio uma revoluçao usando metodos modernos aprendidos com a toyota no japao mas wiedeking que em 1993 subiria ao posto de ceo acreditava que poderia ir mais adiante no que aprendera no japao compartilhamento de componentes nao so manufatura com metodos japoneses engenharia tambem garanto que muita gente em weissach ficou ofendidissima de uma empresa onde nada era compartilhado a porsche em breve seria uma empresa onde suas linhas tinham quase tudo em comum o proximo porsche nao seria o novo 911 que hoje conhecemos como 996 mas sim um novo carro esporte de entrada relativamente barato derivado dele de novo acreditando que nostalgia era o motivo de tudo a empresa resolve usar como tema os antigos carros de corrida 550 spyder e rs60 com motor central traseiro era uma jogada inteligente usando toda a frente do 911 novo um bocado de desenvolvimento se economizaria suspensao freios rodas para brisa farois limpadores de para brisa portas e seus mecanismos painel de instrumentos com sistema de ar condicionado e bancos todos itens de imenso custo de desenvolvimento estariam ja pagos pelo inevitavel 911 inicialmente se pensou em um motor de quatro cilindros contraposto derivado do novo seis refrigerado a agua do novo 911 mas no fim um seis de menor deslocamento era a opçao mais barata em investimento algo que quase por acidente garantiu o futuro do carro como prova o fracasso dos 718 atuais apenas a posiçao entre eixos e a suspensao diferente traseira seriam diferentes do 911 [caption id= attachment_275937 align= aligncenter width= 999 ] o carro conceito de 1993[/caption] enquanto isso o estudio de design da empresa entao liderado pelo holandes harm lagaay decidia que o desenho de um americano grant larson entao com 35 anos seria o novo 986 no salao de detroit de 1993 aparecia este novo carro usando um nome criativo boxster uma junçao de boxer motor e roadster o carro conceito fez um incrivel sucesso era um porsche de verdade moderno mas que evocava um passado de glorias; e seria um porsche de entrada sempre algo bom para quem ainda nao ganhou na loteria alem disso era lindo; muito mais bonito que o carro final prata com interior vermelho os detalhes do interior e os logotipos nao eram pintados ou cromados mas com acabamento que emula casca de tartaruga um material conhecido em oculos mas novidade em carros era genial um dos carros conceito mais memoraveis da historia um arauto do sucesso que seria o carro de produçao o boxster original quando e finalmente lançado ao fim de 1996 o boxster nao e apenas um novo porsche de entrada e tambem uma amostra do que viria em seguida o fim da refrigeraçao a ar o 911 ainda era da geraçao 993 e portanto o ultimo refrigerado a ar comparar os dois era estranho o mais barato e menor boxster era na verdade maior 4315 mm em um entre eixos de 2415 mm enquanto o 911 media 4260 mm em um entre eixos de 2270 mm mas mesmo assim apesar do maior tamanho do motor mais sofisticado refrigerado a agua era 143 kg mais leve que o 911 1250 kg com motor central o boxster tinha melhor distribuiçao de peso tambem 47/53% contra 41/59% do 911 o motor era a grande novidade claro o primeiro seis cilindros contraposto refrigerado a agua da porsche seu desenvolvimento começou com um motor chamado piwk iniciais em alemao de sistema de refrigeraçao a agua integrado porsche este seis cilindros foi desenvolvido para o novo 911 refrigerado a agua em conjunto com o fabricante de radiadores langerer & reich um radiador em forma de barril em cima do motor flat six refrigerado a agua com um ventilador no meio muito parecido com o do 911 refrigerado a ar dentro deste barril ia tambem um radiador de oleo e motores completamente refrigerados a agua ou com apenas cabeçotes a agua foram tentados a ideia era manter tudo atras sem o arrasto aerodinamico de radiadores e mantendo o estilo porsche sem aberturas na frente do carro mas finalmente um sistema tradicional foi adotado por razoes de eficiencia geral maior e melhor distribuiçao de peso no 911 996 mas a porsche ainda assim inovou dois radiadores pequenos em angulo em relaçao a direçao de movimento na frente das rodas dianteiras faziam menor arrasto aerodinamico e um porta malas generoso na frente o motor final era completamente novo em todos os sentidos e um esforço herculeo se deu para que fosse melhor que o anterior todo mundo morria de medo que os clientes nao aceitassem refrigeraçao a agua e o esforço valeu a pena o novo motor era composto por 408 peças ao inves das 480 do anterior era tambem 76 mm mais curto e pesava apenas 182 kg o mesmo peso do seis original do 911 de 1965 com apenas 2 litros o motor do 911 refrigerado a ar contemporaneo pesava 232 kg eram dois blocos de aluminio sem camisas revestidos nos cilindros por locasil revestimento de silicio da kolbenschmidt e unidos por parafusos na linha de centro do virabrequim o virabrequim forjado tinha manivela individual para cada cilindro e sete mancais dois comandos em cada cabeçote de aluminio acionando diretamente valvulas oposta por meio de tuchos hidraulicos eram quatro valvulas por cilindro 33 1 mm admissao 28 1 mm escape opostas a 30° e vela central numa camera de combustao triangular pentroof e os comandos eram acionados por corrente na admissao existia tambem o novo sistema variocam que variava o ponto do comando em ate 15° pistoes eram de aluminio fundido sob pressao levissimos a 350 gramas cada as bielas eram forjadas em so uma peça e depois o lado maior era quebrado no meio para montagem no virabrequim com injeçao eletronica multiponto bosch motronic m5 2 2 e 85 5 x 72 mm dava um total de 2480 cm3 204 cv a 6000rpm e 18 4 mkgf a 4500 rpm mas o mais incrivel e que andando soava e empurrava o boxster como se fosse um antigo motor de 911 talvez a mais importante caracteristica dele dois transeixos de cinco velocidades eram oferecidos automatico epiciclico tiptronic ou manual segundo a road & track americana o carro manual fazia o 0 96 km/h em 6 1 segundos e chegava a 240 km/h na epoca numeros bem respeitaveis [caption id= attachment_275938 align= aligncenter width= 512 ] a dianteira do 986[/caption] a suspensao dianteira que seria comum com o 911 996 era mcpherson com amortecedores especiais mais leves desenvolvidos pela bilstein as molas dianteiras tambem eram especiais com formato de cone de aço de alta resistencia para ficarem menores em comprimento e com isso conseguirem um capo mais baixo toda suspensao era montada num pequeno subchassi de aluminio fundido com auxilio de vacuo extremamente leve e resistente o subchassi traseiro era fabricado no mesmo metodo e carregava a mesma suspensao da dianteira esta e a maior diferença entre o 911 996 e o boxster o 911 teria um multi link atras este reuso da suspensao dianteira foi possivel porque o 911 teria uma versao 4x4 e portanto os cubos dianteiros permitiam montagem de eixo motriz as molas traseiras eram convencionais mais compridas e um braço arrastado inferior era adicionado para ajudar na geometria de funcionamento mas no geral um exemplo claro de reuso extremamente inteligente de componentes [caption id= attachment_275939 align= aligncenter width= 512 ] a suspensao traseira[/caption] o tamanho de pneus e rodas ainda parece atual mas sem exagero ainda mais se considerarmos o peso e desempenho do carro originalmente continental contisportcontact 205/50 zr17 na dianteira e 255/40 zr17 atras os freios eram quatro discos ventilados de mais de 11 polegadas com calipers em aluminio projetados e produzidos pela brembo e equipados com abs bosch era tambem um carro muito bem empacotado apesar do motor central e o inevitavel uso de grande espaço para guardar se o teto conversivel tinha otimo espaço para dois passageiros e dois porta malas generosos um na frente outro atras dentro o painel tinha menos instrumentos que o 911 e em geral acabamento mais simples para conter custos mas como planejado era basicamente um 911 996 visto do posto do motorista o teto conversivel desaparecia eletricamente em apenas 12 segundos e era de excelente qualidade e vedaçao tambem era incrivelmente rigido para um conversivel nao devia nada aos 996 neste ponto receberia versoes de motor maior e mais potente depois claro a partir do ano 2000 o carro basico tinha 2 7 litros e 217 cv e o novo boxster s 3 2 litros e 250 cv o inicio de uma escalada que sabemos bem onde foi parar mas o carro original permanece um dos maiores sucessos da empresa e um que junto com o anterior 993 e o 996 a trouxeram de volta a lucratividade e boa saude financeira foi o mais vendido porsche de seu lançamento ate o aparecimento do cayenne mas mais que isso e um carro universalmente adorado por seu comportamento geral balanceado com excelente grip e totalmente neutro em curvas com traçao traseira e o suave e sofisticado berro caracteristico dos seis cilindros porsche ampliado pela possibilidade de baixar o teto e um carro que ainda hoje proporciona uma experiencia ao volante lendaria e e claro algo que infelizmente nao existe mais um instrumento de precisao ao volante onde o sua atuaçao ainda e mais importante que potencia ou aderencia pura um carro que te ajuda pacas mas nao faz tudo para ti e relativamente barato algo que faz uma falta danada na linha da porsche hoje em dia
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