eu me lembro bem da primeira vez que tive contato com um carro desse tipo tinha algo em torno de 10 anos de idade e carros com motores grandes e beberroes estavam decididamente fora de moda a gasolina era cara o dinheiro era curto no final dos anos 1970 e o inicio dos 1980 e ninguem mais queria saber desse tipo de coisa maverick acabava em 1979 os dodge em 1981 e por fim o ford galaxie/landau em 1983 sobrou apenas o opala na verdade um hibrido um carro europeu com motores americanos pequenos eram grandes para o nosso padrao mas nesta companhia economicos ate; foi o que garantiu sua sobrevivencia na minha rua em niteroi parecia que ninguem ligava para isso; a gente andava de passat l 1976 mas meu pai tinha um opala cupe 1974 de seis cilindros todo enferrujado que usava para ir trabalhar um vizinho tinha um dodge magnum com teto solar automatico e novinho outro vizinho que meu pai chamava de espanhol tinha um maverick gt ainda que sem credibilidade nenhuma entre nos era o 2 3 ohc o filho dele tentava contar as vantagens do tal gt mas sem sucesso afinal de contas todo mundo sabia que o carro era o que se chamava nos anos 1960 de belo antonio bonitao por fora mas impotente o opala velho e feio de meu pai era mais respeitado que ele coitado mas ninguem esperava o que aconteceu em seguida o espanhol trocou o maverick em um landau novinho zero km e movido a alcool isso era algo que tinhamos que respeitar nao demorou para o seu orgulhoso filho fazer ele nos levar passear nele o que se segue e uma das mais inesqueciveis experiencias dentro de um carro que ja tive para começo de conversa o carro tinha ar condicionado nao tinhamos ar condicionado nem em casa naquela epoca que dira no carro niteroi e um lugar extremamente quente e extremamente umido; a sensaçao de andar no geladinho seco do landau era simplesmente inacreditavel nao queria nunca mais sair dele fora que o estofamento era pesado gostoso ao toque macio confortavel o carro era imenso para os olhos de uma criança por dentro e por fora mas era tambem baixo largo de uma forma que nao se ve mais hoje e so dois pedais era automatico mas tudo isso ainda era somente o prologo como andava era o que realmente impressionava silencio e tranquilidade supremos e o carro andava com uma imperturbabilidade nautica incrivel somente se ouvia o motor quando o espanhol via um buraco no transito e o pegava com uma pisada no acelerador a traseira baixava o v8 falava suave mas forte pregava nos no encosto do banco ao acelerar ate que a manobra acabasse e pronto tranquilidade de novo ali mesmo aos onze anos de idade me apaixonei perdidamente pelo carro americano tradicional o landau e talvez o maior exemplo deles por aqui; o unico americano full size brasileiro e o unico com um chassi estrutural completo e separado da carroceria nao tinha pretensoes esportivas como os dodge e o maverick; era tao somente um seda formal preocupado apenas em dar conforto supremo com um desempenho decente espaço interno conforto e suspensao macia mecanica simples mais forte e duravel desempenho de primeira quem importa se nao fazia curvas nem freava direito e que bebia quantidades prodigiosas da preciosa gasolina ou no caso o moderno alcool combustivel de 1980 certamente nao eu estes carros com o tempo sumiram completamente dinossauros anacronicos de uma epoca de fartura e espaço nos eua que brilhou forte como uma supernova; como ela imediatamente desapareceu mas imediatamente para um relogio cosmico pode parecer muito tempo para nos meros mortais nos eua impulsionado por serviços policiais taxis e orgaos do governo o carro tradicional americano teve sobrevida o chevrolet caprice classic de 1991 foi o ultimo da gm acabando em 1996 mas seu concorrente na ford o descendente direto de nossos galaxie durou muito mais tempo ate 2011 e mesmo ali era ainda um carro com uma legiao de fas ainda existem departamentos de policia que reformam seus ford a cada 3 anos incapazes de abandonar seu police cruiser preferido nao e a toa; ali em seu ultimo desenvolvimento era um carro completo capaz de fazer curvas e frear como qualquer outro carro normal e ainda mantendo os antigos prazeres de torque imediato durabilidade simplicidade e rodar nautico tranquilo que fizeram o tradicional seda americano mundialmente famoso um tipo de carro que realmente faz falta panther normalmente um carro que e o ultimo em algo normalmente tem uma longa vida mas a plataforma debaixo do ford crown victoria/mercury grand marquis e simplesmente a arquitetura mais longeva da historia da industria americana 33 anos nasceu em 1979 quando os carros full size da ford seguiram a tendencia vigente de reduçao de tamanho e peso 457mm no comprimento e 450kg de peso ainda assim o ford ltd crown victoria 1979 resultante estava longe de ser um carro pequeno medindo 5359 de comprimento num entre eixos de 2900mm e pesando 1600kg originalmente vinha com os v8 ford de bloco pequeno tradicionais em 4 9 e 5 8 litros o 4 9 litros e o nosso conhecido 302 cid que a ford insiste em arredondar para cinco litros mas tem exatamente 4942cm3 [caption id= attachment_296611 align= aligncenter width= 999 ] ltd 1979 primeiro panther[/caption] em 1991 aparece um extenso re projeto desta plataforma chamada de panther pela ford em 1990 a maioria dos ford ja tinha traçao dianteira e impulsionados pelo sucesso estrondoso do taurus com um desenho menos quadrado a gm tambem lançara o seu caprice classic usando um desenho bem mais aerodinamico alem de um chassi com caracteristicas de desempenho bem superiores era hora de uma reformulaçao total para o ford grande full size agora vinha em dois modelos efetivamente o mesmo carro ford crown victoria e mercury grand marquis a imprensa americana que nesse ponto repudiava profundamente o carro americano tradicional e nao perdia uma piada de jeito nenhum colocou imediatamente o sufixo de sade no mercury maldade [caption id= attachment_296616 align= aligncenter width= 999 ] ford crown victoria 1992[/caption] o reprojeto começava no chassi agora totalmente em perfil fechado bem mais rigido a suspensao dianteira por duplo a sobreposto permanecia modificada apenas em detalhes mas a traseira era nova montada numa parruda e larga travessa no chassi era muito parecida com a do caprice classic eixo rigido com dois braços inferiores nas rodas e dois braços superiores em angulo pivotando no diferencial ao centro molas helicoidais amortecedores telescopicos hidraulicos e barra estabilizadora traziam a suspensao para o mundo moderno melhorando sobremaneira o comportamento do carro freios agora eram a disco nas quatro rodas com abs opcional ambos ainda uma novidade o entre eixos foi inalterado mas a nova carroceria mais moderna e bonita e mais proxima ao popular taurus era tambem maior o carro media agora 5400mm e pesava 1750 kg mas a grande novidade era o seu v8 um motor completamente novo era a primeira apariçao da familia modular da ford na verdade nao so um novo motor mas uma nova fabrica que poderia produzir varios modelos do mesmo v8 e depois um v10 derivado na mesma linha sem necessidade de troca de ferramental era um v8 a 90° totalmente novo desenvolvido para uma longa vida no mercado grande durabilidade baixo peso e alta potencia era agora sohc prevendo desde cedo versoes dohc claro com comando no cabeçote acionado por corrente e acionando as valvulas por meio de balancins roletados e tuchos hidraulicos tipo copo com bloco em ferro fundido e cabeçote em aluminio tinha as capas de virabrequim aparafusadas em duas direçoes para maior rigidez e um generoso espaçamento entre cilindros de 100mm injeçao e igniçao eletronicas de ultima geraçao seriam usadas claro o primeiro v8 da ford a ser projetado para isso do motor antigo sobrou apenas a ordem de igniçao 1 3 7 2 6 5 4 8 no crown victoria/grand marquis era inicialmente quase exatamente quadrado 90 2 x 90mm de diametro e curso para um total de 4601cm3 dava 190 hp a 4400rpm e 36mkgf de torque a 3250rpm mas com o escape duplo opcional 210 hp e 37mkgf nao era um carro de alta performance claro mas estava longe de ser lento com o cambio automatico de quatro velocidades fazia a aceleraçao de 0 100km/h se dava abaixo dos 9 segundos e era limitado a 188km/h a versao de policia tinha chassi reforçado suspensao mais rigida e radiador de maior capacidade no lançamento existia nos ford o pacote touring sedan suspensao do carro policial pneus mais largos suspensao pneumatica traseira remoçao do limitador de velocidade e o motor de escape duplo de 210 hp opcionalmente direçao sensivel a velocidade e barras estabilizadoras de maior diametro durou apenas um ano mas se tornou um pacote opcional de alta performance dali em diante o performance package o ultimo carro americano nos anos 2000 agora sem concorrente da gm ou da chrysler a dupla crown victoria/grand marquis vendia bem e ainda era lucrativa para a ford o que e impressionante se entendermos que o plano original era descontinuar o carro em 1990 depois em 1998 e ele ainda permanecia em produçao e autorizado mais um investimento no carro lançado no ano de 2002 as modificaçoes basicamente se concentravam em melhorar a dirigibilidade e aderencia em curvas alem do comportamento geral do veiculo para isso o principal caminho foi o de aumentar a rigidez do chassi e carroceria o chassi era todo novo agora hidroformado e com duas grandes travessas de aluminio fundido na suspensao dianteira e traseira [caption id= attachment_296624 align= aligncenter width= 999 ] mercury marauder malvado [/caption] a suspensao traseira tambem era nova agora geometricamente perfeita para um eixo rigido agora eram dois braços um inferior e um superior em cada roda e o movimento lateral era seguro por um braço watts um cinco links perfeito na dianteira alem de acertos de geometria buchas e cargas de molas e amortecedores uma mudança importante agora a direçao hidraulica era por pinhao e cremalheira nao mais a antiga caixa de esferas recirculantes e braço pitman um progresso incrivel para um carro que aparentemente estava em fim de vida para comemorar o novo chassi e tentar fisgar os orfaos do impala ss dos anos 1990 e lançado tambem uma versao de alto desempenho o mercury marauder marauder e saqueador alguem que vai de lugar a lugar fazendo pilhagem e saque mais uma vez igualamos alta performance com malvadeza; depois nao reclamem o marauder vinha com a versao dohc de quatro valvulas por cilindro do v8 modular de 4 6 litros aqui eram 302 hp a 6000rpm e 41 mkgf a 4500rpm acoplados a mesma caixa de quatro velocidades diferencial auto blocante traseiro ajudava a colocar toda a potencia no chao todo em preto com rodas cromadas de aluminio calçando pneus 235/50 r18 era realmente ameaçador no interior bancos individuais contagiro ate 7000rpm console e cambio no chao pesando 1850 kg ainda assim tinha um desempenho muito interessante 0 96km/h em 7 5 segundos mas alguns problemas aqui primeiro ainda era limitado a 188km/h alem disso o motor de alta rotaçao nao era tao forte em baixa quanto o impala ss que fazia a mesma prova de 0 96 km/h em 6 5 segundos o carro simplesmente nao era tao forte quanto o impala ainda que seu ronco fosse ainda mais interessante mas era um prodigio de suspensao para carros deste tipo disse a car & driver americana em estradas secundarias voce sente isso instantaneamente o marauder e firme nao rola e estavel e comportado o controle da carroceria e excelente para um sedan tao grande especialmente util em curvas de raio medio tomadas em torno de 100km/h onde a frente aponta e e presciente quanto a traçar um arco constante e preciso as rampas de acesso as rodovias sao uma diversao este comportamento disciplinado parece ainda mais milagroso pela nova direçao de pinhao e cremalheira de assistencia variavel e simplesmente maravilhosa livre de pancadas ou vibraçoes com peso decente sem ser pesada demais quase sem folga no centro nao e um carro esportivo preciso nao vai te dizer muito sobre o que acontece na superficie por exemplo mas retransmite fielmente a força nos pneus revelando quanta aderencia esta em uso e quanto resta na epoca nao foi um grande sucesso porem vendendo apenas 11 mil unidades em dois anos e sendo silenciosamente descontinuado o grande sucesso aqui foi mesmo o carro normal que permaneceu a venda ate 2011 quando finalmente dez anos atras parou de ser fabricado e com ele nao so um modelo todo um tipo de veiculo que estranhamente parece nao ter mais lugar no mundo quer um carro americano de verdade hoje so nas paginas dos livros ou em classificados de carros antigos na internet definitivamente uma coisa do passado com o grand marquis morre tambem a marca mercury em 2011
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