o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro no fim dos anos 1980 o que fazia sucesso mesmo aqui no brasil eram os carros ditos medios os monza santana e del rey o monza chegou a ser o carro mais vendido o que e estranho por seu preço relativamente alto mas era um reflexo da epoca onde carros eram muito caros fora das possibilidades da maioria da populaçao e quem podia compra los usualmente podia pegar algo um pouco melhor que um basico carro pequeno achou parecido com os dias de hoje pois e o fato e que a fiat estava num mato sem cachorro neste ponto seu uno era considerado caro e sofisticado demais para competir com chevette e gol fusca acabando em 1986 e nao tinha nenhuma opçao nesta faixa media que enchia os cofres de seus concorrentes e neste clima que decide iniciar o projeto do tempra nacional que seria lançado em 1991 estar em ma situaçao nos anos 1980 a deixou pronta para reagindo crescer muito nos anos 1990 o mille um lobby da marca para criar um carro nacional barato numa nova categoria de motor abaixo dos 1000cm3 que so ela estava pronta para abocanhar deu resultados incriveis alavancou a carreira do uno que se tornou o estereotipo do carro nacional barato o novo fusca e so morreu por legislaçao em 2013 mas alem de aumentar seu volume e viabilidade como empresa com o mille a fiat nao se esqueceu de tambem melhorar sua lucratividade com modelos mais sofisticados o tempra nacional e importados como o tipo o coupe e a perua tempra fizeram um relativo sucesso tambem e a fiat tambem se tornou a queridinha dos entusiastas nesta decada com a introduçao dos turbocompressores em carros fabricados aqui no tempra e no uno o tempra nacional e uma jabuticaba so existe aqui existiu la fora tambem claro mas o tempra europeu era um seda baseado no tipo; o nosso apesar da mesma carroceria tinha como base o regata argentino uma geraçao atras e usava suas suspensoes de desenho diferente das do tipo o motor inicial o famoso fiat lampredi dohc era ja bem antigo mas sofisticado para os padroes brasileiros dohc camara de combustao hemisferica fluxo cruzado distribuidor acionado direto por comando tinha oito valvulas e ainda no inicio usava carburador duplo mas logo receberia o mais moderno cabeçote europeu de 16 valvulas e injeçao eletronica multiponto detalhes como as portas avançando sobre o teto capo que ocultava em parte os limpadores de para brisa e vidros rentes a carroceria contribuiam para a aerodinamica embora o cx do modelo nacional 0 32 fosse pior que o do italiano pela maior altura de rodagem ele exibia desenho proprio tambem nos retrovisores e no alojamento da placa traseira alem disso o brasileiro nao tinha repetidores laterais das luzes de direçao nos para lamas limpador do vidro traseiro ou opçao de painel digital podemos ver as diferenças entre um e outro com a perua importada era um carro muito diferente do nacional outra jabuticaba que ninguem se lembra mais sedas duas portas o monza maior sucesso nesta categoria sempre vendeu metade de seu volume em carros de duas portas lembrem que antes da santana quantum a norma ate em peruas aqui eram duas portas a perua ford versailles royale derivada da quantum tinha originalmente so duas portas tambem a caravan nunca teve quatro portas de fabrica embora conversoes existam o tempra por isso ganharia outra diferença em relaçao a europa por aqui uma versao duas portas o tempra foi um divisor de aguas neste sentido a versao duas portas foi um estrondoso fracasso abrindo as portas se me desculpam o trocadilho infame para o abandono dessa fixaçao com duas portas no mercado nacional a gm por exemplo tinha o projeto pronto de um vectra b duas portas a ser lançado junto com o de quatro mas o fracasso do tempra bem como da perua ford versailles de duas portas ajudou a cancelar este projeto hoje estamos alinhados com o resto do mundo a norma sendo as quatro portas [gallery ids= 302111 302110 302109 302108 302107 302105 302104 302103 302101 ] mas a carroceria de duas portas existia e podia ser usada por exemplo em um tempra esportivo e foi isso que aconteceu para o ano/modelo 1995 aparecia o tempra turbo i e era o segundo carro turbo nacional; o primeiro foi o uno turbo i e em fevereiro de 1994 ja com o face lift que atualizou a aparencia externa de toda linha em 1994 era exclusivamente um duas portas com spoiler traseiro e lateral lisa sem borrachoes ou frisos o motor dohc de oito valvulas recebia turbo garrett com pressao de superalimentaçao de 0 8 kg/cm² e resfriador de ar para produzir 165 cv a 5250rpm e 26 5 mkgf a 3 000 rpm era a mesma potencia do omega seis cilindros tres litros aspirado empurrando apenas 1275kg o cupe era um terror nas estradas dos anos 1990 pouquissimos carros podiam acompanha lo e medias de viagens epicas foram testemunhadas pessoalmente por este que vos fala era algo simplesmente inacreditavel na epoca e relativamente acessivel bem mais que os omega por exemplo pelo menos contando os descontos e facilidades que em breve fariam as concessionarias fiat nunca perder um negocio naquele tempo o tempra turbo i e parecia bem mais veloz que tudo na epoca na verdade fazia o 0 100km/h em 8 2 segundos e chegava a 220km/h; mais rapido mas menos veloz que seu rival nas estradas o omega de tres litros mas como acelerava e retomava mais nao era o que parecia no mundo real era o rei por um breve espaço de tempo as alteraçoes de suspensao eram tambem importantes eram adotadas novas molas amortecedores e estabilizadores buchas e coxins mais firmes e camber mais negativo na frente a caixa de direçao estava 13 mm mais baixa para aprimorar a geometria de direçao enquanto um reforço e nova posiçao dos braços transversais traseiros aplicada a toda a linha buscavam sanar a tendencia ao sobresterço rodas exclusivas e bonitas calçavam pneus 195/60 r 14 o tempra era um carro de bom porte com bom espaço interno media 4354mm em um entre eixos de 2543mm os freios originalmente discos dianteiros e tambores atras nas versoes 16v e turbo eram discos nas quatro rodas ventilados na frente o cambio era sempre manual de cinco marchas no turbo o comando das marchas usava cabos em vez de varoes e o comando de embreagem era hidraulico o turbo tambem estreou o ar condicionado com controle automatico de temperatura na industria nacional e tinha um monte de coisa que era extremamente exotica e interessante em sua epoca alarme com proteçao interna por ultrassom que podia ser desativada e acionamento a distancia antena incorporada ao vidro traseiro luz de aviso para o motorista atar o cinto e controle eletrico dos vidros com temporizador funçao um toque e sensor antiesmagamento o computador de bordo de sete funçoes tambem era lançamento no turbo na linha tempra o som era sofisticado e contava com disqueteira no porta malas disqueteira era coisa seriamente chique por incrivel que hoje pareça inicialmente apenas disponivel como um modelo unico de duas portas nao durou muito logo se tornou tambem quatro portas nova tendencia nacional era agora o tempra stile o tempra turbo original permanece entao como um ponto de mudança; um carro com muito do passado principalmente na carroceria duas portas mas tambem um pe num futuro de performance superior que vivemos hoje com seu turbo violento e como e um carro que so existiu aqui um dos grandes classicos nacionais lucas e seu tempra turbo enquanto tudo isso acontecia numa casa em sao paulo um garoto colocava um poster na parede em cima de sua cama vindo de uma revista especializada o poster mostrava claro um tempra turbo i e vermelho novinho era um sonho distante para ele; adorava fiat mas a realidade de sua familia era de uno usado de 147 colocar o tempra na parede era um ato de esperança de vontade expressa ao mundo ainda que ali fosse uma vontade totalmente impossivel um dia quem sabe terei um o poster fica tanto tempo na parede que desbota e perde a cor todos nos ja fizemos isso um dia mas poucos de nos realizaram o sonho aqui o final e feliz claro que o dono do tempra das fotos e este garoto de 1995 [gallery ids= 302086 302084 302083 302082 302081 302080 302079 302078 302077 302076 302075 302074 302073 302062 302055 302056 302057 302061 302050 302051 302052 302053 302054 302048 302047 302045 302044 302043 302049 302041 ] lucas ventura de sao paulo e como muitos de nos um entusiasta de berço tem gente que aprende a gostar de automovel; tem gente que ja nasce assim como lucas nao se sabe o motivo nem a origem disso algumas pessoas simplesmente ja nascem com o virus do automovel mesmo sem nenhum parente que sofre do mesmo mal lucas sempre gostou tambem de fiat de novo e algo meio sem explicaçao ele lembra de criança pequena ainda ficar mesmerizado com o limpador de para brisa unico do uno ficava de pe entre os bancos normal nessa epoca hoje tabu olhando o movimento dele paralisado como o limpador traseiro tambem era unico pedia ao pai para liga lo tambem e assim ver os dois em funcionamento juntos em sua casa tiveram varios fiat mas nao so eles; ainda assim a marca de betim e a sua preferida claramente por causa dela chegou a brigar com o pai que vendeu um uno da familia antes dele completar 18 anos e começar a dirigir de novo uma historia que se repete de um entusiasta incompreendido pela sua propria familia [gallery ids= 302039 302038 302037 302036 302035 302034 302033 302032 302031 302030 302029 302028 302027 302026 302025 ] o tempo passa ate que lucas ja adulto compra um fiat 147 e a porta de entrada para o mundo do carro antigo um mundo cheio de amigos e aventuras que o fisga por completo ja neste 147 começa a exercitar sua paixao trazer os carros a total originalidade nos minimos detalhes ate hoje sua maior paixao sao os uno e derivados principalmente os 1 5 e 1 6 r mas o 147 tem um lugar no seu coraçao justamente por ser a sua introduçao neste mundo e pelos 12 anos que passaram juntos vendeu justamente para realizar o sonho do tempra turbo [gallery ids= 302024 302023 302022 302021 302020 302019 302018 302016 302015 302014 302013 302012 302017 302011 ] tinha tido um tempra turbo antes; mas era um carro ruim cheio de problemas acabou encontrando um carro parado ha muitos anos com o motor travado e com varias peças de acabamento faltando mas o principal atrativo o motivo da compra era a carroceria nunca batida e ainda completamente original e em otimo estado era a oportunidade de fazer um carro partindo do zero com tudo novo começa uma longa busca por peças e uma reforma dificil praticamente todo interior e novo bem como motor encontrado ainda zero km uma peça new old stock os paineis de porta com canaletas ainda retas foram algo quase impossivel de achar mas foram encontradas originalidade completa era o objetivo aqui e peças novas nos sempre que possivel; ate as rodas que eram reproduçoes identicas em aparencia ao original foram recentemente trocadas por um jogo original fiat [gallery ids= 302121 302120 302119 302063 302065 302064 302068 302070 302095 ] alem de uma testemunha de um tempo passado e um classico rarissimo hoje neste estado o carro e mais que isso e um sonho realizado de um menino que colocou um poster na parede pensando sera que um dia consigo ter um carro desses uma prova que tudo vem para aqueles que tem a paciencia de esperar e a presença de espirito de perseguir os sonhos quando eles se mostram possiveis
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.