a esta altura de 2021 voce ja deveria estar acostumado as mudanças no universo automobilistico especialmente em relaçao aos carros novos alem das mudanças ja esperadas pela evoluçao tecnologica nossa economia que sofreu um baque em 2014 e ate hoje nao se recuperou deu uma força para terminar de virar o mercado de cabeça para baixo como resultado os carros populares hoje sao pouco vendidos e modelos de segmentos superiores figuram ha algum tempo entre os modelos mais bem sucedidos no mercado nao ha mais carros populares na verdade — apenas fiat mobi e renault kwid cumprem esse papel — e o motivo para isso ja foi discutido o fato e que os crossovers roubaram a cena nos ultimos anos mataram as peruas e as minivans depois engoliram os hatches medios e lentamente estao corroendo os sedas medios os crossovers sao hoje o produto perfeito eles tem apelo social por seu porte tem um apelo racional devido as enormes rodas e pneus parrudos que nao se abalam tanto com a situaçao ridicula do asfalto na maior parte do brasil eles tambem tem uma certa versatilidade a suspensao elevada nao enrosca em rampas e lombadas a posiçao mais verticalizada dos bancos e menos cansativa para viagens e o espaço interno e otimizado por isso nao sao bons em todos os aspectos tambem nao sao perfeitos em nenhum aspecto mas o equilibrio da razoabilidade em todos os aspectos os torna carros interessantes para os consumidores alem disso sao carros com alto valor agregado o que e bom para quem fabrica nao custam muito mais caro para fazer mas sao mais caros na hora de receber se o publico quer o publico paga por que raios a fabricante deveria fazer algo diferente agora os suv reviveram uma categoria que tenho certeza voce jamais imaginaria ser tao forte no brasil com tantas opçoes em tantas faixas de preços no mercado os carros de sete lugares o que e curioso porque as familias estao menores do que ha 30 anos quando as peruas dominavam e nem mesmo na onda das minivans tivemos tantos carros de sete lugares a venda no brasil atualmente sao nada menos que 20 vinte modelos diferentes com a opçao de uma terceira fileira de bancos destes cinco estao na faixa dos r$ 190 000 a r$ 290 000 que e onde a jeep acaba de desembarcar com seu novo commander mais que o compass de sete lugares ate pouco tempo atras o commander era mais conhecido como o compass de sete lugares seu nome contudo nao parece ter sido escolhido apenas para diferencia lo do modelo de cinco lugares de um jeito mais facil apesar de compartilhar a plataforma com o compass nenhum painel da carroceria e compartilhado e os dois carros tem um visual muito distinto o estilo do commander com a grade mais achatada e as lanternas traseiras afiladas na verdade o relaciona mais com o grand cherokee l do que o compass por dentro e que ele revela o parentesco direto com o compass compartilhando o painel volante e forros de porta a diferença e que o commander tem cores e materiais de acabamento exclusivos a versao de topo por exemplo tem opçao de revestimento marrom ou cinza de couro com suede algo que nao esta disponivel no compass [gallery type= masonry link= file size= medium columns= 2 ids= 296984 296986 296980 296989 ] a jeep nao deu nome aos dois concorrentes do benchmark do commander mas disse que ele e o modelo com o melhor acesso a terceira fileira de bancos na categoria como ha tres concorrentes diretos e dois indiretos nao sabemos exatamente a quem eles se referem apesar disso o acesso e realmente facilitado por um angulo de abertura da porta traseira de 80 graus pelo deslizamento dos bancos traseiros durante o rebatimento e pelo proprio comprimento das portas traseiras tao longas quanto as dianteiras [gallery type= grid link= file size= large columns= 2 ids= 296974 296973 296972 296971 ] o commander evidentemente e maior que o compass — sao 160 mm a mais no entre eixos bitolas 40 mm maior nos dois eixos carroceria 39 mm mais larga e 34 5 mm mais longa isso tambem exigiu um novo conjunto de suspensao com torres macpherson nas quatro rodas conjunto de direçao proprio e claro um acerto dinamico proprio para o modelo de sete lugares [gallery type= masonry link= file size= large ids= 296982 296981 296975 296978 296977 296976 296969 296968 296967 ] sob o capo ele tem as mesmas opçoes do compass embora com calibragem diferente o motor 1 3 gse turbo flex de 185 cv e 27 5 kgfm e o 2 0 turbodiesel de 170 cv e 38 7 kgfm os dois estao disponiveis nas duas unicas versoes oferecidas limited e overland ambas sao oferecidas em pacotes fechados sem opcionais as unicas opçoes sao as cores da carroceria e do interior ambas sem custo adicional como ele se sai contra os rivais chegar por ultimo nao foi algo necessariamente ruim por que enquanto desenvolvia o commander a jeep pode avaliar os rivais ja estabelecidos e assim montou uma estrategia mais precisa e abrangente com cada uma de suas versoes apontada diretamente para seus rivais a versao de entrada do commander e a limited turboflex equipada com o motor 1 3 gse cambio automatico de seis marchas e traçao dianteira apenas ela custa r$ 199 990 a lista de equipamentos e a seguinte conjunto optico full led ar condicionado automatico de duas zonas sete airbags quadro de instrumentos digital sistema multimidia com tela de 10 1 revestimento interno de couro e suede cinza claro ou preto rack de teto chave presencial com telecomando controles de traçao estabilidade assistente de partida em rampa bloqueio eletronico do diferencial tampa do porta malas eletrica com sensor de movimento rodas de 18 sistema de estacionamento semi autonomo monitoramento de pontos cegos sensor de fadiga reconhecimento de placas de velocidade assistente de mudança de faixa e sistema de prevençao de mudança involuntaria de faixa frenagem automatica de emergencia deteçao de pedestres e ciclistas cruise control adaptativo comutador automatico do farol alto base de recarga de celulares por induçao [gallery type= masonry link= file columns= 2 size= large ids= 296947 296946 296945 296944 ] esta versao mira o chery tiggo 8 de r$ r$ 185 890 e tambem o mitsubishi outlander 2 0 hpe de r$ 208 990 o jeep nao foi posicionado exatamente entre os dois por acaso havia um enorme gap de r$ 23 000 que foi sabiamente explorado pelo jeep commander por r$ 200 000 na pratica ele e r$ 15 000 mais caro que o chery tiggo 8 e r$ 9 000 mais barato que o mitsubishi e pasmem o chery e o rival que impoe a disputa mais acirrada ao jeep quando se fala em desempenho e pacote de equipamentos commander vs tiggo 8 o chery usa usa um 1 5 turbo de injeçao direta com 187 cv e 28 kgfm combinado a um cambio de embreagem dupla e sete marchas na pratica os mesmos numeros que o jeep commander a lista de equipamentos do chines tambem fica muito proxima como o commander ele tambem tem base de recarga de celulares por induçao farois de led quadro de instrumentos digital sistema de monitoramento de ponto cego assistente de partida em rampa assistente de declives ar condicionado de duas zonas tampa do porta malas motorizada e sistema multimidia com tela de 10 2 o chery ainda entrega teto solar panoramico e cameras de 360º que o commander limited nao tem o chery por sua vez nao tem airbag para os joelhos do motorista nem as assistencias de mudança de faixa frenagem automatica de emergencia e sistema de estacionamento semi autonomo isso claro sem contar o prestigio da marca o que afeta valores subjetivos e objetivos como o valor de revenda do carro o chery tambem e sutilmente menor especialmente no espaço que sobra para a bagagem com os sete bancos em uso ali o jeep commander tem 233 litros enquanto o tiggo 8 fica com apenas 197 litros o commander tambem tem mais espaço entre os eixos 2 794 mm vs 2 710 mm e mais longo 4 796 mm vs 4 700 mm tem a mesma largura 1 859 mm vs 1 860 mm e mesma altura 1 680 mm vs 1 700 mm onde o commander limited supera o tiggo 8 porta malas maior em todas as situaçoes de uso maior entre eixos airbag para joelhos do motorista assistencia de mudança de faixa cruise control adaptativo sistema de estacionamento semi autonomo detecçao de pedestres/ciclistas frenagem automatica de emergencia onde o tiggo 8 supera o commander limited teto solar de serie cameras 360º preço mais baixo commander limited turboflex vs mitsubishi outlander hpe a disputa com o mitsubishi outlander por outro lado e bem mais facil o mitsubishi e um modelo mais caro e mais antigo — e isso se reflete nas suas dimensoes no seu pacote tecnologico e na sua motorizaçao o motor 2 0 flex e aspirado e tem 160 cv e 20 1 kgfm — 25 cv e 7 4 kgfm a menos que o commander as dimensoes sao igualmente inferiores o outlander e 101 mm mais curto 49 mm mais estreito tem a mesma altura do commander limited e tem entre eixos 124 mm menor o porta malas do outlander e maior com cinco assentos 715 litros vs 661 litros mas com sete ocupantes o espaço para carga cai para modestissimos 128 litros — 105 litros a menos que o jeep na lista de itens de serie o outlander hpe volta a ficar por baixo nao tem base de recarga de celulares por induçao nem os farois de led nem quadro de instrumentos digital ou sistema de monitoramento de ponto cego o sistema de multimidia tem display de apenas 7 embora seja da jbl os sensores de estacionamento sao acessorios cobrados a parte por outro lado ele tambem tem sete airbags assistente de partida em rampa assistente de declives ar condicionado de duas zonas tampa do porta malas motorizada e ele oferece algo que o commander limited nao oferece teto solar panoramico mas isso e um problema facil de resolver basta partir para a versao seguinte do commander a overland turboflex onde o commander limited supera o mitsubishi outlander base de recarga de celulares farois de led quadro de instrumentos digital multimidia maior 10 vs 7 preço mais baixo motor mais potente onde o mitsubishi outlander hpe supera o commander limited teto solar de serie commander overland turboflex vs mitsubishi outlander hpe vs volkswagen tiguan allspace 350 r line a versao overland turboflex custa r$ 219 990 ela tem o mesmo motor e mesmo pacote basico da versao limited turboflex mas acrescenta rodas de liga leve de 19 polegadas acabamento interno marrom teto solar panoramico sistema de audio premium harman/kardon tomada de 127v ajustes eletricos para os bancos dos passageiros [gallery type= masonry link= file columns= 2 size= large ids= 296948 296949 ] como voce pode notar esta versao resolve o problema do teto solar e acrescenta alguns outros itens de conveniencia para justificar os r$ 20 000 extras em relaçao a versao limited e mais esta versao tambem aponta o commander para o tiguan allspace 350 r line que parte de r$ 236 090 [gallery type= masonry link= file columns= 2 size= large ids= 296950 296951 ] em termos de motorizaçao e desempenho o commander fica para tras pois o tiguan tem um 2 0 turbo de 220 cv e 35 7 kgfm combinado ao cambio de embreagem dupla e sete marchas o pacote de serie e basicamente o mesmo do commander overland o tiguan tambem tem ar condicionado de duas zonas quadro de instrumentos digital farois de led sistema de audio premium base de recarga de celulares por induçao cruise control adaptativo com sistema de frenagem de emergencia so que apesar de custar r$ 17 000 a mais o tiguan nao tem o teto solar panoramico que o commander overland oferece de serie tambem nao tem os ajustes eletricos para todos os bancos apenas para o motorista e seu sistema multimidia tem tela de 8 polegadas [gallery type= masonry link= file size= large ids= 294861 294862 294860 ] para ter o teto solar no tiguan e preciso pagar r$ 6 180 o que eleva seu preço para r$ 242 270 — e o coloca no territorio do commander a diesel onde o jeep commander overland supera o mitsubishi outlander hpe base de recarga de celulares farois de led quadro de instrumentos digital multimidia maior 10 vs 7 preço mais baixo motor mais potente tomada de 127v onde o mitsubishi outlander hpe supera o commander overland nenhum aspecto onde o jeep commander overland supera o vw tiguan allspace 350 r line teto solar de serie ajustes eletricos dos bancos dos passageiros sistema multimidia com tela maior 10 vs 8 tomada 127v preço mais baixo onde o vw tiguan allspace 350 r line supera o commander overland potencia e torque maiores commander limited turbodiesel vs nao foi erro de redaçao o commander limited turbodiesel nao tem um concorrente direto ele e o modelo de sete lugares com motor turbodiesel mais barato do mercado custando r$ 259 990 o pacote e o mesmo do limited turboflex mas o limited turbodiesel alem do motor diesel tem traçao 4x4 cambio automatico de nove marchas seletor de modos de traçao/terreno marcha reduzida controle de velocidade em declives [gallery type= masonry link= file columns= 2 size= large ids= 296955 296954 ] indiretamente ele compete com tres modelos o outlander hpe s com motor 3 0 v6; o mercedes benz glb200 que tem um 1 3 turbo porem com apenas 163 cv e com o toyota sw4 srv a comparaçao com estes modelos contudo e um tanto descabida porque estamos falando de um carro com powertrain diesel e traçao nas quatro rodas comparado a tres carros que tem traçao somente em um dos eixos [gallery type= masonry link= file columns= 2 size= large ids= 296953 296952 ] em termos de equipamentos o sw4 srv e o mais espartano ele cobra r$ 264 590 mas entrega apenas sete airbags ajustes eletricos dos bancos dianteiros controles de traçao e estabilidade sistema multimidia com tela de 8″ polegadas compativel com apple carplay e android auto assistente de partida em aclives e controle em declives drl e farois com ajuste automatico de altura alem de cruise control basico sensor crepuscular e tampa do porta malas motorizada e so nao ha teto solar quadro de instrumentos digital ar condicionado de duas zonas nem a badalada base de recarga wireless para celulares [gallery type= masonry link= file size= large ids= 181876 295258 295260 ] o motor do toyota tem apenas 163 cv e 23 kgfm apesar de ser um quatro cilindros de 2 7 litros seu cambio e automatico de seis marchas o que nao ajuda no desempenho alem disso apesar de parecer maior o sw4 tem basicamente o mesmo comprimento a mesma largura e o mesmo entre eixos do commander sendo apenas mais alto devido a construçao de carroceria sobre chassi por isso ele tambem tem um porta malas menor — 590 litros com cinco ocupantes e apenas 180 litros com sete ocupantes e uma compra que so se justifica para quem quer muito um toyota ou faz questao do chassi [gallery type= masonry link= file size= large ids= 230731 230726 230723 ] o mercedes glb alem da menor potencia tem menos espaço interno apesar de ter o entre eixos mais longo e praticamente a mesma largura o porta malas tem apenas 500 litros com a terceira fileira rebatida e 130 litros com todos os bancos disponiveis o pacote de equipamentos e exatamente o mesmo do commander limited mas o preço do baby g benz e r$ 264 900 — r$ 4 910 mais caro que o jeep por ultimo o mitsubishi outlander hpe s e um carro bem mais potente que o jeep commander — sao 240 cv do v6 japones ante 170 cv do jeep pernambucano contudo estamos falando de um motor diesel diante de um motor a gasolina sem turbo entao o torque do jeep e razoavelmente superior com 38 kgfm ante 31 kgfm do mitsubishi [gallery type= masonry link= file size= large columns= 2 ids= 296957 296959 296960 296958 ] no pacote de equipamentos o mitsubishi fica devendo ao commander o sistema autonomo de estacionamento o monitor de pontos cegos de pedestres e ciclistas a base de recarga por induçao o sistema multimidia com tela de 10 polegadas e audio premium o outlander so concorre de verdade com o jeep commander quando ganha o motor diesel ai o nivel da briga sobe e ele representa a maior ameaça a versao de topo do jeep de sete lugares a overland turbodiesel commander overland turbodiesel vs mitsubishi outlander hpe s 2 2 o outlander hpe s 2 2 foi o carro que o jeep commander turbodiesel desbancou como o modelo de sete lugares a diesel mais barato do mercado nesta versao o commander tem o mesmo pacote do overland turboflex porem com seguintes itens traçao 4x4 cambio automatico de nove marchas seletor de modos de traçao/terreno marcha reduzida controle de velocidade em declives [gallery type= masonry link= file size= large ids= 296963 296962 296961 ] e ele baixou o preço com um golpe mortal ao ser vendido na versao limited por r$ 259 990 porque o outlander hpe s 2 2 custa r$ 283 990 — o que significa que havia um gap de r$ 25 000 entre os dois e e claro que a jeep deu um jeito de preenche lo com o commander overland turbodiesel de r$ 279 990 a disputa aqui fica mais acirrada porque o pacote do outlander e o mesmo da versao v6 — o que significa que ele ainda fica devendo o sistema autonomo de estacionamento o monitor de pontos cegos de pedestres e ciclistas a base de recarga por induçao o sistema multimidia com tela de 10 polegadas e audio premium mas agora o outlander tem um motor 2 2 turbodiesel de 165 cv e 36 7 kgfm o que o coloca a par do commander em termos de potencia e torque [gallery type= masonry link= file columns= 2 size= large ids= 296964 296965 ] o problema mais uma vez e a idade do outlander e dificil ate mesmo ressaltar um ponto positivo a favor dele nesta disputa com o commander porque seu design interno e claramente de uma geraçao anterior quando comparado ao jeep onde commander overland turbodiesel supera o mitsubishi outlander hpe s assistencia de mudança de faixa sistema de estacionamento semi autonomo detecçao de pedestres/ciclistas base de recarga por induçao sistema multimidia com tela de 10 polegadas sistema de audio premium preço mais baixo onde mitsubishi outlander hpe s supera o commander overland turbodiesel nenhum aspecto
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