toda essa historia de eletrificaçao do automovel se um dia acontecer realmente como parece ser o objetivo de governos mundo afora vai causar pelo menos uma perda importante para o mundo do automovel a personalidade e diferenciaçao entre eles criada por seus diferentes motores a combustao interna toda marca que ainda existe neste mundo se significa realmente algo e ligada no inconsciente coletivo a um tipo especifico de motor este motor pode ate ter desaparecido hoje em dia mas sempre e lembrado quando se fala da marca e seu centro basico meio que o que fez ela existir e progredir para um ponto grande o suficiente para continuar viva por muito tempo esta serie de materias de motores lendarios e basicamente isso mostrar via esses motores famosos esta ligaçao clara de motor e significado filosifico a lamborghini virou o que e via o v12 de bizzarrini a porsche com motores contrapostos diversos arrefecidos a ar principalmente o seis cilindros do 911 a jaguar com seu famoso xk dohc e seus v12 a honda com seus quatro em linha aspirados giradores a alfa romeo seu famoso twin cam original entre outros motores que transcenderam seu tempo e que mesmo tendo desaparecido foram tao emblematicos e definitivos que criaram o espirito de sua marca hoje falaremos da bmw e em poucos lugares existe uma marca tao na vanguarda dos motores de combustao interna praticamente gerando coisas completamente novas a cada 5 anos no maximo enquanto o resto da industria demorava o dobro disso quando nao mais uma empresa assim tem como tradiçao so a evoluçao ne nada de passado se imagina so que nao como veremos o motor lendario de hoje apesar de ha muito desaparecido gerou uma base tecnica seguida a risca pela companhia desde entao como uma base tecnica para evoluçao clara para todos mas mais que isso o espirito da marca foi crido por ele e se mantem ate hoje so vai acabar quando a empresa cumprir sua promessa de eletrificaçao completa algo que entao acabara com seu significado pelo menos para quem realmente se dedica a entender esse bicho chamado automovel de verdade como nos se tornara ai apenas mais uma um simbolo do passado colocado num eletrodomestico igual ao outro do seu lado; sem significado real a ligaçao e mais que tecnica um bmw serie 3 atual pode ter um monte de coisas legais dos antigos ausentes e seus proprios problemas mas ande num deles depois de um serie 3 antigo seja ele mesmo o e36 ou ate e30 e perceba que bem no fundo sao parecidos e um ramo evolutivo que pode ter se distorcido por legislaçoes e preferencias correntes mas ainda e claro desde o lançamento deste tipo de carro e motor em 1962 pegue um vw de 1962 um chevrolet de 1962 ou mesmo um peugeot de 1962 e nada deles vai te lembrar o atual uma consistencia de espirito incrivel e uma que parece sera perdida em breve entao antes que isso aconteça pelo menos vamos celebrar o glorioso inicio desse legado a familia de motores de quatro e seis cilindros em linha que selaram o que seria um carro da bmw de verdade ate hoje os m10 e m30 o barao alex von falkenhauser esta historia começa com um dos filhos de uma nobre casa aristocratica alema a dos von falkenhauser nao vou aqui entedia los com os contos de aventuras militares desta familia cheia de generais nazistas; vamos nos concentrar na bem mais divertida carreira do engenheiro piloto e entusiasta alex que virou barao somente em 1966 [caption id= attachment_339209 align= aligncenter width= 999 ] o barao nos anos 1930[/caption] em 1934 alex obteve seu diploma de engenharia uma honra imensa para um alemao quase como ser abençoado como um cidadao de primeira linha era entao avido piloto de motocicletas bmw em competiçao onde as modificava de forma bem efetiva mostrando seu talento em 1938 ja era parte integrante da engenharia da empresa no pos guerra nao existia muito a se fazer na bmw devastada pela guerra e entao alex volta as competiçoes com carros que ele mesmo fabricava usando motores bmw dois litros seis em linha hemi do 328 tem algum sucesso mas ja em 1954 volta a bmw seria o seu ultimo empregador quando se aposenta em 1976 era o mais antigo funcionario da empresa tendo entrado nela quando ainda fazia apenas austin seven sob licença [caption id= attachment_339211 align= aligncenter width= 999 ] paul rosche mostra algo para seu chefe o barao[/caption] depois de trabalhar adaptando o motor de moto bmw de 700 cm³ em um pequeno automovel chamado bmw 700 em 1957 faz mais do que lhe pediram desenha um novo e moderno quatro em linha pequeno de 1 litro ohc e inclinado para o lado para ser mais baixo para ser usado no bmw 700 para ele o antigo motor contraposto e dois cilindros refrigerado a ar era uma coisa que devia ja ali ser relegada ao passado o seu motorzinho nao e produzido mas o trabalho nao e esquecido veremos mais adiante a bmw entra nos anos 1960 a empresa de munique estava entao numa situaçao nao muito boa as motocicletas vendiam relativamente bem mas na parte de automoveis nada parecia funcionar a isetta e o seu derivado de 4 rodas e 4 lugares o 600 perdiam mercado e vendiam pouco o pequeno cupe 700 era um relativo sucesso mas sua posiçao no mercado era pressionada em preço pelo vw; nao dava la muito lucro e os sedas v8 grandes da empresa simplesmente se mostravam cada vez mais a prova de vendas com seus desenhos antigos preço alto e consumo excessivo [caption id= attachment_339214 align= aligncenter width= 999 ] o bmw 700[/caption] a empresa sabia entao o que queria algo no meio do mercado alemao mais barato e menor que os mercedes benz mas mais sofisticado que os ford opel e vw um seda medio talvez na faixa dos 1300 cm³ mas mais moderno e tecnicamente avançado que a turba mais barata e que por isso pudesse ser vendido mais caro com mais lucro um prototipo foi criado em 1955 que usava metade do v8 ohv de 2 6 litros um quatro em linha deitado de 1300 cm³ o projeto porem anda a passos de cagado na empresa mal financeiramente; e somente em 1959 com a compra da empresa pela familia quandt o projeto e engavetado e renasce como o neue klasse o nova classe [caption id= attachment_339216 align= aligncenter width= 999 ] o v8 dos anos 1950[/caption] o carro resultante e o primeiro bmw moderno e a base para todo bmw desde entao olha so o desenho era de wilhelm hoffmeister inspirado inclusive no tal kink pelos desenhos de giugiaro na bertone para o 3200 cs a carroceria de eberhardt wolf era monobloco e na frente tinha torres mcpherson com barra estabilizadora e direçao por pinhao e cremalheira a traçao era traseira e a suspensao la atras era independente por braço arrastado um principio perfeito para o que chamamos ate hoje de bmw inclusive claro no seu motor totalmente novo um novo motor bmw alex von falkenhauser foi chamado para tirar a poeira do seu motor 1 0 para o 700 e refaze lo para o neue klasse em 1300 cm³ de cara ele briga e consegue cilindrada maior o novo motor começaria com um litro e meio 1500 cm³ [caption id= attachment_339218 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro m10 1500 cm3[/caption] o velho manicaca de corridas claro escondeu ali nesse novo motor para um seda medio uma pequena obra de arte pronta para competiçoes como veriamos adiante os neue klasse desde o inicio se mostraram grandes carros esporte e impulsionado por empresas como a alpina em buchloe seria imediatamente jogado em corridas o motor era como o seu um litro e o meio v8 inclinado para o lado para permitir capo mais baixo e baixar o centro de gravidade do carro era um motor superquadrado inicialmente 82 x 71 mm e 1499 cm³ com bloco extremamente parrudo de ferro fundido e um cabeçote sofisticado de aluminio este cabeçote tinha um comando unico acionado por corrente que acionava duas valvulas opostas por cilindro em camaras de combustao hemisfericas o virabrequim era forjado com contrapesos apoiado em cinco mancais de dimensoes boas um pequeno motor de corrida disfarçado debaixo do capo de um seda alemao careta inicialmente com taxa de 8 0 1 e um solex 38 pdsi dava 75 cv a 5800 rpm e 12 mkgf de torque a 3700 rpm mas era so o começo a partir de 1964 esse motor basico passava a ter 84 x 71 mm para 1573 cm³ e 86 cv [caption id= attachment_339220 align= aligncenter width= 999 ] o 1500 de 1962 inicio[/caption] mas antes disso atendendo ao desejo do publico avido por mais potencia no carrinho obviamente esportivo aparecera em 1963 o 1800 com 84 x 80 mm e 1773 cm³ apareciam tambem as versoes ti com dois solex 40 phh duplos mais taxa e comportamento mais bravo o 1800ti dava 110 cv e o ainda mais focado ti/sa 130 cv em 1964 em 1966 aparecia o antecessor do serie 3 o 1602 basicamente um neue klasse duas portas mais curto ainda mais esportivo que seu antecessor logo nascia o lendario 2002 com dois litros inicialmente o motor com 89 x 80 mm e 1990 cm³ com 8 5 1 de taxa e so um carburador duplo dava 100 cv mas logo evoluiria para os ti e tii este ultimo com injeçao de combustivel eletromecanica kugelfischer e 130 cv este e o motor que ganha o primeiro turbocompressor de serie depois das experiencias fracassadas da gm nos anos 1960 o 2002 turbo de 1973 desenvolvido com auxilio do engenheiro michael may dava 170 cv a 5 800 rpm e 24 4 mkgf o carro tinha uma velocidade maxima de 211 km/h e todo lag do mundo; mas a crise do petroleo o matou cedo [caption id= attachment_339229 align= aligncenter width= 999 ] m12 a versao de corrida[/caption] o motor foi fabricado ate 1987 mas sua longa historia nao acaba aqui em 1982 a versao de competiçao m12 receberia um cabeçote dohc e quatro valvulas por cilindro e este motor seria vitorioso na formula 2 e com turbo na formula 1 onde famosamente blocos usados velhos eram usados e mijados e se conseguia potencias de ate 1400 cv https //flatout com br/a lenda dos engenheiros que urinavam em motores de formula 1/ o motor quatro em linha s14 do primeiro m3 tambem dohc aspirado de 16 valvulas e quatro corpos de borboleta era tambem uma derivaçao do m10; durou ate 1991 duas versoes existiram 93 4 x 84 mm e 2302 cm³ e 95 x 87 mm e 2467 cm³ o 2 5 litros do m3 evo chegou a dar 238 cv a 700 rpm e 24 4 mkgf a 4750 rpm aspirado [caption id= attachment_339225 align= aligncenter width= 999 ] s14 o primeiro m3 [/caption] do quatro em linha deitado claro apareceu tambem um seis em linha derivado outro motor que como o m10 montou a fama da bmw como e hoje o seis em linha grande m30 apareceram no bmw grande o seda new six de 1968 antecessor do serie 7 [caption id= attachment_339228 align= aligncenter width= 800 ] m40 seis em linha[/caption] praticamente era identico ao m10 fora o fato de ter seis cilindros ao inves de quatro os sedas inicialmente vieram com motores de 2 5 e 2 8 litros [caption id= attachment_339237 align= aligncenter width= 999 ] 745i o primeiro seis turbo era de carro de luxo[/caption] tal qual o m10 sua evoluçao foi constante e durou muito tempo ate 1995 teve deslocamentos de 3 litros 3 3 e 3 5 litros na sua versao sohc esteve debaixo dos capos dos cupes e9 inclusive o famoso 3 0 csl dos serie 6 e dos serie 7 no 745i de 1980 era um 3 5 litros turbo de 252 cv o primeiro bmw seis em linha turbo com o motor de dohc 24 valvulas derivado de competiçao esteve no supercarro m1 e nos m5 originais ate o e34 m5 corrente ate 1995 o ultimo deles tinha 3 8 litros e 340 cv aspirados uma familia para la de influente; com suas caracteristicas de alta potencia e eficiencia em consumo; torque generoso em toda rotaçao alta potencia e suavidade de funcionamento fixaram para sempre o jeito que um bmw deve ser um legado importantissimo e rarissimo
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