it’s a long way to the top e assim começa o quinto post do #pc34 e nao nao explodiu como nunca parei na rua por quebras tirando algumas semanas atras devido a quebra do carter por um descuido de minha esposa quem tem carro um pouco baixo sofre neste pais se continuou ate aqui aprecie as informaçoes e seja bem vindo ao time bomb [youtube id= zdcs7ijnuvm width= 620 height= 350 ] este post deve obrigatoriamente ser ouvido com este som de fundo dirigindo pela estrada indo para um show antes um desabafo esta cada vez mais chato dirigir por ai e nao e por causa dos radares mas pela falta de educaçao no transito sinceramente nao sinto mais prazer em dirigir meus carros porque sempre fico esperando quando sera a proxima bordoada na traseira falta de respeito mutuo e muito mais eu nao sou o certinho e nunca serei mas tenho a consciencia de que andar a 100 km/h a 20 cm da traseira do carro da frente uma hora nao acabara bem ou disputar vagas proximas a entrada de um estabelecimento como se fosse um evento de destruction derby e isso e praticado por pessoas cultas e que nivel chegamos donos do mundo e filhos dele parabens voces sao demais vamos continuar com o pc#34 depois de toda aquela manutençao que ja foi detalhada nos posts anteriores e com o carro funcionando e rodando diariamente começaram aparecer alguns problemas primeiro a bomba de combustivel a soluçao foi adquirir uma bomba interna da dinamica de 12 bar que alimenta ate uns 450 cv logo depois comecei ter diversos problemas com o ar condicionado e com o sistema de arrefecimento — este ultimo por sua vez sempre negligenciado por 99 9% dos motoristas acabando de trocar a valvula termostatica nada mais normal que começar a estourar as mangueiras depois de trocar quase que todas tive a sorte de estourar o radiador logico que nao esperava por essa nas autorizadas fiat eles custam um absurdo e uma peça usada somente pelo marea turbo a soluçao foi desenvolver um de aluminio e mesmo com quase o dobro da espessura coube no ja apertado cofre do marea turbo num upgrade de turbina precisa trocar os ventiladores pelo modelo slim bomba dinamica 12 bar in tank e radiador em aluminio da mastercooler com os eletro fans o ar condicionado foi um caso a parte para conserta lo precisei desmontar o painel de instrumentos e o cambio sem contar as outras miudezas o vicio oculto quando se fala em marea a primeira reaçao e o famoso mimimi da bomba e ele nao e nenhum toyota corolla e nem foi desenvolvido pra parecer com tal mas uma coisa e facil explicar maus profissionais nao podem nunca colocar a mao neste carro uma unica manutençao mal executada no marea pode gerar diversos problemas ocultos e foi devido a este vicio que o ar condicionado do time bomb parou de funcionar antes fosse so o ar condicionado ha uns tres anos solicitei a um amigo com uma baita oficina em sao caetano do sul/sp para trocar a embreagem do time bomb como eu ja estava aqui na bahia nao pude acompanhar ou executar o serviço mao de obra deste serviço r$ 650 preço praticado por bons profissionais levando em consideraçao o quao trabalhoso e o serviço depois de gastar algo em torno dos r$ 3 000 entre mao de obra do qual houve um reajuste inexplicavel passe no volante do motor e peças — ja que se troca os atuadores do pedal e embreagem — espera se pelo menos que a embreagem esteja uma manteiga sim ela estava mas eu nao esperava ficar sem freio ao pisar no pedal — eu nao minha esposa gravida a primeira coisa e ligar ao mecanico e perguntar se ele mexeu no freio ou fez a sangria corretamente diz ele que nada foi feito e a sangria foi executada corretamente puto com o aumento da mao de obra nao enviei meu carro ao amigo em vez disso solicitei a um outro amigo que verificasse o freio e assim ele detectou que o servo freio havia sofrido um belo impacto e acabou desalinhado o que fez com que o freio nao fosse acionado com a força necessaria provavelmente a pancada foi na hora da instalaçao do cambio problema corrigido otimo mao de obra paga peças ok e tudo funcionando e entao o carro seguiu para casa na bahia e começaram os problemas com o ar condicionado foi ali que tudo se encaixou e começou a fazer sentido quebra do atuador do pedal da embreagem e ar condicionado com vazamento da carga total em menos de um mes tudo por causa de um serviço mal executado que detalho abaixo a linha de acionamento da embreagem e de metal e a linha do ar condicionado de aluminio as duas roçando uma na outra ao longo de quase tres anos fez com que a linha de aluminio rompesse me deixando sem ar condicionado ja o atuador quebrou pois estava fora do eixo trabalhando em angulo devido a montagem fora de posiçao por que estava fora simples se voce possui dois pontos fixos de ancoragem estes devem ser posicionados em seus devidos lugares e so depois de colocar a tubulaçao em seus clipes de fixaçao e que voce deve torquea los nos atuadores como isso nao foi feito o eixo de acionamento acabou quebrando [gallery columns= 5 link= file ids= 56532 56533 56531 56544 56543 ] 1ª e 2ª foto haste e comparando os atuadores da embreagem pedal 3ª foto tubulaçao montada erroneamente 4ª foto tubulaçao posicionada corretamente e 5ª foto tubulaçao do ar condicionado ja com a solda e reparem a distancia entre a tubulaçao viram como um unico serviço mal executado gerou um vicio oculto que causou tres grandes problemas graves foram os freios atuadores e ar condicionado de uma vez so trabalho mal executado trabalho em dobro corrigir o erro foi um trabalho a parte agora o problema e a quem confiar a manutençao sem encontrar mao de obra qualificada parti eu mesmo para a soluçao aproveitei que havia um pequeno vazamento no retentor do volante e no diferencial para retirar o cambio pois so assim consegue se retirar a tubulaçao do ar condicionado — acredite tudo sozinho no braço sai o agreagado dianteiro sai caixa da direçao aproveitei pra trocar os axiais e terminais e trocar o oleo semieixos para depois retirar o cambio e a tubulaçao com a tubulaçao na mao levei tudo para soldar retirei o volante do motor e troquei o retentor do eixo virabrequim e a tampa do eixo de contrabalanço depois de todo o serviço feito foi hora de trocar os retentores da caixa seca e do diferencial do cambio e tentar sanar o pequeno vazamento que consegui aumentar pelo menos fui eu quem fez e sei que foi trocado e montado corretamente consertei o vazamento aumentando o torque especificado [gallery link= file ids= 56542 56545 56529 56541 56530 56528 ] subchassi e agregado; eixo do virabrequim e contrabalanço aguardando retentores caixa seca e vazamentos novos retentores para o diferencial e o cambio limpo e montado reinstalar o cambio pausa pra respirar foi um caso a parte perdi praticamente um dia inteiro sem conseguir instalar o cambio porque toda hora eu tirava a embreagem do eixo e nao conseguia encaixar a alavanca de acionamento no rolamento para quem nao sabe/conhece a embreagem do marea turbo e invertida o que dificulta a montagem quando a reinstalaçao se da com um kit usado no novo e mais facil pois voce coloca o rolamento na alavanca do eixo piloto desisti parei abri uma cerveja estupidamente gelada e fiquei so observando incredulo aquele cambio pesado pra caraca e o espaço de no maximo 20 mm com tudo que o cerca por que sera que o carro tem ma fama ne assim consegui entender como conseguiram bater no servo freio no outro dia pela manha instalei o cambio de primeira nem eu acreditei uma dica pra quem for fazer este serviço no marea turbo e posicionar o rolamento com os encaixes levemente em angulos e para alinhar a embreagem caso voce nao possua um eixo piloto de ferro esqueça aquele de plastico da king tony utilize um prolongador e enrole fita crepe nele de forma que ele centralize tudo ferramenta propria pino guia para instalar/centralizar embreagem #sqn no marea turbo a soluçao sobre a ferramenta e a embreagem instalada com o rolamento levemente rotacionado tudo no lugar sangria ok carga no ar condicionado e obrigado por gelar o feliz proprietario de uma marea weekend turbo preto volcano em salvador/ba onde quase nao chove e faz calor agradece o ar condicionado e o sistema de arrefecimento sao uma novela longa e que de vez em quando resolve dar algum problema no momento e um rele que ora funciona ora nao ja troquei o mesmo umas seis vezes e assim caminha a humanidade e a time bomb futuro incerto certo pra finalizar este topico quero dividir uma infelicidade e felicidade que me aconteceu lembram do desabafo ainfelicidade e que fui acertado na traseira e isso desalinhou as duas portas do lado passageiro sem contar toda a traseira estruturalmente nada foi afetado o carro foi levado para verificaçao do chassis e tudo ok uma semana depois aquaplanei numa rodovia que havia na poça isso tudo numa curva perdi a traseira corrigi e dei motor e perdi de vez no sentido contrario isso devido a quebra de relevo da curva sem contar todas as adversidades como areia na pista calibragem alta dos pneus e os mesmos com uns 30% de vida rodopiei uns 315° e ataquei o canteiro em 45° o carro decolou e foi deslizando inclinando ate quase capotar e parar totalmente [youtube id= ymtoy7oqxlu width= 620 height= 350 ] a rodada foi parecida com essa do golf porem a chicotada foi tao violenta que o giro continuou forçando pra dentro da curva eu aumentei a bitola do carro o que fez ele ficar muito mais arisco nas escapadas explicarei isso no proximo post felicidade foi ver que eu estava bem e o time bomb otimo acho que se inspirou no volvo 850 r do especial africa de top gear inicialmente eu ri entao agradeci engatei a re e na base da sorte e tecnica off road risos retirei o carro do meio do mato [gallery columns= 5 link= file ids= 56535 56538 56537 56536 56534 ] a colisao afetou os parachoques lanternas tampa traseira portas laterais lado passageiro que inclusive desmontei para fazer uma analise mais a fundo e para limpar o interior do carro que estava todo mofado por nao estar vedando a agua essas duas ultimas fotos sao logo depois de aquaplanar e rodar reparem como a pista esta suja ao fundo consegue se ver aonde sai com o carro agora porque futuro incerto e que seguradora do cara esta me dando uma canseira fazendo algumas ofertas de conserto que beiram o ridiculo a media ficou em y e eles me ofereceram a metade de y o que me fez abrir um chamado junto ao sac depois na ouvidoria da mesma caso nao cheguemos a uma conciliaçao terei de acionar a susep por enquanto e isso pessoal para o proximo topico entrarei em detalhes da fabricaçao das rodas e de toda a suspensao e soluçoes possiveis para melhorar ainda mais o rendimento em curvas por rodrigo sublime project cars #34
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