um homem sabio aprende mais de seus inimigos do que um tolo de seus amigos a mercedes benz herdeira tanto da daimler quanto da benz e portanto o primeiro fabricante de veiculos a combustao interna so fabricou seu primeiro automovel equipado com um v12 bem alem de completar 100 anos de idade parece incrivel visto em retrospectiva ja faz quase exatamente 30 anos que este primeiro motor apareceu e muita gente nao se lembra de um mundo sem um v12 mercedes mas ele existiu na verdade provavelmente ele nunca existiria se nao fosse a bmw a marca de munique que nos anos 1950 parecia estar em vias de acabar tinha crescido rapidamente com opçoes mais esportivas aos tradicionais sedas mercedes benz inicialmente inspirados nos alfa romeo giulia tipo 105 mas indo muito alem deles durante os anos 1970 era um competidor que a mercedes nao podia mais ignorar muito menos desprezar quando a bmw mostra seu v12 prototipo m66 no salao de frankfurt em 1979 a mercedes entra em choque tudo porque tradicionalmente na alemanha o mercado era todo combinadinho mercedes nao fazia concorrente de vw que por sua vez deixava a bmw em paz se os seis em linha m06 da bmw ja tinham incomodado a mercedes imagine um v12 pode parecer algo antigo mas na verdade ate a bem pouco tempo ainda dava confusao; o lançamento do primeiro classe a foi tomado pela vw como uma afronta o que fez ela lançar um polo com farois de classe e o que atrapalhou um pouco os planos da marca de unterturkheim de usar esta nova cara em toda sua linha futura [caption id= attachment_276919 align= aligncenter width= 999 ] o bmw v12 de 1987[/caption] este sistema hierarquico e o motivo tambem porque o v12 da bmw so saiu em 1987 o primeiro v12 bmw nasce como tantas outras coisas legais de bob lutz quanto diretor da bmw em 1972 lutz um grande fa dos seis em linha da empresa conversa com alex von falkenhausen o velho piloto que era o chefe da engenharia de motores e conhecido internamente como o papa sobre como seria interessante um v12 baseado no seis em linha nao era um pedido formal de nada; so papo mesmo mas algumas semanas depois lutz e chamado no dinamometro onde ve um v12 de cinco litros e 300 cv baseado em componentes do seis em linha girar lindamente no dinamometro suave como seda lutz tenta vender a ideia internamente mas segundo ele nao foi a crise do petroleo que o impediu ir adiante; foi o medo de ofender a mercedes mas a ideia nao morre e falkenhauser faz outro v12 agora menor baseado no novo seis em linha pequeno o m60 que ia de 2 a 2 5 litros este e o v12 que acaba mostrado em frankfurt em 1979 e que causa panico na mercedes este motor foi planejado para o novo serie 7 de 1977 na versao topo de linha 745i com 4 5 litros e 272 hp mas o engraçado e que em 1979 ja estava cancelado internamente na bmw substituido por um seis em linha de 3 5 litros com turbocompressor chamado 745i o primeiro downsizing e a primeira vez que a perfeita logica dos nomes das bmw foi deturpada por turbocompressores [caption id= attachment_276920 align= aligncenter width= 912 ] bmw 745i na verdade 3 5 litros turbo em 1980 [/caption] o serie 7 de qualquer forma mostrava que a bmw era um concorrente atras do pao de cada dia da mercedes e nao mais alguem que voluntariamente ficaria em segundo plano o v12 mostrado obviamente baseado no seis em linha pequeno ja em produçao faz a mercedes se mover a bmw sabendo disso resolve retoma lo em 1986 aparecia a segunda geraçao do serie 7 o e32 e um ano depois a sua versao v12 o 750i um v12 daimler benz o v12 nao e uma absoluta novidade na daimler benz; durante a guerra por exemplo os famosos caças messerschmitt bf 109 e bf 110 usavam o v12 invertido com injeçao direta db601 fabricado pela empresa aos milhares nada menos que 19 mil deles foram produzidos motores v12 industriais e maritimos tambem existiram mas nenhum mercedes benz antes de 1991 vinha equipado com motores v12 [caption id= attachment_276892 align= aligncenter width= 999 ] 600 quase foi um 750 v12 [/caption] mas isso nao quer dizer que estudos nao existiram em 1957 quando e iniciado o desenvolvimento do mercedes benz 600 de 1962 ele considerava dois motores um v8 de cinco litros para o mercedes benz 500 e um v12 de sete litros e meio para o topo de linha 750 o v12 porem nunca saiu do papel foi considerado pesado demais mesmo para o imenso grosser mercedes como sabemos hoje que o v8 m100 pesava mais de 500 kg e de se imaginar pelo menos 750 kg para esse monstruoso v12 teorico o v8 foi aumentado para 6 3 litros e lançado como 600 mas o v12 nunca mais saiu da cabeça dos engenheiros da mercedes depois deste o v8 m117 dos anos 1970 recebeu tambem um v12 derivado e portanto com 90° entre bancadas com 6 5 litros que acaba nao indo adiante uma familia de v6 extremamente compactos chamados komo kompakt motor desenvolvida para os anos 1980 tambem previa um v12 mas quando a familia morre pelo alto investimento necessario para implementaçao em 1986 tambem morre o seu v12 [caption id= attachment_276889 align= aligncenter width= 920 ] o v12 do 750 so no papel [/caption] nao existia mais um orçamento aprovado para se criar um v12 mas impulsionado por seus rivais de munique o engenheiro kurt oblander começa um estudo de qualquer forma ao mesmo tempo que o komo morria e o bmw750i era lançado por debaixo dos panos mesmo por vontade interior unica maneira possivel como sempre nestes casos criatividade era necessaria se quisessem que este motor algum dia visse a luz do dia deram a ele o numero de projeto m120 dois seis em linha fazem um v12 ou quase peso e sempre o maior inimigo do v12 e por isso foi cuidadosamente monitorado neste projeto o bloco desta forma era de aluminio com 17% de silicio e 4% de cobre sem camisas os pistoes seriam tambem de aluminio nervurado generosamente para reduzir emissao de ruido o bloco inteiro pesava apenas 41 kg o que impressiona se notarmos que o bloco vai alem do centro do virabrequim encapsulando o completamente para maior rigidez e segurar melhor os sete mancais principais para o cabeçote simplesmente pegaram o novo cabeçote dohc do 300e 24v com quatro valvulas por cilindro atuadas diretamente pelos comandos por tuchos hidraulicos as valvulas eram opostas com angulo incluso de 50° e a camara de combustao era rasa e triangular pentroof com vela central e pistao plano quando o cabeçote do seis em linha foi modificado em 1991 para aceitar diametro maior de pistao para 3 2 litros ja tinha algumas modificaçoes em detalhes que o permitia ser montado na bancada direita do v12 a bancada esquerda ganhou um novo cabeçote a imagem espelhada do ja existente as bancadas estavam a 60° uma da outra e a esquerda 20 mm para tras da direita usando o curso do seis em linha de 3 litros 80 4 mm e um diametro de 89mm o v12 deslocava exatamente 5987 cm3 o virabrequim forjado era uma peça de respeito com doze contrapesos e pesando 30 kg os quatro comandos eram acionados por uma unica corrente dupla o comando de admissao tinha variador de fase mas o de exaustao nao e estes acionavam algo que parece hoje um anacronismo os distribuidores em cima do v12 um coletor de aluminio fundido com dutos individuais cruzados distribuiam o ar que vinha de duas borboletas uma para cada bancada o acelerador era eletronico e o sistema de injeçao eletronica bosch lh jetronic o novo motor com o expediente de usar a tecnologia ja conhecida do seis em linha ficou rapidamente pronto um ano depois do inicio do projeto a primeira unidade ja estava em dinamometro mais 70 motores foram fundidos em caixas de areia para os prototipos do novo classe s w140 e do sl r129 no lançamento davam 408 hp a 5200 rpm e 59 mkgf de troque a 3800 rpm 90% dele disponivel desde 2000 rpm posava completo 290 kg um numero otimo para um v12 grande a potencia nao parece muito hoje mas entao era absoluta novidade na categoria os carros seriam lançados com um nome que alem de acuradamente determinar o deslocamento do motor lembrava um importante mercedes do passado 600 o seda 600se/sel e lançado primeiro em março de 1991 e o roadster 600sl um ano depois a evoluçao do m120 de cara todo mundo percebeu que o motor era especial mesmo montado na mastodontica limusine mercedes a revista auto motor und sport alema testou um 600sel que mesmo com cambio automatico e pesando perto de 2300 kg fez o 0 100 km/h em 6 1 segundos ao acelerar o leviata levantava a frente e soltava um berro gutural absolutamente embasbacante a car & driver americana fez o 0 96 km/h em 5 7 segundos e 0 241 km/h em 42 segundos disse docil como um gatinho ou agindo como um carro de corrida o v12 benz despeja potencia sempre igual a qualquer rotaçao o classe s desta geraçao o w140 foi muito criticado por seu excesso vidros laterais duplos para isolamento termico e acustico portas fechadas a vacuo enorme mega potente e carissimo pelo preço do 600sel um sujeito poderia comprar o bmw 750il e um mercedes benz 300e como segundo carro mas como sempre acontece nestes casos hoje o w140 e considerado um marco o apice do mercedes tradicional feito sem olhar os custos como e algo que nao existe mais certamente um classico do futuro mas apesar de ser desenhado para uso em carros de luxo o motor ganha uma sobrevida em carros esporte e em competiçao ja em 1991 aparece em posiçao central traseira no prototipo c11 carro que esperava se entrar em uma produçao limitada na sauber mas o acordo nao acontece e o carro fica apenas no prototipo unico [caption id= attachment_276890 align= aligncenter width= 999 ] c112[/caption] a amg era uma empresa separada ainda independente mas estava mais proxima do que nunca da daimler benz; em 1993 fecham um acordo de ajuda mutua que acabaria eventualmente fazendo do preparador um braço da mercedes versoes de 7 7 2 e 7 3 litros foram oferecidas pela amg para o sl s e cl com potencias de 498 500 e 525 hp a amg tambem era responsavel para representar a mercedes em competiçao; e por isso uma nova versao do v12 aparece chamada m297 poucas modificaçoes foram necessarias neste parrudo motor para sua nova missao bielas e valvulas de titanio borboletas individuais e um regime de reduçao de peso coletores em fibra de carbono carter seco em magnesio etc para um peso final de 229 kg com seis litros davam 600 hp a 7000rpm e foram usados nos clk gtr antes destes passarem a usar v8 em 1998 o v12 do zonda mas praticamente ao mesmo tempo que o v12 aparecia mais ao sul um certo argentino chamado horacio pagani entao diretor na lamborghini se cansa da falta de visao da empresa e a abandona para formar sua propria modena design se torna grande fornecedor mundial de peças em fibra de carbono ao mesmo tempo que se dedica a realizar um sonho um supercarro com seu nome totalmente em fibra de carbono fornecia peças para a daimler tambem e com este contato abre caminho para conseguir um acordo para comprar motores v12 para seu supercarro inicialmente exatamente o seis litros dos sedas 600 mas futuramente as versoes preparadas pela a amg o resto da historia e conhecida o zonda lançado em 1999 fica em produçao limitada ate 2019 usando o v12 da mercedes amg em varias versoes e potencias apenas 120 carros existem todos eles joias raras carissimas e cobiçadas por todo entusiasta o v12 e hoje mais conhecido por ser o motor do zonda e mundo afora velhos sedas 600 usados recebem escapamentos esportivos para que gente com menos dinheiro possa sentir pelo menos nos ouvidos a sensaçao de andar numa das magnificas esculturas moveis de horacio pagani
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