atualmente o mercado de automoveis brasileiro tem cerca de 30 marcas diferentes que oferecem carros para todos os gostos e bolsos — geralmente combinando gosto e bolso mas nao vem ao caso agora embora nem todas as grandes marcas estejam por aqui como a mazda ou a alfa romeo o numero e semelhante ao do mercado americano o maior do planeta mas voce sabia que praticamente todas as grandes marcas do planeta estao sob o controle de apenas 15 fabricantes de automoveis sao tres grupos alemaes daimler vag e bmw tres japoneses honda toyota e nissan dois franceses psa e renault dois americanos gm e ford um coreano hyundai kia um indiano tata um chines geely um russo avtovaz e um globalizado com sede administrativa na holanda e fiscal na inglaterra fiat chrysler alem dos grupos automotivos ha ainda as mega corporaçoes com um ramo automotivo — caso do mitsubishi group dono da mitsubishi motors e da fuji heavy industries dona da subaru — e as marcas independentes como mazda aston martin suzuki e mclaren — alem de varias outras com produçao artesanal a aquisiçao de marcas por outras e a formaçao de grandes grupos e algo quase tao antigo quanto a industria automotiva em 1908 william c durant fundou a general motors como uma holding para agrupar fabricantes de automoveis e antes mesmo da segunda guerra mundial ja havia comprado mais de 20 marcas incluindo buick oakland/pontiac chevrolet vauxhall cadillac e holden na mesma epoca tambem foi criada a auto union na alemanha como uma forma de quatro das principais fabricantes alemas — audi dwk horch e wanderer — enfrentarem a grande depressao este infografico da business insider resume de forma simples como se organizam os principais grupos automotivos atualmente *a ferrari foi desmembrada pela fca em 2015 porem 10% de suas açoes foram mantidas com piero ferrari filho de enzo e outros 80% foram mantidas pelos acionistas da fca somente 10% das açoes foram negociadas na oferta inicial publica ipo essa organizaçao começou a tomar a forma atual a partir da crise economica mundial de 2008 quando a chrysler acabou praticamente falida e a gm precisou reorganizar suas marcas para voltar a ser lucrativa e devolver ao governo americano o auxilio financeiro recebido para nao ir a falencia e agravar ainda mais a crise interna assim marcas historicamente consagradas foram extintas como a pontiac a plymouth e a mercury e outras acabaram vendidas o grupo ford nao chegou a correr riscos mas ja havia vendido a aston martin e tambem ja havia iniciado seus planos de vender a jaguar e a land rover aos indianos da tata em 2010 eles ainda reduziram sua participaçao acionaria da mazda e venderam a volvo para os chineses da geely a chrysler acabou vendida para o grupo fiat que no final do ano passado evoluiu para o grupo fiat chrysler automobiles englobando fiat chrysler alfa romeo jeep lancia ram dodge ferrari maserati e abarth como essa organizaçao atual e bastante recente o cenario ainda traz algumas combinaçoes inusitadas de plataformas e motores de marcas que atualmente nao tem mais relaçao alguma entre si veja so alguns exemplos dodge challenger o challenger e um dos maiores icones da industria automotiva americana atual nao so que a plataforma dele a chrysler lc foi projetada nos tempos da uniao com a daimler e por isso ela usa a suspensao dianteira do mercedes classe s w220 suspensao traseira assoalho e parede corta fogo do mercedes classe e w211 alem do cambio 722 6 conhecido como 5g tronic o diferencial traseiro e o sistema de controle de estabilidade da fabrica alema praticamente charles bukowski sobre rodas para complicar ainda mais ele hoje faz parte de um grupo com origem italiana e com duas sedes diferentes uma fiscal na inglaterra e uma administrativa na holanda ford duratec se voce e fa da ford certamente ja pensou em ter um duratec no seu carro — seja original ou preparado ha dezenas de ka e fiestas equipados com esse motor que deu as caras por aqui em 2004 quando o focus ganhou um facelift e trocou seus velhos zetec dohc por um zetec rocam e um duratec pois saiba que duratec e apenas a marca comercial de varios motores de origens diferentes tampa de valvulas sensores flauta de combustivel coletores tbi tudo igual no rocam e no duratec 8v por exemplo o zetec rocam originalmente e um motor endura e com comando no cabeçote e balanceiros roletados rocam vem de rollerfinger camshaft ou comando de valvulas com balanceiros roletados so que na europa essa evoluçao nao ganhou esse nome geek e acabou batizado como duratec 8v — com enfase no 8v pois na europa havia um duratec 16v com 1 6 litro de deslocamento so que esse motor tambem nao era um duratec e sim um sigma o mesmo que equipa os ford brasileiros atualmente com o nome ti vct ja o duratec 2 0 e seus irmaos maiores 2 3 e 2 5 sao apenas versoes rebatizadas dos motores l series da mazda acima que era parte da ford motor company na epoca o l series e uma evoluçao com bloco e cabeçote de aluminio dos motores f series usados pela mazda desde os anos 1970 ate o fim dos anos 1990 atualmente a mazda ja nao pertence mais a ford mas ambos continuam sua parceria tecnica iniciada em 1979 a confusao do duratec nao para por aqui havia ainda o duratec rs que equipou o focus rs e o mondeo 2 5t tambem tinha 2 5 litros de deslocamento mas uma origem totalmente diferente com cinco cilindros em linha e turbocompressor ele era uma das varias versoes do volvo modular engine — o mesmo adotado no volvo c30 t5 entre 2004 e 2011 e nos volvo s40 e v50 entre 2004 e 2006 atualmente nenhum ford usa o volvo modular e a marca sueca foi vendida a geely em 2010 mas isso nao significa que os laços foram rompidos ford ecoboost os motores do momento na linha ford sao a familia ecoboost caracterizada pela injeçao direta turbocompressao e baixo consumo de combustivel sao motores relativamente novos mas que usam como base a familia duratec por isso o ecoboost 1 6 e um sigma modernizado para ter as caracteristicas da linha ecoboost — eficiencia e desempenho enquanto o ecoboost 2 0 e 2 3 — que equipam focus st focus rs e mustang ecoboost — continuam baseados no mazda l so que a linha ecoboost nao se limita a linha ford ela se estende pelos ex integrantes do grupo como volvo jaguar e ate land rover a jag foi comprada pela ford em 1989 junto com a aston martin e foi unida a land rover em 2000 quando esta foi vendida pela bmw aos americanos em 2010 a ford vendeu a jaguar land rover a indiana tata — o que nao significa que os britanicos viraram indianos aquele famoso motor 2 0 turbo de injeçao direta que da 243 cv ao range rover evoque e ao novo land rover discovery sport e na verdade o ecoboost 2 0 sem a marca da ford sendo a jaguar uma metade do atual grupo da land rover o motor 2 0 ecoboost tambem equipa os sedas xf e xj quem tambem usou esse motor mas em uma versao amansada com 203 cv foi o volvo s60 t4 vendido no brasil entre 2010 e 2011 atualmente a volvo tambem usa o motor ecoboost 1 6 com duas variaçoes de potencia — 150 e 185 cv — no s60/v60 v40 v70 e s80 land rover discovery sport e range rover evoque os dois modelos de menor porte da land rover sao peças chave na nova era da marca com tres familias diferentes — discovery range rover e uma terceira que substituira o atual defender — mas a base para ambos esta na plataforma eucd desenvolvida nos tempos da ford essa plataforma estreou na antiga ford smax e no land rover freelander 2 em 2007 e serviu tambem a geraçao anterior do ford mondeo e aos volvo s60/v60 s80 v70/xc70 e xc60 para a dupla moderninha da land rover ela teve boa parte dos seus componentes reprojetada mas ainda e considerada a mesma plataforma hyundai gamma elas chegaram ao brasil quando ainda tinham cada uma sua via foi somente no fim dos anos 1990 com a crise asiatica que a kia foi ao chao e a hyundai arrematou a marca para formar um grupo com a antiga rival por aqui elas continuam em operaçoes separadas representadas por duas empresas diferentes e talvez por isso os brasileiros nao conheçam muito bem a relaçao intima entre as marcas e por isso tambem que pouca gente se da conta que o motor 1 6 do compacto hb20 e o mesmo hyundai gamma que equipa kia cerato kia soul hyundai i30 e hyundai veloster — as variaçoes de potencia ficam por conta de ajustes finos como variaçao do comando de valvulas dimensoes dos coletores e programaçao da ecu volkswagen ea827 o motor mais famoso do brasil e a base de praticamente toda a linha de motores a agua da volkswagen surgiu nas pranchetas da auto union mas quando esta ainda pertencia a mercedes benz no começo dos anos 1960 o engenheiro ludwig krauss começou a trabalhar em um projeto para aplicaçao militar que acabou nunca saindo do papel mais tarde em 1968 a volkswagen comprou a auto union e krauss foi incumbido de produzir um novo motor arrefecido a agua ele entao colocou em pratica seu projeto e criou o motor que seria conhecido inicialmente como audi ohv e mais tarde como ea827 e deu origem aos brasileiros ap o ea827 ainda e adotado em varios modelos da volkswagen como a atual geraçao do jetta em sua versao de entrada que usa uma variaçao modernizada chamada ea113 aston martin v8 a aston martin hoje e uma fabricante independente mas ainda carrega no cofre de seus carros uma herança do seu periodo sob o controle da ford encerrado em 2007 quando o grupo americano vendeu a aston a um grupo de investidores liderados por david richards da prodrive os motores v8 que equipam o v8 vantage sao um projeto da jaguar chamado aj v8 lançado em 1996 a versao que equipa o vantage contudo e uma variaçao de 4 7 litros desenvolvida em 2005 e fabricada a mao pela propria aston martin a familia aj v8 da jaguar tambem inclui o atual 5 0 v8 usado no f type no xkr s e no range rover sport
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