mike the bike o quao bom voce tem que ser em cima de uma moto para merecer um apelido desses a resposta um dos melhores do mundo e mike hailwood que praticamente nasceu montado numa motocicleta e cresceu assistindo aos melhores pilotos do planeta nas provas mais desafiadoras do motociclismo foi um dos grandes o motociclismo estava no sangue de mike hailwood seu pai stan hailwood havia sido piloto de motocicletas antes da segunda guerra mundial ele parou de correr em 1940 quando o filho nasceu e passou a dono de uma grande distribuidora de motos aos dez anos de idade ele assistiu sua primeira corrida de motos e em 1956 quando era um moleque de dezesseis anos teve o privilegio de assistir ao tourist trophy em isle of man junto com seu velho e quase como se stan estivesse tentando influenciar o garoto hailwood nasceu em 2 de abril de 1940 em uma familia abastada de oxfordshire no reino unido e teve muitas oportunidades estudou em boas escolas formou se em um colegio militar e ao terminar os estudos tinha um emprego garantido na triumph motorcycles graças aos contatos de seu pai mas isto nao e demerito pois muitas pessoas tambem nascem em condiçoes favoraveis e nao fazem nada para aproveita las mike hailwood as aproveitou ate o ultimo dia de sua vida em 1957 ainda um rapaz imberbe de 17 anos ele disputou sua primeira corrida de moto no lendario circuito de oulton park terminando em 11º a partir dali sua carreira decolou como um foguete ainda naquele ano ele fez o teste para obter sua licença de piloto internacional viajou para a africa do sul para aperfeiçoar sua tecnica e retornou ao reino unido em 1958 como campeao nacional sul africano pois e aos dezoito anos hailwood ja era um profissional disputando sua primeira temporada nos grand prix de motociclismo terminando na segunda posiçao o campeonato mundial na categoria de 250 cc mais do que isto nas provas da acu auto cycle union principal organizaçao de motociclismo dos eua hailwood foi campeao nas categorias 125 cc 250 cc e 350 cc o bom desempenho rendeu a hailwood um contrato com a italiana ducati para uma breve incursao no campeonato irlandes de motociclismo incluindo uma vitoria na categoria 125 cc [caption id= attachment_255534 align= aligncenter width= 2560 ] foto howland white[/caption] em 1961 mike hailwood era um piloto jovem e mais que promissor e a equipe recem formada da honda que buscava seu espaço no motociclismo europeu decidiu apostar nele foi uma decisao acertadissima naquele ano hailwood venceu o tourist trophy em isle of man em tres categorias duas delas 125 cc e 250 cc com a honda e ainda faturou a vitoria na categoria 500 cc com a norton nao satisfeito ele ainda foi campeao mundial na temporada daquele ano na moto gp tambem com uma honda de 250 cc aos 21 anos de idade veja bem a partir de 1962 hailwood seguiu com a mv agusta com a qual manteve se no posto de maior motociclista do planeta ate 1965 ao longo daquele periodo ele venceu quatro titulos mundiais consecutivos na categoria de 500 cc e deu varias demonstraçoes de seu talento como em fevereiro de 1964 enquanto fazia o reconhecimento da pista para o grande premio dos eua a primeira prova do campeonato no oval de daytona ele simplesmente levou sua mv agusta ate os 233 km/h de velocidade media em uma hora e inadvertidamente quebrou o recorde de bob mcintyre que em 1957 marcou 230 km/h de velocidade media no oval de monza hailwood venceu a corrida naquela mesma tarde com a mesma moto mike the bike era o tipo de piloto que nao consegue ficar parado e mesmo em paralelo ao campeonato continuava buscando formas de vencer e provar sua capacidade um exemplo foi sua vitoria debaixo de chuva na hutchinson 100 corrida em silverstone que era vetada para equipes de fabrica e em vez disso disputada individualmente pelos pilotos que usavam motos fornecidas e preparadas por concessionarias montado em uma bsa lightining clubman de 650 cc na epoca a bsa era a azarona das pistas e as triumph dominavam as competiçoes mas hailwood nao se importava com isto e nem com a chuva e enquanto os rivais prosseguiam com cautela e levavam tombos sobre o asfalto molhado ele seguia com facilidade e fechava voltas com velocidade media de 135 km/h abocanhando a vitoria sem problemas em 1966 e 1967 hailwood garantiu mais quatro titulos mundiais com a honda nas categorias 250 cc e 250 cc da motogp aquela altura ele ja havia garantido 12 vitorias em diferentes categorias do tourist trophy de isle of man e possivelmente sua vitoria de 1967 foi a mais impressionante de todas na categoria senior tt para motos de 500 cc hailwood em sua honda rc181 a primeira moto da fabricante japonesa de 500 cc na motogp encarou o lendario giacomo agostini que considerava sua grande inspiraçao ao longo de boa parte toda a corrida agostini conseguiu manter uma vantagem de dez a 12 segundos sobre hailwood que vinha na segunda posiçao hailwood contudo nao estava disposto a perder e levou a honda ao limite superando sua dinamica arisca ate reduzir a diferença entre os dois para cerca de tres segundos quando hailwood parou nos boxes a manopla do acelerador estava escapando e a equipe nao conseguia conserta la ate que um dos mecanicos amarrou um lenço na peça como soluçao paliativa a parada custou 11 segundos a hailwood mas foi o jeito e ele voltou para a pista mais determinado do que nunca dando tudo o que podia para aproximar se de agostini novamente em um golpe de sorte para ele e de azar par ao italiano a correia da mv agusta de agostini arrebentou faltando poucos quilometros para o fim da corrida e hailwood conseguiu passar por ele segundo a lenda agostini estava visivelmente frustrado e segurando as lagrimas quando mike passou por ele https //www youtube com/watch v=unumrty66u4 aquela altura mike hailwood era o mais bem pago piloto de motos do planeta mas surpreendentemente ao fim daquele ano mike hailwood anunciou sua aposentadoria coincidindo com a decisao da honda de abandonar as corridas de grand prix para concentrar se na formula 1 so para garantir a fabricante pagou a mike uma generosa quantia para que ele nao aceitasse nenhum contrato com outra equipe caso decidisse voltar as corridas de motos hailwood porem tinha outros planos ele ja havia começado a flertar com o automobilismo anos antes nem todo mundo lembra mas entre 1963 e 1974 mike hailwood disputou 50 corridas e subiu ao podio duas vezes em segundo no gp da italia de 1972 representando a equipe de john surtees; e em 1974 quando foi o terceiro colocado no gp da africa do sul pela mclaren no ano de 1972 ele foi campeao da formula 2 europeia com a team surtees [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 255538 255539 ] quando resolveu focar se exclusivamente nas corridas de carros hailwood ainda participou de algumas corridas de motos em 1968 e 1969 que nao valiam pontos para campeonatos mas seu foco agora eram as quatro rodas e ja no ano de 1969 ele mostrou que nao estava brincando dividindo um ford gt40 com david hobbs ele conseguiu o terceiro lugar no podio atras dos vencedores jacky ickx e jackie oliver tambem em um gt40; e do porsche 908 de hans herrmann e gerard larrousse que terminou em segundo hailwood ainda correu em le mans mais tres vezes em 1970 1973 e 1974 em 1970 e 1973 ele abandonou a prova antes do fim mas em 1974 ele foi o quarto colocado junto de derek bell no prototipo gulf gr7 nao demorou muito mais tempo para que ele fizesse um breve e frutifero retorno as duas rodas em 1978 quando a ducati o convenceu a voltar a isle of man mais uma vez https //www youtube com/watch v=fkala1z0lmq com a ducati 900ss fornecida pela concessionaria britanica sports motorcycle hailwood conseguiu sua ultima vitoria no tourist trophy mostrando que ainda estava em forma talvez ele soubesse que nao teria muito mais tempo neste mundo e quisesse aproveitar as oportunidades enquanto podia mike hailwood morreu em março de 1981 aos 40 anos de idade em um acidente de carro no dia 21 ele e os filhos david e michelle sairam de casa com o rover sd1 da familia para buscar peixe com fritas em um restaurante em warwickshire no caminho de volta um caminhao fez um retorno em local proibido e mike que vinha logo atras nao conseguiu desviar sua filha que tinha nove anos de idade morreu na hora david e mike foram levados para um hospital e o garoto sobreviveu mas seu pai sucumbiu aos ferimentos no dia 23 pouco depois da tragedia sua viuva elizabeth mccarthy revelou uma historia morbida quando mike a pediu em casamento ela respondeu que tinha medo de se casar com alguem que poderia morrer em uma corrida a qualquer momento mike entao disse a ela que uma vidente na africa do sul havia previsto que ele morreria aos 40 anos de idade em um acidente envolvendo um caminhao e por isso ela nao deveria ter medo de se casar com ele naquele mesmo 1981 os organizadores do tourist trophy homenagearam mike hailwood com um trecho no snaeffel mountain course que foi batizado hailwood s height
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.