hoje ele nao existe mais mas por um quarto de seculo o lotus elise foi um carro que parecia nao ter envelhecido um dia sequer um verdadeiro simbolo do que todo entusiasta da direçao tem como sagrado o elise mesmo se fosse lançado hoje seria recebido com paixao e festa lotus elise serie 1 1996 afinal de contas e um pequeno carro esporte ainda hoje tecnologicamente avançado em sua mecanica simples sem muita eletronica mas em aluminio extrudado cola estrutural fibra de vidro e apenas 675kg por isso era sensacionalmente veloz mesmo com um motor qualquer no inicio um rover k series de 1 8 litro e 120 cv 0 100 km/h em 4 4 segundos e chegava a 203 km/h uma volta nos idos de 1996 a tudo que a lotus significa para os de nossa religiao no coraçao do carro esta seu chassi modular duas longarinas extrudadas na verdade dois tubos grande de seçao retangular vao da suspensao traseira a dianteira se alargando no meio para abrigar o motor transeixo e os dois ocupantes o motor e central/traseiro uma unidade quatro em linha de carro de traçao dianteira e alta produçao montada atras dos ocupantes as outras extrusoes de aluminio e algumas chapas que formam o resto do chassi sao todos unidos por adesivo estrutural de epoxi tecnica inaugurada na industria aeronautica o chassi do elise como cola nao esquenta o metal ao uni lo nao ha distorçao a precisao e incrivel rebites sao usados tambem mas apenas para melhorar o desempenho em crash test nas pontas do chassi dois subchassis de aço galvanizado sao montados com as suspensoes duplo a sobreposto de comprimento diferente claro e direçao por pinhao e cremalheira o santantonio tubular tambem e de aço galvanizado o chassi e simplesmente genial simples leve e ideal para produçao em pequena e media quantidade e pesava no elise serie 1 so 70 kg mas tambem e importante aqui para a historia de hoje era modular bastava aumentar o comprimento das longarinas extrudadas ou separa las mais para se ter um carro mais comprido ou mais largo a lotus lembre se entao era ativa vendedora de tecnologia e serviços de engenharia; uma forma de sobreviver com algo mais que apenas carros esporte que nunca sao sozinhos bom negocio para empresas com acionistas um chassi assim modular permitiu que a empresa comercializasse a soluçao para outros gente como a hennessey que fez seu primeiro venom baseado no elise mas com um v8 mas se o elise revolucionou a lotus trazendo a ao seu passado em espirito senao forma nao ha nada de retro no elise maior foi a revoluçao que fez fora dela o primeiro tesla era um lotus elise licenciado para a empresa da california tesla roadster um elise eletrico os entusiastas de carros esporte eletricos martin eberhard e marc tarpenning fundaram a tesla motors no paraiso fiscal do delaware em 1º de julho de 2003 elon musk entrou na empresa logo depois a partir de 2004 com um investimento de us$ 7 5 milhoes e o resto e historia mas seu primeiro carro foi basicamente um lotus elise eletrico usando as baterias de litio que os fundadores da empresa acreditavam ser o pulo do gato desde o inicio o roadster foi o primeiro carro totalmente eletrico de produçao em serie a usar celulas de bateria de ion litio o carro era feito em hethel e engenheirado la; recebia apenas os motores e bateria na california um total de 2450 carros foram vendidos ate 2012 viabilizando o gigante que hoje conhecemos sim tudo começou com um lotus a historia começa na lotus mas a materia de hoje nao e sobre a tesla; e sobre o outro gigante americano chamado general motors a gm foi dona da lotus de 1986 a 1993 mas nunca soube muito bem o que fazer com ela terminou o projeto do elan m100 mas seu fracasso desanimou a direçao da gm que acaba por vender a lotus https //flatout com br/elan m100 o unico lotus de tracao dianteira/ um grande erro a gm poderia ter usado a empresa como uma engenharia avançada; um centro de desenvolvimento de ride & handling motores avançados e estruturas leves todos especialidades da empresa podia ser escola mantido independente e pequeno para seus engenheiros podia ser um canal aberto para a formula 1 tudo por um gasto ridiculo de pequeno; basicamente de vez em quando financiar novos carros mas a gm se sabe nao entende isso sua lingua e o lucro e se a divisao nao o apresenta e seu fim https //flatout com br/dez carros com motor lotus mas que nao sao lotus/ outra coisa que poderia fazer sendo dona da empresa seria impedir o acesso de concorrentes a ela por exemplo a tesla nao começaria pelo menos nao com base num lotus ja pensou e a tesla e so um dos beneficiados da tecnologia e know how de hethel; ha muitos outros particularmente acredito que a gm perdeu chance de melhorar muito sua situaçao aqui https //flatout com br/lotus corvette o c4 zr1/ mas enfim o fato e que mesmo tendo vendido a empresa a gm continuou por meio de contratos de desenvolvimento ligada a lotus dois exemplos famosos disso sao o vauxhall lotus carlton / opel lotus omega e o v8 dohc do primeiro corvette zr1 o da geraçao c4 opel speedster hoje vamos falar do mais interessante desses desenvolvimentos conjuntos; um que conseguiu colocar o melhor da lotus e o melhor da gm dos anos 2000 em um so carro criando algo que apesar da vida curta e relativa obscuridade certamente hoje e um icone da decada de 2000 o lotus elise versao general motors opel speedster / vauxhall vx220 o ano de 1999 seria o ultimo ano em que a gm europa como um todo teria lucro liquido o caminho ali nao parecia bom e e incrivel que algo como o opel speedster viesse a acontecer mas ao mesmo tempo algo começava a mudar na empresa na sede americana; rick wagoneer traria bob lutz para a empresa em 2001 mas entre 1999 e 2000 o executivo ja sabia que precisava fazer algo para tornar seus carros mais interessantes opel speedster 2000 paralelo a isso na lotus se sabia que no ano 2000 novas legislaçoes de segurança passiva entrariam em vigor na europa e o elise como estava nao passaria nela; e o dinheiro para remodelar o carro nao havia a lotus precisava de um parceiro para isso encontrou esta ajuda no seu antigo dono e parceiro comercial constante desde entao o gigante general motors o interesse da gm era criar versoes opel e vauxhall do elise para apimentar a linha europeia da empresa vauxhall vx220 2000 mas o ceo da gm europa louis hughes acreditava basicamente em cortar custos nao em gastar em melhores produtos o do elise gm era para hughes exatamente o tipo errado de carro no qual a vauxhall e a opel deveriam se envolver e foi a razao pela qual o desenvolvimento foi tao rapido hughes mudava de ideia sobre o carro quase mensalmente os envolvidos sabiam que quanto antes o carro estivesse pronto melhor e nao ha nada que aproxima os manicacas mais do que um projeto de carro esporte os engenheiros envolvidos se mataram de trabalhar nao parando nem em fins de semana ou noite mesmo sem receber hora extra eles sabiam que a empresa precisava daquilo; e eles precisavam de algo que lhes desse orgulho realizado junto com a lotus o projeto recebeu codinome skipton e o lotus elise serie 2 lotus type 116 que foi feito junto e misturado se chamou monza contaria tambem com pela primeira vez uma nova variaçao o cupe de pista hardcore chamado exige desde cedo sabia se que os dois carros seriam diferentes; o carro da gm mais espaçoso e luxuoso que o lotus alem dos motores diferentes tanto o elise serie 2 quanto o opel speedster/vauxhall vx220 seriam construidos na mesma linha de produçao em uma nova fabrica em hethel o chassi do vx220 usado posteriormente no europa s nao e exatamente o mesmo que o chassi do elise s2 com uma distancia entre eixos 30 mm maior e soleiras das portas mais baixas a unica diferença entre um opel speedster e um vauxhall vx220 alem de logotipos seria o lugar da direçao direita ou esquerda os primeiros esboços do design da gm foram iniciados no final de abril de 1998 o seu papel era iniciar uma transformaçao na imagem publica de ambas as empresas particularmente a da opel o australiano niels loeb foi responsavel pela maior parte do exterior enquanto steven crijns criava o interior ambos trabalhando em russelsheim sede da opel o elise serie 2 tambem muda claro recebeu um extenso facelift a passaria eventualmente a receber o motor toyota 2zz ge i4 um quatro em linha aspirado de 1 8 litro que girava ate 8000 rpm e dava 190 cv ja o opel speedster/vauxhall vx220 receberia motores de quatro cilindros da gm; os ecotec da opel o motor era uma evoluçao do familia ii substancialmente reprojetado em 2000 para se tornar o ecotec gen i ao contrario de seu antecessor o famoso c20xe notavelmente agressivo o motor foi projetado para proporcionar suavidade eixos de balanceamento duplos no bloco eram parte integrante do projeto a bomba de direçao hidraulica era montada diretamente no cabeçote e acionada pelo eixo de comando de admissao a carcaça da bomba d agua era fundida no bloco e o compressor do ar condicionado e o alternador eram montados diretamente no bloco sem suportes vx220 turbo o l61 usado inicialmente nos opel speedster/vauxhall vx220 e uma versao que media 86 x 94 6 mm e 2 198 cm³; com taxa de 10 1 dava 150 cv a 5800 rpm e 20 7 mkgf a 4000 rpm; todo em aluminio pesava apenas 139 kg um motor bem menos girador que o bravo 2zz ge i4 toyota que dava aos gm um comportamento mais tranquilo mas mais suave em funcionamento e em um motor ainda potente e muito leve o transeixo era getrag f23 manual de cinco marchas o elise subiu de peso claro para resistir a impactos pesava agora 850 kg o carro da gm ligeiramente maior e mais equipado nao era muito mais pesado 870 kg se o desenvolvimento tivesse sido deixado apenas para a lotus o vx220/speedster teria sido um carro mais focado em esportividade mas a gm queria garantir que o carro fosse tolerante o suficiente para que um motorista medio nao tivesse dificuldades o que resultou em uma experiencia ligeiramente diluida em comparaçao com um elise a lotus tambem queria instalar rodas dianteiras menores de 16 polegadas com rodas traseiras de 17 polegadas mas a vauxhall ignorou essa ideia e optou por rodas de 17 polegadas nas quatro rodas regras internas diziam estepe para todas as rodas e o estilo insistiu em tamanho igual de rodas turbo em 2004 o carro foi lançado com rodas exclusivas de aluminio 7 5j x 17 com pneus bridgestone potenza 225/45 de perfil baixo especialmente desenvolvidos para o carro e na dianteira 5 5j x 17 mais estreitos com pneus potenza 175/55 a maior parte da calibraçao inicial do chassi foi realizada pelos engenheiros da lotus opel speedster turbo lançado em 2000 o carro foi um relativo sucesso; mas um sempre eclipsado em comparaçao com o mais focado elise o carro dificilmente podia ser chamado de lento o 0 100 km/h se dava em 5 6 segundos e chegava a 217 km/h mas mesmo assim uma versao turbo era inevitavel; a gm e uma empresa americana afinal de contas e alem disso os alemaes da opel queriam mais para suas autobahn esta aparece em 2004 chamado de opel speedster turbo / vauxhall vx220 turbo tinha 203 cv mas em compensaçao pesava agora nada menos que 930 kg ainda assim era capaz de atingir uma velocidade maxima de 242 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 4 7 segundos vauxhall vxr220 os ingleses fariam uma versao ainda mais interessante em 2004 o vauxhall vxr220 focado em pista tinha bancos mais esportivos freios maiores pneus semi slick e suspensao rebaixada alem de mais potencia 223 cv e veja so as rodas speedline eram de 16 polegadas na frente e 17 atras como o elise vermelho calypso era a unica cor externa disponivel em 2005 a general motors apresentou um vauxhall vx220 com a marca daewoo no aeroporto internacional de incheon na coreia do sul no showroom da gm daewoo no entanto apenas uma unidade foi fabricada para fins de marketing este ano de 2005 seria o ultimo dos opel speedster / vauxhall vx220 tambem; nao era realmente um grande sucesso de qualquer forma a gm de bob lutz tambem agora preparava um novo carro esporte barato feito por ela mesma nos eua e que iria aparecer como opel gt na europa; esta historia para outro dia ainda assim hoje o lotus da gm e cobiçado por colecionadores; parece que dura mais em uso que o elise e tem uma pequena vantagem em conforto e refinamento em relaçao aos lotus quem diria
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