o ano de 2015 mal começou e ja temos uma nova ferrari a 488 gtb evoluçao e sucessora da 458 italia que trouxe como maior novidade um v8 biturbo de 3 9 litros e 670 cv sua chegada nos fez pensar o que torna uma ferrari uma ferrari uma boa maneira de descobrir era perguntar aos leitores algo simples e revelador qual e a sua ferrari favorita agora temos a lista com as respostas que pode ser entendida como uma seleçao das melhores de todos os tempos segundo o publico do flatout por que nao testarossa ha trinta anos nascia um icone grande larga cheia de linhas retas e com as caracteristicas entradas de ar na lateral a ferrari testarossa trazia todo o exagero da decada de 80 em seu design e no motor um majestoso v12 a 180° no fim das contas era um flat 12 de 4 9 litros 48 valvulas 396 cv a 6 300 rpm e 49 9 mkgf de torque a 4 500 rpm suficientes para um 0 100 km/h de 5 3 segundos cambio so manual de cinco marchas ela tambem foi o ultimo grand tourer da ferrari a usar motor central traseiro sua sucessora a 550 maranello lançada em 1996 resgatou o motor dianteiro usado ate a decada de 1970 pela ferrari daytona e empregado hoje na ff e na f12berlinetta [youtube id= j7tzfw4wedi width= 620 height= 350 ] alem disso ela e o carro de outrun classico da sega precisa de mais motivos entao toma f40 se monte olimpo fosse na italia e nao na grecia e os deuses fossem em vez de deuses a f40 seria zeus ao menos e isto o que os fas mais fervorosos da f40 pensam dela e na boa e dificil tirar a razao deles ela tem um visual matador talvez ate mais quando nao e pintada de vermelho um motor espetacular um v8 biturbo de 2 9 litros biturbo de 478 cv capaz de leva la aos 100 km/h em 3 9 segundos e tem o interior mais gloriosamente funcional que existe ou algo muito perto disso [youtube id= upcb0 dncgw width= 620 height= 350 ] a f40 nao tem revestimentos nas portas carpetes maçanetas muito menos radio seu unico item de conforto era o ar condicionado so que isso nao fazia diferença alguma na verdade este alivio de peso extremo a tornava ainda mais desejavel mesmo moleques que sequer chegaram perto de uma f40 na vida a tem como o melhor carro de todos os tempos deu para entender f50 se a f40 e a mais aclamada de todas as ferrari a coitada da f50 ficou com a dificil missao de substitui la nao so em desempenho mas em reputaçao e representatividade ela conseguiu nao exatamente a f50 e renegada pelo simples fato de a f40 existir mas e mais potente o motor era um v12 de 4 7 litros derivado da formula 1 com 520 cv mais rapida chegando aos 100 km/h em 3 7 segundos; e mais rara com apenas 349 exemplares produzidos a f40 teve 1 315 unidades sendo assim apesar de boa parte dos ferraristas e nao ferraristas preferir a f40 um seleto grupo de entusiastas especialmente os nascidos na virada da decada de 1990 tem boas lembranças da f50 quem nao teve ou quis ter uma daquelas movidas a controle remoto 288 gto [youtube id= ukm wcxkl5u width= 620 height= 350 ] muito se fala na f40 mas o que poucos lembram e que ela e nada mais que a versao aperfeiçoada de um conceito nao carro conceito introduzido anos antes a 288 gto por sua vez a 288 gto e uma versao de homologaçao da 308 gtb que so existe porque a ferrari decidiu em 1986 participar do grupo b de rali mas nao teve tempo de competir porque a morte de henri toivonen em um acidente naquele ano colocou um fim na categoria a 288 gto tambem tinha um v8 biturbo de 2 9 litros motor que entregava exatos 400 cv mas tinha interior mais equipado e confortavel alem de um visual muito mais classico e ate certo ponto civilizado ja falamos que ela nasceu dos ralis ferrari 250 california ha quem desmereça a ferrari california pelo fato de ela ter um motor v8 na dianteira dizendo que ela nem e uma ferrari de verdade para nos e uma injustiça sem tamanho pois a california e uma homenagem a um roadster classico dos anos 60 a ferrari 250 california spyder roadster projetado pela scaglietti para ser uma interpretaçao conversivel da ferrari 250 gt original [youtube id= rxwmycpx27s width= 620 height= 350 ] alem da carroceria de aluminio cujo baixo peso a tornou muito popular em competiçoes a 250 california spyder trazia algo que para os mais puristas toda ferrari tem que ter um motor v12 na dianteira — no caso um v12 de tres litros e ate 240 cv 330 p4 se voce pesquisar sobre as 24 horas de le mans de 1966 quase tudo o que encontrar sera sobre o ford gt40 nao e para menos porque o carro anglo americano desenvolvido pela ford europeia com a ajuda de carroll shelby se tornou um dos maiores triunfos da maior corrida de longa duraçao do planeta conseguindo uma vitoria tripla e tomando para si o reinado da ferrari que ja durava quase uma decada [youtube id= awartc8iq3q width= 620 height= 350 ] a ferrari estava decidida a tomar de volta o titulo com a 300 p4 um dos mais belos prototipos le mans de todos os tempos equipada com um v12 de tres litros com tres valvulas por cilindro injeçao mecanica e 450 cv ainda assim nao foi pareo para o v8 de sete litros do gt40 que ainda venceu em 1968 e 1969 acontece que quase ninguem lembra mas a ferrari foi quem ficou com o titulo de construtores na categoria de prototipos naquele ano em uma temporada que teve como ponto alto uma vitoria tripla sobre os ford nas 24 horas de daytona f355 por alguma razao e praticamente impossivel encontrar alguem que aponte um defeito na ferrari f355 a berlinetta de motor v8 que faz parte da linhagem hoje representada pela 488 gtb e uma versao melhorada da 348 e foi produzida entre 1991 e 1995 nestes cinco anos mais de 11 mil exemplares do cupe de motor central traseiro foram fabricados o que torna a f355 um dos maiores sucessos comerciais da ferrari [youtube id= v_y7gumdnka width= 600 height= 350 ] o v8 de 3 5 litros e 380 cv e naturalmente aspirado o cambio e manual de seis marchas com grelha ainda que a versao gts oferecesse um cambio de formula 1 automatizado com borboletas atras do volante o visual e datado porem muito agradavel e ela foi a ultima da era old school da ferrari — sua sucessora a 360 era mais moderna em todos os aspectos mas perdeu um pouco da essencia 456 o carismatico nome em sequencia numerica pertence a uma ferrari tem como equivalente atual a ff o primeiro hatch de traçao integral saido de maranello mas a 456 e um carro bem mais tradicional e discreto um grand tourer com um v12 5 5 e 442 cv na dianteira traçao na traseira e um cambio manual de seis marchas ou automatico de cinco no meio [youtube id= dxodap65jte width= 620 height= 350 ] a 456 representou um salto evolucionario gigantesco em relaçao ao carro que substituia — a 412 modelo 2+2 que foi vendido entre 1972 e 1989 e ja sentia o peso de suas quase duas decadas de vida no desenho quadrado e antiquado a 456 era mais espaçosa mais potente mais confortavel e confiavel e era perfeita para pegar a estrada ela tambem foi uma das poucas ferrari que viraram peruas — a famosa 456 gt venice fabricada em serie limitada sob encomenda do sultao do brunei ferrari 430 scuderia a ferrari f430 e a antecessora da 458 italia e apesar de ser um projeto totalmente novo seu design e seu motor a tornavam uma especie de 360 melhorada com v8 aspirado de 4 3 litros e 498 cv e cambio manual de seis marchas — o ultimo cambio manual em uma ferrari v8 com um automatizado de seis marchas oferecido como opcional fora o visual quase contemporaneo a f430 e a verdadeira merecedora do titulo de ultima ferrari a moda antiga mas ela poderia ficar ainda melhor [youtube id= lacp5ndhzyi width= 620 height= 350 ] a 430 scuderia era uma versao da f430 que podia ate ser legalizada para as ruas mas era um carro de competiçao legitimo feito para competir com o porsche 911 gt3 rs e o lamborghini gallardo superleggera para tal ela tinha peso aliviado em cerca de 100 kg um total de 1 350 kg motor ainda mais potente com 510 cv e cambio automatizado que realizava trocas em ate 60 milissegundos — o equivalente a velocidade da luz ha dez anos segundo a propria ferrari a 430 scuderia consegue se igualar ao tempo da ferrari enzo no circuito de fiorano que vira 1 24 9 a 430 scuderia e serious business 250 lusso a lusso e uma entre as varias versoes da ferrari 250 que foi fabricada para as ruas e para as pistas e recebeu diversos tipos de carroceria entre 1953 e 1964 naquela epoca os melhores esportivos italianos eram projetados com estrutura e mecanica enquanto a carroceria ficava a cargo de empresas especializadas como a bertone a italdesign a scaglietti e claro a pininfarina a lusso foi uma das ultimas e era totalmente baseada na iconica ferrari 250 gto — um dos carros mais valiosos do planeta do qual so existem 39 unidades so que a 250 lusso era maior e tinha um visual mais sobrio quase antiquado que contrastava maravilhosamente bem com o berro estridente do v12 de 240 cv e so existem 351 delas no mundo todo [youtube id= jkrmqed_dcs width= 620 height= 350 ] ah e steve mcqueen tinha uma
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