em 1971 o estudio italdesign apresentou ao mundo um carro conceito que jamais poderia chegar as ruas mas que trazia caracteristicas que influenciariam para sempre o design dos superesportivos o maserati boomerang no ultimo dia 5 de setembro ele foi vendido pela bonhams por nada menos que o equivalente a r$ 14 milhoes 3 35 milhoes de euros no the chantilly sale leilao de classicos realizado em chantilly na frança vamos conhecer melhor sua historia agora a gente vive falando sobre o lamborghini countach e como suas formas retas seu perfil em cunha e sua agressividade moldaram o padrao dos esportivos e supercarros das decadas de 1970 e 1980 — de tomaso pantera lancia stratos cizeta moroder e o proprio lamborghini diablo sem falar em todos os lambos que vieram depois beberam de sua agua mas isto so e dito e repetido o tempo todo porque o countach ficou famoso seu primeiro conceito foi apresentado em março de 1971 no salao de genebra e tres anos depois a versao de produçao era apresentada ao grande publico tornando se um sucesso imediato e mais tarde uma lenda no entanto em novembro daquele mesmo 1971 a maserati causou uma sensaçao no salao de turim com o boomerang o carro foi projetado por ninguem menos que giorgetto giugiaro um dos maiores designers do planeta responsavel nao apenas por verdadeiros icones que ilustraram posteres de varias geraçoes como o lancia delta integrale o delorean dmc 12 o bmw m1 e o lotus esprit; como tambem por alguns dos maiores sucessos de vendas como os vw golf passat e scirocco e os fiat uno e punto no entanto o carro que voce ve nestas fotos nao e o mesmo que apareceu em turim — aquele era um modelo de argila e madeira enquanto este aqui e o real deal mostrado no salao de genebra de 1972 e equipado com o mesmo v8 de 4 7 litros do maserati bora no entanto e visivel a diferença entre ambos enquanto o bora ja apresentava algumas das caracteristicas do desenho automotivo setentista o boomerang levava tudo a um proximo nivel adiantando as linhas poligonais tipicas da decada seguinte ele era um conceito em sua mais pura forma um carro que jamais foi pensado para ganhar as ruas mas sim para demonstrar novas tendencias em design e tecnologia e tornar se objeto de desejo contudo se a primeira versao do conceito nao passava de um peso de papel gigante a segunda era totalmente funcional e emplacada inclusive o bora foi o primeiro esportivo de motor central traseiro produzido pela maserati o v8 atras dos bancos deslocava exatos 4 719 cm³ com diametro e curso de 93 9 x 85 mm a taxa de compressao era de 8 5 1 e a alimentaçao ficava por conta de quatro carburadores weber 42 dcnf o resultado eram elasticos 313 cv a 6 000 rpm que eram levados ate as rodas traseiras atraves de um transeixo de cinco marchas da zf alem da capacidade de chegar ate os 275 km/h algo bastante veloz para 1971 o maserati bora tinha como principal diferencial em relaçao a concorrencia formada por caras como a ferrari 365 e o lamborghini miura na epoca o conforto e a praticidade alem do interior espaçoso e da suspensao confortavel ele tinha um porta malas generoso na dianteira o maserati bora ja havia sido desenhado por giorgetto giugiaro com o boomerang porem a proposta era outra em vez de unir o desempenho de um supercarro com o conforto proximo de um seda italiano a ideia era simplesmente apresentar algo verdadeiramente inedito ao publico dos saloes do automovel de todo o planeta assim giugiaro teve a oportunidade de exercitar toda a sua criatividade sem barreiras isto fica claro logo que se olha o carro pelo lado de fora ainda que suas proporçoes gerais lembrem outros conceitos da epoca na verdade se pensarmos bem eles sao todos parecidos era nos detalhes que o boomerang se sobressaia a area envidraçada era gigantesca e nao se restringia aos espaços tipicos nas portas havia mini janelas abaixo das janelas principais aumentando tornando a cabine muito mais iluminada e arejada havia guelras nas colunas b para auxiliar no resfriamento do motor e uma faixa preta ficava encarregada de nao deixar a larga coluna c uma marca dos carros de giugiaro visualmente vazia o emblema da maserati era gigantesco e em vez de uma peça plastica era estampado no capo — uma soluçao quase minimalista era por dentro que o boomerang mostrava sua verdadeira personalidade que misturava luxo com um futurismo meio bizarro mas muito interessante os bancos concha e os revestimentos de porta eram de couro marrom enquanto as peças plasticas o console central e a capa do painel eram de plastico preto o que chamava a atençao contudo era o layout do painel todos os instrumentos ficavam em um cluster circular estatico no meio do volante — um aro quase flutuante pois os raios se projetavam escondidos para dentro do cluster descriçoes da epoca ainda influenciadas pela recente corrida espacial que levou o homem a lua diziam que o interior do boomerang lembrava mais o cockpit de uma nave espacial do que a cabine de um automovel e nao e bem verdade entre 1972 e 1973 o boomerang ainda foi atraçao em outros saloes — paris londres e barcelona a espanha foi sua ultima parada onde o carro ficou ate 1980 entao foi comprado por um colecionador alemao fanatico pela maserati que havia visto o boomerang em sua estreia e desde entao sempre sonhou em compra lo ate entao ele havia se contentado com uma miniatura o circuito de saloes europeus acabou desgastando o maserati boomerang e por isto em meados da decada de 1980 seu novo dono decidiu dar a ele uma restauraçao estetica ate que ficasse impecavel novamente uma vez de volta a sua antiga forma o carro foi uma das estrelas do concours de bagatelle evento de classicos realizado em paris frança um dos juizes foi o proprio giorgetto giugiaro que satisfeito em ver sua criaçao sob os holofotes mais uma vez foi bacana o bastante para dar um autografo na traseira imagine o extase do proprietario o caso e que depois do concours o boomerang acabou desaparecendo dos olhos publicos por doze anos ate que foi arrematado em um leilao em 2002 seu novo dono desta vez um colecionador britanico deu inicio a outra restauraçao — desta vez um trabalho mais complexo que envolveu refazer toda a mecanica e eletrica a fim de tornar o carro utilizavel nas ruas novamente e que o permitiu ser exibido em diversos eventos de carros classicos por toda a europa entre 2005 e 2014 foi um processo que levou dezoito meses e custou mais de £ 20 mil uma verdadeira pechincha comparado aos 3 5 milhoes de euros obtidos na semana passada [youtube id= 6_jbmbgfmb4 width= 620 height= 350 ] e muita grana sim mas estamos falando de um conceito mais influentes dos anos 1970 assinado pelo proprio designer e totalmente funcional e capaz de rodar nas ruas nao e para todo mundo note que o capricho da restauraçao chegou a escolha dos pneus de composto r yokohama a048 devido ao desenho retilineo de sua banda de rodagem por outro lado no brasil voce talvez encontre algo parecido por um valor bem mais em conta o que nao significa que seja barato o hofstetter esportivo fora de serie brasileiro desenhado pelo empresario paulista mario richard hofstetter equipado com um motor 2 0 volkswagen com turbo e 175 cv era capaz de chegar aos 235 km/h de acordo com testes da epoca oficialmente dizia se que suas linhas foram inspiradas no alfa romeo carabo outro conceito de 1968 mas e possivel notar clara influencia do boomerang no formato das portas e janelas [youtube id= miigkubycyy width= 620 height= 350 ]
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