parece incrivel que antes nao se conhecia ou usava o principio de downforce aerodinamico em competiçoes olhando de hoje afinal de contas empurrar o carro em direçao ao solo e um conceito tao obviamente util para melhorar a estabilidade que nao e necessario calculo ou teoria nenhuma para que entendamos ele um cara imaginaria que sempre se tentou fazer isso [caption id= attachment_314001 align= aligncenter width= 800 ] o 550 com asa invertida o inicio [/caption] ainda mais por ser uma coisa que vem de graça adiciona se força em direçao ao solo mas sem massa a inercia a facilidade de se aumentar ou diminuir velocidade continuam iguais tudo isso usando apenas o ar que de qualquer forma o carro tem que perfurar para andar baixo arrasto foi o que primeiro se percebeu ajudar diminuindo a força necessaria para empurrar o carro a uma dada velocidade f usando primeiro formas fluidas o coeficiente de arrasto cx e uma area frontal do veiculo a menor possivel a area a a formula explica tudo f=cx a v² inclusive explica que quanto mais velocidade mais arrasto exponencialmente a downforce tambem aumenta muito com a velocidade; e em competiçoes onde elas sao altas e constantes onde e mais efetivo nas ruas e um ganho muito menor; muita gente aponta o aumento da importancia da downforce com o aumento da irrelevancia dos avanços de competiçoes para o desenvolvimento dos carros de rua mas enfim ja contamos aqui a primeira prova de eficiencia deste tipo de coisa que veio com o engenheiro suiço michael may e seu porsche 550 com uma gigantesca asa no topo mas foi a partir do meio dos anos 1960 que a ciencia da downforce começou de verdade primeiro usando asas invertidas e aerofolios diversos ate que depois de algumas tentativas fracassadas colin chapman na lotus aperfeiçoou e tornou excepcionalmente efetivo uma nova tecnica o efeito solo o pulo do gato e downforce sem arrasto associado diretamente a ele explica chapman nos produzimos uma depressao embaixo do carro pegando o ar na frente e acelerando o atraves de uma garganta uma restriçao como em um carburador e depois expandindo o novamente a medida que sai pela parte de tras a pressao negativa criada na restriçao força o carro a descer em direçao ao asfalto embora o carro em si seja um objeto relativamente grande nao e tao eficiente quanto uma asa em termos de força total que pode produzir no entanto o que produz e com menos arrasto e isso e importante entao o que estamos trabalhando e usar uma parte inferior contornada para o carro de modo a rodar uma asa menos convencional e ao fazer isso produzir a mesma força para baixo mas com menos arrasto [caption id= attachment_314004 align= aligncenter width= 999 ] lotus 78 1977 pioneiro[/caption] vitais para o sucesso da downforce nos primeiros anos de seu uso eram as saias que canalizavam o ar sob o carro atraves da parte inferior da carroceria e seu venturi basicamente eram dois pods um de cada lado do carro que faziam o efeito solo vedando a lateral contra o solo essa vedaçao das laterais com o solo era o maior problema; as saias de nylon e lexan se desgastavam e vazavam ar e o desenvolvimento delas constante o primeiro carro a ter sucesso nisso foi o lotus 78 em 1977 mario andretti venceu quatro corridas do campeonato e ficou em terceiro na tabela de pilotos enquanto a lotus estava novamente entre os principais construtores atras da ferrari e dois pontos a frente da mclaren em pista umida geralmente o 78 era imbativel disse andretti na suecia quando estava chuviscando no sabado eu estava colocando quatro segundos em todos [caption id= attachment_314017 align= aligncenter width= 999 ] lotus 78[/caption] mas depois do 78 chapman estava cheio de ideias de fazer um carro focado no efeito solo um que fosse projetado sendo este efeito aerodinamico o mais importante seria um carro totalmente novo o lotus 79 nele o motorista ia mais a frente para dar espaço a um tanque de combustivel atras dele nao so isso o carro inteiro foi feito para dar espaço para as nacelas de efeito solo era so o que interessava para chapman [caption id= attachment_314020 align= aligncenter width= 999 ] a nacela lateral do 79 podia ser trocada [/caption] disse o engenheiro da lotus peter wright colin nos disse que tudo poderia ser comprometido em desenho se melhorasse a aerodinamica o motor era todo compactado para dentro o escape feito para dar espaço nas laterais a suspensao idem as nacelas laterais de efeito solo eram desmontaveis e tinham desenhos aerodinamicos ajustados para cada pista chapman queria mover o centro de pressao aerodinamico mais para tras a primeira vez que mario andretti sentiu todo o potencial do 79 foi nos treinos para o monaco 1978 a traseira do carro era irreal ele se entusiasmou ele ficou tao bom quanto o 78 mas a parte traseira era pelo menos tao boa quanto a frente parecia que aqui estava o carro de corrida perfeito com aderencia na frente aderencia na traseira e traçao incrivel [caption id= attachment_314008 align= aligncenter width= 999 ] o lotus 79[/caption] o 79 venceu seis corridas em 1978 levando a lotus a uma vitoria clara no ranking de construtores sobre a ferrari com brabham em terceiro mario foi campeao mundial a frente do companheiro de equipe ronnie peterson; titulo postumo tragicamente apos a morte dele em monza com um lotus 78 seria a ultima vez que a lotus foi campea e a concorrencia logo se ligou do que era a vantagem secreta dos lotus e começava a era do efeito solo o lotus 80 e o 81 subsequentes nao foram grande sucesso a concorrencia o alcançara o lotus 88 aceleramos o tempo agora ate 1981 onde os carros com efeito solo eram tao eficientes e tao rapidos que os pilotos sofriam com as tremendas forças g envolvidas nas curvas e na frenagem a fia proibiu as saias moveis instaladas na parte inferior dos sidepods dos carros que eram vitais para obter um efeito de solo consistente regulamentou tambem uma distancia ao solo obrigatoria de 6 cm no interesse da segurança do motorista muitos dizem que ambos as regras foram para ajudar os grandes fabricantes renault e fiat ferrari [caption id= attachment_314007 align= aligncenter width= 460 ] chapman e o lotus 88 [/caption] enquanto isso chapman peter wright e tony rudd ja tinham chegado a conclusao de que os esforços relativos ao peso e inercia do carro e os da aerodinamica eram incompativeis por isso estudavam ativamente um sistema de duas suspensoes uma maneira de mandar a carga aerodinamica diretamente as rodas e nao a estrutura do carro quando as novas regras chegaram eles rapidamente viram que o que faziam em segredo era um otimo meio de circum navega las nascia o lotus 88 como funcionava imagine o seguinte um chassi de carro de corrida normal neste caso um inovador monochoque em fibra de carbono um carro sem carenagens totalmente funcional na verdade depois uma carroceria com a aerodinamica de efeito solo de laterais retas tambem em fibra de carbono com tres travessas de titanio estruturais esta carroceria nao estava presa ao chassi do carro mas por meio de molas em cada canto diretamente ao cubo de roda desta forma ao andar rapido esta segunda mola do segundo chassi comprimia pela força aerodinamica gerada e apesar do chassi permanecer na mesma altura a carroceria abaixava e aumentava a downforce parado tinha os 6 cm regulamentares andando continuava com a suspensao igualmente alta e funcionando mas com a carroceria flutuante mais baixa e dando mais downforce simplesmente genial e dentro das regras propostas pela fia ou pelo menos dizia a lotus o chassi externo nao tinha asas discerniveis e era na verdade um enorme sistema de efeito solo começando logo atras do nariz do carro e se estendendo ate dentro das rodas traseiras produzindo grandes quantidades de força aerodinamica para baixo chapman e wright que compartilhavam a patente do sistema estavam convencidos de que o conceito era legal as regras proibiam carros sem suspensao afirmou wright o risco do efeito solo era ela baixar ate os batentes com a força aerodinamica deixando o carro sem suspensao mas eles nao pensaram em duas suspensoes mas contra isso existia a proibiçao de dispositivos aerodinamicos moveis a carroceria inteira com seus venturis inferiores era exatamente esse dispositivo alem disso a transmissao de downforce diretamente para os cubos do carro como havia sido o caso das asas traseiras do 49 no fim dos anos 1960 agora era proibida o 88 fez exatamente isso em todos os quatro cantos uma vez que seus amortecedores a gas desciam ate seus batentes mas a lotus nao desistia e queria brigar em long beach para o primeiro grande premio de 1981 a lotus desafiadoramente apareceu com um 88 se esse carro passar na inspeçao ameaçou frank williams retirarei meus carros a rejeiçao a criatividade foi imediata ja tendo sido obrigadas pela inovaçao do efeito solo da lotus um par de anos atras a construir carros inteiramente novos copiando ela as outras equipes nao estavam ansiosas para abrir de novo a caixa de pandora de mais um avanço de chapman respondendo a protestos oficiais o lotus 88 ganhou uma bandeira preta na prova o mesmo aconteceu no brasil e depois na argentina a fia acatou os protestos e consequentemente proibiu o carro de competir chapman estava convencido de que o carro era legal e desafiou as outras equipes e a fia ferozmente mas a decisao permaneceu chegou ao ponto em que se o lotus 88 fosse inscrito no grande premio da gra bretanha em silverstone a equipe perderia seus pontos no campeonato e a corrida em si perderia seu lugar como uma rodada do campeonato da temporada chapman foi forçado a atualizar dois de seus chassis lotus 87 como substitutos para sua ideia preferida o lotus 88 portanto continua sendo uma das pequenas revoluçoes de chapman que foi proibida ninguem o conseguia acompanhar entao era mais facil proibi lo sua frustraçao com isso junto a miriade de problemas empresariais que estava metido acabam por afetar sua saude de uma forma tragica algum tempo depois em 15 de dezembro de 1982 chapman assistiu a uma apresentaçao de seu amigo de longa data e cliente da lotus chris barber o notavel trombonista de jazz e sua banda em 16 de dezembro de 1982 a equipe lotus testou o primeiro carro de formula 1 com suspensao ativa que eventualmente fez sua estreia com o lotus 99t em 1987 chapman sofreu um ataque cardiaco fatal no mesmo dia em sua casa em norwich e morreu aos 54 anos
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