a medida que a velocidade aumenta tambem aumenta a intensidade do som mudando de uma nota plana e rasgada para um zumbido raivoso a medida que atinge seu pico de potencia de 8 500 rpm uma vibraçao quase indiscernivel nos controles transforma se em um tremor sutil como se o carro estivesse disparando uma metralhadora de baixo calibre com recuo levissimo a experiencia e diferente de qualquer outra simplesmente unica barry winfield na car and driver americana janeiro de 2003 da para acreditar que ja se vao 20 anos do lançamento do mazda rx 8 em 2003 recebemos ele com braços abertos; mal poderiamos imaginar que era a ultima vez que veriamos um novo carro ser lançado com o motor inventado por herr doktor felix wankel e que nos anos 1960 era definitivamente o motor do futuro ta temos agora outro carro com motor rotativo da mazda o mx 30 que inclusive tem o mesmo esquema de quatro portas do rx 8 mas mostrando como o mundo mudou nestes ultimos 20 anos o mx 30 e agora um mini suv coupe eletrico o seu wankel de apenas 1 rotor funcionando apenas como um gerador de eletricidade para as baterias um range extender nao vale ne definitivamente nao e a mesma coisa [caption id= attachment_352857 align= aligncenter width= 999 ] mx 30 e rx 8 evoluçao [/caption] evoluimos ou involuimos eu sou suspeito aqui; gosto mesmo de coisa malpassada crua mesmo la dos anos 1960 e acredito que a decadencia do ocidente começa com a popularizaçao do ar condicionado mas suspeito que mesmo os fas mais ardorosos das maravilhas do carro moderno vai concordar que do rx 8 era bem mais interessante que qualquer coisa lançada hoje veja bem nao somente e um moderno carro solido bem construido veloz e confiavel tem tambem ar condicionado potente travas vidros e direçao assistidas eletricamente e som bose de primeira linha alem de preciso e estavel como um carro esporte e confortavel no uso diario e mais airbags laterais de cortina e frontais; segurança ativa e passiva perfeita agilidade de carro esporte um wankel aspirado unico e coisas que hoje temos saudade alavanca de freio de estacionamento de verdade cambio manual chave que vai no contato; nada de avisos de faixa e direçao autonoma moderno mas para quem quer dirigir de verdade e preza o conforto e isolamento atual eu sonho desde que lançaram este carro em ter um no uso diario familiar um carro esporte para 4 pessoas e malas desde que as pessoas e as malas nao sejam muito grandes o perfeito amalgama de esportividade extrema e usabilidade confortavel e impecavel como nao foi um grande sucesso nao vamos entrar nessa seara claro vamos aqui comemorar a existencia fugaz deste ultimo suspiro esportivo do motor rotativo que fez a mazda famosa da unica maneira que sabemos explicando toda sua grandeza detalhe por detalhe e assim homenagear de quebra um tipo de carro que a populaçao mundial por nao entender muito bem rejeitou completamente a voz do povo e a voz de deus neste caso ele ficaria ofendido o renesis o rx7 de terceira geraçao aquela magnifica besta fera bi rotor e biturbo de 280 cv que dava desempenho de porsche e ferrari a preço de mazda acaba no ocidente nao so pela baixa procura o povo preferia porsche e ferrari mas tambem por emissoes; um dos grandes problemas do wankel desde o inicio e um dos motivos de seu fracasso fica a venda so no japao a partir de 1998 sendo gradualmente retirado de outros mercados por legislaçao de emissao basicamente [caption id= attachment_352866 align= aligncenter width= 999 ] rx7 de terceira geraçao o mais bravo wankel de produçao da historia[/caption] no japao tecnicamente o rx 8 substitui tanto o rx7 quanto o cupe de tres rotores eunos cosmo aqui algo interessante ja se perguntou o motivo da mazda praticamente nunca colocar um wankel maior a venda todo wankel fora este cosmo de 3 rotores deslocava ao redor de 1300 cm³ por um motivo legislaçao claro o imposto mais baixo no japao para carros abaixo de 1500 cm³ ajudava muito as vendas dos potentes wankel com ou sem turbo https //flatout com br/icones dos anos 1990 o ultimo mazda rx7/ ja o cosmo com tres rotores e dois litros foi um fracasso sendo assim estava desconsiderado para o novo rx 8 um carro que nasceu como um rx7 de quatro lugares para tomar o lugar do rx7 e do cosmo ao mesmo tempo o business case dele porem era arriscado com apenas o japao como mercado aqui vem o novo motor renesis para resolver este problema vale um pequeno parentese aqui para explicar um pouco o wankel; sei que ja fizemos isso por aqui mas nao custa relembrar rapidamente; vai ajudar a entender a reinvençao dele que foi o renesis o motor inventado pelo cientista nazista felix wankel ao sair da prisao em 1947 era inicialmente nao um motor mas um compressor mecanico a geometria do compressor era uma carcaça com o formato do numero 8 mas bem alisado no meio dentro dele girava excentricamente um triangulo ovalizado suas tres pontas sempre em contato com a carcaça aberturas laterais nesta carcaça admitiam ar atmosferico num ponto e mais adiante expeliam ar comprimido [caption id= attachment_352869 align= aligncenter width= 777 ] wankel e seu motor 1957 rotor parado carcaça rodava [/caption] era na verdade o motor wankel como conhecemos funcionando aqui como um compressor mecanico um blower psicodelico alemao bastou colocar uma vela no ponto de compressao maxima e um carburador na admissao et voila o resto e historia conhecida foi realmente aperfeiçoado pela mazda que continuou com ele mesmo depois de abandonado por todos vale lembrar aqui que todo motor wankel tem tres sistemas de refrigeraçao primeiro a vedaçao da ponta do rotor sempre refrigerada por oleo misturado a gasolina como um motor dois tempos mas em menor quantidade que este depois o rotor que pode ser refrigerado a oleo ou a ar esse ultimo no metodo inventado pela sachs; a mistura admitida passava por dentro do rotor para refrigera lo antes de ir a camera de combustao depois a carcaça que pode ser refrigerada a ar ou agua como o bloco num motor a pistao [caption id= attachment_352870 align= aligncenter width= 999 ] wankel tradicional aqui nsu note as janelas na periferia do rotor na carcaça [/caption] o wankel tem muito de motor dois tempos entao sem valvulas admite e expele mistura via janelas na periferia do rotor e por isso emite muito alem do oleo misturado na queima as janelas acabam tendo overlap admissao e escape abertos juntos que faz mistura nao queimada sair pelo escape maior consumo e emissoes nao eram problema quando o wankel começou a aparecer nos anos 1960 era tabu e crime ja em 1970 a grande sacada da mazda com o renesis desenvolvido de 1998 a 2003 aconteceu por meio de seus engenheiros entusiasmados pelo motor que nao queriam deixar ele morrer a modificaçao depois de feita parece simples demais mover as janelas de sua tradicional posiçao na periferia da carcaça para as tampas laterais do rotor assim o overlap pode ser eliminado o timing dos eventos de admissao e escape puderam ser alongados no tempo e melhor acertados e de quebra causou aumento das dimensoes das janelas em nada menos que 30% e como conseguir com valvulas maiores mais potencia [caption id= attachment_352868 align= aligncenter width= 999 ] rx7 simplicidade do wankel perdida em dutos turbos e intercoolers [/caption] claro que como em qualquer motor de muita area de valvula o torque em baixa rotaçao sofreria ja uma caracteristica indesejavel de todo wankel para começar mas claro que os engenheiros da mazda resolveram isso tambem com um intrincado sistema de dutos de admissao de comprimento variavel isso porque ao contrario do rx7 biturbo cuspidor de fogo o novo wankel seria aspirado; o novo desenho otimizara tanto a combustao do pequeno motor que nao deixava energia para o escape este era muito frio para realmente impelir turbina a contento segundo a mazda e mole [caption id= attachment_352864 align= aligncenter width= 999 ] janelas na lateral jogada genial do renesis[/caption] o minusculo motor de dois rotores sem turbo dava nada menos que 234 cv a 8 200 rpm e soava o alarme de troca de marcha tradicional dos wankel aos 9000 rpm o torque era de 21 6 mkgf a 5500 rpm baixo comparado a sua alta potencia se voce e daqueles que nao esta acostumado a pisar ate o fundo e manter o pe la nao vai gostar; para quem gosta de motor que gira nirvana absoluto [caption id= attachment_352863 align= aligncenter width= 941 ] renesis[/caption] o giro alto impedia uma caixa automatica na epoca; os engenheiros da mazda dividiram a admissao em duas janelas e na versao automatica uma dessas janelas era fechada para limitar potencia e aumentar torque o motor para cambio manual 6 marchas close ratio e entao conhecido como 6 janelas duas de admissao uma de escape dois rotores e automatico 4 janelas a versao com cambio automatico de quatro marchas com controle via borboletas atras do volante vinha entao com 195 cv a 7 000 rpm o que convenhamos e nada mal para um motor aspirado que desloca 1308 cm³ o torque era inicialmente de 20 2 mkgf a mais baixos 5000 rpm mas logo na versao mais evoluida do motor iguala o torque do 6 janelas [caption id= attachment_352827 align= aligncenter width= 999 ] tampa de um 4 janelas ladeada por duas do 6 janelas [/caption] mas o mais importante e que o motor podia atender facilmente as normas euro 4 de emissao; o renesis significaria a volta do wankel ao ocidente fora dos eua desde 1995 e da europa desde 1998 os entusiastas o receberam de braços abertos ainda mais no rx 8 um carro deliciosamente maluco e interessante o rx 8 normalmente colocar mais dois lugares num carro originalmente de dois lugares o rx7 resulta em uma obesa caricatura de algo antes esguio e atletico; nao foi o caso aqui a mazda conseguiu imbuir este carro de quatro lugares quatro portas e porta malas decente com ate mais foco na excelencia dinamica e com uma experiencia ao volante simplesmente inimitavel o desenho aproveita as contidas dimensoes do motor agora sem turbo e seus problemas termicos diversos atras do eixo dianteiro as quatro portas sao desenhadas como em picapes de cabine estendida a porta traseira e fixa em cima e embaixo servindo de fixaçao para o trinco da porta dianteira abrindo ao contrario suicida desta forma ela ancora a estrutura em caso de impacto lateral e abriga ancoragem de cinto dianteiro e um b pillar destacavel que quando no lugar porta fechada funciona como que soldado ajuda o airbag lateral de cortina o carro atendendo as legislaçoes de impacto lateral mundo afora essas portas traseiras chamadas freestyle pela mazda se abrem bem ate 80° fazendo o acesso ao banco traseiro fantastico; la atras adultos podem se sentar sem problemas apenas na cabeça o espaço e um pouco restrito para quem tem mais de 1 85 m a abertura grande da lateral e parcialmente compensada por inteligencia no projeto o tunel central passa no meio dos 4 bancos o carro sem pretensao de mais de 4 lugares de capacidade este tunel tem funçao estrutural importante e junto com teto dao mais rigidez a torçao do que existia no rx7 ajuda a tecnica que meio que virou tradiçao nos carros esporte da mazda uma barra treliça juntando a transmissao e o diferencial traseiro fazendo um conjunto rigido coxinizado na carroceria tambem com a baixa vibraçao do wankel os coxins sao mais rigidos e a ajuda deles na estrutura maior o carda e de fibra de carbono isso que e sofisticaçao ainda mais em 2003 a suspensao e belissima na frente duplo a sobreposto mas nao qualquer duplo a sobreposto geometria bem cuidada e longos braços de aluminio forjado e uma direçao pinhao e cremalheira com assistencia eletrica variavel na traseira outro desenho maravilhoso de 5 links independente cheio de braços de aluminio o diferencial e torsen autoblocante e os freios discos ventilados nas quatro rodas 12 7 polegadas na frente e 11 9 polegadas atras rodas de aluminio 18x8 com pneus 225/45 r18 a distribuiçao de peso e acertada em curb 50/50% a revista americana road and track pesou o carro com motorista e viu 52/48% o peso em curb era 1360 kg e o peso de teste com o motorista e instrumentaçao 1442 kg com isso o compromisso de controle conforto da suspensao era considerado sublime o carro rolava bem mas era muito bom em todas as contas a direçao eletrica era morta porem se bem leve nao era um carro forte para quem espera aquela patada desde baixo; agradecia se manter rotaçoes altas e vontade o cambio de seis marchas empilhadinhas ajudava e se dirigido a moda era um balde de diversao segundo todas as analises para conseguir um 0 96 km/h em 5 9 segundos a tecnica era brutal sobe de giro ate 7500 rpm e pla solta embreagem muita fumaça e marchas trocadas uma depois da outra [gallery ids= 352861 352859 352838 352865 352860 352851 ] por isso talvez a maioria principalmente nos eua nao gostou acostumados a motores que pouco giram mas dao tudo logo na triscada do acelerador muitos achavam lerdo no gp do sinal verde tao comum entao la nos eua quem deles estava disposto a soltar embreagem de sopetao a 7500 rpm um americano sabe realmente que e possivel chegar a 7500 rpm ta essa ultima foi maldade mas voces entenderam outro problema foi o consumo de oleo o consumidor moderno cada vez menos acostumado a olhar nivel que raramente baixa ha noticias de motores perdidos por falta de oleo; de qualquer forma a garantia era ambiciosa com 4 anos ou 80 mil km para todo o carro o rx 8 porem como bem sabemos nao foi um sucesso e por isso esta experiencia unica e incrivel de giro extremo sem vibraçao quase perdida talvez para todo sempre perdoe os senhor; eles nao sabem o que fazem
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