A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História

Miura: a história do carro esportivo gaúcho

Esta semana começa com a notícia do falecimento de Itelmar Gobbi, único sócio até ontem vivo da empresa Besson, Gobbi S.A., que de 1977 até 1992, fabricou os automóveis Miura em Porto Alegre. Imediatamente somos forçados a lembrar do sonho do carro brasileiro, que acabou praticamente junto com a retomada das importações de veículos em 1990. E neste caso, outro mais difícil: o sonho do carro gaúcho. Apesar de sempre contar com uma indústria de veículos pesados, antes da GM começar a vender o Celta em 2000, apenas o Miura era fabricado naquele estado. Claro que tecnicamente nossa indústria estava totalmente defasada em 1990, e a abertura das importações era algo inevitável. Protecionismo não é uma solução que funcionou como uma forma definitiva de se fomentar uma indústria local; funciona bem apenas com uma política de abertura gradual, ou compartilhamento tecnológico, como o feito pela China a partir dos anos 1980. Mas se o nosso pequeno mercado e a nossa falta de ambição tecnol

Matérias relacionadas

BMW Z8: quando a BMW fez um super-roadster com motor de M5

Dalmo Hernandes

Hachi-Roku: a história do lendário Toyota AE86

Leonardo Contesini

O Guia FlatOuter dos ornamentos de capô – parte 2

Dalmo Hernandes