e bem provavel que a maioria esmagadora dos entusiastas curta games de corrida pela mesma razao eles nos dao a oportunidade de pilotar carros aos quais muitas vezes nao temos acesso na vida real e um dos games de corrida mais famosos do mundo — se nao for o mais famoso de todos — fez 20 anos em 2014 the need for speed que deu origem a franquia de mesmo nome ao longo destes 20 anos coincidentemente 20 games foram lançados — na maioria das vezes um por ano e de vez em quando dois em um unico ano — e a evoluçao foi gigantesca uma coisa porem nao mudou need for speed sempre foi um sucesso comercial e e a franquia de corrida mais vendida da historia com 150 milhoes de unidades comercializadas ate 2013 [youtube id= 0nfii51gdt4 width= 620 height= 350 ] uma das coisas que fizeram need for speed tao popular era a capacidade de mudar a cada lançamento sem perder sua essencia — e mais importante ditando tendencias quando nao conseguia faze lo as seguia nao e uma formula perfeita e nem todo need for speed tornou se um classico ou mesmo aclamado mas ate agora vem provando se eficiente vamos fazer nossa breve retrospectiva com todas as fases da franquia — e dependendo de quantos anos voce tiver temos certeza de que se identificara com ao menos uma delas o inicio equilibrando realismo e diversao [youtube id= 4d6vip_uura width= 620 height= 350 ] o primeiro game the need for speed foi idealizado no inicio da decada de 1990 e lançado no mercado em parceria com a revista road & track no dia 31 de agosto de 1994 para o console 3do sua proposta levar um pouco mais de realismo aos games de corrida que nao fossem simuladores que começaram a decolar em 1989 com o lançamento de indianapolis 500 the simulation adotando carros reais coisa rara na epoca entre os consoles domesticos e reproduzindo da forma mais fiel o ronco e o comportamento dinamico de cada um deles com os recursos disponiveis na epoca [youtube id= k_cvtby0noe width= 620 height= 350 ] o game foi desenvolvido pela electronic arts canada em parceria com os jornalistas da road and track que atuaram como consultores no desempenho dos veiculos a ea canada foi responsavel pelo desenvolvimento dos games da franquia ate 2002 a partir dali a companhia dividiu need for speed entre tres subsidiarias diferentes black box studios canada slightly mad studios e reino unido criterion games tambem do reino unido a obsessao pelos detalhes e o mais legal na visao de cockpit que so nos ultimos anos começou a aparecer em todo jogo de corrida os interiores eram reproduzidos com muitos detalhes do painel ainda que usando sprites em vez de poligonos — ou seja 2d e nao 3d e os mostradores eram funcionais sincronizados com a interface do game o estilo de direçao tambem era mais realista e exigia mais do jogador mas nao a ponto de exigir uma curva de aprendizado tao grande quanto a de um simulador a lista de carros nao era gigantesca — tinha apenas oito carros e voce nao podia nem mesmo mudar a cor deles mas trazia o que havia de melhor na epoca lamborghini diablo ferrari 512tr chevrolet corvette zr 1 dodge viper rt 10 porsche 911 993 acura nsx mazda rx 7 e toyota supra — e eram exibidos videos com imagens dos carros de verdade e as especificaçoes tecnicas de cada um as pistas eram sete tres circuitos fechados e quatro abertos em estradas ou cidades todos inspirados em locaçoes reais eram disponiveis alguns modos de jogo uma corrida contra o relogio um duelo contra um oponente uma corrida contra mais sete carros e um torneio baseado em pontos mas a maior inovaçao era a adiçao de um elemento perseguiçoes policiais nas corridas em vias publicas depois do lançamento para 3do vieram conversoes para windows 95 1995 playstation e sega saturn 1996 a receita foi seguida em need for speed ii ja sem o envolvimento da road & track e sem o the de 1997 — tres anos foi o maior intervalo entre o lançamento de dois capitulos nfs ii e aclamado como um dos melhores capitulos da serie por sua evoluçao notavel em relaçao ao antecessor — novos carros circuitos mais detalhados desta vez apenas circuitos fechados mais uma vez inspirados em locais reais e interface muito mais organizada e bonita dependendo da sua idade voce vai se lembrar de jogar com o ford gt90 o mclaren f1 e sua velocidade maxima de 373 km/h e o italdesign lamborghini cala [youtube id= 3kmyeeptpxm width= 620 height= 350 ] apenas uma ausencia foi sentida — a das perseguiçoes policiais que retornaram em need for speed iii hot pursuit 1998 — que na verdade dava uma enfase especial as perseguiçoes e ate mesmo te colocava no papel dos policiais na busca dos rachadores permitindo o uso de tecnicas como bloqueios e armadilhas de espinhos nfs iii tambem foi o primeiro a permitir um certo grau de preparaçao nos carros incluindo ajustes de relaçoes de marcha e potencia do motor need for speed 4 high stakes 1999 tambem tinha perseguiçoes policiais mas nao trazia muitas novidades alem de uma fisica de jogo que fazia os carros serem estranhamente ruins de curva aquela altura ja havia virado tradiçao ver um novo need for speed ser lançado a cada ano sempre com mais carros graficos melhores e novas pistas [youtube id= incaxqo_lnw width= 620 height= 350 ] foi nesta primeira fase que um dos nfs favoritos dos entusiastas hardcore foi lançado need for speed porsche unleashed tambem conhecido como porsche 2000 ou simplesmente porsche [youtube id= 0ho ehnug1a width= 620 height= 350 ] quinto capitulo da serie ele foi o unico a focar em uma unica fabricante de automoveis e seu modo de jogo principal consistia em correr com modelos da porsche fabricados desde 1950 em ordem cronologica para libera los e avançar no jogo a versao para windows era tida como a mais realista ate entao em comportamento dinamico o ultimo game da fase classica de nfs foi hot pursuit 2 lançado em 2002 era quase um remake de nfsiii porem com graficos superiores e mais carros tambem foi o primeiro desenvolvido pela black box studios sua recepçao foi bastante positiva por parte do publico e da critica e need for speed hot pursuit 2 permanece como um dos verdadeiros classicos da electronic arts — em todos os generos nao apenas o de corrida contudo a nova decada tambem trouxe uma nova onda a do tuning geraçao underground [youtube id= lbvlg7u1lec width= 620 height= 350 ] com o lançamento de filmes como 60 segundos gone in 60 seconds 2000 e velozes e furiosos the fast and the furious 2001 o mundo das corridas de rua se tornou extremamente popular entre os fas de carros e começou a ser explorado tambem nos games sendo assim em 2003 a ea lançou need for speed underground que logo ficaria conhecido como nsfu o game e sua sequencia nfs underground 2 2004 trouxeram varias revoluçoes a mais notavel delas era a enfase na customizaçao e na modificaçao dos carros — de cores a kits aerodinamicos passando por adesivos rodas e preparaçao a estetica era extremamente importante — ter um carro atraente contava pontos e podia lhe render uma capa em uma revista de tuning ficticia alem disso o numero de carros era maior do que nunca e pela primeira vez voce corria de carro em um mundo aberto tambem começaram a ser introduzidas pequenas historias no modo carreira — normalmente envolvendo um inicio como piloto novato e desconhecido e a ascensao como rei do submundo das corridas de rua [youtube id= iits8z2fthm width= 620 height= 350 ] alguns torcem o nariz para esta fase de need for speed mas a verdade e que games como nfsu e nfsu2 ajudaram a divulgar a cultura automotiva de uma maneira nunca antes vista e pode admitir ha dez anos voce talvez achasse legal todas aquelas cores berrantes rodoes e penduricalhos se nao achava provavelmente tinha um amigo que curtia isso mas apostamos que este alguem era voce mesmo [youtube id= zz4wm8n0qeq width= 620 height= 350 ] de qualquer forma os capitulos seguintes — most wanted de 2005 e carbon de 2006 continuaram a focar nas corridas de rua e perseguiçoes policiais cada vez mais realistas porem com enfase maior no desempenho dos carros e dando menos importancia ao visual deles most wanted e considerado o melhor capitulo desta segunda fase por equilibrar perfeitamente bons graficos e jogabilidade com uma bela seleçao de carros e customizaçao na medida certa [youtube id= krrttkrimgw width= 620 height= 350 ] ja carbon tem um lugar especial no coraçao dos fas da cultura automotiva japonesa graças a introduçao do drift como modalidade de corrida um periodo de reinvençao [youtube id= nqqkvruznno width= 620 height= 350 ] de 2006 em diante a evoluçao de need for speed se tornou menos constante e foi marcada por altos e baixos o capitulo seguinte a nfs carbon need for speed prostreet tentou se afastar das corridas de rua introduzindo uma jogabilidade mais proxima da simulaçao com eventos profissionais no lugar das corridas de rua a enfase na customizaçao e nos acertos do carro ficou maior do que nunca bem como a adoçao de varios modos diferentes — drift circuitos fechados provas contra o relogio contudo talvez ambiçao tenha comprometido a qualidade da experiencia e prostreet nao vendeu bem como seus antecessores neste periodo a ea segmentou de uma vez o desenvolvimento dos jogos da franquia prostreet foi desenvolvido pela black box mas seu sucessor undercover 2008 ficou a cargo da ea vancouver e voltou a trazer corridas de rua e perseguiçoes policiais em uma tentativa de reconquistar o publico — em vao o game ate que vendeu bem mas a critica nao gostou da jogabilidade pouco desafiadora e repetitiva [youtube id= g3kulxbh7ue width= 620 height= 350 ] no ano seguinte need for speed shift foi desenvolvido pela slightly mad studios o novo game tinha uma enfase na simulaçao ainda maior do que em prostreet — e adivinhem desta vez deu certo shift e a sequencia shift 2 unleashed 2011 foram grandes sucessos comerciais mesmo em um tempo onde a concorrencia era muito maior do que na fase classica da franquia [youtube id= ynrp9q1xe0q width= 620 height= 350 ] entre shift e shift 2 porem a criterion games lançou nfs hot pursuit assim mesmo abreviado — que pode ser considerado um remake do remake uma bem vinda volta as raizes porem com graficos muito superiores trilha sonora de primeira jogabilidade classica repaginada e excelente recepçao por parte dos gamers e da imprensa foi o inicio de uma nova ascensao com exceçao de the run tambem de 2011 que repetia a formula sem criatividade e teve uma recepçao morna os ultimos games da franquia foram muito bem recebidos nfs most wanted 2012 foi um bem vindo remake do capitulo de 2005 e ganhou o titulo de melhor game de corrida do ano de diversas publicaçoes especializadas e o mesmo aconteceu com need for speed rivals lançado no ano passado [youtube id= nqcwc5eovhg width= 620 height= 350 ] rivals que marcou a estreia da serie na atual geraçao de consoles impressionou logo de cara pelo visual e tambem marcou o retorno da ferrari a franquia depois de 11 anos o ultimo havia sido hot pursuit 2 — e com uma bela seleçao de modelos f12berlinetta 458 spider 458 italia ff enzo e 599 gto a jogabilidade e classica com perseguiçoes policiais e carros exoticos a electronic arts disse em 2014 que nao haveria um need for speed novo — um intervalo que vai permitir o dobro da dedicaçao no desenvolvimento do proximo game segundo a companhia desse modo a esta altura ainda e impossivel dizer qual sera a receita do nfs em 2015 inovaçao ou tradiçao [youtube id= fsrjwuvoxem width= 600 height= 350 ] em compensaçao 2014 tambem foi o ano em de estreia da franquia nos cinemas com need for speed the movie estrelando aaron paul o filme foi um fracasso na critica que atacou a historia rasa e implausivel mas foi um sucesso de publico e com um elenco incrivel de carros — do escort de rali da decada de 70 ao mclaren p1 — nao e nenhum sacrificio assisti lo diriamos que foi um bom 20º aniversario para a franquia de games de corrida mais famosa do mundo
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