o objetivo moderno de uma marca e apagar todo seu significado na pretensao de cria lo jack baruth hagerty media criar valor extra em um novo produto por meio de uma marca conhecida e uma antiga pratica dificil de desaparecer a vasta maioria das pessoas nao sao capazes de dizer o que significa o nome maserati onde nasceu e quem e ou foi dono dela mas mesmo assim e inexplicavelmente atraido pelo exotico nome italiano e portanto ele continua em uso uma marca antiga e conhecida sempre carrega o bonus de uma historia importante mesmo que ninguem que compra o carro saiba que historia e essa ter uma historia e o que importa sempre foi assim ou adolf hitler nunca ficaria de pe em paradas militares em cima de um carro com o nome de uma menina judia neta de rabinos famosos de viena por mais alemao que mercedes benz soasse entao se voce visitar a piazza maggiore de bolonha cidade natal dos seis irmaos maserati vai perceber que no alto da fonte principal nas maos da estatua de um netuno completamente peladao inclinado com a pelvis adiante como se quisesse mostrar as vergonhas esta um alto tridente o artista plastico mario maserati adorava aquela estatua e por isso quando seus cinco irmaos pediram que fizesse um logotipo para a empresa que levava o nome da familia mario usou o tridente daquele netuno para ligar a empresa a sua cidade natal e sua praça principal ainda bem; a primeira coisa que se nota na estatua nao e exatamente o tridente simples nao a empresa leva o nome da familia e o logotipo um conhecido simbolo da cidade hoje as marcas e sua imagem sao definidas em salas de reunioes por designers graficos especialistas em nomes e executivos de conglomerados diversos em infindaveis discussoes baseadas em dados de publico alvo e significados abstratos dos mais malucos e inertes possiveis e fazem algo melhor claro que nao por um motivo simples uma marca significa nada quando nasce precisa fazer algo antes para depois se tornar o simbolo desta coisa mas nao quer dizer que qualquer coisa serve claro; nomes que soam bem sao importantes automoveis nossa senhoura de lourdes nunca daria certo para completa surpresa do manoel maserati por outro lado por mero acidente e um nome quase perfeito para um carro esporte italiano; tao bom que nunca poderia ter sido inventado hoje quando e lançado o novo esportivo da marca o mc20 nao deixo de ficar aqui pensando comigo qual o sentido de uma maserati que e parte do mesmo conglomerado que a ferrari o motivo de pensar assim porem hoje requer explicaçao isto porque vinte e sete anos depois de se tornar parte da fiat a historia da marca antes disso e quase completamente esquecida e necessario antes de ir mais adiante contar uma breve historia da marca do tridente e sua relaçao com o velho rival hoje irmao de maranello a ferrari a maserati original os seis irmaos maserati em ordem de nascimento eram carlo bindo alfieri ettore mario e ernesto mario que voces ja conheceram admirando netuno na praça e o unico que nao faria parte da maserati; sua contribuiçao fica no logotipo apenas o resto dos irmaos eram todos entusiastas do automovel e envolvidos profundamente com a empresa carlo e bindo os mais velhos sao os primeiros a desbravar o novo campo se mudam para milao para trabalhar na isotta fraschini la tem uma carreira de sucesso mostrando um talento nato na familia para o nascente automovel carlo traz para trabalhar consigo em milao mais dois irmaos alfieri e ettore em seguida carlo se muda para a bianchi e com ele carrega alfieri e ettore bindo permanece na isotta fraschini [caption id= attachment_269322 align= aligncenter width= 999 ] da esquerda ettore bindo ernesto e alfieri maserati[/caption] alfieri alem de um tecnico habilidoso e tambem um entusiasmado piloto de competiçao correndo e vencendo com carros bianchi em 1909 mas com a morte de carlo em 1910 bindo traz os irmaos para a isotta fraschini novamente o que acontece em seguida e interessantissimo para nos sul americanos alfieri e ettore sao mandados para a argentina para montar uma oficina de manutençao de veiculos da marca em buenos aires aqui junto aos nossos vizinhos portenhos alfieri e ettore se metem imediatamente no efervescente mundo de competiçao e preparaçao do pais em tres anos na argentina evoluem seu conhecimento e amor por competiçoes principalmente os carros de competiçao e a semente da futura maserati em 1914 voltam para milao onde alfieri abre sua propria empresa com ettore e o caçula ernesto societa anonima officine alfieri maserati basicamente dedicada para competiçoes a criar carros de corrida baseados nos isotta fraschini ao estourar a primeira grande guerra começa tambem um negocio que seria altamente lucrativo no futuro velas de igniçao [caption id= attachment_269323 align= aligncenter width= 999 ] tipo 26 o primeiro maserati 1926[/caption] depois da guerra leva seu negocio de volta a bolonha em 1922 a empresa diatto que ate ali produzia bugatti sob licença na italia encomenda carros de gp para alfieri os diatto de dois e tres litros tem grande sucesso frequentemente com alfieri ao volante em 1926 a diatto enfrenta problemas financeiros e suspende o pagamento a maserati o diatto de oito cilindros em linha dohc dois litros com compressor que alfieri desenvolvia fica sem patrono; mas com um tridente adornando o capo se torna o primeiro carro maserati o sucesso deste tipo 26 o ano faz varios pedidos de copias aparecerem a maserati começava realmente basicamente era um fabricante de carros de competiçao e assim permaneceria ate a segunda guerra e a ferrari enzo era um contemporaneo dos irmaos maserati mas estava longe de seu sucesso ainda era um piloto contratado da alfa romeo a marca italiana de supercarros mais famosa do pre guerra com o tempo enzo descobriria sua vocaçao nao ao volante mas organizando a equipe alfa romeo em 1929 com apoio de portello abre sua propria scuderia de competiçao efetivamente a equipe oficial da alfa a maserati portanto e a mais antiga empresa entre as duas ja eram rivais desde ja maseratis e os alfa romeo da scuderia ferrari combateram regularmente nos anos 1920 e 1930 na maioria das vezes ferrari vencia maseratis eram carros comprados por individuos sem equipes organizadas e uma fabrica grande por tras ainda assim o genio de alfieri fazia diferença a força e as vitorias da maserati sao totalmente desproporcionais a seu tamanho as vitorias em indianapolis sao especialmente duras para enzo nunca conseguiu vencer la suas vitorias o fazem famoso e importante mussolini torna alfieri um cavaliere titulo de nobreza equivalente ao sir ingles mas em 1932 seu unico rim falha perdera o outro em um de seus varios acidentes de competiçao e alfieri maserati vem a falecer [caption id= attachment_269325 align= aligncenter width= 1000 ] alfieri maserati o fundador[/caption] bindo maserati abandona sua longa carreira em milao entao para administrar a empresa dos irmaos em bolonha durante os anos 1930 os carros sao projetados por ernesto; o caçula se provaria um genio da mesma estatura de alfieri estes anos veem um ataque da marca as categorias voiturette abaixo em deslocamento comparado aos grand prix com o dominio alemao dos grand prix manteve a marca de bologna em alta uma estrategia genial e de sucesso os alfa romeo humilhados pelos alemaes na categoria gp nunca mais seriam os mesmos o que faz ferrari se virar sozinho no pos guerra os orsi de modena adolfo orsi era natural de modena e um self made man como poucos de uma infancia extremamente pobre construiu um imperio em sua cidade natal um fa de esportes em geral orsi ja era dono do clube de futebol de modena e queria tambem competir em corridas de automoveis sabendo das dificuldades financeiras que os irmaos maserati sempre tiveram para se manter apesar do grande sucesso em competiçao resolve ir ate bolonha e conversar [caption id= attachment_269327 align= aligncenter width= 999 ] v4 zagato 1929 v16 de quatro litros e compressor [/caption] orsi compra a empresa em 1937 a transfere para modena em 1939 uma guerra mundial se segue onde a maserati cria furgoes eletricos de entrega e velas de igniçao basicamente ate o tumultuoso fim do conflito os irmaos maserati permanecem na empresa durante a guerra parte de um contrato de 10 anos de trabalho firmado na compra mas em 1947 ao fim do acordo voltam a bolonha onde fundam a o s c a era efetivamente uma nova maserati em outro lugar e com outros protagonistas o pos guerra e tumultuado pela natureza combativa de adolfo orsi que entra em conflito com os sindicatos socialistas em uma serie de embates terriveis muito pouco acontece na maserati ate o começo dos anos 1950 [caption id= attachment_269330 align= aligncenter width= 999 ] a6 1500 1947 recomeço[/caption] mas o trabalho nunca parou para substituir os maserati vieram primeiro alberto massimino e depois um jovem engenheiro chamado giulio alfieri que apesar de ter o sobrenome igual ao primeiro nome do fundador nao tem parentesco algum com os maserati estre outro alfieri estava destinado a ser tao importante quanto o primeiro na historia da empresa uma consultoria com gioachinno colombo tambem e contratada o a6 1500 um carro de 1 5 litro seis cilindros em linha sohc o ultimo carro de ernesto maserati para a empresa e um relativo sucesso em competiçoes principalmente na sua espartana versao a6 gcs monofaro com motor aumentado para dois litros esta serie de modelos de seis cilindros em linha chegaria ao seu apice em 1957 a6gc/53 pininfarina cupe criado pelo concessionario maserati de roma o comendador guglielmo mimmo dei agora com um cabeçote dohc projetado por colombo dois litros e tres weber duplos e um chassi acertado e desenvolvido por alfieri e um carro de competiçao para as rua incrivelmente pequeno baixo leve e bravo pesava 740 kg e chegava aos 190 cv era tambem maravilhosamente belo um dos mais incrivelmente belos carros da historia [caption id= attachment_269333 align= aligncenter width= 999 ] o a6gcs pininfarina 1957 belissimo [/caption] nesta epoca ate 1957 a maserati continuava sendo o que sempre fora uma fabrica de carros de competiçao que vendia alguns deles para serem usados nas ruas tambem seu sucesso nas corridas era grande da formula 1 com o 250f seis em linha colombo e em carros esporte com os 300s e 450s de alfieri especialmente este ultimo o 450s com seu v8 dohc de 4 5 litros foi um dos mais violentos e potentes carros esporte de competiçao dos anos 1950 [caption id= attachment_269334 align= aligncenter width= 999 ] 450s[/caption] era uma formula seguida a risca por um outro modenense no suburbio adjacente de maranello ferrari tambem usava a mesma formula de carros de corrida que com carrocerias bonitas compradas eram vendidos como carros esporte de primeira linha a preços exorbitantes para milionarios mas enzo aqui era melhor nisso motores v12 cuidado com o desenho das carrocerias e produçao que o faria contratar exclusividade de desenho com pininfarina e comprar a carrozzeria scaglietti para produzi las em casa quando o ferrari 250 gt ficou pronto em 1954 ele marcou o inicio de uma produçao futuramente seriada sem variaçoes ou carrocerias diferentes e um carro de rua de sucesso maserati ainda estava longe disso ate 1957 quando outra pequena revoluçao acontece 1957 1975 a maserati de giulio alfieri ate ali a maserati tinha a maior parte de seus lucros advindas de atividades diferentes nao relacionadas a produzir automoveis era uma fabrica de velas de igniçao baterias e maquinas industriais que tambem fazia carros de corrida ao final de 1957 tudo muda apesar de um otimo ano com o titulo do mundial de f1 para fangio montado em um 250f e de quase conseguir o mundial de carros esporte com seus potentes 450s a empresa em seguida encerra o envolvimento em competiçoes completamente os outros negocios estavam em crise; nao havia mais dinheiro para competiçoes [caption id= attachment_269335 align= aligncenter width= 958 ] 250f 1957[/caption] omer orsi filho de adolfo e presidente da maserati resolve mudar totalmente o foco a maserati agora seria uma fabrica de gt’s de luxo caros de rua nao mais competiçao o foco seria entao no desempenho nas ruas onde esperava se que os carros fossem mais confortaveis e trataveis que os ferrari estes ainda presos a formula carro de corrida adaptado para rua giulio alfieri brilha aqui desde seu primeiro carro de serie o 3500gt de 1957 o 3500gt tinha carrocerias standard cupe touring e vignale roadster tinha um exotico seis em linha derivado do 300/s de corrida mas aqui com duas velas por cilindro 3 5 litros e toda tratabilidade e torque em baixa do mundo o resto do carro era todo criado com componentes comprados de prateleira em fornecedores eixo traseiro rigido salisbury suspenso por feixes de molas semi elipticas freios a tambor de aluminio girling rodas de aço estampado borrani de 16 polegadas com pneus pirelli radiais a suspensao dianteira independente por duplo braço triangular sobreposto era um componente da alford & alder inglesa com braços em aço forjado molas helicoidais e amortecedores hidraulicos girling a direçao era uma caixa de pinhao e cremalheira zf alema o cambio era uma caixa alema zf totalmente sincronizada de quatro marchas com embreagem borg&beck com acionamento hidraulico [caption id= attachment_269337 align= aligncenter width= 999 ] 3500gt o primeiro de serie [/caption] nao parecia algo sensacional no papel mas alfieri fez exatamente o pedido um motor de competiçao amansado liso flexivel e potente em um gt de luxo muito mais silencioso e confortavel que ferrari sem dever nada em desempenho era mais caro que os ferrari tambem mas provavelmente mais barato de produzir foi grande sucesso um ferrari adulto mais caro mais sofisticado e mais chique maserati era rapidamente a escolha da parcela mais rica do jet set internacional carro para reis nao apenas baroes [caption id= attachment_269338 align= aligncenter width= 999 ] 3500gt spider vignale[/caption] o 5000gt criado da mesma forma mas com o v8 do 450s aumentado para 5 litros era ainda mais caro raro e lendario poucos sabiam da sua existencia e sussurrava se ser capaz de andar a 290 km/h o dia inteiro no maior conforto e segurança este motor v8 seria o futuro da maserati; em 1967 o belissimo cupe ghibli de giugiaro faria o apice desta primeira fase de alfieri antes da citroen [caption id= attachment_269339 align= aligncenter width= 900 ] 5000gt v8[/caption] em 1968 a citroen compra a pequena empresa modenense de olho na sua capacidade de fazer motores potentes a compra e consequencia do contrato para fazer um v6 para o citroen sm muita gente coloca a compra pela citroen como mais uma fase diferente da maserati eu nao acredito ser apenas o apice da era giulio alfieri com as vastas prateleiras de componentes sofisticados da marca francesa alfieri tornou seus gt e supercarros ainda mais suaves e confortaveis do que eram antes numa epoca em que ferrari e a nova lamborghini faziam carros cada vez mais velozes intrataveis e bravos [caption id= attachment_269341 align= aligncenter width= 999 ] bora[/caption] o bora de motor central de 1971 e a obra prima de alfieri diferente do miura e do futuro ferrari bb tinha porta malas generoso era confortavel e usavel no dia a dia sem deixar de ser um supercarro com um bravissimo v8 dohc de aluminio de quase cinco litros e mais de 300 cv e gera uma versao v6 usando o motor do sm para competir com os novos ferrari dino e lamborghini urraco maserati era o concorrente mais forte da ferrari e lamborghini eram mais sofisticados e caros com uma imagem impecavel de berço ainda intacta era o mais antigo e respeitado dos tres fabricantes de supercarro italiano a era alejandro de tomaso mas a michelin dona da citroen ao mesmo tempo estava com serios problemas financeiros e coloca a citroen tambem em dificuldades a venda como nao aparecem interessados os franceses soltam a maserati sozinha em meio a uma crise do petroleo e em vendas em baixa a empresa nao consegue operar sem ajuda e vai a falencia o governo italiano entao desesperado para nao perder postos de trabalho em meio a uma crise ajuda aquele nosso velho amigo o onipresente e de personalidade altamente duvidosa argentino alejandro de tomaso a comprar a maserati de tomaso era desafeto de alfieri o que faz o tempo de alfieri na empresa acabar imediatamente e abruptamente alejandro de tomaso resolve mudar totalmente a maserati naqueles tempos de crise de petroleo onde economia de combustivel era o assunto numero um ao inves de supercarros para competir com a ferrari e a lamborghini a maserati seria agora uma bmw ou alfa romeo mais chique pequenos sedas de traçao traseira com motores v6 turbo de 2 0 litros nascia em 1981 o maserati biturbo que seria a base da companhia nos proximos 15 anos tudo muda ate os volumes pretendidos de 700 veiculos/ano agora mais de 4 000 seriam feitos anualmente [caption id= attachment_269343 align= aligncenter width= 999 ] biturbo s 1982 concorrente de bmw serie 3[/caption] o cuidado com a qualidade e a durabilidade porem e como foi constante em todas as criaçoes do argentino pessima hoje os maseratis desta era custam quase nada na europa onde a maioria foi vendida fruto do fato de que sua manutençao ja dificil quando eram novos hoje beira o impossivel foi de tomaso tambem que para o horror dos fas da marca criou com seu amigo lee iacocca lembram do pantera o malfadado chrysler tc by maserati uma vergonha tremenda hoje para ambas as empresas que o criaram e que paradoxalmente hoje sao uma so empresa mas nem tudo se perde aqui de tomaso revive o quatroporte uma velha ideia executada sem muito sucesso duas vezes por giulio alfieri em uma limousine enorme com o velho v8 de corrida dos anos 1950 e um relativo sucesso — e extremamente lucrativo se torna um modelo que dali em diante sempre existiria em varias encarnaçoes praticamente a imagem principal desta segunda fase da marca que segue ate hoje [caption id= attachment_269346 align= aligncenter width= 999 ] quatroportte iii de tomaso reinicia uma tradiçao[/caption] a ideia de de tomaso de fazer carros baseados no biturbo em alto volume falha completamente lentamente os biturbo vao se tornando gt caros com motores cada vez mais exoticos e caros acabamento mais chique e preço mais alto retornando a empresa ao seu passado o apice deste tipo de volta lenta ao topo do mercado ocorre so depois da venda da marca para a fiat/ferrari em 1993 o 3200gt a ferrari ate ali estava tranquila claro sempre se mantendo em competiçao de formula 1 e com isso se tornando um simbolo vitorioso e sagrado da italia e protegida de todas as crises pela fiat sua dona desde os anos 1960 com isso depois das crises mal resolvidas da maserati e lamborghini nos anos 1970 se torna praticamente a unica o apice do supercarro italiano era o ferrari e aparentemente todo mundo se esquece da maserati maserati debaixo da ferrari nao me entendam mal a maserati produziu somente carros fantasticos depois de passar a fazer parte do conglomerado fiat coisa que nao foi sempre verdade especialmente na era de tomaso mas agora que explicamos a longa historia da marca antes da fiat da para entender como fica esquisito ve la na situaçao que ficou logo ao comprar a marca a fiat faz algo chato para os fas da marca a coloca debaixo da ferrari efetivamente fazendo a coadjuvante cupes gt agora primeiro exclusivamente mas depois de 2008 com o lançamento da ferrari california nem isso mais nos seus primeiros 50 anos de existencia a marca sempre foi concorrente direto da ferrari de 1975 a 1993 com de tomaso tentou um caminho diferente que acaba por nao dar certo ao virar coadjuvante da ferrari debaixo dela em 1993 em diante tem alguma estabilidade e crescimento fruto mais do investimento em qualidade e durabilidade que qualquer outra coisa mas parece que falta algo um objetivo claro talvez o problema das muitas marcas debaixo de um mesmo guarda chuva e o principal aqui em 2005 a maserati sai de debaixo da ferrari e se junta com a alfa romeo menos mal mas o problema continua a pergunta permanece o que sera hoje a maserati o lançamento do novo mc20 ainda deixa mais duvidas vai concorrer de novo com a ferrari abaixo dela uma versao mais confortavel de rua como era antes a mensagem aqui da minha cadeira nao me parece clara hoje a maserati tem sedas de quatro portas cupes de duas portas um suv e agora um carro esporte com motor central traseiro parece realmente apenas uma marca um logotipo em carros que poderiam ser facilmente alfa romeos e/ou ferraris como a lancia que nao tem um lugar definido no conglomerado gigante parece definhar lentamente apesar de todos os investimentos e um problema mesmo quando se tem tantas marcas numa mesma companhia para onde pode ir a maserati que lugar iria que ja nao esteja ocupado realmente nao sei talvez devesse acabar duma vez sempre achei que e melhor burn out do que fade away como diz o tio neil triste dizer isso mas ninguem sentiria mais falta dela hoje mas perai a citroen agora faz parte do mesmo conglomerado nao e a maserati tem novamente um v6 e um com nome de estatua de deus grego peladao ainda por cima netuno acho que voces pensaram o que estou pensando um novo citroen sm com v6 maserati e suspensao hidropneumatica seria pelo menos um recomeço sensacional e podia ser seguido por um mc20 modificado para receber tambem suspensao hidropneumatica porta malas gigante alto conforto de rodagem e um novo/velho nome bora um cara pode sonhar nao pode
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