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Zenvo irá apresentar novo supercarro… em segredo
Lembra do Zenvo? Aquele supercarro dinamarquês, que pegou fogo durante o teste do Top Gear? Pois eles estão preparando uma novidade para a Car Week de Monterey, nos EUA. Além dos TSR-S — a versão mais recente do supercarro, que tem aquela asa traseira dançarina, muito chamativa mas pouco eficiente —, a fabricante irá levar um novo supercarro.
O problema é que ele será apresentado em segredo, em um evento fechado para um público selecionado — e que, apesar disso, certamente deixará “vazar” alguma imagem em algum momento.
Apesar do segredo sobre o futuro carro, já se sabe o que ele será: um modelo híbrido com tração integral, baseado no atual TSR-S. Todos sabem disso porque o diretor de produtos da Zenvo, Alberto Solera, disse à revista britânica Autocar, em setembro do ano passado, que a fabricante está “trabalhando intensamente” no novo modelo. E a Zenvo não é o tipo de empresa que trabalha intensamente em mais de um modelo, afinal, ela tem apenas 30 funcionários.
Na ocasião os detalhes do supercarro foram divulgados dentro do possível. O design será supervisionado por Christian Brandt, o mesmo designer que fez o ST1 e o TSR-S, e que veio da Alfa Romeo. O carro usará elementos produzidos por impressão tridimensional e manterá o uso extensivo de fibra de carbono.
Ao que tudo indica ele irá manter a asa traseira dançarina, que é chamada de “centrípeta” pela Zenvo, ainda que muita gente (incluindo o FlatOut) tenha questionado sua verdadeira eficácia. A intenção da Zenvo com as novidades é muito clara: eles precisam entrar no território de Koenigsegg e Pagani. E para isso precisam de um carro mais avançado e, principalmente, homologado para o mercado americano, algo que o TSR-S já obteve — e por isso será levado a Monterey.
Também por isso, o novo carro será apresentado ao público nos EUA: a Zenvo espera vender entre 10 e 15 carros por ano para os americanos, o que significa uma escalada significativa no volume de vendas, atualmente muito restrito à Europa, que compra apenas cinco carros por ano e ainda está prestes a banir os carros a combustão. (Leo Contesini)
Mercedes-AMG One finalmente começa a ser produzido
Depois de 1.794 dias desde que o conceito foi apresentado — e mais de 2.000 dias desde que foi anunciado pela primeira vez —, o Mercedes-AMG One finalmente começou a ser produzido.
Como o outro supercarro com grife de Fórmula 1 da Mercedes, o AMG One também é feito no Reino Unido, em Coventry. O motivo é claro: o motor de Fórmula 1 usado no carro (e pela equipe de F1) é feito no Reino Unido. Dali o carro vai para a Alemanha, onde é feito um “briefing técnico” antes de ser entregue aos seus 275 compradores.
Os 1.794 dias correspondem a quase cinco anos — se considerarmos o anúncio do carro, são mais de cinco anos, pois ouvimos falar dele pela primeira vez em 2016. O número também é, infelizmente, muito próximo do peso do carro em gramas — o AMG One pesa paquidérmicos 1.695 kg. Apesar disso, o carro vai do zero aos 100 km/h em 2,9 segundos, aos 200 km/h em sete segundos, aos 300 km/h em 15,6 segundos e segue até os 352 km/h.
O número que queremos saber, contudo, é o que será exibido no cronômetro quando o Mercedes-AMG One completar sua volta rápida em Nürburgring Nordschleife. Afinal, ele precisa fazer valer a espera — para o público e para seus 275 compradores. (Leo Contesini)
Honda CG160 2023 vem sem novidades, mas mais cara
A Honda CG é o veículo mais popular do Brasil por uma boa margem; é mais que uma motocicleta, é uma verdadeira instituição nacional. Sempre muda pouco, ano a ano: em time que está ganhando, as coisas devem acontecer com muito cuidado.
A Honda mostrou agora a linha 2023 da moto. Lembrando: a CG 160 é uma moto de 115 kg, rodas de 18 polegadas e altura de assento de 790 mm. A suspensão tem garfo de funções separadas: uma bengala atua como mola e a outra como amortecedor, com 135 mm de curso. A traseira também continua sendo a tradicional de dois amortecedores/mola, com regulagem de pré-carga e 106 mm de curso. É oferecida nas versões, Start, Fan e Titan, além da utilitária Cargo. A Start é a mais barata, com rodas raiadas e freio a tambor dianteiro.
O motor desloca exatos 162,7 cm³, e é um monocilindro OHC arrefecido a ar, com injeção eletrônica. A CG 160 Start é apenas à gasolina, e dá 14,9 cv a 8.000 rpm e 1,4 kgfm de torque a 7.000 rpm. Cargo, Fan e Titan, todas flex, com etanol sobe a potência para 15,1 cv a 8.000 rpm e 1,54 kgfm a 7.000 rpm. O câmbio é de 5 velocidades com transmissão final feita por corrente.
A linha 2023 vem sem mudanças técnicas, apenas as tradicionais mudanças de cores e grafismos anual. Mas o preço, claro, subiu. A Fan agora custa R$ 13.880 (aumento de R$ 400), a CG 160 Titan passa a custar R$ 14.620 (R$ 440 a mais). Já a versão de entrada Start ainda não teve a versão 2023 lançada: vamos ter que esperar até setembro para saber as cores novas, e o novo preço da moto, que costumava custar R$ 12.280.(MAO)
Ford lança edição limitada Heritage para toda linha Bronco.
Todo mundo imaginava que algo assim iria acontecer mais cedo ou mais tarde, mas agora é oficial: o Bronco e o Bronco Sport vão ser oferecidos em versão Heritage, com decoração e cores no tema do Bronco original de 1966. O tratamento Heritage estará disponível para a linha completa: Bronco de duas e quatro portas e o Bronco Sport. A Ford fará apenas 1.966 unidades de cada modelo, para comemorar o ano em que o Bronco original foi lançado.
O Bronco Heritage vem com uma pintura em dois tons com detalhes em Oxford White. A mesma cor está na grade do radiador e nas rodas de 17 polegadas com aparência antiga. O Bronco Heritage Limited é ainda mais legal: as rodas são em preto brilhante com calotinhas clássicas “dog dish”.
O Bronco Sport, este um carro menor de motor transversal também importado para o Brasil, recebeu também versões Heritage, com pintura e detalhes semelhantes, e não ficou ruim: o efeito “vintage Bronco” parece ter sido bem traduzido no carro moderno.
O Bronco não vem para o Brasil ainda, apenas o Bronco Sport; não se sabe se está nos planos da Ford trazer o acabamento Heritage para cá; provavelmente não visto que ninguém aqui entenderia. O Bronco original, afinal de contas, é desconhecido por aqui. Uma pena: ficaram todos bem legais. (MAO)
Bentley monopolizará o Monterrey Car Week com 103 carros
Aquele festival de riqueza e carros absurdamente legais e exóticos chamado Monterey Car Week, começa hoje, dia 12 de agosto, e segue até dia 21 de agosto de 2022. Este ano promete: com a decadência dos salões do automóvel tradicionais, uma série de veículos devem ser lançados nos vários eventos que compões esta “Semana do Carro”. E a Bentley parece que vai monopolizar o espaço do lugar: anuncia que sua participação no evento contará com 103 veículos espalhados em toda a Península de Monterey. Para comemorar seus 103 anos de idade, entendeu?
Em 16 de agosto, um bocado de Bentleys viajará de Los Angeles para o evento, com várias paradas programadas. Haverá uma aparição em Laguna Seca no dia 18, com o presidente e executivo-chefe da Bentley, Adrian Hallmark, dirigindo o Blower Car Zero, o primeiro das réplicas do 4,5 litre Blower de 1928 construídos pela Bentley, na pista. O vencedor de Le Mans 2003, o Speed 8, também fará voltas de demonstração em Laguna.
A Bentley então sediará seu programa VIP no Home of Bentley, a apenas 200 metros de Pebble Beach. Esse evento vai estrear o novo look and feel da Bentley para eventos, desenvolvido pela própria equipe de design da empresa.
Enquanto isso, a Bentley exibirá todos os carros que já fez ou sabe que fará – passado, presente e futuro – no The Quail em 19 de agosto. A Bentayga EWB Mulliner Gallery ocupará o centro do palco, enquanto o primeiro cliente a receber um Bentley Bacalar nos EUA, (o Bacalar Nr. 8) será apresentado a seu carro.
Depois disso, é a vez da apresentação do novo Bentley Batur, efetivamente uma criação exclusiva que substitui o Bacalhau Bacalar. Previsto para ser revelado em 20 de agosto às 20h PST, o Batur Mouche promete revelar a nova linguagem de design da Bentley, e o visual dos próximos veículos elétricos da marca.
Será que não é um pouco de exagero, Bentley? A semana é marcada pelo exagero, sim, mas ainda assim, parece um pouco demais. Provavelmente teremos esta semana o primeiro caso registrado de overdose de Bentley. (MAO)
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