o nivel de detalhes dos simuladores de corrida que temos hoje em dia e assombroso ha centenas de aspectos nos carros que podem ser modificados ao gosto do jogador diversas configuraçoes de circuitos do passado e do presente e uma imensa variedade de equipamentos que podem ser comprados para proporcionar uma experiencia absurdamente realista e imersiva ao ponto de alguns simuladores serem utilizados para treinar pilotos profissionais nas categorias mais altas do automobilismo sem falar nos pilotos que como o espanhol lucas ordonez começaram nos simuladores e tornaram se profissionais com carros de verdade mas ate chegar neste ponto percorreu se um longo caminho na linha do tempo dos jogos de corrida o inicio era dos jogos tridimensionais modernos e relativamente recente os jogos 3d começaram a se tornar o padrao apenas no inicio dos anos 2000 e os graficos fotorrealistas so se tornaram realidade ha pouco mais de dez anos antes disto tudo jogos de corrida eram em sua maioria casuais e em 2d com sprites coloridos alguns deles belissimos convenhamos e jogabilidade que valorizava a diversao e a sensaçao de velocidade simuladores com uma pegada mais realista eram jogos de nicho muito mais que hoje e ainda assim acabavam sacrificando a variedade de pistas e carros em nome da fisica detalhada e dos ajustes nos veiculos ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] assim quando se fala nos precursores dos jogos de corrida modernos vem a mente titulos lendarios como formula one grand prix lançado pela atari em 1991 um dos primeiros a explorar com maestria os graficos tridimensionais com uma taxa de frames decente 25 fps dinamica fiel a realidade e diversas opçoes de ajuste no carro ou para quem quer ir mais longe pole position da namco que e considerado o template para jogos de corrida arcade em 2d https //www youtube com/watch v=uqwae2ewdl0 ja exploramos a evoluçao dos games de corrida em uma serie de materias ha alguns anos mas hoje vamos falar de um titulo em especifico que possivelmente deu origem a todos os jogos de corrida modernos assetto corsa iracing gran turismo e mesmo need for speed e a serie forza devem muito a ele nurburgring 1 um game alemao lançado em 1976 que trouxe um aspecto simples porem revolucionario aos jogos de corrida a visao em primeira pessoa ou visao do cockpit algo essencial para a imersao que os games atuais proporcionam hoje em dia este tipo de camera e a possibilidade de troca la e algo que esperamos ver em praticamente qualquer jogo com exceçao daqueles que sao assumidamente retro como horizon chase ou o belissimo slipstream que estao na moda hoje em dia https //www youtube com/watch v=9w s6p8wica contudo na decada de 1980 e ate a decada de 1990 cada game de corrida te dava uma opçao a primeira pessoa era a favorita dos desenvolvedores de jogos de formula 1 ate mesmo pelo visual interessante que os monopostos em 2d proporcionavam jogos mais casuais apostavam na terceira pessoa ou na visao bird s eye visto de cima como road fighter ou ate mesmo na perspectiva isometrica como rock n roll racing https //www youtube com/watch v=1sprzw2wxp4 se voce leu a primeira materia sobre a evoluçao dos games de corrida vai lembrar que night driver foi um dos games que revolucionaram o genero o arcade foi lançado em outubro de 1976 e foi um dos primeiros a simular ainda que de forma limitada a experiencia de guiar um carro de corrida visto de dentro para isto usava blocos brancos em um fundo completamente preto os blocos representavam a pista e vinham na sua direçao causando a ilusao de profundidade perspectiva em movimento o carro na tela era na verdade uma impressao em adesivo transparente colocado atras da tela nao era muito diferente em concepçao do turbo driver brinquedo vendido no brasil pela tec toy que trazia um cockpit totalmente analogico e uma tela de projeçao um cilindro retroiluminado fazia a pista aparecer na tela enquanto as curvas eram geradas por uma ligaçao mecanica com o volante a diferença era que no caso de night driver a pista era gerada pelo processador e voce realmente podia perder o controle e bater o carro https //www youtube com/watch v=kqo1ntnhg6q acontece que nao foi a atari que criou night driver o game na verdade e uma copia quase identica da criaçao de um engenheiro alemao chamado reiner foerst nurburgring 1 lançado um ano antes foerst era dono de uma companhia especializada em simuladores nao apenas de corrida mas todo o tipo de simulaçao hoje em dia seus produtos sao usados no desenvolvimento de automoveis e outras maquinas no treinamento de profissionais da saude e hoje em dia ate mesmo no desenvolvimento de inteligencias artificiais foerst naquela epoca ja estava interessado na ideia de que nosso proprio universo pode ser uma simulaçao rodando em um computador extremamente poderoso criado por alguma civilizaçao muito mais antiga e muito mais avançada que a nossa em seu proprio universo e para provar que a nossa realidade e simulada o caminho mais natural criar sua propria simulaçao e o que isto tem a ver com um jogo de corrida simples caro leitor na epoca simulaçoes computadorizadas ainda estavam engatinhando eram caras e precisavam de recursos entao para financiar seu projeto foerst chegou a conclusao que criar um game de corrida que pudesse ser comercializado era uma otima forma de financiar suas pesquisas uma inspiraçao para seu projeto era o simulador que a volkswagen utilizava para testar seus carros na decada de 1970 usando um osciloscopio e metade de um vw golf mk1 para criar um simulador que movia se junto com as imagens na tela era uma maquina gigantesca e carissima usada em escala industrial seria inviavel como artigo domestico produzido em serie entao para resolver seu problema foerst olhou para outro jogo eletronico o famoso pong de 1973 no qual dois pauzinhos eram usados como raquetes para rebater uma bolinha que na verdade era um quadrado sem pensar duas vezes foerst comprou uma cabine desmontou e tentou entender como ela funcionava sendo um cara muito inteligente ele descobriu e decidiu aplicar a mesma tecnologia de uma forma diferente https //www youtube com/watch v=ymzh4e3x1_g foi ele quem teve a ideia de usar a ilusao de perspectiva dos blocos brancos sobre um fundo preto para criar uma pista o funcionamento era exatamente igual ao que viria a ser usado em night driver e a forma como foerst conseguiu faze lo era impressionante sem recursos para uma cpu que como voce deve saber significa unidade central de processamento ou seja um cerebro eletronico unificado para realizar as funçoes do jogo ele precisou se virar com 28 placas de circuitos diferentes que juntas agiam como uma cpu [caption id= attachment_270689 align= aligncenter width= 1050 ] ate o jackie stewart curtia [/caption] o resultado era uma maquina grande e cara mas impressionante com um volante alavanca de cambio e pedais o arcade de foerst trazia todos os elementos chave que evoluidos moldaram ao menos tres geraçoes de jogos de corrida ao longo das decadas havia ate um velocimetro um marcador de quilometragem percorrida e um contador de erros do piloto sendo alemao evidentemente foerst decidiu batizar o jogo com o nome do circuito de corridas mais famoso e lendario de seu pais nurburgring retroativamente o game ficou conhecido como nurburgring 1 porque nos anos que se seguiram foram lançadas as sequencias nurburgring 2 que trocava o carro por uma moto e o volante por um guidao; e nurburgring 3 que revolucionou ainda mais ao trazer imagens em tons de cinza e a possibilidade de trocar os cenarios planicie ou montanha [gallery type= grid link= file size= large columns= 2 ids= 270691 270688 ] e ele nao parou por ai uma versao experimental da cabine de nurburgring usava um sistema eletro hidraulico para gerar movimento com o banco inclinando se para acompanhar as curvas [caption id= attachment_270695 align= aligncenter width= 872 ] foerst firmenchronik[/caption] os tres nurburgring fizeram relativo sucesso na alemanha mas nunca ficaram muito conhecidos mundialmente contudo sua influencia em night driver foi direta o criador de night driver dave shepherd teve a ideia quando viu um flyer para nurburgring 1 mostrado por um amigo em uma citaçao no site arcade history shepherd diz que ver aquela imagem da tela foi o que plantou a ideia de night driver como a atari ja era uma empresa grande e com mais recursos night driver tinha praticamente os mesmos recursos porem em uma cabine menor e mais leve com apenas uma cpu em vez de 28 placas separadas e o jogo foi um tremendo sucesso embora verdade seja dita a interface de nurburgring 1 fosse mais completa e seus graficos mais elaborados https //www youtube com/watch v=1tbx90nagby embora o sucesso da serie nurburgring jamais possa ser comparado ao de night driver e fato que o jogo alemao foi a principal fonte de inspiraçao da atari e foi o suficiente para que a empresa de foerst obtivesse caixa para dar sequencia ao desenvolvimento de simuladores mais funcionais e o proprio foerst nao se incomodou muito afinal foi graças a pong da propria atari que ele conseguiu criar seu game mas isto nao deve tirar dele o merito do pioneirismo fotos foerst firmenchronik
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