Se a época da virada do ano no Brasil fica bem no meio do verão, na Europa é inverno e a neve domina a paisagem em quase todo lugar. Isto, logicamente, inclui a “Meca” dos entusiastas, o circuito de Nürburgring, na Alemanha — que é fechado ao público nesta época do ano, como você deve ter visto no nosso guia de viagem para o Inferno Verde. Isto não significa, porém, que o pessoal que trabalha no circuito não possa se divertir no traçado…
O ‘Ring é o destino dos sonhos de nove entre dez entusiastas por sua história, por sua fama e por seu traçado, mas também pela possibilidade de encontrar alguns carros bem bacanas acelerando pelo Nordschleife. Contudo, entre dezembro e fevereiro, não há tourist drives — se o Green Hell já é bem perigoso para os aspirantes a piloto com asfalto seco e tempo bom, imagine coberto por uma espessa camada de neve!
Só que há um pessoal mais do que habilitado para desbravar os mais de 20 km e todas as 73 curvas do circuito em pleno inverno: os instrutores da Driving Academy de Nürburgring, que ganham a vida fazendo o que, para muita gente, é uma experiência única que será levada por toda a vida — pilotando no Nördschleife. Eles são os caras que conhecem todos os segredos do traçado e, por isso, não surpreende que tenham colhões de enfrentar a imensidão branca ao volante de um monoposto:
São 14 minutos que vão de deixar de queixo caído — como esse cara não se enfiou de cara no muro? Bem, “esse cara” é Andreas Gülden, instrutor-chefe da Driving Academy de Nürburgring, onde trabalha desde 1988. São 26 anos de experiência muito bem aproveitados, como dá para ver.
O carro usado por Gülden é um Nürburgring Formel, monoposto com motor de quatro cilindros turbo de 1,2 litro e 140 cv vindo do VW Polo europeu, acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades. Não é exatamente uma usina de força, mas seu trabalho não é dos mais difíceis pois o carro pesa apenas 465 kg.
O trabalho de Gülden envolve ensinar as pessoas a pilotar estes carros no Nürburgring. Os pacotes partem de € 395 (R$ 1.270, incluindo briefing e uma sessão curta) e vão até € 2.040 (R$ 6.500, para pilotos experientes, que garantem uma sessão completa no circuito de Fórmula 1 e licença de pilotagem nacional alemã).
Só não espere pilotar na neve com ele: você vai ter que esperar até o fim do recesso, como todo mundo.