a britanica lotus e uma daquelas companhias que todo entusiasta respeita mesmo que nao conheça a fundo sua historia a reputaçao da companhia entre os entusiastas e das melhores pois praticamente todos os seus carros valorizam a experiencia de conducao antes da potencia bruta dito isto simplifique e adicione leveza a famosa frase atribuida a colin chapman so retrata um lado da filosofia da companhia criada por ele a lotus nunca fez apenas carros leves e simples e e claro que seus engenheiros sempre souberam muito bem o que fazer para extrair mais potencia dos motores utilizados por seus carros os quatro cilindros com comando duplo no cabeçote desenvolvidos pela lotus no fim da decada de 1970 estao entre os mais populares entre os entusiastas do reino unido e de vez em quando outras fabricantes contratam os serviços da lotus para dar uma melhorada em seus carros a ford fez exatamente isto entre 1963 e 1970 criando um dos grandes icones esportivos do reino unido o lotus cortina o coraçao do lotus cortina começou em 1961 quando chapman decidiu que a lotus precisava desenvolver seus proprios motores era uma simples questao de custo os quatro cilindros fornecidos pela coventry climax eram otimos mas tambem eram bem caros o lotus elite produzido desde 1958 era um sucesso nas ruas e nas pistas e seu motor de 1 2 litro com potencia de 75 95 ou 105 cv dependendo dos carburadores utilizados com comando no cabeçote ainda serviu a companhia por mais dois anos ate o fim da produçao do elite em 1963 pois bem em 1961 colin chapman encontrou se com harry mundy seu amigo projetista na coventry climax e editor tecnico na revista autocar para discutir a possibilidade de transformar o motor kent da ford em um dohc o comando duplo no cabeçote ja começara a se popularizar entre as fabricantes europeias como a alfa romeo e jaguar que apostavam alto neste tipo de motor desde os anos 1950 com excelentes resultados colin chapman jim clark e o lotus cortina o projeto teve inicio imediatamente boa parte do trabalho de desenvolvimento que tambem contou com keith duckworth o mago da cosworth deu se nas versoes de 997 cm³ e 1 340 cm³ ate que em 1962 a ford lançou uma versao de 1 5 litro 1 498 cm³ tamanho considerado perfeito pela equipe de engenheiros de chapman na pratica apenas bloco bielas e virabrequim do motor kent foram aproveitados o cabeçote todo foi desenvolvido pela lotus de inicio o motor manteve o deslocamento original mas o novo cabeçote era bem mais avançado com camaras de combustao hemisfericas comandos com o mesmo perfil do coventry climax valvulas maiores e dupla carburaçao weber stromberg ou dell orto a taxa de compressao era de 9 5 1 cutaway do motor twin cam credito autocar o resultado eram 100 cv a 5 700 rpm no chamado lotus twin cam que ficou pronto em 1962 um belo aumento em relaçao aos 60 cv a 4 600 rpm do motor original naquele mesmo ano o monoposto lotus 23 com jim clark ao volante estreou nos 1 000 km de nurburgring bem acertado e agil o pequeno bolido com motor de 1 5 litro se saiu muito bem frente a carros bem mais potentes como o porsche de dan gurney enquanto o motor ainda estava sendo desenvolvido walter hayes o relaçoes publicas da ford entrou em contato com chapman e lhe fez uma proposta colocar o motor em 1 000 unidades do ford cortina para que a fabricante pudesse homologa lo no grupo 2 de turismo apesar do ritmo acelerado na fabrica em hethel com a proximidade do lançamento do lotus elan que seria o primeiro lotus a usar o novo motor chapman aceitou se foi pelo dinheiro ou so pela oportunidade de transformar um carro careta em um foguete talvez jamais se saiba com certeza o caso e que a ford forneceu as carrocerias e a lotus ficou responsavel pela parte mecanica o motor usado no lotus cortina ou cortina lotus de acordo com a ford era um pouco maior com 1 557 cm³ de deslocamento para fins de homologaçao graças ao diametro dos cilindros ampliado de 80 9 mm para 82 9 mm enquanto o curso mantinha os mesmos 72 75 mm resultando em um motor ainda mais girador e potente com 105 cv o mesmo era acoplado ao cambio do lotus elan que tinha marchas mais proximas entre si a lotus tambem realizava diversas outras modificaçoes na estrutura do carro a carroceria recebia portas capo e tampa do porta malas de aluminio enquanto a carcaça do cambio e do diferencial era mais leve a suspensao tambem passou por modificaçoes extensas amortecedores mais curtos na dianteira e braços forjados na dianteira enquanto a traseira teve todo o sistema de molas semielipticas trocado por um sistema mcpherson com dois braços arrastados foi ate necessario reforçar a regiao com barras atras dos bancos e proximas aos arcos de roda o porta malas passou a abrigar a bateria e o estepe melhorando a distribuiçao de peso do carro o lotus cortina ainda tinha freios maiores com discos de 240 mm na dianteira fabricados pela girling todos os exemplares do lotus cortina foram pintados de branco com uma faixa verde exceto alguns exemplares que foram pintados de vermelho pela ford e um carro com uma listra azul pois seu dono acreditava que cor verde lhe dava azar eles tinham emblemas da lotus na grade do radiador e nos para lamas traseiros e para choques 3/4 apenas nas extremidades na dianteira eram modificaçoes simples mas junto das rodas de 13x5 5 e da suspensao mais baixa deixavam o cortina com jeito de quem sabia como acelerar ja no interior as mudanças se resumiam a um novo console central devido a nova posiçao da alavanca de cambio novos bancos e painel de instrumentos com velocimetro conta giros pressao do oleo temperatura da agua e nivel de combustivel o toque final era um volante de diametro pequeno e aro de madeira [youtube id= zmlbzgih9ue width= 620 height= 350 ] o lotus cortina foi muito bem recebido pela imprensa especializada sendo descrito como um lotus 7 de carroceria fechada entusiastas que queriam um carro mais tecnico que um mini cooper e mais veloz que um cortina gt ou mesmo os que procuravam uma alternativa mais barata aos iconicos roadsters esportivos britanicos e nem faziam questao de ter um conversivel viam no cortina o carro perfeito so que ele nao era perfeito o eixo traseiro era problematico com quebras comuns na carcaça do diferencial e nos componentes da suspensao alem disso as concessionarias ford despreparadas para receber o esportivo de nicho nao eram exatamente confiaveis na hora de realizar a manutençao nao era raro que um lotus cortina recebesse um componente errado ou sofresse com falta de precisao nos serviços a ford resolveu estes problemas usando componentes mais reforçados especialmente o virabrequim e a carcaça do diferencial e alongando as primeiras marchas reduzindo a chance de quebra por uso pesado no diferencial mais tarde em 1964 a suspensao independente da lotus foi substituida pelo antigo arranjo de molas semielipticas ja usado no cortina o carro ficou menos afiado porem muito mais confiavel alem disso a suspensao independente ainda estava disponivel como opcional a caixa de cambio com marchas curtas e os paineis de aluminio na carroceria tambem se tornaram opcionais e eram prontamente encomendados por quem tinha a intençao de levar seu lotus para a pista regularmente e nao eram poucos por esta razao depois que os 1 000 exemplares para homologaçao no grupo 2 ficaram prontos em 1963 a produçao se estendeu ate 1966 com mais de 3 300 unidades a segunda geraçao do ford cortina chegou no ano seguinte e naturalmente o lotus cortina evoluiu tambem a ford decidiu seguir tornando o carro mais civilizado e acabou ate com as listras verdes ainda que as mesmas pudessem ser pintadas antes da entrega a um custo extra apesar do motor mais potente agora com 111 cv que ja era oferecido como opcional na geraçao anterior o lotus cortina mk2 tinha suspensao mais parecida com a das versoes mais comuns e com isto era mais barato de construir e mais confiavel de manter sem perder sua disposiçao para acelerar nas pistas a partir de 1969 o carro passou a se chamar cortina twin cam em toda a europa com exceçao do reino unido onde manteve seu nome antigo a produçao terminou no ano seguinte quando a ford apresentou o escort rs1600 outro grande icone da marca no fim das contas pouco mais de 4 000 unidades do lotus cortina mk2 foram fabricadas a primeira geraçao do lotus cortina e a mais adorada especialmente pela natureza radical de suas modificaçoes e ai vai uma curiosidade o motor kent usado como base para o motor twin cam e um ancestral do motor endura e que tivemos aqui no brasil sob o capo do ford fiesta e do ford ka no fim da decada de 1990 esta informaçao nao te da algumas ideias
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