as fofocas recentes de que os motores v8 estariam com seus dias contados no braço americano da stellantis a companhia anteriormente conhecida como chrysler nos faz imediatamente pensar no futuro da organizaçao isto porque hoje mais que nunca a chrysler e os seus v8 sao inseparaveis uns dos outros se voce se recusar a ver noticias parecem motores com vendas saudaveis e sempre em crescimento o recente lançamento da maravilhosa picape ram trx com todos os seus gloriosos setecentos cavalos provando isso a chrysler sem v8 ainda e uma chrysler talvez mais que todas as outras americanas ela e talvez a mais presa a suas tradiçoes continua ate o presente momento a colocar v8 em todo lugar que ele cabe e se um v8 hellcat com um enorme compressor mecanico tambem couber ora porque nao entao imagina la sem eles todo mundo entende e meio estranho mas mudança e a unica constante na vida das pessoas e companhias; nao ha o que temer aqui so acompanhar com atençao mesmo porque o futuro nunca e certo e essas fofocas podem muito bem ser apenas fofocas infundadas mesmo mas qualquer que seja o futuro da companhia vamos aproveitar o ensejo para lembrar um dos mais emblematicos v8 a sairem da prolifica historia da chrysler com eles a familia v8 la as vezes chamada de chrysler small block [caption id= attachment_281868 align= aligncenter width= 620 ] o v8 273 de 1964 primeiro la[/caption] e um motor que esta no centro da adoraçao de uma quantidade grande de brasileiros que ainda teimam a se juntar em clubes turmas e grupos virtuais dedicados a enaltecer as virtudes de todas as coisas mopar ainda que mopar antigamente uma marca de peças e acessorios da corporaçao usada coloquialmente para unificar as marcas chrysler dodge e plymouth hoje seja nome de acessorios fiat e talvez em breve peugeot e citroen isto porque e v8 318 o 5 2 litros desta familia e o motor dodge que foi fabricado aqui no brasil na via anchieta em sao bernardo do campo em frente a fabrica da vw todo dojao nacional do charger ao gran sedan do dart ao le baron usava uma versao do v8 la de 318 polegadas cubicas de deslocamento um motor claro que mantemos proximos do nosso coraçao aqui no fim de carreira esteve ate debaixo das cabines dos caminhoes vw canavieiros em versao a alcool que numa prova que mudança e a unica constante hoje chama etanol quando a marca alema comprou a chrysler brasileira para produzir caminhoes na epoca em que lee iacocca vendeu todas as subsidiarias alem mar em seu vitorioso esforço para salvar a empresa do desaparecimento o que mostra sua versatilidade mas apenas arranha a superficie dela esta familia literalmente ja fez motores para tudo de motores de caminhao a carros de luxo de carros de corrida a caminhonetes de carros esporte ate suv’s da jeep produzido mundo afora de 1964 ate 2003 2017 se considerarmos o motor do viper e tambem um dos mais longevos motores da historia o que o coloca dentro de toda classificaçao possivel de lendario um pouco de historia no pos guerra como sabemos os americanos ja nao se contentavam com mais nada alem de v8 o ford cabeça chata de 1932 ultima grande criaçao de henry tinha se consolidado como o padrao de suavidade e desempenho basico para um americano com sangue azul vermelho e branco salpicado de estrelinhas em 1949 a gm leva o conceito do v8 barato mais adiante a oldsmobile e a cadillac lançam v8’s com alta taxa de compressao possiveis com adiçao de chumbo tetraetila na gasolina aditivo descoberto por kettering na gm e valvulas agora no cabeçote acionadas atraves de varetas e balancim por um comando como o do ford v8 bem no vale do v [caption id= attachment_281888 align= aligncenter width= 776 ] hemi o complexo primeiro v8 chrysler[/caption] a resposta da chrysler vem em 1951 de forma mais radical avançando ainda mais o estado da arte do v8 americano o primeiro hemi v8 o comando unico permanecia mas agora acionava valvulas opostas no cabeçote em uma camara de combustao hemisferica e com a vela de igniçao proxima do centro mas a chrysler percebe rapidamente o problema de seu sofisticado v8 os v8 de alta compressao normais com camera de combustao triangular em seçao wedge em cunha eram tao potentes quanto os hemi por uma fraçao de seu preço em competiçoes de arrancada e entre hot rodders o hemi mostrava que podia ser mais potente mas original dava desvantagem empresarial na batalha do mercado a chrysler o resultado e o aparecimento de motores v8 diferentes na empresa ja em 1955 o polyspheric v8 um hemi com cabeçote simplificado e mais barato e o motor a um motor menor com cabeçotes parecidos com o poly v8 em 1958 aparece o famoso chrysler big block b engine cabeçote em cunha e o primeiro hemi v8 morre renasceria apenas em competiçao nos anos 1960 mas isso e outra historia para outro dia small block mopar o motor hoje conhecido como o small block chrysler nasce de uma necessidade de se ter um motor v8 relativamente grande em deslocamento mas que pudesse ser montado como opcional nos carros compactos da companhia como o plymouth valiant e depois o dodge dart que conhecemos aqui que para nos parece um carro enorme que usavam pequenos seis em linha a chevrolet com seu small block de 1955 e o ford fairlane v8 260/289 de 1961 tinham mostrado que usando tecnicas mais modernas de fundiçao motores v8 entre 4 5 e 5 litros eram possiveis em pacotes extremamente pequenos e leves as vezes pesando a mesma coisa que os seis cilindros em linha entao comuns em carros compactos basicos [caption id= attachment_281869 align= aligncenter width= 852 ] o primeiro la 273cid[/caption] inicia se o projeto do motor a828 que derivaria do existente v8 tipo a diz o famoso engenheiro da chrysler bill weertman dos parametros deste projeto uma camara de combustao em forma de cunha valvulas em linha e um unico eixo para pivotar os balancins foram basicos para o novo cabeçote se manteve o espaçamento dos cilindros e o padrao dos parafusos do cabeçote do motor a desviando da localizaçao da vela de igniçao baixa dos motores b de bloco grande as velas de igniçao do a828 foram levantadas para que ficassem mais perto do centro da camara de combustao e fossem acessiveis por cima do coletor de escape em vez de por baixo dele como no motor b embora encaixar o motor no compartimento do valiant fosse a primeira prioridade para o projeto uma prioridade quase igual era fazer com que o motor atingisse um peso muito menor do que o motor a a importancia desta segunda prioridade foi refletida no designador la dado ao motor que significava lightweight a o novo v8 tinha 90° entre bancadas claro mas usava novas tecnicas de fundiçao para paredes mais finas e um motor mais leve e compacto os cabeçotes tambem eram desenhados para ser compactos bem como o coletor de admissao bem mais baixo e compacto que o normal entao em 1964 era lançado medindo 92 x 84mm para um total de 4 5 litros 4473 cm3 ou como preferem os americanos 273 cid com taxa de 8 8 1 e carburador duplo dava 180 hp a 4200rpm e 26 mkgf de torque a baixissimos 1600rpm em 1965 para o novo pony car plymouth barracuda aparecia o commando 273 taxa de 10 5 1 carburador de corpo quadruplo 235 hp originalmente o motor tinha virabrequim forjado mas para economizar algum se torna fundido em 1967 o motor v8 la se torna o principal da chrysler nos anos que se seguem sendo montado em caminhonetes caminhoes vans peruas sedas carros de luxo pony cars efetivamente sendo oferecido em quase todos os produtos da companhia o mais comum deles seria o 318 5 2 litros 92 × 84 mm que recebemos aqui no brasil em 1968 aparece um novo motor mais potente para combater o potente 327 v8 da chevrolet o la de 340 cid 5 6 litros 103 x 84mm com virabrequim forjado capas maiores de mancais principais e uma facilidade de giro lendaria em 1970 nos lendarios plymouth aar cuda e dodge challenger t/a com 3 carburadores de corpo duplo e capas de mancais de quatro parafusos dava 290 hp em 1971 aparecia tambem o maior dos v8 la o 360 medindo 101 6 x 91mm dava 5 9 litros de deslocamento e com carburador duplo em carros grandes e tranquilos dava generosos 255 hp em seu lançamento com os carros enormes da epoca um aumento de deslocamento esperado e necessario mas os anos 1970 colocam uma serie de restriçoes de emissao e consumo tanto legais como de mercado e com isso a taxa de compressao abaixa e os motores progressivamente perdem potencia ao fim dos anos 1970 os v8 estao praticamente relegados a caminhonetes e caminhoes em um mundo cada vez mais avesso ao alto consumo aqui no brasil sabemos acabam tambem desaparecendo com o fim da chrysler brasileira com pequena sobrevida na vw caminhoes o v6 da familia nos anos 1980 a chrysler estava centrada em motores de quatro cilindros em linha principalmente e traçao dianteira e os v8 la praticamente relegados as caminhonetes grandes dodge ram mas a empresa decide criar uma picape compacta que seria lançada em 1987 com o nome de dodge dakota inicialmente teria apenas um motor o 2 2 litros chrysler de entao mas um motor mais potente seria interessante como opçao se nao fosse o fato de que ele nao existia na corporaçao o v8 la claro era grande e pesado demais para algo projetado para um 4 em linha [caption id= attachment_281885 align= aligncenter width= 999 ] a primeira dakota 1987[/caption] a soluçao claro veio se criando um v6 derivado do v8 la como foi criado com muito pouco dinheiro teria que usar as linhas de usinagem do v8; para isso o bloco era fundido com uma frente falsa usada para encaixa lo na linha do v8 que no final era amputada numa operaçao extra de usinagem com o mesmo diametro e curso do v8 318/5 2 litros seria um v6 de 3 9 litros era portanto um v6 a 90° o que exigiu criatividade no projeto como o buick antes dele os mancais de biela no vira eram divididos em dois defasados aqui a 22° entre eles a medida ideal para um disparo a cada 120° era 30° mas tal coisa deixaria o vira muito fragil na junçao dos dois; com 22° se tinha disparos alternados a 112 e 128 graus o que foi considerado aceitavel o motor final cumpriu sua funçao era quase do mesmo comprimento e pouca coisa mais pesado que o quatro em linha inicialmente com carburador de corpo duplo e 9 2 1 de taxa dava 125 hp a 4000 rpm e 27 mkgf de torque a 2000 rpm [caption id= attachment_281893 align= aligncenter width= 818 ] o v6 com seu virabrequim split [/caption] em 1992 a familia la recebia um extenso redesenho se tornando o v8 magnum com deslocamentos de 5 2 e 5 9 litros injeçao de combustivel multiponto sequencial com um coletor de admissao plenum ram camaras de combustao e dutos aprimorados coletores de escape de menor restriçao um novo corpo de borboleta e balancins montados em pedestais a potencia do motor aumentou de 170 para surpreendentes 220 hp para o motor v 8 de 5 2 l e de 190 para 230 cv para o motor v 8 de 5 9 l os torques subiram de 36 para 38 7 mkgf e de 40 4 para impressionantes 45 mkgf respectivamente o v6 de 3 9 litros receberia estas melhorias tambem claro e com elas chegava a 180 hp a 4800 rpm 31 1 mkgf de torque a 3200 rpm muito tempo depois de assistirmos ao fim dos v8 la em nossos dodge nacionais recebemos estes motores magnum por aqui importados dos eua a partir de 1992 os v8 em 5 2 e 5 9 litros nos jeep grand cherokee e o v6 de 3 9 litros alem do v8 de 5 2 litros na nova geraçao da picape dodge dakota agora maior a dakota inclusive chegou a ser produzida aqui entre junho de 1998 ate abril do ano 2001 pela dodge em campo largo pr regiao metropolitana de curitiba a familia expande v10 diz bill weertman setembro de 1986 foi a data de inicio do projeto do v10 chrysler o que marcou este inicio foi um telefonema que recebi do presidente da chrysler bob lutz perguntando se seria possivel criar um motor de caminhonete grande a gasolina adicionando dois cilindros a o motor la v 8 de 5 9 litros existente o maior motor que a chrysler tinha em produçao na epoca manter o diametro e o curso do motor de 5 9 litros resultaria em um motor v 10 com um deslocamento de 7 4 litros os concorrentes ainda ofereciam motores v 8 big block mas o motor v 8 de bloco grande da chrysler estava fora de produçao havia dez anos a introduçao de um motor deste tipo permitiria a dodge competir novamente neste segmento de mercado [caption id= attachment_281895 align= aligncenter width= 754 ] o v10 para caminhonete ram 300cv[/caption] imediatamente os engenheiros abaixo de weertman começam a trabalhar via analise de elementos finitos foi decidido que o v10 a 90º nao necessitaria de mancais defasados no vira como o v6 para provar o conceito um v10 foi criado experimentalmente a partir de pedaços de dois v8 foi imediatamente montado numa picape para demonstraçoes e o projeto toma impulso quase que imediatamente e decretado um aumento de deslocamento para ficar muito adiante da concorrencia para isso o espaçamento entre cilindros medida basica de qualquer motor aumenta de 113 3mm para 115 6mm permitindo um aumento no curso para 98 5mm resultando num total de oito litros de deslocamento [caption id= attachment_281894 align= aligncenter width= 637 ] o bloco do v10 capas de mancal de v8 la[/caption] o bloco era na verdade em y com as laterais ultrapassando o centro do vira mas muitas peças da familia la agora magnum permaneciam inclusive as capas de mancal o motor contava tambem com virabrequim de ferro nodular tuchos hidraulicos roletados um sistema de admissao plenum ram duplo bomba de oleo acionada por virabrequim balancins montados em pedestal como a familia magnum injeçao de combustivel multiponto sequencial e igniçao sem distribuidor o motor tinha intervalos de igniçao alternados de 90º e 54º este motor gigante era parte integrante de uma nova geraçao de picapes que revoluciona o segmento em 1994 com taxa de compressao de 9 1 dava 300 hp a 4000rpm e 62 2 mkgf de torque a 2400rpm obviamente bob lutz nao deixaria uma coisa tao interessante apenas debaixo de capos de caminhonetes depois de um passeio com seu autokraft cobra mkiv se junta a françois castaing o frances chefe da engenharia carrol shelby e o chefe do design tom gale para criar um roadster inspirado no cobra usando o v10 de caminhonete nascia o viper um exotico fim para os la imediatamente o projeto e mandado para a lamborghini entao parte da chrysler para ser transformado em um motor de aluminio mais leve para a nova aplicaçao em carro esporte a empresa italiana especificou camisas de ferro fundido insertadas no bloco de aluminio mas tirando esta ajuda inicial o resto do projeto foi totalmente realizado na chrysler [caption id= attachment_281896 align= aligncenter width= 911 ] o viper v10 aluminio [/caption] era um novo motor mas ainda assim claramente um la a distancia entre centros de cilindros e diametro e curso de pistao intervalos de igniçao de eram os mesmos do motor v10 da caminhonete ram no cabeçote as valvulas continuavam inclinadas a 18º do centro do cilindro exatamente como o v8 273 de 1964 as valvulas porem eram maiores 1 92 e 1 58 polegadas respectivamente admissao e escape virabrequim bielas e pistoes eram todos forjados porem os pistoes em aluminio para reduçao de peso o diametro interno do lado maior da biela mostrava tambem as origens la as mesmas 2 125 polegadas desde o v8 a de 1956 dava nada menos que 400cv em seu lançamento em 1992 e continua evoluindo constantemente ate seu fim em 2017 com 8 2 litros e 656 cv a mais de 6000rpm um fechamento magnifico para uma longa historia de motores da marca americana e um que mostra que evoluçao ainda e o melhor caminho ainda que as revoluçoes sejam necessarias para nos levar adiante certamente foi esse o caminho desta longa e gloriosa linhagem de motores americanos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.