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Zero a 300

Mas fotos da Fiat Titano | Um novo Ineos | Isetta moderna e mais!

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Este é o novo Ineos Fusilier

Vocês se lembram da Ineos: uma empresa química que, por força da paixão de seu dono, Sir Jim Ratcliffe, pelo Land Rover Defender original, virou uma marca de automóveis. Quando a Land Rover não quis vender os direitos de produção do descontinuado modelo em 2016, a Ineos resolveu que faria um Defender moderno: é o Ineos Grenadier.

Ineos Grenadier: o Defender moderno que a Land Rover não quis fazer

Mas uma empresa hoje em dia tem dificuldade de sobreviver com um só modelo. Mais variações do Grenadier, como a já em produção picape Quartermaster, devem continuar a aparecer. Além disso, a empresa surpreendeu agora ao anunciar mais um modelo: o Fusilier. Aparentemente, um carro menor que o seu original, mas no mesmo espírito.

O Fusilier oferecerá “capacidade off-road de primeira linha sem comprometer o desempenho na estrada”, de acordo com a Ineos. Mais curto e mais baixo que o Grenadier, o Fusilier será construído sobre uma “skate platform”, basicamente então um monobloco, e não chassi tradicional como o Grenadier. Será elétrico, ou opcionalmente híbrido por meio de um range-extender.

Como no caso do Grenadier, a engenharia é subcontratada para a Magna, empresa que desenhou o Mercedes-Benz G-class original; o novo Ineos tem alguma semelhança com ele, mas parece ser acidental: é um Grenadier menor em estilo. O carro deverá ser fabricado não na fábrica da Ineos na França, mas nas instalações da Magna em Graz, na Áustria; a empresa já produz lá carros como Mercedes-Benz G-class, o BMW Z4 e o Toyota Supra, entre outros.

Ainda não se tem mais detalhes do novo Fusilier, mas estes devem aparecer mais para frente, durante este ano. (MAO)

 

Microlino Lite: nova versão da Isetta moderna

Todo mundo se lembra da Isetta: aqui produzida sob licença pelas indústrias Romi. Trata-se de um genial desenho italiano criado na escola politécnica de Milão pelo engenheiro Ermenegildo Preti, e adotado pela fábrica de motocicletas e Scooters dois-tempos de Renzo Rivolta, a Iso. Seu maior sucesso foi na Alemanha, onde foi produzida pela BMW. E sim, a Iso depois ficaria famosa com carros esporte e GT de alto preço, criados por Giotto Bizzarrini. O pequeno “Ovo ambulante” tem um pedigree incrível.

A fantástica melancia do Eng. Preti: como nasceu a Isetta

Agora existe uma versão moderna deste pequeno clássico italiano. É o Microlino, já à venda há algum tempo na Europa. A empresa agora anuncia uma nova versão: o Microlino Lite. Foi criado para ser conduzido sem habilitação, nos lugares onde existe legislação que permita isso, como a França.

A versão original não era exatamente rápida: apenas 17 cv de um motor elétrico traseiro, e velocidade máxima de 90 km/h. Por legislação, este deve ser ainda mais lerdo, então o Lite é limitado à 12 cv, e sua velocidade máxima é também limitada em 45 km/h. O Citroën Ami, também vendido aqui no Brasil, está na mesma categoria.

A idade mínima para dirigir este tipo de carro varia de país para país: na França e na Itália são 14 anos, na Suécia, Alemanha, Áustria e Espanha são 15 anos e na maioria dos outros países você tem que ter 16 anos. Mas os adolescentes não são o único público-alvo: qualquer pessoa que possua uma licença para ciclomotor, pode dirigí-lo. É popular entre gente idosa, e na França é conhecido como “Carrinho de bêbado”, por motivos que você pode imaginar.

O Microlino tem as rodas traseiras mais separadas que uma Isetta, mas o acesso é como nela: a porta é a frente do veículo. Dois pacotes de bateria são disponíveis: 5,5 e 11 kWh. A autonomia é de 100 e 180 km respectivamente, e em duas horas é capaz de recarregar 80% da bateria.

A empresa italiana ainda não divulgou o preço para o Lite, mas um Microlino normal custa o equivalente à R$ 93.663 na Europa; não deve diferir muito disso: afinal de contas, é o mesmo carro, limitado em potência e velocidade. A única vantagem é a dispensa de habilitação, mesmo.(MAO)

 

Conheça o Renault R5 2024

A versão de produção do novo Renault 5 E-Tech Electric foi oficialmente revelada no Salão Automóvel de Genebra. Como é, por exemplo, o Mini desde 2001, é um hatch moderno (e elétrico neste caso) que remete à um clássico do passado, neste caso o R5 de 1972.

O estilo permanece fiel ao carro-conceito de 2021. É um carro totalmente elétrico, que promete uma autonomia de 400 km, e um preço abaixo de € 25.000 (R$ 135.500). Um dos veículos elétricos mais acessíveis do mercado europeu.

É o primeiro modelo de produção baseado na nova arquitetura AmpR Small, que é basicamente uma versão atualizada e eletrificada do amplamente utilizado CMF-B, que estreou aqui no Kardian. É um carro pequeno, de menos de 4 metros de comprimento (3,92 metros), e vem também com uma suspensão traseira sofisticada, multilink.

Os 50 anos do Renault 5

Se o exterior já era conhecido no conceito, podemos ver agora o interior também: é também uma reedição dos temas de 1972, em um interior moderno. O painel é digital de tela dupla com um grande display de infoentretenimento desenvolvido pelo Google. E tem uma cestinha para carregar baguettes. Sério!

Há duas opções de baterias, 40 kWh ou 52 kWh. A bateria maior permite até 400 km de autonomia (WLTP) e estará à venda no lançamento; a outra virá depois. No futuro, também, suportará a tecnologia V2G, permitindo aos proprietários vender energia de volta à rede. O motor dianteiro elétrico tem 136 cv. (MAO)

 

Mais fotos da Fiat Titano

Já estamos completamente calvos de saber que a Fiat está para lançar, mês que vem, uma nova picape. Completará a linha extensa de picapes da Stellantis no Brasil com uma média de chassi separado, único tipo de picape que ainda não oferecia por aqui. A picape é baseada na Peugeot Landtrek, já disponível em outros países da América Latina: se chamará Fiat Titano.

É um lançamento à conta-gotas. Agora, sabemos exatamente a sua aparência, graças a mais fotos liberadas pela Fiat, em um site dedicado, reproduzidas aqui. Ainda não sabemos a motorização, mas boatos apontam para o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 mkgf, que equipa a linha de vans da Stellantis no país. A Peugeot Landtrek no exterior vem com um 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 mkgf.

Pelas fotos é possível ver que o velocímetro e conta-giros serão analógicos, e a tela digital inevitável está no centro do painel. Também pode-se ver também o ar-condicionado automático de duas zonas, e os comandos do câmbio com tração 4×4, com reduzida e acionamento eletrônico por botão.

Também ainda não sabemos quais serão as versões e opcionais do modelo, claro. Deve vir apenas como cabine-dupla e o preço deve ficar acima dos R$ 200 mil; a Toro hoje, nas versões mais caras, passa dos R$ 210.000. (MAO)