apenas o fato de a morgan existir ainda hoje e algo incrivel em 2020 homologar veiculos se tornou um feito digno da nasa algo que faz o programa apollo parecer coisa de criança e muito por causa disso a maioria dos fabricantes pequenos esta relegado a lixeira da historia ou aos braços de algum fabricante maior que diluiu seu significado mas a morgan continua uma fabrica com menos de 200 funcionarios aos pes das montanhas de malvern em uma vilazinha perdida la no meio da inglaterra [caption id= attachment_256865 align= aligncenter width= 999 ] os funcionarios todos juntos na fabrica uma empresa pequena [/caption] a fabrica na cidade de malvern link e na verdade um conjunto de predios antigos construidos em sua maioria antes da primeira guerra mundial e sede da empresa desde 1913 dentro destes predios historicos artesaos usam aluminio couro madeira e aço para construir carros esporte diferentes uma herança viva de uma epoca distante ha muito passada a fabrica e quase um museu vivo de tecnicas de produçao manual uma atraçao turistica da regiao que ainda traz gente de todo mundo para ver como se fazem os morgan em passeios guiados diarios dentro da fabrica nao e a toa fazer estruturas de carroceria em madeira hoje revesti las de aluminio batido a mao tecnicas deste tipo seriam antigas mesmo em 1960 o que dira em 2020 a empresa completou no ano passado 110 anos tambem completou 110 anos nas maos da mesma familia uma longa tradiçao passada de pai para filho e que colocava sempre a empresa na frente de tudo nunca tomaram emprestimo e sempre um morgan esteve liderando a companhia mas logo em seguida se anunciou que nao seria mais assim charles morgan neto do fundador foi votado para fora da empresa pelo conselho e a maioria das açoes foi vendida para um grupo de investimento italiano chamado investindustrial que tem participaçao tambem na aston martin e desde o passado na ducati e um grupo com investimento variado metido em todo tipo de atividade economica de parques de diversao a planos de saude de perfumes a sapatos de autopeças a vinho financeiramente parece que a morgan esta em boas maos mas certamente sera uma empresa diferente [caption id= attachment_256866 align= aligncenter width= 999 ] carroceria de madeira so na morgan hoje[/caption] a familia manteve algumas açoes e a empresa diz que a familia morgan continua a atuar como protetora da marca mantendo os valores da empresa e assegurando que o legado familiar continue com cada novo morgan produzido um papo corporativo que traduzido provavelmente significa nao tem funçao real nenhuma na empresa e portanto nao farao nada a nao ser emprestar seu nome e aparecer em eventos para dar credibilidade a eles sera uma morgan sem a familia envolvida ainda uma morgan de verdade e cedo para falar mas certamente a empresa se encontra numa encruzilhada historica nao so por causa disso mas tambem pelo lançamento de uma nova familia de carros esporte de quatro rodas que substitui totalmente a anterior cortando ligaçoes com algumas tradiçoes que vinham desde o primeiro dia em 1909 mas para continuar a falar sobre isso e colocar todo mundo na mesma pagina precisamos contar um pouco de historia o reverendo morgan e seu filho nossa historia começa nao num ambiente industrial e sim religioso em 1881 nascia o primeiro filho do conego de stoke lacy o honoravel reverendo george morgan seu nome era henry fredrick stanley morgan ou como ficaria conhecido mais tarde h f s morgan [caption id= attachment_256867 align= aligncenter width= 755 ] h f s morgan e seu primeiro veiculo 1909[/caption] o reverendo morgan vinha de familia de tradiçao na profissao e conhecido por ser muito inteligente em seus investimentos quando o jovem h f s chega a idade adulta sua familia esta bem confortavel se forma engenheiro e começa a trabalhar em estrada de ferro mas sua paixao eram as bicicletas e como consequencia as motocicletas e automoveis em 1905 com ajuda de seu pai abre uma concessionaria/oficina em malvern link vendendo darracq wolseley siddeley e rover em 1909 compra um motor peugeot v twin de 7 hp com intençao de criar uma motocicleta para si com acesso as oficinas do malvern college uma escola tecnica da regiao graças a sua amizade com o reitor h f s acaba por mudar de ideia e criar um triciclo monoposto levissimo ao inves da tal motocicleta era um pequeno veiculo extremamente inovador e cheio de ideias interessantes o chassi era na verdade apenas um tubo central que ia da frente ate a traseira do carro na frente outro tubo era soldado transversalmente e nele ia fixado o motor peugeot v twin e a inovadora suspensao dianteira independente esta merece mençao era via pilar deslizante e foi usada em todo morgan ate o aparecimento do aero8 em 2001 e descontinuada apenas agora com o aparecimento dos novos plus four e plus six em 2019/2020 [caption id= attachment_256868 align= aligncenter width= 631 ] o pilar deslizante de morgan[/caption] a direçao era por alavanca e por dentro do tubo principal passava o eixo que transmitia a potencia para a traseira de cada lado da roda unica traseira uma corrente com relaçao diferente fazendo um cambio de duas velocidades selecionadas por duas embreagens de acoplamento acionadas pela alavanca de cambio nao havia re mas qualquer um podia sair do carro e dar a re levantando a traseira com uma mao so e puxando o carro como se fosse um carrinho de mao a palavra carro aqui e usada por nao existir uma melhor; a inovadora traquitana de h f s e algo indefinivel nao e moto e muito pequena e com rodas de menos para ser um automovel tradicional mas uma coisa se percebia de cara com 90cv/tonelada era extremamente veloz para o seu tempo uma simples tradiçao que a empresa ainda carrega consigo boa relaçao peso/potencia [caption id= attachment_256869 align= aligncenter width= 711 ] a versao de produçao 1910[/caption] e era um carro claramente bem planejado suspensao independente dianteira era algo exotico entao e o leve e potente veiculo era claramente andando melhor que muito carro de verdade era um triciclo diferente ao inves de baseado em motocicleta com duas rodas atras tinha frente de automovel com duas rodas e suspensao independente mas um automovel que dispensava diferencial atras por ter so uma roda hoje se lembra da morgan por seu apego a tradiçao mas ela nasceu claramente inovadora o reverendo morgan fica pasmo com o carro de seu filho e o anima para tentar produçao em serie este tipo de cyclecar estava nascendo entao e causava um certo furor por significar a primeira popularizaçao do automovel [caption id= attachment_256870 align= aligncenter width= 1000 ] com h f s ao volante um morgan de 4 lugares[/caption] e importante aqui falar um pouco do honoravel reverendo george morgan poucas vezes e mencionado na historia da companhia e h f s e sempre a figura central da fundaçao da empresa mas nao apenas era um financiador dela era um incentivador e participante ativo foi presidente da companhia ate sua morte livrando seu filho do trabalho maçante de administraçao e deixando o livre para projetar os carros da companhia pai e filho sao igualmente importantes aqui a morgan começa em 1909 fazendo uma versao ligeiramente mais desenvolvida do primeiro carro mas nao faz muito sucesso o motivo era claro somente um lugar nao era suficiente pois ate motocicletas levam garupas e depois o nome desconhecido devia ser provado em competiçoes para que gente gastasse seu suado dinheirinho neles em 1911 o morgan ja tinha dois lugares lado a lado para brisa teto conversivel e um volante paralelo a isso morgan prepara um carro de corrida e circula brooklands a 95 km/h e com isso ganha a capa da revista cyclecar foi o suficiente para a empresa deslanchar e começar a vender bem [caption id= attachment_256871 align= aligncenter width= 741 ] na capa da revista h f s ao volante e o reverendo george morgan de cartola [/caption] os morgan no inicio nao eram carros esporte e sim carros baratos soluçoes para quem nao tinha dinheiro para carros de verdade com quatro rodas uma febre desse tipo de carro se instalou na inglaterra mas os morgan eram os mais desejados e respeitados uma empresa que fazia carros de qualidade com projeto e execuçao decente numa faixa de preço em que o normal era coisa apenas barata versoes de quatro lugares e ate furgoes de entrega existiram [caption id= attachment_256872 align= aligncenter width= 1000 ] morgan aero 1920 primeiro triciclo esportivo da marca[/caption] mas as competiçoes ainda eram algo perto do coraçao de h f s e carros de corrida mais aerodinamicos com potentes v twin jap ganhavam regularmente em sua categoria na inglaterra e ate no exterior logo copias deles para rua começavam a ser feitas a partir do aero de 1920 uma longa tradiçao de carros esporte de tres rodas começava carrinhos sensacionais que frequentemente matavam gigantes nos anos 1930 se dizia que um morgan super aero era pareo para os enormes bentley o que devia ser algo extremamente engraçado de se ver nos anos 1930 com a popularizaçao de carros de verdade com quatro rodas porem mais baratos faz o mercado de triciclos e outros cyclecars se reduzir drasticamente a morgan lider aqui seria a ultima a abandona los basicamente porque evoluiu o triciclo morgan f type de 1933 tinha frente de carro moderno com radiador e um capo escondendo um quatro em linha refrigerado a agua ford e quatro lugares apenas a roda unica traseira longe de um carro normal mas em 1935 o futuro era claro apenas a morgan e a bsa permaneciam oferecendo carros de tres rodas todas as dezenas de fabricantes que apareceram nos anos 1920 desapareceram sem deixar vestigio [caption id= attachment_256873 align= aligncenter width= 995 ] morgan vs bentley desempenho parecido carros bem diferentes[/caption] para resolver este problema h f s morgan volta para a prancheta e dela sai com um carro que permaneceria em produçao variando apenas motor e cambio e pouco mais por nada menos que 84 anos o morgan de quatro rodas o novo carro era simples de fazer na morgan era na verdade pouco mais que um carro esporte baseado no f type mas com um par de rodas e um diferencial la atras finalmente mas concentrando se na sua suspensao independente dianteira ainda rara no mercado em 1936 e num comportamento e desempenho esportivo h f s garantiu a sobrevivencia de sua companhia agora nao mais volume mas carros esporte de volume mais baixo e preço maior e incrivel que essa fase começasse ao mesmo tempo em que outra terminava o reverendo morgan morreu em 1936 mas a morgan nao descontinua imediatamente os tres rodas em versoes esportivas permanecem em linha ate 1953 o timing tambem foi perfeito para o carro esporte 4/4 depois +4 em versao mais quente ao fim da segunda guerra uma explosao do mercado de carro esporte nos eua ajuda sobremaneira a morgan o carro permanece competitivo em competiçoes e extremamente popular usando motores standard ford triumph e coventry climax durante os anos em 1962 ganha le mans na categoria ate 2 litros provando que ainda era um carro esporte de primeira grandeza 26 anos depois de aparecer a venda em 1959 morreu h f s morgan e seu filho peter morgan unico homem de uma prole de cinco entao com 40 anos se torna o presidente no inicio dos anos 1960 peter começa a se preocupar com o futuro a empresa tem uma clientela fiel e encomendas suficiente para existir uma fila mas o +4 logo completaria 30 anos de idade um produto antiquado obviamente que em breve poderia parar de vender [caption id= attachment_256875 align= aligncenter width= 1000 ] morgan +4+ 1963[/caption] a primeira tentativa de peter e inteligente mas um fracasso retumbante o +4+ de 1963 usando o chassi morgan mas com uma moderna carroceria cupe fechada de fibra de vidro pretendia trazer os morgan aos anos 1960 mas talvez apenas pelo desenho esquisito foi um fracasso apenas 26 produzidos ja pensou se fosse um carro mais bonito e um sucesso de vendas talvez nao existisse a morgan como e hoje [caption id= attachment_256876 align= aligncenter width= 1000 ] o primeiro morgan +8 1967[/caption] sua segunda tentativa porem garante o futuro da empresa definitivamente peter mantem o desenho antigo do carro tao amado pelos fas mas usa freios a disco mais modernos e um novo motor que de repente transforma o morgan em um monstro capaz de desempenho de supercarro italiano nascia o morgan +8 [caption id= attachment_256877 align= aligncenter width= 999 ] criador e criatura peter morgan e o +8 anos 1980 [/caption] usava o motor rover v8 de aluminio e 3 5 litros que sabemos ser um desenho da buick americana o v8 era pequeno e leve o suficiente para pedir modificaçoes minimas no morgan mas forte o suficiente para aceleraçoes e velocidades incompativeis a um carro saido obviamente dos anos 1930 o mundo inteiro adorou aquilo uma mistura de coisa antiga com desempenho moderno que ate hoje alegra a alma o carro passou decadas em produçao evoluindo com a rover para injeçao eletronica 3 9 e depois 4 6 litros freios e rodas maiores mas pouco mais e a alma da empresa e o que ela continua a tentar fazer ate hoje e provavelmente e o tipo de carro que a mantera imortal o aero8 e um novo 3 rodas morgan do ano 2000 o filho de peter charles morgan começa a trabalhar na empresa em 1985 e de inicio imagina como o pai fez nos anos 1960 que modernizaçao e necessaria charles teria uma vida mais dificil que o pai na morgan mas como ele definiu um novo futuro para a marca peter morgan se aposenta em 2001 e morre apenas dois anos mais tarde [caption id= attachment_256887 align= aligncenter width= 1000 ] charles o ultimo morgan na companhia[/caption] charles patrocina um novo esforço de competiçao principalmente le mans que por sua vez cria um chassi de aluminio moderno por baixo dos +8 de competiçao deste chassi e de um acordo de cooperaçao tecnologico com a bmw nasce um novo tipo de morgan em 2001 o aero8 era totalmente novo em aluminio e sem estrutura de madeira na carroceria com mecanica bmw v8 e suspensoes modernas independente nos quatro cantos o desenho era steampunk um exercicio de ficçao num futuro alternativo muitos adoraram outros chamaram de vesgo mas o carro no minimo apontava para um futuro diferente e vendeu bem por muito tempo [caption id= attachment_256879 align= aligncenter width= 999 ] aero8 2001[/caption] mas a linha tradicional o carro esporte com chassi escada eixo rigido traseiro suspensao dianteira por pilar deslizante e carroceria toda feita de madeira apenas revestida de aluminio batido a mao permanecia basicamente para o mercado ingles e europeu que ainda permitia venda de coisas assim versoes agora com motores modernos ford de quatro cilindros em linha e v6 apareceram o v6 era um real substituto do +8 que morreu com o motor rover v8 em 2001 [caption id= attachment_256881 align= aligncenter width= 999 ] o moderno 3 rodas da morgan [/caption] paralelo a isso em seattle nos eua um americano chamado steve morris começa a vender um pequeno triciclo com estilo fortemente baseado nos classicos morgan esportivos dos anos 1930 usava uma carroceria de fibra de vidro um chassi tubular um motor harley davidson e cambio de mazda miata la atras uma correia harley fazia a ligaçao do cambio com a roda traseira na dianteira uma moderna suspensao de duplo a ao inves do ultrapassado pilar deslizante e freios a disco mas rodas e pneus finos como nos anos 1930 faziam do carro uma blenda perfeita maravilhosamente bela de 1930 e 2010 o carro era um grande sucesso algo diferente divertido bonito retro ao extremo mas moderno em desempenho chamava se liberty ace harley charles morgan adora aquilo e acaba entrando num acordo para produzi lo na morgan um incrivel caso em que a empresa original paga royalties para produzir uma replica de seu proprio carro de 1930 o novo morgan de tres rodas e um incrivel sucesso e um dos bastioes da empresa hoje o motor e um s&s de dois litros baseado nos harley e a carroceria agora e madeira revestida de aluminio e o acabamento e mais chique mas e ainda o carro de steve morris agora chamado de morgan a produçao permanece a todo vapor ate hoje um total sucesso a morgan hoje a grande mudança recente agora em 2019 2020 alem dos novos donos e o novo morgan de quatro rodas morrem os descendentes do aero8 e o antigo carro de 1936 e aparecem os novos plus six e plus four um carro totalmente novo de cabo a rabo que pretende mesclar os dois conceitos o chassi moderno com o desenho tradicional [caption id= attachment_256880 align= aligncenter width= 900 ] acima o carro original com motor ford v6 e chassi antigo my2018 abaixo o atual com o seis em linha bmw my2019 com a carroceria montada quase identicos [/caption] a mecanica agora e bmw em versao de quatro e seis cilindros em linha turbo doados dos serie 3 o seis nao tem cambio manual o quatro sim ambos tem o mesmo chassi moderno de aluminio mas um com um pouco de estrutura de madeira na carroceria quase um vestigio evolutivo um dente do siso o desenho e puro e tradicional da morgan abandonando o pos modernismo vesgo do aero8 e descendentes [caption id= attachment_256886 align= aligncenter width= 999 ] novo chassi madeira vestigial[/caption] e porque charles morgan saiu nao ha informaçoes suficientes para sabermos mas tudo indica que ele e a familia estendida da irma nao conseguiram entrar em acordo sobre quem e como a empresa deveria ser tocada se pensarmos bem demorou ate para esse tipo de coisa aparecer o fato e que nao estao mais ligados ao dia a dia e as decisoes sobre o futuro da empresa que leva seu nome e a primeira vez na longa historia da morgan que isto acontece nos carros ha algo em que se preocupar tambem o pouco de madeira na estrutura dos novos carros e ridiculo; colocado la para nao se perder a tradiçao apenas motores turbo e nao aspirados sao uma perda bem como a falta de cambio manual e a destoante alavanca bmw no plus six mas tudo isso e meio inevitavel na verdade os carros ainda tem aquela maravilhosa aura de 1930 misturada com hoje que sempre tiveram hoje so ficou um lugar diferente e estes carros turbo refletem isso pessoalmente adoraria um plus four manual o produto parece acertadissimo [caption id= attachment_256884 align= aligncenter width= 999 ] plus six passado e futuro em um so carro [/caption] mas se uma empresa assim que sempre esteve acima do dinheiro para seus donos vai sobreviver obrigada a dar lucro sempre crescente e sem a familia cuidando nao tenho certeza vamos ter que esperar para descobrir tomara que sim pois um mundo sem um morgan e um mundo triste demais precisamos de mais gente assim cada vez mais gente que e como a empresa mesmo diz um antidoto perfeito para a produçao em massa coisas diferentes que dao mais variedade e beleza a este maravilhoso mundo do automovel
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