que tal variar um pouco as coisas alem de todos os lançamentos que estamos esperando ansiosamente e alguns nem tanto va la gamers de todo o planeta tambem esperam novidades e nao nao falo de gran turismo 7 ainda que tambem faça parte desse fandom me refiro ao forza horizon 5 o game de corrida de mundo aberto que todos estavam achando que se passaria no japao mas na verdade sera no mexico ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] isso passa longe de ser uma decepçao ao menos por aqui vai ser interessante ver as paisagens da america latina retratadas de forma ultra detalhada e com recursos de iluminaçao de ultima geraçao o famoso ray tracing e claro poder explorar desertos florestas e cidades recheadas de monumentos historicos os produtores dizem estar dando atençao extra a ambientaçao do game a fim de retratar com fidelidade e respeito a cultura o povo e a arquitetura do mexico entao certamente vem coisa boa por ai mas hoje quero chamar a atençao de voces a outro aspecto de forza horizon 5 o ronco dos carros recentemente a equipe da desenvolvedora playground games que hoje faz parte da microsoft studios soltou um video dos bastidores que mostra como foi o processo de captura dos roncos que vao ser usados no game e na boa que trabalho divertido deve ser https //www youtube com/watch v=yqsrizplujs desde o primeiro forza lançado la em 2005 para o primeiro xbox seis anos antes do primeiro horizon que foi lançado em 2012 para o xbox 360 os roncos dos carros retratados na franquia sao elogiados por publico e critica como fiel da igreja playstationstal e devoto de sao gran turismo me doi admitir que parte da culpa e do ronco de aspirador de po pelo qual os jogos da polyphony ficaram conhecidos quando forza apareceu esse defeito ficou evidente nao surpreende entao que os responsaveis por dar voz aos bolidos de forza horizon 5 fazem questao de mostrar como e feito o trabalho de captura do audio esses caras sao os tecnicos da sweet sfx empresa britanica especializada como o nome entrega em capturar e disponibilizar efeitos sonoros a produtores de midia nos ultimos anos eles ficaram craques na arte de capturar os roncos de carros e motos para uso em games e outras produçoes do tipo nao e a toa que eles sao os responsaveis pelos roncos da franquia desde forza horizon 3 2016 e tambem foram eles que capturaram os roncos de motos usados nos games motogp 17 e motogp 19 https //www youtube com/watch v=sbk6jarmhdy como se pode ver no video os caras nao economizam na hora de procurar os veiculos exatos para suas necessidades e nao falamos so do bmw e90 da miniatura nao tem um pouco de tudo golf r jaguar xj220 e lancia stratos sequer sao os mais exoticos ate um lancia fulvia de rali com motor v4 um caminhao iveco um morgan three wheeler e mais de um toyota supra tambem sao highlights do video em todos os casos os roncos sao gravados usando uma serie de microfones dentro do carro presos junto as saidas de escape e ate direcionais para gravaçoes a distancia seu posicionamento reflete o uso que sera feito no produto final cutscenes replays e diferentes modos de camera trarao o ronco dos carros moldado a exata necessidade o resultado pode ser conferido nos videos que o canal oficial do game no youtube tem publicado recentemente abaixo os veiculos mostrados no video dos bastidores exibem com orgulho seus roncos finalizados e pos processados https //www youtube com/watch v=lwjzuawljf4 ja no video abaixo sistemas de escape sao testados no customizador do jogo e o ronco dos carros muda na hora https //www youtube com/watch v=pob2vao 58a o detalhe e que nem todos os veiculos que aparecem no video estarao no elenco de forza horizon 5 em vez disso alguns deles serao manipulados digitalmente para adequar se a diferentes veiculos e no site da sweet sfx e possivel ver que muitos outros carros tiveram seus roncos capturados da mesma forma o processo de transformaçao de um ronco em outro nao e muito diferente do que ocorre por exemplo nos sound enhancers adotados em carros mais modernos nos quais um ronco pre gravado e reproduzido pelos alto falantes a fim de tornar a experiencia mais envolvente sincronizado as rotaçoes do motor de verdade usando informaçoes da ecu mas agora me sinto na obrigaçao de apresentar um contraponto o ronco dos carros nos forza motorsport e forza horizon acabou tornando se referencia mas isso nao quer dizer que eles tenham sido os primeiros a capturar roncos de verdade para colocar nos games mesmo o classico gran turismo 2 ha mais de 20 anos tinha roncos reais na sua biblioteca e nao qualquer ronco https //www youtube com/watch v=ean8ysl4fke o video acima mostra a equipe da poliphony digital capturando o ronco de nada menos que um rarissimo vector m12 para o game lançado em 1999 na verdade foi graças a gran turismo 2 que muitos entusiastas conheceram o exotico supercarro com motor v12 lamborghini ha uma boa explicaçao para a perceptivel qualidade sintetizada do ronco porem e ela e puramente tecnica ha duas decadas os metodos de processamento de audio digital eram mais limitados assim como era o espaço de armazenamento em um cd de 700mb como resultado havia menos arquivos de audio entre os dados do game arquivos que alem de ter menor qualidade precisavam ser processados e renderizados para muito mais veiculos e por isso que havia menos profundidade e menos nuances no som resultando em um ronco bem mais sintetico https //www youtube com/watch v=1bbaqst801i em compensaçao a qualidade de super bon bon do soul coughing e inquestionavel agora veja o video abaixo gravado dez anos depois em 2009 e nada menos que o cizeta v16t que teve seu ronco registrado para gran turismo 5 note que o proprio claudio zampolli estava ao volante https //www youtube com/watch v=esym9qmyjkw e sabido que a polyphony aproveitou e ainda aproveita estas gravaçoes antigas e elas tem uma diferença metodologica importante o ronco foi gravado com os carros parados em um dinamometro ou mesmo estacionados embora seja possivel manipular as gravaçoes para simular diferentes rotaçoes situaçoes e cenarios perde se muito em dinamica gravaçoes mais recentes na propria franquia gran turismo alias com os carros em movimento como em um fly bly ou um burnout por exemplo permitem que se reproduza com extrema fidelidade nao so o ronco do motor em uma determinada rotaçoes mas tambem elementos que conferem autenticidade ao som como trocas de marcha borrachoes e outras manobras
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