quando contamos a historia do british racing green mencionamos a gordon bennett cup de 1903 vencida por um napier que foi o unico carro a terminar a prova entre 48 participantes sim 47 carros quebraram ou se acidentaram o numero elevadissimo de baixas e um perfeito exemplo de como a prova era severa com os automoveis de como eles eram frageis e de como eles evoluiram com o automobilismo evidentemente isso nao significa que os abandonos deixaram de ser frequentes no automobilismo na temporada de 2019 da formula 1 por exemplo a media de carros que nao terminaram suas corridas foi 2 5 por prova somente no gp da alemanha foram seis de 20 carros — um numero impressionante para uma corrida moderna mas houve um episodio quase surreal que repetiu o feito da terceira ediçao da gordon bennett cup depois de 79 anos o grande premio de monaco de 1982 ja imaginou como seria uma prova de f1 em que todos os pilotos abandonam por acidentes quebras e panes foi o que quase aconteceu a f1 chegou ao principado com um clima pesado gilles villeneuve que havia vencido o gp de monaco de 1981 havia morrido duas semanas antes em um tragico acidente em zolder e a ferrari ainda nem havia escolhido um substituto para o escolhido de enzo alem disso a march a theodore e a ensign se viram sem pneus para o grande premio depois que a avon tyres decidiu repentinamente encerrar o fornecimento com efeito imediato a ensign e a march acabaram comprando o estoque remanescente da avon enquanto a theodore conseguiu um contrato com a goodyear como era comum na epoca havia mais carros que lugares no grid 31 inscritos e apenas 20 vagas por essa razao foram feitas duas sessoes de classificaçao uma pre classificaçao e a classificaçao final nessa preliminar ficaram raul boesel e emilio de villota pai da pilota maria de villota da march chico serra da fittipaldi riccardo paletti da osella e teo fabi da toleman derek warwick jochen mass e jean pierre jarrier passaram para a classificaçao mas nao conseguiram um tempo bom o suficiente para alinhar no domingo alem deles mauro baldi jan lammers e roberto guerrero tambem terminaram as atividades mais cedo no cenario oposto a pole position ficou com rene arnoux da renault que largaria ao lado de riccardo patrese da brabham na primeira fila na segunda linha ficaram bruno giacomelli da alfa romeo e alain prost da renault seguidos por didier pironi da ferrari e keke rosberg da williams andrea de cesaris e derek daly completavam a quarta fila com michele alboreto e john watson na nona e decima posiçoes mansell e lauda largariam na sexta fila piquet e manfred winkelhock na setima elio de angelis e eddie cheever na oitava brian henton e jacques lafitte na nona e no fundo do grid marc surer e eliseo salazar a previsao era de chuva mas a prova começou seca e com o ceu nublado rene arnoux saiu na dianteira seguido por giacomelli patrese prost e pironi e de cesaris que tinha saltado a frente de rosberg e alboreto logo na segunda volta prost passou patrese e giacomelli começou a ter problemas com uma das semi arvores de seu carro na terceira volta prost o passou e na quarta giacomelli abandonou foi a primeira baixa assim prost se posicionava em segundo seguido por patrese e pironi sendo uma corrida em monaco as posiçoes se mantiveram praticamente inalteradas ate a volta 15 quando arnoux rodou e deixou seu motor apagar entregando a liderança de bandeja para prost foi a segunda baixa da prova a ordem passava a ser prost patrese pironi de cesaris e rosberg que se mantiveram assim praticamente ate as voltas finais da corrida nesse meio tempo no pelotao intermediario eliseo salazar abandonou na volta 22 com problemas no motor depois na volta 27 eddie cheever perdeu o oleo de seu carro e tambem encerrou a participaçao dois giros mais tarde foi o march de lafitte que parou com problemas na direçao mais duas voltas e winkelhock abandona com o diferencial quebrado na volta 35 e john watson que encosta seu mclaren com problemas eletricos e nao retorna na volta 49 o turbo do brabham de piquet decide parar de funcionar na 56 o motor de niki lauda estoura na volta 64 rosberg abandona depois de bater sozinho restam 10 carros na pista 11 voltas para o fim da prova e a previsao do tempo se confirma a chuva molha o asfalto e começa a escrever um dos episodios mais bizarros da historia da formula 1 rosberg roda e bate no muro na volta 64 enquanto derek daly perde a asa traseira depois de rodar na tabac o finlandes abandonou mas daly segue em frente do jeito que estava cinco voltas depois e alboreto quem deixa a prova com uma quebra na suspensao restam oito carros na ponta patrese começa a pressionar prost que acaba rodando na tabac bate o carro e entrega a liderança de bandeja para o italiano a tres voltas do fim vitoria garantida nao tao rapido patrese estava na ponta quando rodou na loews por sorte o motor nao apagou mas na rodada acabou ultrapassado por pironi e de cesaris e agora estava em terceiro lugar na penultima volta mas vejam a ironia logo na entrada do tunel pironi encosta o carro sem gasolina fim de prova para o frances em seguida derek daly que havia assumido a dianteira encosta com o cambio definitivamente quebrado e de cesaris assume a liderança mas na descida da mirabeau tambem sofre uma pane seca encosta sem poder fazer nada assim patrese recupera a posiçao completa o giro final e recebe a bandeirada a frente de apenas quatro carros — nenhum deles na mesma volta do italiano https //www youtube com/watch v=36kkcf fqce quando patrese cruzou a linha o cenario estava tao confuso e o publico tao incredulo que nem mesmo ele sabia o que estava acontecendo tanto que ele mesmo parou para dar uma carona a pironi antes de seguir para os boxes os outros quatro carros na pista eram de nigel mansell elio de angelis brian henton e marc surer — mansell e de angelis com uma volta a menos henton a quatro voltas do lider e surer a seis voltas isso significa que mesmo tendo abandonado por pane seca pironi e de cesaris terminaram em segundo e terceiro pelo numero de voltas que ja haviam completado assim daly prost e alboreto tambem entraram na classificaçao final no fim patrese foi o unico a ter completado as 76 voltas da prova mais insolita da historia da formula 1 como disse james hunt comentando a transmissao temos esta situaçao ridicula na qual estamos sentados na linha de chegada esperando pelo vencedor e nao parece que teremos um
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.