eu sei o que voce esta pensando rosemeyer e caracciola nunca chegaram perto da formula 1 quando ela foi criada o primeiro ja nem estava mais entre nos e o segundo estava se recuperando de um acidente gravissimo que quase o matou em indianapolis mas por uma questao de coerencia com tudo o que ja publicamos sobre a historia e a pre historia da categoria nesta nova serie lendas da formula 1 vamos incluir tambem o periodo dos grand prix que antecederam a organizaçao do mundial de formula 1 alem disso embora rosemeyer e caracciola nao tenham protagonizado a primeira grande rivalidade dos grand prix eles certamente tiveram a trajetoria mais celebre e tambem mais dramatica deste periodo e por isso que começaremos esta nova serie contando a historia destes dois herois alemaes do periodo entre guerras https //flatout com br/e se os titulos da formula 1 fossem contados desde sua origem/ caracciola otto wilhelm rudolf caracciola nasceu em remagen em 30 de janeiro de 1901 seus avos eram imigrantes napolitanos que chegaram a renania fugindo da guerra dos trinta anos foi durante a primeira guerra mundial que o jovem caracciola dirigiu pela primeira vez — coincidentemente um mercedes marca que faria sua carreira — e decidiu que se queria ser um piloto de corridas ele conseguiu uma habilitaçao antes mesmo de fazer 18 anos e logo que terminou a escola começou a trabalhar como aprendiz na fabrica de motores e automoveis da fafnir contrariando o desejo de seu recem finado pai que gostaria de ve lo na universidade caracciola estava no lugar certo na hora certa para realizar seu sonho embora o automobilismo fosse um esporte elitista em seus primeiros anos no inicio dos anos 1920 as corridas de carro começaram a se tornar importantes tambem para as fabricantes que passaram a contratar pilotos em vez de confiar sua reputaçao nas pistas a qualquer milionario entediado que encontrou nos carros uma forma emocionante de passar o tempo assim que entrou na fafnir ele comprou uma moto nsu e começou a disputar corridas acumulando uma razoavel serie de vitorias foi assim que caracciola acabou se tornando piloto da fafnir quando a fabricante decidiu inscrever seus carros em corridas a experiencia de caracciola com o esporte motor fez dele o candidato ideal pela fafnir ele venceu algumas provas locais antes de se tornar representante da mercedes e disputar corridas pela marca da familia daimler ate 1932 quando a mercedes decidiu abandonar o automobilismo devido as consequencias da crise de 1929 ele entao foi para a alfa romeo prometendo voltar a mercedes se os alemaes decidissem voltar a competir no contrato com a alfa romeo ficou definido que ele seria um piloto semi independente porque a equipe nao achava que ele iria se adaptar aos carros menores da alfa na primeira corrida a mille miglia ele assumiu a ponta logo no inicio da prova mas acabou abandonando por uma quebra de valvula no gp de monaco de 1932 novamente como piloto semi independente depois de largar em 13º com o alfa 8c monza ele saltou para a quarta posiçao logo no inicio da corrida e acabou em segundo lugar atras de nuvolari o vencedor da prova naquele ano ele manteve seu desempenho competitivo venceu o gp da alemanha em nurburgring e terminou o campeonato europeu de pilotos em terceiro lugar o que certamente lhe renderia um contrato integral com a alfa romeo se nao fosse o azar de em 1933 a alfa romeo se retirar do automobilismo sem contrato caracciola vai a monaco conversar com seu amigo luigi chiron e juntos eles formam a scuderia cc pela qual ele disputa as duas temporadas de grandes premios seguintes ele chega a vencer o grande premio da italia de 1934 mas em geral sua participaçao nas temporadas foi mais apagada rosemeyer bernd rosemeyer nasceu em 14 de outubro de 1909 a 260 km de remagen na cidade de lingen o contato com os motores começou logo em nos primeiros anos de vida uma vez que seu pai era proprietario de uma oficina de carros e motos na cidade como caracciola rosemeyer começou a dirigir desde jovem aos nove anos manobrou um carro na oficina do pai aos onze anos pegou emprestado o carro de seu pai e foi pego pela policia em seguida e aos 16 anos conseguiu obter a licença para dirigir carros e motos em 1931 aos 21 anos rosemeyer estreou nas pistas a bordo de uma moto zundapp substituindo um dos pilotos da equipe que adoecera e nao poderia correr apos algumas voltas de teste ele conquistou a vaga e competiu no restante da temporada vencendo 11 corridas na categoria 250 cm³ no ano seguinte rosemeyer deixou a zundapp para se tornar um piloto independente com motos bmw seu bom desempenho rendeu um convite da nsu para integrar a equipe oficial em 1933 um ano depois a dkw o convidou para sua equipe e rosemeyer acabou chegando ao lugar certo na hora certa naquele mesmo 1934 o recem empossado chanceler alemao adolf hitler colocou em pratica seu plano para desenvolver carros alemaes de altissimo desempenho — seria para ele uma das formas de demonstrar a superioridade ariana — alocando 500 000 reichsmarks nos cofres da mercedes benz e do consorcio formado pela audi horch dkw e wanderer que se tornaria conhecido como auto union alem disso o governo ainda pagaria outros 500 000 reichsmarks a quem fizesse o melhor carro de corridas de 1934 e e aqui que as historias de caracciola e rosemayer se encontram com a injeçao de animo financeiro do governo a mercedes voltou ao automobilismo depois de encerrar definitivamente seu programa em 1932 e o primeiro piloto que eles convidaram foi o napolitano da renania rudolf caracciola a auto union que fora criada para unir as forças das quatro fabricantes afetadas pela grande depressao repentinamente se viu com dinheiro de sobra para produzir os carros de corrida mais avançados que se podia ter na epoca com a ajuda de ferdinand porsche eles tinham um supercarro de 16 cilindros com um layout inovador que colocava o cockpit a frente do motor — e por conta disso tinha alguns controles diferentes do padrao usado ate hoje dai a ideia de convidar o jovem bernd rosemeyer para pilotar o carro embora fosse um motorista rosemeyer ainda nao estava habituado a nenhum layout de controles e talvez — pensaram os chefes da auto union — isso facilitasse sua adaptaçao ao carro assim o piloto de motos da dkw foi chamado ao circuito de nurburgring para testes no dia 24 de outubro de 1934 rosemeyer chegou atrasado e vestindo terno e gravata o que deixou seus chefes intrigados um piloto de corridas vestindo terno e gravata para testar um carro bem e um evento especial para mim minha primeira vez em um carro de corridas entao achei que seria adequado me vestir de acordo com a ocasiao explicou rosemeyer mais tarde foram feitas duas baterias de testes uma no desafiador nordschleife e outra no fantasmagorico sudschleife no traçado norte ele ficou com o terceiro tempo 45 segundos atras de paul pietsch e 15 segundos atras de hans simons no circuito do sul ele foi apenas seis decimos mais lento que pietsch e abriu 2 4 segundos sobre simons e foi assim que rosemeyer conseguiu uma vaga no time e deu inicio a uma das maiores rivalidades da historia do automobilismo rosemeyer vs caracciola o primeiro confronto entre rosemeyer e caracciola aconteceu em 1935 apos abandonar sua corrida de estreia em avus rosemeyer recebeu o novo auto union type b para a eifelrennen largando em decimo primeiro de dezesseis pilotos ao longo da prova ele escalou todas as posiçoes possiveis chegando a liderança a tres voltas do final apos ultrapassar caracciola a corrida parecia ganha mas na ultima volta rosemeyer antecipou uma troca de marchas o que o fez perder velocidade permitindo a ultrapassagem de caracciola que venceu a prova foi o primeiro confronto direto entre os dois os dois voltariam a se enfrentar no gp da frança novamente vencido por caracciola enquanto rosemeyer ficou pelo caminho com problemas de igniçao o confronto seguinte aconteceu no gp da alemanha que acabou vencido por tazio nuvolari imaginem um italiano em um carro italiano vencendo os pilotos e carros alemaes em pleno gp da alemanha caracciola terminou em terceiro e rosemeyer em quarto mas enquanto o piloto da mercedes largou da setima posiçao a estrela da audi saiu da decima segunda a temporada ainda teria os gp da suiça da italia e da espanha caracciola venceu na suiça e na espanha e abandonou na italia assim como rosemeyer que terminou os outros dois gp em terceiro sui e quinto esp com as vitorias da temporada caracciola faturou o titulo de pilotos daquele ano — uma conquista semelhante ao mundial de pilotos atualmente rosemeyer terminou em quinto mas daria o troco em 1936 quando venceu os gp da alemanha da suiça e da italia enquanto caracciola venceu apenas o gp de monaco e terminou o campeonato em sexto ele voltaria a conquistar o titulo em 1937 com vitorias nos gp da alemanha da suiça e da italia alem de um segundo lugar no gp de monaco naquele ano rosemeyer conseguiu apenas dois terceiros lugares — na alemanha e na italia e terminou o campeonato em setimo a tragedia apesar de nao vencer o campeonato europeu de pilotos daquele ano rosemeyer encerrou 1937 como recordista mundial de velocidade isso porque as fabricantes alemas estavam duelando por recordes de velocidade maxima a disputa começara ainda em 1934 quando caracciola levou seu mercedes w25 acima aos 317 460 km/h ao longo de um quilometro em gyon na hungria e aos 188 656 km/h ao longo de uma milha com largada estatica no ano seguinte em fevereiro de 1935 hans stuck quebrou o recorde de velocidade em uma milha 1 6 km em uma rodovia italiana entre pisa e florença ao atingir 320 267 km/h com seu type b lucca abaixo em 26 de outubro de 1936 caracciola chegou aos 366 918 km/h em um trecho da autobahn entre frankfurt e heidelberg em 7 de junho de 1937 stuck veio ao rio de janeiro e derrubou o recorde de caracciola na standing mile ao atingir 201 098 km/h nos 1 600 metros um mes depois rosemeyer chegou aos 389 610 km/h em um quilometro e aos 389 881 km/h em uma milha em um trecho de autobahn entre frankfurt e darmstadt ainda em 1937 rosemeyer consolidou mais quatro recordes para a auto union em 25 de outubro ele quebrou a barreira dos 400 km/h pela primeira vez na mesma autobahn entre frankfurt e darmstadt ao atingir 406 321 km/h ao longo de um quilometro e 406 286 km/h ao longo de uma milha no dia seguinte foram os testes de largada estatica 188 679 km/h ao longo de 1 000 metros e 216 423 km/h ao longo de uma milha no terceiro dia de testes mais um recorde 223 176 km/h na milha com largada estatica https //youtu be/wger1lqzot4 nos dias seguintes a partir de 28 de outubro a mercedes tentaria superar a auto union com seu novo modelo aerodinamico o w125 rekordwagen o carro era uma variaçao do modelo de grand prix com motor v12 de 5 6 litros sobrealimentado por dois compressores tipo roots que ajudavam a produzir nada menos que 736 cv o carro ainda tinha uma carroceria aerodinamica com o bico mais proximo do chao fundo plano para reduzir a sustentaçao aerodinamica e uma capa de motor mais baixa dado que o v12 era mais baixo que o v8 de gp [caption id= attachment_175085 align= aligncenter width= 1600 ] a primeira versao do w125 rekordwagen[/caption] as 10 da manha caracciola largou para o teste lançado ao longo de uma milha e de um quilometro ele chegou aos 397 km/h mas sentiu que as rodas traseiras destracionavam o que o impediu de ganhar mais velocidade sim leitores o carro destracionava a 397 km/h a soluçao foi usar lastro para aumentar o peso sobre o eixo mas mesmo assim o carro nao chegou aos 400 km/h depois caracciola tentou o recorde de largada estatica ao longo de um quilometro e de uma milha tambem nao deu certo o carro chegou apenas aos 176 km/h porque o motor estava fora de ponto antes do anoitecer a mercedes anunciou o cancelamento dos testes logo nos primeiros dias de 1938 a mercedes começou os preparativos para recuperar o recorde mundial da auto union o carro foi colocado em um tunel de vento e teve sua aerodinamica revisada pontualmente as 8 00 de 28 de janeiro rudolf caracciola arrancou para sua primeira passagem o quilometro lançado foi coberto em 8 4 segundos e a milha lançada em 13 42 segundos a passagem no sentido contrario foi ainda mais rapida 8 24 segundos e 13 38 segundos uma media de 432 692 km/h no quilometro e 432 361 km/h na milha a mercedes finalmente conquistava o recorde mundial de velocidade a audi logicamente nao deixaria barato por isso eles tambem estavam na regiao para defender seu recorde o lendario designer eberan eberhorst projetou uma carroceria totalmente nova para o type c ela usava paineis que chegavam proximos do chao criando vacuo sob o carro — o que faz deste o primeiro carro com efeito solo eles pretendiam testar o carro no dia 27 de janeiro antes da mercedes mas choveu e o teste teve que ser adiado as 11 oo a auto union estava pronta para os testes de rosemeyer rudolf caracciola apareceu e avisou bernd que nao largasse pois em uma clareira proximo a morfelden havia rajadas de vento muito fortes elas estavam mais brandas durante as passagens de caracciola mas aumentaram significativamente no final da manha rosemeyer partiu assim mesmo e atingiu 429 km/h na primeira passagem na segunda pediu que instalassem coberturas maiores para as rodas que melhoraram sutilmente sua velocidade maxima mas deixaram o carro mais sujeito aos ventos laterais [caption id= attachment_175069 align= aligncenter width= 999 ] a ultima foto de bernd rosemeyer[/caption] as 11 47 menos de quatro horas depois de cumprimentar o rival por seu recorde rosemeyer engatou a primeira marcha e largou pela ultima vez com seu auto union o momento esta retratado na foto acima ele passou pela marca do quilometro aos 8 38 segundos da cronometragem mas logo adiante seu carro desviou subitamente para a grama uma rajada de vento na clareira de morfelden virou a dianteira do carro para a direita fazendo o sair da pista e iniciar um capotamento que atirou pedaços da fuselagem prata e componentes mecanicos para todos os lados rosemeyer foi encontrado a 40 metros do local com seu corpo ja sem vida repousado sob uma arvore caracciola nem teve tempo de curtir seu recorde em quatro horas ele foi da alegria extrema a lamentaçao profunda pela perda do rival o que o levou a questionar o sentido de tudo aquilo daquela busca pela velocidade das disputas nos circuitos e grandes premios apesar do choque rudolf caracciola se inscreveu para a temporada de 1938 e continuou correndo ate 1939 quando a segunda guerra começou e suspendeu todas as competiçoes esportivas do planeta durante o conflito ele se mudou para a suiça e encerrou seus laços com a mercedes depois de se recusar a fazer uma apresentaçao aos soldados alemaes em 1942 apos a guerra ele acabou recontratado pela mercedes em 1952 mas sofreu um acidente e quebrou sua perna no gp da suiça daquele ano abandonando de vez as pistas nos anos seguintes ele dedicou se a sua concessionaria mercedes ate 1959 quando morreu vitimado pela falencia de seu figado aos 55 anos em sua casa em kassel na alemanha
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