todo fa de carros ja sacou que a porsche usa um codigo numerico para designar as geraçoes de seus carros a setima geraçao do 911 por exemplo era o 991 que acabou de ser substituido pelo 992 a oitava geraçao so que a sexta geraçao nao era o 990 e sim o 997 que substituiu o 996 antes do 996 havia o 993 — o que significa que o proximo 911 nao podera usar este codigo essa salada de numeros chega a ser estranha vinda de um pais conhecido pela cultura sistematica mas justamente por ser alema os codigo da porsche tem algum sentido [gt40 content search= porsche widget= 1 ] depois de explicarmos a logica da nomenclatura dos mercedes e bmw chegou a hora de falarmos sobre a nomenclatura da porsche atualmente os carros da porsche seguem dois sistemas de nomenclatura os modelos de duas portas sao batizados com numeros e os modelos de quatro portas sao batizados com nomes — cayenne macan e panamera antes que voce corra para a caixa de comentarios para me lembrar do cayman e do boxster eles agora sao oficialmente batizados 718 independentemente do nome todos eles sao identificados por um codigo interno e e esse sistema de codificaçao que explica a origem dos nomes porsche metodologia germanica segundo a porsche esse sistema numerico começou em 1931 quando ferdinand porsche fundou seu proprio escritorio de engenharia e passou a designar cada projeto com um numero de serie conhecido internamente como tipo ou typ em alemao a regra valia nao apenas para automoveis mas para qualquer projeto nascido nas pranchetas da empresa o primeiro por acaso foi um carro um wanderer de 1 86 litro como era o sexto projeto de porsche ele foi identificado com o codigo 7 ou typ 7 os numeros seguintes 8 e 9 tambem foram projetos criados para a wanderer os numeros 10 e 11 foram usados em projetos engavetados o 12 foi uma moto zundapp que acabou nao sendo produzida em 1934 ele fez seu 60º projeto o kdf wagen criado sob encomenda do governo de adolf hitler sim e o fusca porsche typ 60 durante a segunda guerra ele produziu uma serie de outros projetos que foram desde geradores eletricos ao motor a jato para o missil de cruzeiro v1 de forma que ao final do conflito em 1945 a numeraçao dos projetos de porsche ja havia passado dos 300 em 1947 porsche desenvolveu o primeiro carro que levaria seu nome que foi batizado com o numero sequencial dos projetos 356 assim começou a nomenclatura numerica da porsche seguindo sempre a sequencia dos projetos em 1963 veio o 901 que se tornou o 911 e roubou um numero da sequencia depois o esportivo de pista 904 os esporte prototipo 906 907 908 909 910 e 917 salada numerica o problema com o sistema começou logo no final dos anos 1960 quando a porsche precisou dar sequencia aos carros de pista e decidiu criar novos modelos alem do 911 aquela altura o numero 9 ja havia se tornado uma tradiçao da marca e a porsche percebeu que logo os codigos iniciados pelo numeral chegariam ao fim para manter a tradiçao a marca flexibilizou o sistema e passou a repetir codigos usados em outros projetos o 914 por exemplo foi originalmente usado para um motor boxer de quatro cilindros e comando duplo nos cabeçotes os numeros 924 e 928 eram motores de quatro e oito cilindros respectivamente e foram utilizados nos carros equipados com estes motores como o ultimo numero designava a quantidade de cilindros a porsche usou esse metodo para batizar o 944 mas ja o abandonou no 968 para o 911 contudo o sistema foi diferente os codigos internos seguiam um criterio diferente mas o nome comercial foi mantido por uma questao de tradiçao suas versoes especiais contudo tinham codigos especificos o primeiro 911 carrera turbo foi designado 929 o primeiro 911 turbo foi o 930 o 911 carrera 4x4 do paris dakar foi o 953 e sua versao para o grupo b foi o 954 depois do 959 que ganhou esse nome devido ao codigo de seu motor a porsche decidiu fazer um 911 baseado no 959 que seria batizado 961 com o 962 ocupado pela evoluçao do 956 o sucessor do 911 ganhou o nome 964 depois do 964 veio o 993 a porsche nunca explicou o motivo do salto principalmente porque os numeros 970 971 981 986 e 987 vieram todos depois do 993 a unica explicaçao plausivel e alguma relaçao com o ano de lançamento do carro 1993 tres anos depois a porsche lançou o boxster e inaugurou a era dos nomes proprios desenvolvido sob o codigo 986 o novo esportivo teve seu nome formado pela combinaçao das palavras boxer e roadster a chegada do boxster tambem iniciou um novo padrao na nomenclatura da porsche a partir dali o codigo do 911 seria sempre 10 numeros maior que o seu o 911 contemporaneo do 986 era o 996 a segunda geraçao do boxster/cayman a 987 conviveu com o 911 997 a terceira geraçao era o 981 que conviveu com o 991 agora com a geraçao turbo do boxster/cayman rebatizados como 718 boxster e 718 cayman o codigo passou a ser 982 antecipando o porsche 911 992 os sobrenomes desde o inicio de sua historia a porsche sempre adotou siglas e sobrenomes para seus carros o mais famoso deles e carrera mas tambem ha os rs gt sc t e l — todos com uma explicaçao por tras do nome carrera vem do motor typ 547 de quatro cilindros e comando duplo criado em 1952 para disputar corridas seu nome vem da carrera panamericana uma das provas que os carros equipados com este motor disputaram depois da campanha bem sucedida do porsche 550 nessa corrida a porsche decidiu usa lo nas versoes mais potentes de seus modelos e tambem em alguns modelos especiais de rua e/ou pista a sigla sc usada nos anos 1960 e 1970 tambem deriva dai significando super carrera na mesma epoca nasceu o nome spyder que designa os roadsters leves da porsche o termo spyder foi criado na epoca das carruagens para designar um tipo de carro leve e sem teto para transportar duas pessoas foi usado no 550 spyder e desde entao manteve se em modelos semelhantes como o boxster spyder e o 918 spyder nos anos 1960 o 911 tinha as designaçoes l e t a primeira significava luxury e a segunda touring eram opostas a primeira era uma versao mais luxuosa enquanto a segunda era uma versao mais espartana — exatamente como o atual 911 t tambem nos anos 1960 foi a primeira vez que a sigla gts apareceu batizando 904 carrera gts significa gran turismo sport nos anos 1970 a porsche começou a usar as siglas s rs e rsr as duas ultimas tem a mesma origem renn sport ou racing sport originalmente designava a versao de rua de um carro de pista o rsr e renn sport rennwagen que e a versao feita exclusivamente para as pistas o s significa simplesmente sport nos anos 1980 a porsche começou a usar as siglas gt e cs a primeira e o classico gran turismo que na porsche designa uma versao mais esportiva com possibilidade de homologaçao em categorias de automobilismo a segunda e club sport que foi usada em uma versao mais espartana do 968
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