o mustang nao e um carro perigoso incontrolavel eu sempre vejo videos dele se perdendo e acabando no mato a torto e a direita esta e uma pergunta que ja me fizeram mais de uma vez minha resposta e sempre a mesma nao ha carro inseguro apenas imprudencia e desatençao que e um tipo de imprudencia ao volante esta que e a fonte nao so dos acidentes de mustangs mas de todos os acidentes nao causados por falha mecanica e um aviao caindo na sua cabeça ou coisa similar esta a unica infraçao de transito que devia existir segundo leonard john kensell ljk setright os caras batem por nao tratar o mustang com respeito e nao conhecerem suas reaçoes so isso todo carro mesmo um com muito pouco freio por exemplo nao e perigoso se voce presta atençao nele e aprende a frear antes anda mais devagar e se prepara para o que pode acontecer a cada momento voce e responsavel por conduzir o veiculo em via publica de forma segura por lei bateu tem alguma culpa sua na vasta maioria das vezes se liga meu nenhum ajudante eletronico de direçao vai te safar desta responsabilidade o fato de que acidentes filmados e postados sao mais comuns em mustangs tem a ver mais com condiçoes socioeconomicas do que algum problema de engenharia e igualzinho as yamaha rd350 e as honda cbx 750f dos anos 1980 aqui no brasil o desempenho era similar mas as honda eram mais caras invariavelmente compradas por senhores de meia idade que levavam a patroa ou a amante para tomar sorvete de moto aos domingos so ja a yamaha invariavelmente era comprada por moleques de todas as idades que cinco minutos depois de sair da concessionaria estavam acelerando com so a roda traseira no chao na frente do sexo oposto a fama de assassino colou em que veiculo voce acredita o motorzao e a traçao traseira dos mustang acabam por pegar os incautos hoje em dia acostumados com traçao dianteira mas depois da primeira visita a quiçaça o cara aprende e esses erros ficam menos comuns por isso mesmo mustangs sao divertidos; os outros carros que nao precisam de atençao para nao pararem la no meio do matagal traseira primeiro sao mais chatos e insossos que picole de chuchu falemos a verdade aqui nos aqui adoramos eles somos fas mesmo festejamos damos pulinhos no mesmo lugar e balançamos bandeirolas feito cheerleders masculinas esquisitas meio fora de forma e ainda mais hoje que a nova geraçao s650 recem lançada ainda nos da opçoes de quatro em linha turbo de mais de 300 cv com cambio manual ou um belissimo v8 dohc que supostamente vai ter 100 cv/l para um total de 500 motor moderno ou tradicional aspirado no estado da arte em um cupe de traçao traseira e comportamento decididamente esportivo lançado em pleno 2022 tem gente que achou o painel feio e teludo demais; eu entendo mas particularmente gostei bastante eu mesmo nao gosto de todo mustang mas gosto muito de verdade de alguns por isso resolvi hoje festejar a especie contar tudo que gostamos deles em uma lista com nossos preferidos claro que tive que chamar o meu comparsa nesta empreitada flatautistica diaria o indefectivel mister leonardo contesini para me ajudar e dar cor nisso; o titulo fala dos nossos mustangs preferidos nao dos meus ele escolheu cinco e eu outros cinco começando com os dele justamente por ele ter escolhido primeiro e diminuido minhas opçoes maldito e terminando com os meus estes sao os nossos dez mustangs favoritos fique a vontade para contar os seus nos comentarios claro divirtam se boss 429 1969 comecei com o pe na porta nao e o boss 429 e um dos mais raros e por isso um dos mais caros — e uma seleçao qualitativa afinal foram feitas apenas 1 358 unidades em 1969 e 1970 e eles sao esteticamente diferentes em cada ano tudo começou quando a ford decidiu criar um motor com camaras hemisfericas em resposta ao 426 hemi da chrysler para homologar o motor ele precisaria equipar no minimo 500 unidades de algum veiculo produzido em serie e o modelo escolhido foi o mustang ainda que ele nao disputasse a nascar o 429 deriva do motor 385 que foi modificado com virabrequim e bielas forjadas cabeçotes de aluminio com valvulas opostas e comando no bloco tudo operado por varetas e balancins como no chrysler hemi e um carburador holley de corpo quadruplo para produzir 380 cv declarados mas era certamente muito mais que isso algumas fontes falam em 450 cv e ate 500 cv os componentes permitiam ate 8 000 rpm mas no boss 429 de rua ele foi calibrado para nao passar de 6 200 rpm como o motor era largo demais para o cofre do mustang a ford contratou uma empresa terceirizada chamada kar kraft que atuava como a ford performance hoje para fazer a modificaçao para compensar o peso do motor na dianteira e minimizar a tendencia ao sub esterço do muscle car a suspensao dianteira era rebaixada e a traseira tinha uma barra estabilizadora de 20 mm que deixava a traseira do boss 9 mais solta ajudando o a rotacionar nas curvas o tamanho do motor tambem nao deixava espaço para a bateria e para o ar condicionado por isso ele tinha somente ventilaçao forçada e a bateria era deslocada para o porta malas o cambio era manual de quatro marchas e o diferencial tinha deslizamento limitado e relaçao 3 91 1 a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em 5 1 segundos e a velocidade maxima era declaradamente superior a 280 km/h embora isso nunca tenha sido verificado devido a raridade do carro minha opçao seria pelo 1969 nao por ser relativamente mais facil de achar que o 1970 foram 859 unidades em 1969 e 499 em 1970 mas somente porque me agrada mais seu visual com os farois separados da grade e a tomada de ar no para lama traseiro que dao mais cara de mustang classico o problema mesmo e encontrar um desse a venda e o preço claro altissimo hoje impossivel ate de estimar com precisao leo contesini saleen mustang fox body 3ª geraçao nenhuma lista pessoal e realmente pessoal se nao tiver uma escolha passional os mustang fox body produzidos entre 1979 e 1993 tiveram seu periodo de rejeiçao entre os anos 1990 e a decada passada mas agora o estilo oitentista o potencial de preparaçao e principalmente seu baixo preço trouxeram esses carros de volta as ruas e pistas dos eua nessa mesma epoca o piloto steve saleen decidiu fazer com o mustang o que a ford nao fez dar a ele um desempenho esportivo de verdade em 1985 ele pegou o mustang gt 5 0 instalou um carburador quadruplo novos comandos de valvula e escape que elevaram a potencia dos mediocres 160 cv para 215 cv depois tirou os amortecedores molengas originais e os substituiu por um conjunto da linha bilstein sport acompanhados por molas mais firmes com a nova potencia o mustang de 1 400 kg acelerava de zero a 100 km/h em 6 segundos e chegava aos 250 km/h e se voce achou pouco steve saleen oferecia uma versao sobrealimentada por um compressor de polia centrifugo de 370 cv mas o que me atrai mesmo nesse carro e o visual tipico dos ford dos anos 1980 se voce ve lo no celular a noite na cama meio sonolento vai jurar que e um sierra e eu gosto de pensar nele como um sierra feito do jeito certo com um v8 na dianteira e um stance mais assentado leo contesini bullitt 2008 5ª geraçao s 197 frank bullitt e um dos personagens mais descolados da historia do cinema e seu mustang gt 390 highland green nao tinha outro destino a nao ser tornar se um icone nao apenas da setima arte como tambem dos muscle cars e da cultura automobilistica em si mas querem saber apesar de adorar o carro do filme e detestar remakes cinematograficos eu colocaria na minha garagem o segundo remake do mustang lançado em 2008 ele ainda e equipado com o 4 6 modular que nao e muito querido pelos fas do mustang e tem apenas 315 cv — campo do atual 2 3 ecoboost mas o que me atrai nele e o fato de ele ter o visual retro pre facelift ainda intocado e em uma versao mais limpa o que da um ar de carro conceito e se a potencia nao e das maiores ele ao menos promete envolvimento com o cambio manual de cinco marchas suspensao rebaixada e mais firme que a do gt e sua barra de amarraçao no cofre dianteiro alem disso nao e nada mal acelerar de zero a 100 km/h em 4 9 segundos com o ronco identico ao do mustang do filme e o melhor da historia e que ele pode ser encontrado no brasil pois foram importadas algumas unidades de forma independente na epoca leo contesini boss 302 laguna seca 5ª geraçao s 197 a segunda leva do boss nasceu em 2012 com um motor de 302 12 pol³ desta vez ele nao precisava homologar nenhum carro de corrida para nenhuma categoria o objetivo era outro responder a altura do camaro z/28 e do bmw m3 dois cupes extremamente populares nos eua e extremamente competentes na pista usando como base o mustang gt o modelo ganhou o sistema de admissao do 302r de competiçao com coletor de ar frio cai comando de valvulas mais agressivo e com variaçao na admissao e no escape pistoes bielas e virabrequim sao forjados e a potencia maxima chega tarde como no m3 e92 sao 450 cv a 7 400 rpm sim um v8 americano girador mas nao era so isso com o cambio manual de seis marchas de relaçoes curtas embreagem de competiçao diferencial alongado para 3 73 1 ele chega aos 100 km/h em 4 segundos e tem velocidade maxima de 260 km/h limitada pelo arrasto aerodinamico — algo esperado por seu bodykit aerodinamico feito para gerar downforce nas pistas em relaçao ao gt o boss tem suspensao 11 mm mais baixa na dianteira e 1 mm mais baixa na traseira e uma relaçao parecida com a do boss 429 pois a razao e a mesma conter as escapadas da dianteira pesada e rebelde ela ainda recebeu buchas e molas mais firmes os amortecedores sao ajustaveis manualmente com uma chave de fenda comum com as rodas de 19 polegadas com tala 9 na dianteira e 10 5 na traseira calçadas em pneus pirelli trofeo r ele conseguia aceleraçao lateral superior a 1g freios brembo com pinças de quatro pistoes mordendo discos ventilados de 356 mm na frente ate aqui as especificaçoes sao as mesmas do boss comum o laguna seca vai mais alem o interior teve o banco traseiro removido e substituido por uma barra estrutural em x os bancos dianteiros foram substituidos por novos da recaro e o diferencial traseiro tem deslizamento limitado e e do tipo torsen molas e amortecedores sao ainda mais rigidos e a barra estabilizadora traseira e mais grossa leo contesini shelby gt350 6ª geraçao s 550 nem precisei pensar muito para escolher o representante da geraçao que acaba de ser substituida pelo s 650 agora lançado e nem fui motivado pelo motor 5 2 litros de virabrequim plano capaz de girar mais de 8 000 vezes por minuto ou pelo cambio manual de seis marchas ou pelo visual modernizado muito bem resolvido a escolha e simplesmente motivada pelo que este mustang representa um muscle car americano capaz de superar os melhores cupes europeus da mesma faixa de potencia nao apenas em linha reta como no passado mas tambem nas curvas onde o acerto dinamico dos europeus sempre falou mais alto cambio manual de seis marchas diferencial torsen de deslizamento limitado chassi com reforços estruturais e injeçao de fibra de carbono no painel frontal da carroceria barras de amarraçao de liga leve suspensao ativa e independente nas quatro rodas amortecedores com ajuste eletronico e freios brembo parece a ficha tecnica de um esportivo europeu mas sao exatamente as credenciais do gt350 e o melhor e que ele custa uma fraçao de um bmw m3 ou de um c63 amg por que nao ter um desse na garagem dos sonhos dos mustang leo contesini o prototipo de motor central mustang i ok e meio trapaça isso o primeiro mustang um carro conceito que nunca entrou em produçao e nao tem muito a ver com o que conhecemos como um mustang mas a lista e dos mustang preferidos entao este tem que estar nela e na verdade uma carro mais para um lotus dos anos 1960 que um mustang em si um roadster minusculo e leve dois lugares com um v4 ardido e o transeixo vindos do taunus de traçao dianteira alemao em posiçao central traseira um spaceframe de tubos soldados bem no idioma lotus bem como sao as suspensoes independentes as rodas sao literalmente lotus as famosas wobbly web https //flatout com br/quando a ford fez um lotus e o chamou de mustang/ com apenas 700 kg de peso e algo acima de 100 cv de potencia e exatamente o tipo de veiculo que aquece meu coraçaozinho e me da esperanças no futuro da humanidade o que pensando bem devia ser agora ja que este particular futuro foi imaginado por volta de 1961 mas enfim o que interessa aqui e que o espirito de carro jovem relativamente barato que acabou dando luz ao mustang esta todo aqui apesar da inspiraçao claramente europeia neste caso as grafias do nome a algumas linhas sao familiares para os fas do carro mao fastback 2+2 k code manual 1965 1ª geraçao o mustang fastback 2+2 de primeira geraçao e um dos carros mais bonitos ja criados pela especie humana nao so belo era tao perfeito para seu tempo e lugar que se tornou indivisivel da epoca 1965 em forma de carro coloco na beleza do fastback com seus banquinhos traseiros basculaveis seu interior aconchegante e seu desenho externo magnifico todo o sucesso imenso do carro a beleza do primeiro mustang se vendeu sozinha nao importava o resto do carro mesmo porque o resto do carro nao era la grande coisa mas quando equipado com o v8 289 4 7 litros ja era pelo menos gostoso pacas de andar mesmo com cambio automatico daquela forma meio nautica americana mas ainda assim gostoso mas quando apareceu o motor usado no cobra de competiçao o 289 k code de 271 cv ficou algo realmente bravo para mim nao ha mustang mais desejavel que um 2+2 k code de primeira geraçao pode nao ser o mais rapido o melhor em curvas mesmo o mais confortavel mas e o mustang em sua forma mais pura mais perfeita e a razao por ate hoje ainda podermos comprar um deles zero km genese mao gt350 1ª geraçao este esta aqui exclusivamente por ser criaçao de um dos poucos sujeitos que realmente digo que e um idolo o vencedor de verdade de le mans 1966 o imortal kenneth henry jarvis ken miles miles poliu o que a ford fez na casinha e depois jogou no publico insuspeito i ve polished their turd foram as as palavras de ken miles himself ate se tornar um carro esporte de verdade capaz de ganhar corridas e gerar sorrisos [caption id= attachment_323696 align= aligncenter width= 800 ] miles e o mustang que criou[/caption] o carro começava como o anterior da lista um fastback k code manual que depois ia para a shelby american naquele hangar de aeroporto convertido para se tornar o gt350 la recebiam um grande carburador holley 715 cfm de corpo quadruplo com coletor especial e escapamento menos restritivo para produzir 310 cv a 6 000 rpm e 45 mkgf de torque a 4 200 rpm [caption id= attachment_323697 align= aligncenter width= 999 ] ken mostrando como se dirige um gt 350 pe embaixo[/caption] mas nao era so isso claro; usando peças ford e modificando outras miles tornou o mustang algo muito mais serio que fazia curvas e freava como devia no filme ford vs ferrari ha uma cena do filho de miles vendo o mustang e miles dizendo que era um lixo; e explicando ao executivo da ford o que devia ser feito para ele ficar bom uma sensacional alegoria de algo que na realidade miles realmente fez mao v8 lx notchback 1987 fox body 3ª geraçao todo mundo que gosta da geraçao fox body do mustang tende a gostar dos gt e conversiveis o leo gosta do primeiro saleen ele mesmo um gt melhorado mas eu nao; na epoca as revistas amiricanas sempre procuravam a versao mais veloz dos mustangs e os camaros especialmente para comparativos e era possivel ter a suspensao e o motor e cambio do gt v8 num simples e pelado lx era ele o mais rapido e a carroceria notchback tambem alem de mais leve era reputada como a mais rigida dos mustang um lx v8 de 1987 tinha 200 cv do v8 de 4 9 litros apenas do logotipo 5 0 na lateral injetado e pesava 1236 kg coisa de 35 kg menos que o hatchback em que se baseava o gt fazia o 0 96 km/h em 5 segundos e passava dos 230 km/h incrivel em 1987 tudo parece besteira hoje a diferença dele para um gt mais equipado pifia e irrelevante mas em 1987 sonhei profundamente com este mais discreto e pelado mustang basico; por isso ainda e um dos meus preferidos mao mustang gt v8 manual 2023 7ª geraçao s 650 como o leo ja escolheu o mega magnifico gt350 s 550 tive que pegar uma segunda opçao a ele que e claro o novo mustang gt com o v8 e cambio manual nao gostou das telas de bmw te entendo mas eu devo confessar que gosto delas e nao tenho nenhuma afinidade irreconciliavel com interiores retro que nunca sao nem como antigamente nem como modernos sei que o interior do mustang novo ofendeu muita gente mas eu aplaudo gostei e so o fato de que permanece um v8 de 100 cv/litro mesmo o atual e praticamente assim de grande cilindrada e manual me aquece o coraçao e me deixa feliz vida longa ao mustang
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